W.A.S.P. - Babylon
9 Faixas - Shinigami Records - 2009 ( relançamento em 2016 )

    Babylon é décimo quarto álbum do W.A.S.P. e foi lançado originalmente no dia 9 de outubro de 2009 com sua temática voltada para as visões da Bíblia sobre o Livro das Revelações, em especial, abordando o fim dos tempos com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, que estão retratados na capa de Juile Lewis e Sandra Evans da Firestar Creations.

    Aqui no Brasil, o álbum foi relançado e fecha ( por enquanto ) os cd´s disponibilizados pela Shinigami Records no país, que contém o recente Golgotha ( confira resenha ) e o predecessor, com relação à este, o Dominator ( leia resenha ). Estes três álbuns comprovam de vez porque a fase atual do quarteto americano formado por Blackie Lawless nos vocais, guitarra e teclados, Doug Blair na guitarra, Mike Dupke na bateria e Mike Duda no baixo e vocal é excelente e porque - mesmo com o passar dos anos - eles estão consolidados entre os principais nomes do Heavy Metal.

    Babylon nos "charts" mundiais ocupou as seguintes posições: 31º na Finlândia, 24º na Suécia, 54º na Suíça e 15º no Reino Unido, apresenta sete canções e dois covers com o selo de qualidade de Blackie Lawless e suas gravações foram realizadas por Marc Moreauy com os processos de mixagem e masterização cuidados por Logan Mader da Dirty Icon no Undercity Recording.

    O sempre contagiante Heavy Metal do quarteto é aberto com Crazy com a empolgante voz de Blackie Lawless em um ritmo instrumental de média velocidade, que caminha para um refrão de fácil memorização e riffs de guitarras cheios de energia. Em Live To Die Another Day, o W.A.S.P. nos mostra uma linha cheia de animação, que conquista na forma de cantar de Blackie Lawless e nas evoluções do baterista Mike Dupke, além dos solos de guitarras, que transformam esta música em um 'Heavão' tradicional gostoso de ouvir.

    Com uma entrada triunfal na bateria, Babylon´s Burning apresenta aquele Heavy cavalgante com letra baseada no Livro das Revelações do Apocalipse, onde mais uma vez ouvimos um refrão poderoso e enfeitiçante, e isso, sem contar os belíssimos e efervescentes solos da entrosada dupla de guitarristas. A versão para Burn do Deep Purple é a seguinte e Blackie Lawless soube como conduzir a música com toda a voltagem que ela possui, porém, foi no solo de guitarras que eles imprimiram sua marca.

    A emblemática Into The Fire traz ares épicos, onde Blackie Lawless canta seus versos com o conhecido carisma nos cativando com facilidade. E não posso deixar de salientar também os solos de guitarras dele e de Doug Blair, que favorecem o crescimento melodioso desta quinta canção de Babylon, que é uma das melhores do cd. Depois hora de um Heavy Metal rápido e intenso com Thundered, que assim como as anteriores nos envolve logo na sua primeira audição, graças às suas belas melodias vocais, aos seus exuberantes solos de guitarras e ao seu clima pesado vindo do baixo e da bateria.    

    Exibindo um crescente instrumental altamente infectante, Seas Of Fire marca a sétima de Babylon com o quarteto trazendo muito peso em cada um de seus minutos, onde os holofotes estão direcionados aos matadores solos de guitarras de Blackie Lawless e Doug Blair.

     Na balada Godless Run ouvimos o vocalista cantar literalmente entregando sua alma à uma melodia praticamente religiosa conduzida pelos demais, que em seu decorrer dispara um aumento de positividade em seus solos eletrificados e constantes de guitarras. Para terminar o cd, como já tem se tornado um costume do W.A.S.P. temos um vibrante Rock´n´Roll e neste álbum Babylon, eles colocaram a divertida versão de Promised Land do mestre criador do estilo: Chuck Berry, que te convida a dançar durante seus pesados solos de guitarras. Entretanto, aqui o desejo do quarteto foi estilizar na versão de Elvis Presley de 1973.

    Este álbum Babylon complementa e comprova que os três últimos álbuns de estúdio do W.A.S.P. são candidatos fortíssimos à futuros clássicos da banda e que servirão para satisfazer plenamente aos fãs de Heavy Metal, chamado hoje de tradicional e que para mim considero alta voltagem de sonzeira pura.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.waspnation.com, https://www.facebook.com/W.A.S.P.Nation,
https://www.facebook.com/WASP-163026404087/ e https://www.youtube.com/user/theWASPchannel.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2016

Voltar para Resenhas