Edguy - Tinnitus Sanctus World Tour
Domingo, dia 15 de fevereiro de 2009
 no Credicard Hall em São Paulo/SP
 

   Inaugurando a temporada dos grandes shows de metal do Brasil, tivemos o Edguy, uma das melhores bandas da nova safra trazendo a tour mundial do álbum Tinnitus Sanctus ( lançado em novembro de 2008 ) e celebrando a sua quarta passagem no país.

    E desta vez apenas a cidade de São Paulo foi agraciada com a visita dos alemães. Será que já estamos vendo os primeiros efeitos da crise chegando ao universo do metal ou é apenas um sintoma da enorme quantidade de shows que estão acontecendo seguidamente no Brasil ( afinal, só neste domingo tivemos ainda shows do In Flames e do Sinister ), ou será ainda a presença confirmada de três blockbusters do rock como Iron Maiden, KISS e Heaven And Hell para este ano ?

    Difícil responder caro leitor(a) do Rock On Stage. Alheio a tudo isso, o batera Felix Bohnke sobe no palco do Credicard Hall por volta das 20:20 e é recepcionado pela legião de fãs, que desta vez não foram suficientes para lotar a casa. Instantes depois, Tobias Sammet ( vocais ), Jens Ludwig e Dirk Sauer ( guitarras ), Tobias Exxel ( baixo ) entram e posicionam-se para realizar um excelente show consolidando alguns fatos: primeiro que o Edguy está mergulhado profundamente no hard rock e deixando o lado mais power metal que o consagrou; segundo: os alemães realizaram sua apresentação mais à vontade de todas às vezes por que passaram por aqui; e terceiro: o grande carisma do 'piadista' Tobias Sammet era certeza de diversão garantida. Isso é claro, sem esquecer de mais outros dois pontos importantes: a competência do grupo quando sobe num palco e alegria que eles sempre demonstram ao rever os amigos brasileiros ( como deixaram claro mais uma vez neste show ).

   Antes de começar a falar do show em si, tenho que ressaltar o gigante plano de fundo, inspirado nos temas de Tinnitus Sanctus, que envolvia todo o palco e justamente com uma do novo disco,  Dead Or Rock - um hard rock vibrante que excita a platéia facilmente, que é aberto o set do Edguy. O sempre empolgado Tobias Sammet e seus amigos eram só sorrisos e alta energia, isso era passado a todos os fãs presentes, tanto que enquanto batia as primeiras fotos no " pit  dos fotógrafos "  pude sentir de perto toda essa interação.

  Como o objetivo é divulgar o oitavo cd, temos na seqüência, a Speedhoven - que mantém a veia mais hard rock que a banda está seguindo e que ficou ainda melhor nesta execução ao vivo, aliás ver os demais músicos fazendo o backing inicial é realmente um momento suntuoso.

    A terceira do set é nada mais nada menos que um dos clássicos da banda: Tears Of A Mandrake  ( do álbum Mandrake ) e para ambientar ainda mais o som, Tobias Sammet coloca um chapéu de mago atirado por um dos fãs no palco que cantavam incessantemente juntos com o performático vocalista.

     No ano passado, quando esteve aqui na tour do Avantasia ( leia resenha ), Tobias ' aprendeu ' com o seu grande amigo André Matos a dizer " du caralho " e embora tenha confessado que ainda não sabe o que quer dizer isso, novamente ele repete a frase neste show confessando mais uma vez a paixão que tem pelo país ao dizer que fez questão que a primeira apresentação depois da tour europeia de Tinnitus Sanctus fosse no Brasil e em São Paulo. Então, finalmente avisa que irão tocar uma das antigas do disco Theatre Of Salvation e apresentam Babylon, e este power rápido dotado de ótimos riffs de guitarras altamente bem conduzidos por Jens Ludwig e Dirk Sauer incendeiam completamente os fãs, resultando em todos os tipos de objetos sendo atirados no palco: camisetas, desenhos, narizes de palhaço.

    Um deles acertou o olho do vocalista e fez Tobias sair do palco antes da música acabar, ainda bem que seu humor não se abalou e rapidamente ele já voltou para apresentar mais uma do Mandrake, a longa e épica The Pharaoh, que ativou uma recepção altamente calorosa por parte da plateia que não esperava por essa canção. E como eles queriam deixar cravado este show na memória dos mais de 2.000 presentes, Dirk Sauer utilizou uma guitarra Flying V para extrair os grandes solos,  enquanto Tobias Sammet ficava regendo a empolgação da galera. 

     Voltando ao novo cd com um hard rock pesadão, tivemos a quente e cheia de riffs Ministry Of Saints, que caiu rapidamente nas graças do público, que pulou e cantou junto com o frontman da banda.  Já Jens Ludwig mostrou a sua técnica imortalizando este momento do show a bordo de uma linda guitarra Gibson branca. Como o Edguy não queria desapontar também os fãs mais antigos, eles tocaram outro fervoroso hino da banda com Vain Glory Opera. Em seguida chega a hora do já tradicional solo de bateria Felix Bohnke e desta vez, ao contrário das anteriores que tinham a Marcha Imperial do filme Star Wars, ele realiza uma mescla com o tema do filme Piratas do Caribe enquanto massacra sua bateria e dosa a interação com os fãs que aprovaram a mudança.

    Com a banda inteira no palco novamente, o Edguy tocou outra de Tinnitus Sanctus, agora  com The Pride Of Creation cuja execução foi perfeita e os animados fãs voltam a cantar juntos, aliás, ver o refrão ao vivo cantado por Tobias Exxel e Dirk Sauer foi realmente marcante.

    Por falar em momentos marcantes, tanto o som quanto a iluminação aliados à grande atuação da banda no palco foram bem melhores que em 2006, no show da gravação do DVD ( leia resenha ), que embora tenha sido um grande show, parecia que estavam mais presos. Agora sem a pressão da gravação, estavam notadamente mais soltos e felizes no palco.

  Antes da próxima Tobias, que fez várias piadas durante o show emenda mais uma ao dizer: "Vocês conhecem uma banda chamada Hammerfall. Bom, essa não é uma música do Hammerfall; é uma música do Edguy”, e assim é tocada a power The Headlles Game ( do Theatre Of Salvation ).

    No momento do refrão, altamente apoiado pelos backing de Dirk Sauer e o sorridente baixista Tobias Exxel  quando o vocalista canta: “Let The Hammer...” ; a platéia berra com força: “Fall...” criando uma perfeita sincronia entre palco e pista.

    Save Me do Rocket To Ride é a seguinte, mas antes de executar esta balada descrita por ele como "muito triste", o vocalista brincalhão dispara mais uma ao perguntar "quantas garotas gostariam de ( N.E.: para pegar leve ) fazer amor com ele". Bem, nem é preciso dizer que boa parte do mulherio presente se assanhou todo. Não satisfeito, ele emenda: " e quantos rapazes gostariam de 'get fucked' pelo baterista?".  Pego de surpresa, o assustado Felix Bohnke gesticula várias vezes dizendo que não é gay, mas é ' desmentido ' pelo piadista da noite que diz: “Ele é gay, mas, é um bom baterista”

    Bem, passado o momento hilariante que fez muitos fãs rirem sem parar, eles finalmente tocam com maestria Save Me, que ao seu decorrer tem a intensa participação do público que mostra que sabe muito bem a letra e canta junto com o Edguy. Ao anunciar que a próxima era a última da noite e ser contestado pelos fãs, Tobias promete voltar ao Brasil sempre quando estiverem em uma turnê e tocam Superheroes ( também do Rocket Ride ), canção que possui um punch hard rock causador de uma grande agitação por todo o Credicard Hall.

  Para o bis, o Edguy preparou Nine Lives ( do novo disco ) e Tobias utilizou um chapéu de coelho ( por alguns instantes para delírio das fãs ) e enquanto cantava totalmente à vontade esse hard com uma levada mais power, coloca o adereço em em Dirk Sauer. No início da execução de Lavatory Love Machine, Tobias Sammet diz que a galera não está agitando muito e que estaria voando para a Argentina no dia seguinte e queria ver se nós somos mais barulhentos que eles, e ainda completa: "Eu até gosto das pessoas de lá, mas vocês têm os melhores jogadores de futebol”. Ao insinuar a velha rivalidade, Tobias despertou o alto poder de fogo dos brazucas e aí todos gritaram bem fortes a seqüência dos "Eeeee". Quando finalmente tocam este hit do Hellfire Club ouvia-se todos os fãs cantando juntos a plenos pulmões e se divertindo muito com a banda. 

    Nesta apresentação, com um falante Tobias que lembrou também o fato do público não estar em grande número fez deste show ainda mais especial, dizendo que quem não foi perdeu um grande show, e verdade seja dita, esta foi realmente uma das melhores apresentações do Edguy no Brasil ( não vi a primeira vez que tocaram no Brasil, mas comparando com as outras duas que vi, concordo plenamente com o vocalista ).

    Tobias contou também foram avisados que o Brasil teria shows como KISS, Iron Maiden e ( segundo ele ) o Metallica, e que fãs estariam guardando seu dinheiro, portanto, o Edguy, não deveria apresentar-se nas terras tupiniquins agora. Mas, eles provaram porque possuem tantos fãs e o frontman diz ainda que a banda não abre mão de tocar no Brasil, e praticamente agradece a cada fã presente. E após o longo colóquio nos brindam com King Of Fools, outro grande hit que é recebido nos pulos e encerra o show. 

    Quem esteve presente neste show terá realmente muitas histórias para contar e chegará nos seus amigos e dizendo algo semelhante a isto: " Você não foi no show? Meu amigo, você perdeu um dos melhores shows do ano, você não poderia ter perdido esse show, foi muito bom!!!". Caso se enquadre no caso dos que não foram no show, calma, não lamente, com certeza terão vários vídeos no You Tube para você assistir e sentir o que perdeu. É claro que a sensação não é a mesma, mas não se desespere, com certeza o Edguy voltará aqui em breve na sua próxima turnê.

Texto e fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos Especiais para Luciana Stabile
Março/2009

Set List
1 - Dead Or Rock
2 - Speehoven
3 - Tears Of A Mandrake
4 - Babylon
5 - The Pharaoh
6 - Ministry Of Saints
7 - Vain Glory Opera
8 - Drum Solo
9 - The Pride Of Creation
10 - The Headless Game
11 - Save
12 - Superheroes
Bis
13 - Nine Lives
14 - Lavatory Love Machine
15 - King Of  Fools

Galeria de Fotos do Edguy

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows