Dave Riley & Bob Corritore
Abertura: Luciano Boca & Banda Bourbon
Sábado, dia 20 de novembro de 2010 na Estação da Fepasa em Poços de Caldas/MGA cidade mineira de Poços de Caldas está se especializando em realizar eventos de Blues de grande qualidade, pois em 2010, já estiveram nos palcos da cidade nomes como o lendário bluesman Magic Slim ( veja cobertura ) e Lil Ray Neal no III Poços de Caldas Jazz & Blues Festival ( confira matéria ), e agora, para coroar o ano, a dupla Dave Riley ( guitarra ) e Bob Corritore ( gaita ) realizaram um excelente show com entrada franca na Estação da Fepasa no centro da cidade.
|
O primeiro ponto que chama a atenção, foi a escolha do local do evento, pois foi onde antigamente funcionava a Estação de Trem da Fepasa, e ao entrar nas instalações recebemos um banho de cultura muito grande, e um show internacional gratuito mostra que a cidade turística está sim no circuito dos shows internacionais de Blues, ainda mais contando com o incentivo cultural da Alcoa.
|
|
|
Aliás, devo ressaltar que o show atraiu um público de todas as idades e muitos adultos, que, assim como Luciano, levaram seus filhos para conhecerem a potência que o Blues possui, pois é um estilo que é absorvido com paixão por todos, bastava apenas uma rápida olhada para o lado e ver os olhares felizes de cada um. Foi um set curto é verdade, a apresentação de Luciano Boca & Banda Bourbon, mas, além de muito vibrante, deixou um admirável clima no ar para a atração principal da noite.
Dave Riley & Bob Corritore
O guitarrista Dave Riley nos trouxe a energia do Blues do Mississipi enquanto que o virtuoso gaitista Bob Corritore nos brindou com a vibração de seu Blues tradicional, com estilo de Chicago e também do Mississipi. Da fusão do trabalho destes dois grandiosos músicos que carregam a renovação do Blues, temos o som que é denominado de Downhome Blues, um estilo tradicional, com bases elaboradas, bem marcadas e com a gaita sempre respondendo as estrofes vocais. Isso, rendeu à dupla a participação nos mais afamados festivais dos Estados Unidos e um álbum, o Travelin´The Dirt Road ( de 2007 ) e garantiu a indicação ao Prêmio Blues Music Awards na categoria de "melhor álbum de blues acústico".
|
|
|
|
Assim Dave Riley e Bob Corritore apresentaram na Estação da Fepasa músicas como I'm Not Your Junkman ( com uma pegada cheia de suingue e bastante animada que nos convida a cantar com Dave, e o guitarrista sabia direitinho como nos puxar para que cantássemos com ele ), On My Way ( do novo Lucky To Be Living, onde destaco como um dos pontos altos do show, pois Bob aproveitou vozeirão grosso de Dave para solar sua gaita brilhantemente e não tinha como responder positivamente com a enorme técnica que ele apresentou ), além de Sharecrooper Blues ( um magnífico Blues lento repleto de emoção na voz de Dave Riley e com a gaita de Bob Corritore tocada como se fosse uma segunda guitarra ), e também nas canções "Lucky To Be Living", "Lets Get Together", "Things You Do" ( esta última, um Blues mais animado, onde a gaita e a guitarra se interagem perfeitamente, e na hora do solo... dá-lhe Bob Corritore mais uma vez para nossa alegria ).
|
|
|
|
|
Quando encerrou a primeira parte do show antes do bis, a dupla já estava com a platéia ganha e feliz da vida, mas ao se retirarem para seus camarins, todos os presentes queriam mais uma música e seus incessantes pedidos, gritados com bastante força foram atendidos, pois, eles retornaram com mais algumas músicas destacando-se a versão para The Blues Is All Right - sucesso na voz de Magic Slim - que despertou um imenso agito por todos os lados, pois viam-se todo mundo se remexendo e cantando com Dave Riley & Bob Corritore, que eram só sorrisos em retribuição ao calor recebido dos fãs.
|
Outro destaque inigualável no show esteve na versão de Got My Mojo Workin´ de Muddy Waters, pois além de Luciano Boca, mais uma vez é convidado Pedro Otávio para cantar alguns trechos e além dele a menina Waleska, que é da mesma idade que o Pedro, e juntos eles cantaram este clássico com os bluesmen. Tanto Dave Riley quanto Bob Corritore estavam sorrindo muito e alegres por dividirem seu palco com as crianças, alegria essa que passava para todos os presentes ao verem os dois cantando juntos e se divertindo bastante. E nesta verdadeira jam que se tornou o final do show, os dois bluesmen norte-americanos encerram sua grandiosa apresentação.
|
No término do show, Dave Riley & Bob Corritore mostrando muita humildade, receberam os fãs para fotos, autógrafos e venda de cd´s ( afinal, eles são músicos e vivem do seu trabalho ), e ambos foram sorridentes e muito atenciosos com todos, sem exceções. Claro que mais uma vez eu e muitos amigos também garantimos a nossa foto com estes verdadeiros Mestres do Blues. Parabéns aos organizadores em especial ao meu amigo Luciano Boca, aos empresários que apoiaram à realização do evento, enfim, todos que tiveram uma participação para que o show acontecesse. Desejo que vocês mantenham o importante foco cultural e musical que o Blues possui e sempre tragam espetáculos deste nível para Poços de Caldas.
Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: Fernando R. R. Júnior e Bruno Alves
Dezembro/2010
|
Galeria de Fotos do Dave Riley & Bob Corritore
Descrição:
|