Dave Riley & Bob Corritore
Abertura:
Luciano Boca & Banda Bourbon
Sábado, dia 20 de novembro de 2010 na Estação da Fepasa em Poços de Caldas/MG

    A cidade mineira de Poços de Caldas está se especializando em realizar eventos de Blues de grande qualidade, pois em 2010, já estiveram nos palcos da cidade nomes como o lendário bluesman Magic Slim ( veja cobertura ) e Lil Ray Neal no III Poços de Caldas Jazz & Blues Festival ( confira matéria ), e agora, para coroar o ano, a dupla Dave Riley ( guitarra ) e Bob Corritore ( gaita ) realizaram um excelente show com entrada franca na Estação da Fepasa no centro da cidade.

    O primeiro ponto que chama a atenção, foi a escolha do local do evento, pois foi onde antigamente funcionava a Estação de Trem da Fepasa, e ao entrar nas instalações recebemos um banho de cultura muito grande, e um show internacional gratuito mostra que a cidade turística está sim no circuito dos shows internacionais de Blues, ainda mais contando com o incentivo cultural da Alcoa.

Luciano Boca & Banda Bourbon

    Além de ser um dos organizadores do evento, Luciano Boca também realizou o show de abertura e sempre entre uma música e outra, ele deixava sua gaita de lado momentaneamente para nos contar um pouco mais sobre a história do Blues. E assim, o bluesman caldense que utilizou sua gaita com muito feeling para produzir momentos únicos, apresentou músicas como You Don't Have To Go  de Jimmy Reed, Help Me do grande Sonny Boy Williamson cantada pelo baterista Adrian Flores. O argentino mais uma vez nos contagia com seu enorme carisma, seja cantando ou mexendo com as pessoas, pois ele clama a participação de todos para interagirem com ele nas canções.

    Acompanhando os ótimos solos na gaita de Luciano Boca estavam Naná Maran na guitarra e Paulo Basso no baixo, e após Adrian Flores cantar Evil do mestre Howlin´Wolf, ele assume de vez a bateria e assim executam a seguinte: Don't Start Me Talkin' de Sonny Boy Williamson. Para a última música, Luciano convida para o palco, uma pessoa, na verdade uma criança, o seu filho Pedro Otávio que cantou junto com o pai I'm A Bluesman ( Magic Slim ), e como é bom ver uma criança como o Pedro que está muito bem encaminhado no mundo do Blues.

    Aliás, devo ressaltar que o show atraiu um público de todas as idades e muitos adultos, que, assim como Luciano, levaram seus filhos para conhecerem a potência que o Blues possui, pois é um estilo que é absorvido com paixão por todos, bastava apenas uma rápida olhada para o lado e ver os olhares felizes de cada um. Foi um set curto é verdade, a apresentação de Luciano Boca & Banda Bourbon, mas, além de muito vibrante, deixou um admirável clima no ar para a atração principal da noite.

Dave Riley & Bob Corritore

    O guitarrista Dave Riley nos trouxe a energia do Blues do Mississipi enquanto que o virtuoso gaitista Bob Corritore nos brindou com a vibração de seu Blues tradicional, com estilo de Chicago e também do Mississipi. Da fusão do trabalho destes dois grandiosos músicos que carregam a renovação do Blues, temos o som que é denominado de Downhome Blues, um estilo tradicional, com bases elaboradas, bem marcadas e com a gaita sempre respondendo as estrofes vocais. Isso, rendeu à dupla a participação nos mais afamados festivais dos Estados Unidos e um álbum, o Travelin´The Dirt Road ( de 2007 ) e garantiu a indicação ao Prêmio Blues Music Awards  na categoria de "melhor álbum de blues acústico".

    Eles começaram o show de uma forma mais intimista, no melhor estilo banco, voz, guitarra e gaita, com os dois sentados em cadeiras, mas, a cada música a empolgação ia crescendo cada vez mais. Eles tocaram músicas do seu primeiro trabalho em conjunto, o citado Travelin´The Dirt Road e também do recente Lucky To Be Living ( de 2009 ).

    Entre Blues mais lentos, dançantes e rápidos, Dave Riley ( com um chapéu no melhor estilo sulista ) exibiu o poder de fogo de sua guitarra Fender com notas bem enfeitiçantes e além disso agitava a platéia ao pronunciar algumas palavras, mas quem roubou a cena mesmo foi gaitista Bob Corritore ( com um grande topete puro anos 50 ) que solou sua gaita fazendo muitos vibratos, deixando a apresentação em um nível de excelência que dignificou ainda mais a alma de cada um dos presentes.

    Na segunda música Adrian Flores ( bateria ) e Marco Querubine ( baixo ) entraram no palco para acompanhar e completar a banda de Dave Riley e Bob Corritore, e juntos eles aumentaram o grau de eletrificação do show, e aí, meus caros leitores(as) o que era bom ficou ainda melhor.

    Assim Dave Riley e Bob Corritore apresentaram na Estação da Fepasa músicas como I'm Not Your Junkman ( com uma pegada cheia de suingue e bastante animada que nos convida a cantar com Dave, e o guitarrista sabia direitinho como nos puxar para que cantássemos com ele ), On My Way ( do novo Lucky To Be Living, onde destaco como um dos pontos altos do show, pois Bob aproveitou vozeirão grosso de Dave para solar sua gaita brilhantemente e não tinha como responder positivamente com a enorme técnica que ele apresentou ), além de Sharecrooper Blues ( um magnífico Blues lento repleto de emoção na voz de Dave Riley e com a gaita de Bob Corritore tocada como se fosse uma segunda guitarra ), e também nas canções "Lucky To Be Living", "Lets Get Together", "Things You Do" ( esta última, um Blues mais animado, onde a gaita e a guitarra se interagem perfeitamente, e na hora do solo... dá-lhe Bob Corritore mais uma vez para nossa alegria ).

    O estilo sulista de Blues que eles realizavam não paravam de nos enviar músicas de primeira, pois a dupla apresentou também: "Travelin' The Dirt Road", "Way Back Home", Let's Have Some Fun Tonight" e "My Baby's Gone", entre outras. E como shows de Blues são repletos de improvisos, os músicos tocam de acordo com o que mandam seus corações e não se importam com um set-list pré-estabelecido como são nos shows de Rock e Metal, eles sentem o público, sentem a empolgação, sentem a alegria de cada um dos presentes e o que cada solo desperta, desta forma, aceleram e diminuem o ritmo das canções de forma tão precisa que somente músicos desse gabarito sabem fazer. E assim, eles transcendem os limites e elevam suas apresentações em níveis quase espirituais. Só não se chega à este ponto porque existe sim um fator determinante: o tempo de show.   

    Depois em Voodoo Woman Voodoo Man, um blues lento cantado com um muito sentimento por Dave Riley trouxe o organizador Luciano Boca de volta ao palco para realizar um dueto de gaita com Bob Corritore, que lembrou muito dos duelos de guitarra que são comuns no Blues e no Rock americano, mas confesso, um fabuloso duelo de gaitas dotado de tantas variações e improvisos como este, até então ainda não havia tido a felicidade de presenciar.

    Quando encerrou a primeira parte do show antes do bis, a dupla já estava com a platéia ganha e feliz da vida, mas ao se retirarem para seus camarins, todos os presentes queriam mais uma música e seus incessantes pedidos, gritados com bastante força foram atendidos, pois, eles retornaram com mais algumas músicas destacando-se a versão para The Blues Is All Right  - sucesso na voz de Magic Slim - que despertou um imenso agito por todos os lados, pois viam-se todo mundo se remexendo e cantando com Dave Riley & Bob Corritore, que eram só sorrisos em retribuição ao calor recebido dos fãs.

    Outro destaque inigualável no show esteve na versão de Got My Mojo Workin´ de Muddy Waters, pois além de Luciano Boca, mais uma vez é convidado Pedro Otávio para cantar alguns trechos e além dele a menina Waleska, que é da mesma idade que o Pedro, e juntos eles cantaram este clássico com os bluesmen. Tanto Dave Riley quanto Bob Corritore estavam sorrindo muito e alegres por dividirem seu palco com as crianças, alegria essa que passava para todos os presentes ao verem os dois cantando juntos e se divertindo bastante. E nesta verdadeira jam que se tornou o final do show, os dois bluesmen norte-americanos encerram sua grandiosa apresentação.

    No término do show, Dave Riley & Bob Corritore mostrando muita humildade, receberam os fãs para fotos, autógrafos e venda de cd´s ( afinal, eles são músicos e vivem do seu trabalho ), e ambos foram sorridentes e muito atenciosos com todos, sem exceções. Claro que mais uma vez eu e muitos amigos também garantimos a nossa foto com estes verdadeiros Mestres do Blues. Parabéns aos organizadores em especial ao meu amigo Luciano Boca, aos empresários que apoiaram à realização do evento, enfim, todos que tiveram uma participação para que o show acontecesse. Desejo que vocês mantenham o importante foco cultural e musical que o Blues possui e sempre tragam espetáculos deste nível para Poços de Caldas.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: Fernando R. R. Júnior e Bruno Alves
Dezembro/2010


Fernando R. R. Júnior ( Rock On Stage ), Dave Riley e André Torres ( Rock On Stage )

 Galeria de Fotos do Dave Riley & Bob Corritore

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows