Alice Cooper, No More Mr. Nice Guy Tour
Quinta, dia 02 de junho de 2011
no Credicard Hall em São Paulo/SP

    Depois de quatro anos, Alice Cooper lenda viva do rock retorna aqui no Brasil em sua turnê No More Mr. Nice Guy, Alice Cooper prometeu uma apresentação com grandes surpresas teatrais e foi realmente o que aconteceu, em termos de teatro essa apresentação de 2011, foi impecável ( só faltou a filha bailarina dele Calico Cooper que brilhou em 2007, leia resenha ), mas em termos de som não foi melhor que o show de 2007 que foi uma aula do mais puro e alucinante Rock’n’Roll.  Depois de passarmos alguns minutos de expectativa, porque Alice Cooper é um dos chefões do Rock mundial, e com um aparato teatral mais aparente, estávamos esperando por muitas novidades naquela apresentação. 

    E finalmente as cortinas caíram e lá estava ele sob um pedestal com uma jaqueta com pernas de aranha com os braços abertos saindo faíscas pelas mãos e com isso ele começou a The Black Widow, numa bela apresentação impondo respeito essa foi emendada com a Brutal Planet, inicio brilhante a banda estava empolgada e entrosada.  

    E seguiram-se clássicos e mais clássicos com a I’m Eighteen, que foi executada e em que Alice mostrou o grande carisma que tem, e ela foi cantada por todo o Credicard Hall, em seguida tocaram "Under My Wheels", "Billion Dollar Babies" e "No More Mr. Nice Guy" e foi aí que a diferença com o show de 2007 começou a aparecer. Em 2007, no show Psycho Drama Tour, Alice Cooper tinha dois guitarristas que eram Keri Kelly e Jason Hook, mas desta vez foram três guitarristas Damon Johnson, Tommy Henricksen e nada menos que Steve Hunter, um dos guitarristas que substituiu os grandes Glen Buxton e Michael Bruce da formação original. Foi com Steve Hunter e Dick Wagner que foi gravado o grande clássico Welcome To My Nightmare, talvez por diversas circunstâncias Steve Hunter estava irreconhecível, não só fisicamente ( lógico ele tocou em 1975 e agora é 2011 ), mas na habilidade como guitarrista. O trabalho é mais difícil quando se acrescenta mais músicos numa banda por causa do trabalho maior que deve ser feito nas harmonias, talvez Alice Cooper colocou os três guitarristas para compensar a ausência da habilidade dos anteriores, mas isso não compensou.

     E o que nós vimos foi um embolamento de sons por parte dos guitarristas na execução desses três últimos clássicos, houve erro de notas!!!! ( não pode ), o problema é quando o musico erra a nota e sustenta ela; e eles melaram a "Under My Wheels", "Billion Dollar Babies" e a "No More Mr. Nice Guy". A Hey Stoopid saiu melhor com o canto e agito da galera, se os guitarristas amarelaram, o mesmo não pode ser dito ao baixista Chuck Garric e ao baterista Glen Sobel, que mandaram muito bem. A It’s My Body saiu muito boa, começando com aquele riff super Rock’n’Roll, e rolava a esperança do show ser divino como o anterior, esse foi um clássico e super bem executado. A Halo Of Flies também saiu muito boa, finalmente os guitarristas acertavam os passos, solando os três em seu devido tempo. 

    E seguiram com "I’ll Bite Your Face Off", "Muscle Of Love" e "Only Women Bleed", e dessa sequência a Only Women Bleed saiu perfeita, Alice Cooper com os seus 63 anos mostrou a sua vitalidade e juventude, com uma voz grave bem cantada, neste momento em que só teclado e contra-baixo prevalece abaixo da voz, Alice Cooper cantou com muita categoria, só faltou a filha dele Calico Cooper, que fez uma performance maravilhosa em 2007, desta vez ele usou uma boneca, “somente as mulheres sangram”, no fim ele deu um beijo na boneca sendo ovacionado pela galera.   

    Mas depois do beijo que ele deu, veio Cold Ethyl, aí ele como de costume deu umas porradas na boneca, e essa música saiu muito boa. Depois eles tocaram Feed My Frankestein com um boneco grande do Frankenstein aparecendo no fim da música; a Clones ( We‘re all ) lançou um ambiente diferente no show com sua pegada distinta ( mais Rock/Pop ) das demais musicas, que são do estilo do Alice Cooper, e foi ótima todo mundo mandou muito bem nessa musica. Poison foi à seguinte foi dos melhores momentos dos guitarristas em contrapartida dos erros cometidos na Billion Dollar Babies e No More Mr. Nice Guy, Tommy Henriksen se empolgou muito nessa música, que é um clássico mesmo, do álbum Trash de 1989.

 

     Tocaram Wicked Young Man, e entre essa e a seguinte I Love The Dead ouve um momento ímpar do teatro promovido por Alice Cooper, pois chegaram carrascos que prenderam a "tia" Alice, trouxeram uma guilhotina, colocaram o Alice Cooper na guilhotina e essa cortou a cabeça dele, depois disto os músicos iniciaram a I Love The Dead, com a galera cantando junto “IIIIIIIIIIII Loove the Dead!!!!”, era só não exigir das guitarras que o show ficava bom. E Alice Cooper encerrou o show antes do bis com a Shool’s Out, com direito a Pink Floyd em que Alice Cooper cantou junto com a galera “We don’t need no education...We don’t need no thought control”.No bis eles tocaram a Elected que foi eletrizante, mais uma junto com a Only Women Bleed que se tornava o ponto alto do show, uma das maiores composições de rock de todos os tempos, e por fim Alice Cooper encerrou o show com o cover de Jimmy Hendrix a Fire, que saiu boa. 

     Falar que o show foi ruim, claro que não, foi um showzaço, mas o de 2007 foi puro espetáculo como tem de ser, do som não só da encenação, Alice Cooper não comprometeu nada, os guitarristas comprometeram em certos clássicos, tinha momentos em que Alice sempre com um bastão ameaçava dar nas cabeças dos guitarristas, Alice Cooper não pôs a reputação de sua filha Calico Cooper em jogo, desta vez usou uma boneca. Pelo menos não foi como o Mötley Crüe ( leia resenha ), esse sim deixou a desejar como super banda, mas estamos felizes, os fãs de Alice Cooper, pois ele esta em total atividade, mostrando que para Rock e Heavy Rock, não existe idade.

Por André Torres
Agradecimentos à Juliana Siqueira e Guilherme Oliveira - T4F
Fotos: Rafael Koch Rossi - T4F
Julho/2011

Set List:

1 - The Black Widow
2 - Brutal Planet
3 - I'm Eighteen
4 - Under My Wheels
5 - Billion Dollar Babies
6 - No More Mr. Nice Guy
7 - Hey Stoopid
8 - Is It My Body
9 - Halo Of Flies
10 - I’ll Bite Your Face Off
11 - Muscle Of Love
12 - Only Women Bleed
13 - Cold Ethyl
14 - Feed My Frankenstein
15 - Clones (We're All)
16 - Poison
17 - Wicked Young Man
18 - Killer
19 - I Love The Dead
20 - School's Out

Bis
21 - Elected
22 - Fire

 

Voltar para Shows