Motörhead - The Wörld Is Yöurs Wörld Töur
Abertura: Alarde
Sábado, dia 16 de abril de 2011 no Via Funchal em São Paulo/SP

    O Motörhead mais uma vez vem ao Brasil para nos passar toda a energia Heavy/Rock’n’Roll que tem essa banda e como não poderia deixar de ser, foi muito Rock que rolou num clima de muita alegria e festa, isso é show do Motörhead e é claro rolou agito sem precedentes. Desta vez Lemmy ( baixo e vocal ) Mikkey Dee ( bateria ) e Phil Campbell ( guitarra ) vieram para divulgar o álbum recente e muito bom The World is Yours ( confira resenha ), mas antes de começar o Motörhead a banda Alarde foi recrutada para abrir o show.

Alarde

    A banda Alarde que tem um som de Rock setentista com musicas originais, cantadas em português fez um bom show pelo menos até quanto puderam; bom, era show do Motörhead e o som mais “light” da banda apesar de ser bom, infelizmente não agradou os presentes, que começaram a xingar “f.d.p.” e também fizeram gestos obscenos para os músicos. Tem dois ângulos no que diz respeito a esse incidente:

 - Sendo um show do Motörhead, uma banda como o Alarde, não era opção, mesmo sendo boa banda, a moçada queria porrada sonora, então sem chances para os caras, tinham que picar a mula do palco rápido, mas também falhou a produção do evento, que deveria analisar melhor para por a banda ideal, ser mais profissional justamente para colocar a banda certa para abrir um show do Motörhead.

- Cada um tem o direito de pensar o que é melhor para si, o segundo ângulo é que houve uma falta de respeito com a banda, o Rock’n’Roll não é show da Gal Costa ( N.E.: nada contra, mas enfim, vocês entenderam... ), o próprio Lemmy falou antes de começar o show, “nós somos Motörhead nós tocamos Rock’n’Roll”, acredito que o Alarde esperava esse momento como um grande salto na carreira musical, mas olha só o que aconteceu, foi triste, devemos prezar o que sempre prezamos, ser Metalbrothers; bom mas vamos ao show do Motörhead.

Motörhead   

    O Motörhead começou o show com dois bombardeios sonoros, as clássicas Iron Fist e Stay Clean, e o pessoal venerou a banda que estava com muita moral, Lemmy super carismático, fizeram um inicio primoroso apesar de o som no inicio estar extremamente alto, tem de ser alto o som, mas não para ficar surdo, a Iron Fist foi cantada em coro por toda a plateia, o solo de guitarra nesta musica é parte muito importante e Phil Campbell mandou muito bem.

    Em seguida eles mandaram a excelente música do novo álbum que é também uma homenagem ao imortal Ronnie James Dio - até hoje não acredito que ele morreu - e a música foi a Get Back In Line e nessa a eletricidade das cordas saiu bonito e para continuar o ritmo forte mais um clássico a Metropolis, que foi uma festa metaleira regada a peso da bateria e a forte eletricidade da guitarra de Phil Campbell e do baixo de Lemmy.

    Depois eles mantiveram a pegada com "Over The Top", "One Night Stand" e "Rock Out", o som no show começou muito alto depois diminuiu na medida certa, porém ficou aquele "tchhhhhhhh" que poderia ser evitado com equalização, o show tava animal, mas lembro de dois em que toda a distorção estava perfeita no Monsters Of Rock em 1996 ( que saudades do Monster of Rock ) e o show que eles fizeram no Credicard Hall em 2000. E logo após Phil Campbell fez seu solo individual, Phil é muito bom faz inúmeras escalas, com velocidade e precisão, mas não tem jeito, o Eddie Clark é o cara das seis cordas no Motörhead, eu via o Phil solar e imaginava se fosse o Eddie Clark com as mesmas notas, como elas soariam diferentes; a fase de Eddie foi única e a banda não era só o Lemmy de principal componente, naquela época os acordes tinham uma variação mais criativa, tanto é que os primeiros álbuns não me deixam mentir.   

  Eles prosseguiram com "The Thousand Names Of God", "I Got Mine" e "I Know How To Die"I Got Mine teve um ritmo impressionante, musica do álbum Another Perfect Day foi campeã, porque alem da linha melódica da guitarra a eletricidade é imperativa, uma trilha sonora para motorbikers, faz lembrar Harley Davidson, Indian e outras super motos. The Chase Is Better Than The Catch e In The Name Of Tragedy foram às seguintes e na última, Mikkey Dee fez o seu solo individual, com certeza é um dos maiores bateristas do Metal, mas a metralhadora de grosso calibre da percussão de Mikkey foi do melhor no último show de 2009 ( veja cobertura aqui ), quando Lemmy falou “Mikkey Dee o melhor baterista do mundo”.

    Depois o Motörhead fez uma coisa que as bandas de Metal devem sempre prezar, o timming na elaboração do set, porque as musicas que prosseguiram o show foram uma sequencia de grande artilharia do Metal do Motörhead. Começou com o riff de guitarra de Phil e depois o peso de Just ‘Cos You Got The Power e em seguida Lemmy fez referência ao nosso país e mandou Going To Brazil, depois até o fim do show a coisa pegou fogo Killed By Death, ta aí uma musica que não é da fase de Eddie Clark e que é uma super-composição simples e muito bem elaborada, não precisa nem de muito tratamento de som com distorção, compressor, delay ou outra coisa, ela saindo com Lemmy e Cia é garantia de festa e o agito rola sem precedentes, e foi o que rolou, rodas, rodas e mais rodas.

    E depois para a gente não sair da porrada, no bis eles mandaram Ace Of Spades e Overkill que quase mandaram a Via Funchal abaixo, mais uma vez dá-lhe rodas. O Phill Campbell se saiu muito bem nas seis cordas, e o pior é que de todas as cordas da banda o timbre mais bonito saiu da pura simplicidade das cordas do baixo Rickenbacker de Lemmy. Na Overkill, no inicio, quando ele sustenta em “Si”, um timbre marcante, sai com peso, uma beleza, é um super contra-baixo. E depois dessas duas o show encerrou, o show foi muito bom, não devemos esquecer que o Motörhead é patrimônio do Rock, é uma banda super poderosa, com esse poder imagino se a banda tocasse com Eddie “Fast” Clark tenho certeza de que muitos fãs iriam adorar esse momento, e com certeza o bombardeio ia ser mais devastador.   

André Torres
Fotos: Stephan Solon - Via Funchal
Agradecimentos à Heloisa Vidal, à Top Link Music
e  a Miriam Martinez - Via Funchal
Abril/2011

Set List:

Iron Fist
Stay Clean
Get Back In Line
Metropolis
Over The Top
One Night Stand
Rock Out
Guitar Solo
The Thousand Names Of God
I Got Mine
I Know How To Die
The Chase Is Better Than The Catch
In The Name Of Tragedy ( com solo de bateria )
Just 'Cos You Got The Power
Going To Brazil
Killed By Death

Bis:
Ace Of Spades
Overkill

Voltar para Shows