Cavalera Conspiracy
Abertura: Worst
Domingo, dia 18 de novembro de 2012
no Cine Joia em São Paulo/SP

A turnê brasileira do Cavalera Conspiracy
finalmente aconteceu!!!!!!!

    A previsão que todos tinham meses atrás era que a turnê do CC ( ou Cavalera Conspiracy se preferir ) seria acompanhada pelo Mastodon, grande revelação do Heavy Metal Mundial e do Slayer, porém, apenas o Brasil ficou de fora das datas destas três grandes bandas, que no Chile teve o KISS em seu line up também quando ocorreu o Makinaria Fest em Santiago.

    Inicialmente previsto para o dia 17 Espaço das Américas com as bandas já mencionadas finalmente foi confirmado tendo mais os Ratos de Porão, Korzus e Krisiun, sendo um line up de Festival de não fazer ninguém reclamar. O sinal que a coisa estava ruim, já veio com a transferência para a casa de shows Via Marquês, mas a desgraça continuou na sexta-feira dia 16, com o cancelamento do Show em Curitiba/PR e a bola de neve foi na sequencia com o cancelamento em São Paulo/SP, lembrando que a data era no mesmo dia do KISS. Alegações e rumores de logísticas, baixa venda de ingressos, doença do Max, nas redes sociais teve todo o tipo de comentário com os profetas do 'caos' que habitam as redes sociais.

    Porém a repercussão totalmente negativa nas redes sociais teve seu aspecto extremamente positivo. Um show foi agendado no Cine Jóia, no bairro da Liberdade no domingo, onde de maneira primorosa toda a produção desse show conseguiu realizar todos preparativos em pouco mais de 24 horas para que o show acontecesse, inclusive com um convite dos irmãos Cavalera convocando todos para o show especial de fim da turnê foi postado no Youtube.

    Com a remarcação as bandas Ratos de Porão, Korzus e Krisiun ficaram de fora, porém a banda Worst foi a responsável pela abertura. Um bom número de pessoas compareceu ao Cine Joia, praticamente cheio, porém, esse número não lotaria os espaços anteriores previamente agendados para o espetáculo.

Worst

    No horário marcado, fato raríssimo de acontecer no Brasil, exceto shows no SESC, o Worst entra no palco, com seu Hardcore fortíssimo, e já foi mostrando o porque da banda, com pouco tempo de estrada, embora os músicos sejam bem experientes, mostraram toda a pancadaria que vem colocando o Harcore Brasileiro como um dos melhores do mundo. A competência das bandas nacionais cresce a cada dia. Falta apenas os brasileiros acreditarem na cena e apoiar mais nosso underground, pois como temos bandas boas espalhadas pelos quatro cantos de nosso país.

    O show durou pouco mais de 30 minutos, Fernando Schaefer na bateria ( Paura, Pavilhão9, The Silence e Treta ), Thiago Monstrinho no vocal ( Medellin, Presto e Chorume ), Douglas Melchiades na guitarra ( One True Reason ), Ricardo Brigas no baixo ( Musica Diablo e Broken Heads ) fizeram um regaço, formaram as rodas, mostraram seu trabalho e a banda deve subir muito nos próximos anos se tornando uma das principais no estilo, pois talento demonstraram e muito nesse show.

 

Cavalera Conspiracy

    Após aquela ajeitada no palco, um momento off Metal aconteceu, um roadie do Cavelara Conspiracy estava com uma camisa do Palmeiras, então recém rebaixado para a Série B do Brasileirão, quando se iniciaram os gritos de "ao ao ao, Segunda Divisão" deixando alguns tristes, como o repórter que redige essas linhas, surge o boato de se continuasse aquele cântico o Cavelara Conspiracy só tocaria três músicas, já que ambos irmãos Cavalera torcem para o Palmeiras.

    Claro que coincidentemente o grito parou, e sempre devemos ter tanto o futebol como a música um entretenimento e não batalhas campais, que muitas vezes levam alguns à morte sendo esses inocentes ou não e não cabe a esse texto/redator julgar... Voltemos ao Cavalera Conspiracy.

    Interessante destacar também os fortes gritos de "Sepultura, Sepultura, Sepultura...." que ocorreram neste período, pois é impossível não associar os irmãos a sua antiga banda, já que muitos estavam ali pelo trabalho dos irmãos em sua primeira banda e eram os clássicos que eles queriam que fossem tocados.

 

 

    Igor Cavalera entra no palco, ovacionado, Marc Rizzo  ( Soulfly ), guitarrista, assumiu seu posto, Tony Campos ( integrante do Soulfly, Ministry e Prong ) no baixo, sendo Max Cavalera, o último que subiu ao palco já avisando que porradaria por parte de todos.

    As três primeiras músicas foram "Warlord, "Torture" e "Inflikted", que foi cantada inteira por todos. Vocês podem imaginar o que foi que aconteceu com o Cine Joia quando Refuse/Resist foi anunciada, que fez os seguranças da casa a conterem "no braço" a barreira de segurança que fica entre o público e o palco.

    A importância que esses irmãos tem no cenário nacional é impressionante, como vimos com o Soufly esse ano meses atrás ( confira matéria ), se Igor ainda toca muito, embora hoje esteja mais forte no seu projeto Mix Hell do que com o Heavy Metal em si, porém, ele ainda destrói como poucos, Max fica mais parado comparado com suas antigas performances na banda Sepultura, comparando como exemplo a apresentação matadora na Praça Charles Miller ( em frente ao Estádio do Pacaembu em São Paulo/SP ) em 1991, antes da primeira turnê internacional do Sepultura.

    O setlist do Cavalera Conspiracy foi muito parecido com das outras cidades que eles se apresentaram ( confira clicando aqui para ver a matéria do show no Rio de Janeiro/RJ ) com as boas músicas desta de seus dois discos solo ( Inflikted e Blunt Force Trauma ) como I Speak Hate, cantada em uníssono e depois com "Sanctuary", "Terrorize", "Killing Inside" e "Blunt Force Trauma".

    Clássicos do Sepultura?, "ô se teve,"  como por exemplo "Under a grey Sky we shall Arise" - forma como foi anunciada Arise e Territory - com a intro poderosa tocada por Igor Cavalera, e também outras como "Desperate Cry ( junto com Propaganda )", "Attitude" e "Troops of Doom", que em Belo Horizonte/MG teve a participação do Jairo Gudes na guitarra, e além de Inner Self que foi executada a pedido da plateia que cantou maravilhosamente a música. Uma outra que foi exibida nesta noite foi Wasting Away, um cover do Nailbomb.

    Depois dos filhos de Igor e Max, Brann Daylor, o baterista do Mastodon estava no Cine Joia e foi convidado para assumir as baquetas num cover do Black Fag para Six Pack, porém poucos sabiam quem era o músico, entretanto, aqueles que já admiram o trabalho do Mastodon como eu, vibraram em ver o músico no Brasil e quem sabe possa vir em breve fazer sua primeira passagem pelo país com sua banda.



    Com uma pequena pausa, a banda retorna para o bis, óbvio, esperado, porém, sempre mandatório com o hit Roots Bloody Roots anunciando ali o final da apresentação.

    Um show que tinha tudo para dar errado, porém, a luz dos "irmãos Cavalera" no Metal Nacional é tão grande que tudo, com muito trabalho da organização claro soou perfeito, embora não tivemos o show prometido de duas horas e meia, foi um final de semana com Muito Heavy Metal em São Paulo com shows matadores, porque não dizer destruidores, como o KISS no sábado e a volta dos Irmãos Cavalera tocando novamente em São Paulo.

 

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Damaris Hoffman
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2012

Set List

1 - Warlord
2 - Torture
3 - Inflikted
4 - Refuse/Resist (Sepultura cover)
5 - Sanctuary
6 - Terrorize
7 - Territory (Sepultura cover)
8 - Killing Inside
9 - Blunt Force Trauma
10 - Black Ark
11 - Arise / Dead Embryonic Cells (Sepultura cover)
12 - Wasting Away (Nailbomb cover)
13 - Desperate Cry / Propaganda (Sepultura cover)
14 - I Speak Hate
15 - Attitude (Sepultura cover)
16 - Troops of Doom (Sepultura cover)
17 - Six Pack (Black Flag cover)
18 - Inner Self (Sepultura cover)
Encore:

19 - Roots Bloody Roots (Sepultura cover)

 

Galeria de Fotos do Worst e do Sepultura no Cine Jóia em São Paulo/SP

Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP cavaleCavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Cavalera Conspiracy no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP Worst no Cine Jóia em São Paulo/SP

Voltar para Shows