Soulfly
Abertura: Skin Culture e Korzus
Sábado, dia 24 de fevereiro de 2011
 no Via Marques em São Paulo/SP

   Um sonho realizado!!! 410 pessoas que através do site Ativa Ai conseguiram dar o pontapé inicial para um evento que certamente será considerado histórico nos próximos anos, e talvez percussor de muitos outros, eles pagaram R$ 150,00 e bancaram o show em São Paulo, e se não fosse atingido o número mínimo, essas pessoas receberiam de volta o dinheiro em sua totalidade, sem qualquer prejuízo, uma mudança dos tempos que os grandes produtores devem começar a ficar de olho quando cobrarem preços exorbitantes nos ingressos dos shows.

    Sendo que nos últimos dias, houve a mudança do local estendendo a noitada para mais duas bandas convidadas, fazendo o evento ter um cast de bandas especiais, sendo elas o Skin Culture e o Korzus, além do headliner Soulfly no novo lugar para a minha pessoa, a casa de espetáculo chamada Via Marques. Durante a semana fiz uma pesquisa informal sobre o evento, e o que mais ouvi tinha sido "não gosto do Soulfly...", esse tipo de coisa, e mesmo discordando em ver um dos Monstros Heroicos do Heavy Mundial, peça fundamental na história do Heavy Metal Brasileiro, o Sr. Max Cavalera. Eu quando fui escalado para esta resenha estava extremamente confortável, pois conhecia o som das três bandas e sabia que viria uma pedrada na orelha na melhor das circunstancias.

 

Skin Culture

    A primeira banda da noite foi o Skin Culture, banda de Mogi das Cruzes/SP, formada em 2004, e embora desconhecida por muitos que ali estavam, já acompanharam o P.O.D. e Il Nino, além de excursões bem sucedidas na Argentina. O line up atual conta com Shucky Miranda nos vocais, Doug Silva na bateria, Gustavo Tognetti no baixo, Raul Dipeas na guitarra e Beto Nalin também nas guitarras.

    Eles fizeram um show com a mesma qualidade que tocaram na Virada Cultural ano passado quando substituíram o P.O.D. em cima da hora, ou seja, um show perfeito, com boa movimentação de palco, fazendo seu som característico, meio groove, meio thrash porém com qualidade ímpar, destacando o single Rapture, além de outros temas do vindouro quarto cd The Flame Still Burns Strong, a ser lançado em abril de 2012. Shucky mencionou a importância da data no Metal Nacional e o que para ele, assim como a maioria dos que estavam ali, Max significava na vida de cada um dos presentes.

Korzus

    Em sequência surge no palco outra lenda do Metal Nacional, o Korzus, e lá estavam no palco, Pompeu, Dick, Ricardo, Heros e Antonio, já são devidamente conhecidos por todos e são ovacionados como poucas bandas que vem fazer excursão no Brasil são.

    A admiração que pude ver em relação ao Korzus, principalmente por este ser o quarto show que cubro nessa turnê ( confira as resenhas de cada dos três anteriores um clicando nos links: SESC Ipiranga em São Paulo/SP, Rock in Rio, Blackmore Rock Bar e agora esta do Via Marques ) e fizeram o que esperamos deles, um exemplo de insanidade musical levado a perfeição, o grande destaque do show, na minha opinião, foi Raise Your Soul em um set list que contou com já hinos do último álbum, o aclamado Disciplines Of Hate.

    Pompeu, embora seja amigo das antigas de Max, também mencionou a importância do amigo e como era bom o vocalista de volta no Brasil e tocando em São Paulo.

Soulfly

    Após o tempo de espera do preparativo para o palco, surge com a camisa do Brasil, o filho do Max Cavalera, Zyon, e eis que surge Max com sua tradicional farda camuflada junto a Tony Campos no baixo e Marc Rizzo na guitarra e então o vocalista e líder da banda, depois da intro, falou a tradicional frase "Aeee São Paulo, vamo detona essa porra" Rise Of The Fallen, música de trabalho do álbum Omen de 2010, são cantados por todos. Depois o Soulfly mandou ProphecyBack To Primitive do álbum Primitive de 2000, além de DownstroySeek And Strike, que vieram na sequencia.
 
    Pausa para o respiro e o público completamente sold out suava num calor típico do verão paulistano, e Max anuncia que chegou a hora que vocês queriam e o clássico do Sepultura Refuse/Resist provoca um terremoto na casa, que aumentou ainda mais quando ele anuncia Territory, tanto que creio que foi até Guarulhos/SP, cidade vizinha a São Paulo/SP, que também sentiu os tremores, e mantendo o clima em alta, eles emendaram com Porrada, música em português do Soulfly do álbum Prophecy de 2004.

 

    Zumbi/Tribe deu sequencia ao show para uma plateia, que além de agitar como nunca, festejava estar na frente de uma lenda, de estar ali para ver sons que há muito não eram ouvidos no Brasil, assim, No Hope = No FearBring It On aquecem para uma surpresa prevísvel, porém, devastadora. Max pede ao público que o chame Igor Cavalera, e fala que o irmão é o melhor baterista do mundo, e aos gritos de "Igor, Igor...",  o sobrinho Zyon entrega as baquetas para o tio e junto ao palco sobe Edu Andrade e este anuncia que a próxima música, que é em homenagem a quem frequentava a Galeria do Rock nos anos 80 e 90 e a intro mais que conhecida de Troops Of Doom leva o Via Marques abaixo mais uma vez. 

    Com Zyon de volta a bateria, pensei que ia enfartar quando Max vem ao microfone e fala "Under A Pale Grey Sky We Shall Arise" e encerram com um trecho de avassaladora Dead Embrionic CellsMax para um respiro e avisou que o clip da próxima música foi gravado em São Paulo em 1989, dessa forma, do cd Beneath The Remains Inner Self foi tocada, e aquilo foi de matar, pois a última vez que tinha visto Max Cavalera cantando essa música ao vivo, havia sido no show na Praça Charles Muller em 1991, há um bom tempo atrás, pois não o vi com o Cavalera Conspiracy.

    Depois de uma versão perfeita de um hino do Metal Nacional, Max e banda executaram com um cover de umas influências dos irmãos Cavalera, a banda HellhammerAtitude com o refrão cantado por todos foi outro momento especial, e em tempos de o Brasil colocando o U.F.C. na moda, Max convidou uma das estrelas maiores do esporte para esse clip muitos anos atrás. Devastador. Em seguida o frontman do Soulfly convidou seus familiares Igor Jr. e Richie para executarem pela primeira vez a música Revegeance, que estará no próximo cd do Soufly e termina assim a primeira parte da apresentação.

    Em um curto espaço de tempo o Soulfly volta e anuncia talvez o maior sucesso que ele já tenha escrito na vida,  e então Roots acaba com qualquer ar de que aquele show poderia ter um ponto negativo, e para terminar de forma mais magnífica, finalizaram com Jump e Eye For An Eye, enfim, final espetacular de um show maravilhoso.  O que dizer de uma apresentação em um lugar de fácil acesso, cumprindo o cronograma previamente estabelecido, onde sucesso de toda uma geração que cresceu ouvindo a banda e a nova geração, que já tinha ouvindo falar, entretanto, muitos não ouvindo com a voz original, foi algo que realmente deixou marcado qualquer amante do gênero que ouvimos e seguimos a tantos anos.

    Vida Longa ao Soulfly, Vida Longa ao Sepultura, ao Max, ao Igor e a família Cavalera. O Heavy Metal Brasileiro deve muito à vocês!!! E que sua reabilitação seja o mais breve possível Max ( em referencia à Síndrome de Bell, que pegou o vocalista nestes últimos dias  e trava seu nervo fácil, e resulta em uma inabilidade para controlar os músculos faciais do lado afetado, Max brincou dizendo que ia ficar mais feio ).

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Osmar Barros d
o Ativa Aí pela atenção e credenciamento
Março/2012

Clique aqui e veja uma galeria de Fotos do Soulfly, Korzus e Skin Culture Galeria de Fotos do Soulfly, Korzus e Skin Culture

Set List do Soulfly

1- Intro
2 - Rise Of The Fallen
3 - Prophecy
4 - Primitive
5 - Downstroy
6 - Seek And Strike
7 - Refuse/Resist
8 - Territory
9 - Porrada
10 - Zumbi/Tribe
11 - No Hope = No Fear
12 -
Bring It
13 -
Troops Of Doom
14 -
Arise/Dead Embrionic Cells
15 -
Inner Self
16 -
Hellhammer Cover
17 - Atitude
18 - Revegeance
19 -
Roots
20 -
Jump/Eye For An Eye

 

    Voltar para Shows