Europe - Bag of Bones Tour
Domingo, 23 de setembro de 2012 no A Seringueira em São Paulo/SP

    O Europe foi uma das bandas mais importantes que reinou nos anos 80 com seu Glam Metal / Hard Rock impulsionados pelo mega sucesso de The Final Countdown, entretanto, eles chegaram a parar suas atividades entre 1992 e 2002.

    Uma das características mais importantes do retorno do Europe é que aconteceu com a sua formação clássica, mais conhecida e cada vez melhor a cada disco lançado, pois Joey Tempest ( vocais ), John Norum ( guitarra ), John Léven ( baixo ), Mic Michaeli ( teclados ) e Ian Haugland ( bateria ) voltaram ao Brasil dois anos após a primeira passagem ( confira cobertura ) para a turnê do recém-lançado álbum Bag Of Bones, que saiu em abril deste ano e trouxe uma pegada mais Bluesy adicionada ao Heavy Metal da banda, que desde 2004 está fazendo a alegria dos fãs mais antigos e os da nova geração com os ótimos álbuns Start From The Dark de 2004, Secret Society de 2006, Last Look At Eden de 2009, e claro, alguns ao vivo.

    Os suecos que já  venderam 30 milhões de cópias e são a segunda banda mais bem sucedida de seu país estão cada vez melhores. Bom para nós... em tempos que não temos grandes bandas do estilo no mercado.

    Desta vez, o show fazia parte das comemorações dos 27 anos da Rádio e TV Corsário de Júlio Viseu, que há algumas semanas antes, foi o responsável pelo sensacional show do Megadeth em São Paulo ( confira matéria ) e foi realizado em um lugar chamado A Seringueira, que não é tão tradicional como as demais casas de shows de São Paulo, mas mostrou-se uma excelente opção, pois acomoda muito bem o grande público que aguardou ansiosamente pelo quinteto sueco. E aguardou mesmo, pois o show marcado para às 20:00hs... só foi começar quase próximo das 21:00hs, um atraso um tanto grande, gerado pela detalhada revista dos fãs feita pelos seguranças, mas, que não diminuiu em nada expectativa dos 3.000 presentes.

    E no apagar das luzes com a introdução de Rich To Rags o quinteto adentra ao palco com um peso muito grande, que já colocou o público nas mãos graças ao grande carisma de Joey Tempest, que é um dos melhores vocalistas da atualidade. A pegada mais suja e com muito Heavy Metal desta primeira música mostrou como seria a tônica do show: força completa na guitarra de John Norum para eletrificar os fãs mesmo.

    E quando uma banda sente que tem um álbum de excelente como o Bag Of Bones não tem jeito, ao vivo eles querem mostrar o máximo de suas músicas nas apresentações ao vivo e sem parar continuam com o Blues pesado da ótima Not Supposed To Sing The Blues, que recebeu muitos aplausos e gritos dos fãs, que agitaram quase tanto quanto o frontman da banda, que pegou um instrumento de percussão e fez um notável prolongamento antes dos solos esmagadores de John Norum em sua guitarra ( que por praticamente por todo o show nos mostrou várias de suas Gibson Les Paul ). Depois recebemos os fortíssimos riffs de Firebox e mesmo sendo mais uma das novas, viam-se os fãs cantando seus versos e na sua parte mais viajante, vimos uma atuação excepcionalmente bem feita por Mic Michaeli nos teclados, que deu para sentir a vibração positiva que um show de Rock neste patamar nos trás.

    Depois de três excelentes músicas de Bag Of Bones, o Europe recuou ao primeiro clássico de sua discografia e trouxe de lá Supertitious do álbum Out This World ( de 1988 ) e os coros desta música somados a garra de Joey Tempest nos vocais fizeram o A Seringueira balançar com os fãs recebendo a primeira dose forte de emoção da noite, especialmente nos longos solos de John Norum, que estavam muito mais pesados que no estúdio.

    E nesta hora uma bandeira do Brasil foi jogada no palco e inteligentemente Joey Tempest a pegou, se enrolou nela, depois a deixou no pedestal de seu microfone e são fatos assim que energizam ainda mais a plateia. Foi nesta hora que ele saudou os fãs dizendo simplesmente um " Como estão vocês?" em bom português e além da resposta feliz de seus fãs ouviu incessantes pedidos de Cherokee, mas a seguinte foi a rápida Scream Of Anger do álbum Wings Of Tomorrow de 1984, mas neste show com uma roupagem muito mais pesada.

    Pelo peso que o Europe estava realizando nesta apresentação parecia que os teclados de Mic Michaeli não apareceriam tanto, ledo engano, pois em No Stone Unturned, do último disco de estúdio Last Look At Eden, tivemos uma viagem daquelas que agradaria até os fãs de Rock Progressivo ( embora não tão longa ), que foi acompanhada pelos repiques eficientes do baterista Ian Haugland e no peso do baixo de John Léven, tudo isso com uma atuação performática de Joey Tempest e muitos solos longos e maravilhosos na guitarra de John Norum, é para fechar os olhos e lembrar-se do que se viu.

    Em seguida o vocalista comenta sobre as três primeiras músicas da noite dizendo que são do novo álbum Bag Of Bones e que a próxima seria também deste novo trabalho, e assim tivemos a pesadíssima Demon Head, que apesar de ter sido exibida formidavelmente pela banda, os fãs não agitaram tanto, mas Mic Michaeli estava mesmo inspirado e fez solos em seus teclados que fizeram o Europe se aproximar do que o Deep Purple fazia nos anos 70. Joey Tempest agradece os fãs com um "Valeu", sendo que ele repetiu por muitas vezes no show os "Valeu" e o fãs não davam sossego pedindo - a cada oportunidade que tinham - para a banda tocar a Cherokee, mas, ainda não foi desta vez que foram atendidos e o vocalista enfatiza que ela não estava no set desta noite. Em um clima romântico e mais acústico trouxeram a balada New Love In Town, outra do Last Look At Eden, que serviu para os casais darem um forte abraço e os demais cantarem com a banda ao sentirem o feeling incrível dos vocais de Joey Tempest.

    Em seguida, o vocalista fala que era a segunda vez que iriam tocar a próxima do set ao vivo e começa sozinho no violão ele realiza os acordes mais acústicos e com uma linha de Blues sulista de Bag Of Bones, mas que recebem os solos mais Heavy de John Norum, que utilizou uma guitarra Flying V, e as linhas 'purpleanas' de teclados e uma percussão envolvente. Mesmo não sendo ainda um clássico, eles tornaram a execução de Bag Of Bones mais um grande momento do show, especialmente pelo término novamente acústico da canção.

    Depois tivemos outra das antigas com Girl From Lebanon ( essa do Prisoners In Paradise ) com todo o seu punch envolvente e seus fortificados solos certeiros de guitarra. Na balada Carrie ( do The Final Countdown de 1986 ) ouvimos todos cantando juntos com Joey Tempest e tivemos um dos momentos mais aguardados da noite e percebendo essa felicidade estampada nos rostos dos fãs, o vocalista exclamou por várias vezes com os "Valeu...Valeu!!!" e completa com um "Thank You". Eles voltam novamente ao Heavy Metal com a veloz Love Is Not The Enemy, que cheia de distorções foi a única representante do álbum Secret Society no show.

    Para a seguinte, Joey Tempest solicita palmas dos fãs logo nos primeiros instantes e ao perceber qual música estava entrando em cena, o pedido nem seria necessário, pois não tem como não agitar com a sonzeira de Let Good Times Rock ( do Out Of This World ), e nesta que é uma das melhores composições da banda, via-se um A Seringueira com todos com os braços para o alto explodindo de felicidade e em sucessos como este, o Europe sabidamente aumenta o tamanho da música para manter a empolgação em alta por mais tempo, foi realmente emocionante e inesquecível.

    E deu para perceber que, embora os suecos contem com muitas canções mais Hard Rock dos anos 80, o plano atual da banda é divulgar seus trabalhos mais recentes e assim com os teclados promovendo uma viagem mais pesada e com muitas luzes vermelhas diante do rosto de Joey Tempest, eles executam The Beast ( também do Last Look At Eden ) e além do peso aplicado, tenho que destacar as viradas que eles fizeram seja na guitarra, no baixo ou teclados. Ian Haugland começa com alguns repiques que transformam-se em um curto solo de bateria devidamente acompanhado nos aplausos para recebermos a nova Doghouse trazendo toda a pegada Blues Heavy, uma constante do álbum Bag Of Bones, sendo que até Joey Tempest "dá uma força" nos solos de guitarras de John Norum, pois, o vocalista pega uma guitarra também.

    A última antes do bis foi o hit Rock The Night, que em seus primeiros acordes fizeram euforia dos fãs que não paravam mais quietos, e nesse ritmo pulsante de grande Hard Rock da banda, Joey Tempest exibiu a bandeira que recebeu dos fãs e no decorrer da música ele puxa o coro dos "Ôôôôôôôôôôô" com a galera que cantava cada verso intensamente.

    Eles ampliaram a vibração do momento com mais solos de guitarras e o baixista John Léven fez os toques de Another One Bites The Dust do Queen,  em uma grata surpresa, mas pena que ficou apenas em uma "palhinha" acompanhada pelos demais membros. Joey Tempest filmou os rostos e os braços de seus felizes fãs que os aplaudiram freneticamente. Pena que ficou só na "palhinha" mesmo, pois seria muito interessante ver o Europe tocando este cover do Queen.

    Antes do retorno para o bis, os fãs alternaram gritos de Europe com os de "Cherokee" ( vai que de tanto insistir eles tocassem né? ), porém, com as luzes ainda apagadas Mic Michaeli deu início para Last Look At Eden, que foi executada com o seu ritmo pesadão e cadenciado que já agradou-me desde a primeira vez que a ouvi, e ao vivo foi ainda melhor provando o atual potencial criativo do quinteto.

     Por fim, um show do Europe não poderia encerrar sem seu maior clássico, afinal, mesmo eles dizendo que já estão enjoados de tocarem, você não pode pensar nos Stones sem tocar Satisfaciton ou no Iron Maiden sem The Number Of The Beast, enfim, nenhuma banda pode dar as costas para canções que a definiram no estilo e diferenciaram a vida de quem é fã de Rock, e a poderosa The Final Countdown foi recebida com uma intensidade tão grande, que afirmo: jamais o Europe poderá deixá-la de fora de seus sets, afinal, ver de cima do palco todos os presentes cantando cada verso, pulando, mexendo seus braços sem parar balança com o emocional de qualquer músico. E certamente, balançou com os cinco integrantes do Europe também, que a tocaram tal qual conhecíamos nos anos 80.

    Da forma rápida que eles se despediram dos fãs até deu a sensação que teríamos mais um bis com a música pedida pelos fãs, mas não, foram embora mesmo após a realização de um memorável show, que ficará certamente na memória dos fãs e o mais importante, um show com mais de uma hora e meia, que mostrou um novo Europe muito mais focado no Heavy Metal e no Blues dos anos 70 e que está deixando o Glam/Hard Rock dos anos 80, então que venham os próximos ótimos discos como este Bag Of Bones e os futuros shows da banda no país. Até a próxima Europe.

 

Texto: Fernando R. R. Júnior
Fotos: Fernando R. R. Júnior
e Marcos César de Almeida ( cortesia de Eduardo Escobar da Ilha do Metal )
Agradecimentos à Júlio Viseu e
 Costábile Salzano Jr pela atenção
e credenciamento
Outubro/2012

Set List
1 - Riches To Rags
2 - Not Supposed To Sing The Blues
3 - Firebox
4 - Superstitious
5 - Scream Of Anger
6 - No Stone Unturned
7 - Demon Head
8 - New Love In Town
9 - Bag Of Bones
10 - Girl From Lebanon
11 - Carrie
12 - Love is Not The Enemy
13 - Let the Good Times Rock
14 - The Beast
15 - Doghouse
16 - Rock The Night
Encore:
17 - Last Look At Eden
18 - The Final Countdown

Confira uma galeria com 50 fotos do show do Europe no A Seringueira em São Paulo/SP

 Clique aqui e confira uma galeria de 50 fotos do show do Europe no A Seringueira em São Paulo/SP

Voltar para Shows