Sepultura - Kairos Tour
Abertura: Skin Culture e Mystic Machine
Sábado, dia 1º de Setembro de 2012 no Ginásio Suzaninho em Suzano/SP

  Sepultura de volta ao Brasil, depois de uma bem sucedida turnê pelos festivais europeus ( entre eles Bloodstock e Wacken para citar dois onde a banda tocou ) a banda voltou e rapidamente já agendou alguns shows no páis, sendo o primeiro em Suzano/SP no Ginásio Suzaninho contando com a participação do Mystic Machine e Skin Culture

    Antes de ir a Suzano pudemos conferir o lançamento do livro “100 Maiores Jogos do Brasileirão” do amigo jornalista Adriano Coelho, onde estavam presentes alguns dos jornalistas e assessores de impressa que sempre estão cobrindo o meio do Heavy Metal e claro, que todos possuem um time de coração e também prestigiam eventos relacionados ao esporte.

Mystic Machine

     Voltando ao show ao chegarmos em Suzano, cerca de 50 Km de São Paulo/SP e  já esbarramos em um bom público e todos foram entrando no ginásio onde já tínhamos uma discotecagem muito boa e a primeira banda da noite Mystic Machine já se posicionava para executar seu trabalho a todos. Formado por Roque Mariano Jr. nos vocais Marcio Fernando e Fabio Siqueira nas guitarras, Rodrigo “Periquito” no baixo e Cleiver Cardoso na bateria. 

    Devido ao atraso do início das apresentações o set list da banda foi cortado para apenas três músicas sendo elas os covers de Seek And Destroy do Metallica, Symptom Of The Universe do Black Sabath e Iron Fist do Motorhead. O detalhe negativo que não me agradou e que ficou da apresentação no meu ponto de vista, apesar de achar a banda muito boa e que banda cover deve ter seu espaço junto com banda cover foi ver um book com as letras das músicas no palco. Outro ponto foi ver o vocalista errar algumas delas ainda por cima, realmente não me agradou, porém, espero outra oportunidade de ver a banda com mais tempo no palco para ter uma ideia melhor da qualidade dos mesmos.

Skin Culture

    Chegava a hora de rever o Skin Culture, já que nesse ano havia vistos os mesmos tocando junto com Korzus e Soulfly no Via Marquês ( confira aqui ) e não esperava menos do que outro show espetacular. A banda de Mogi das Cruzes/SP formada atualmente pelo carismático vocalista Shucky Miranda, além de Beto Nalin e Tueu Isaac nas guitarras, Nathan Soler no baixo e Marcos Deep na bateria literalmente botaram o Suzaninho para tremer.

     O Skin Culture possui uma excelente bagagem internacional e com excursões junto a nomes como P.O.D., Korn e Soulfly e logo após a intro Is My Life Again, a banda já arrepia a todos com um desempenho devastador presente em The Earth Spits. Depois Shucky então homenageia uma de suas grandes influências, o Mr. Dimebag do Pantera e com a intro de Walk eles trazem Paid With Blood que teve a participação no vocal do antigo baterista da banda.

     Shucky  lembra que na região tem várias grandes bandas e que "ninguém ali é paga pau de gringo" e já começam a mostrar algumas faixas do vindouro álbum The Flame Still Burns Strong, como a potente e forte Ashes & Flames. Então vem o anúncio de mais uma nova e Set Me Free foi seguida pelo primeiro single do novo álbum Rapture

    A postura de palco da banda é muito interessante, pois se movimentam e interagem com o público o tempo todo, seja entre os músicos levantando seus instrumentos ou seja o vocalista chamando o público e fazendo as tradicionais caretas. Enfim, o show deles é sempre uma festa e as rodas formam fácil e naturalmente. Na sequencia executaram o petardo War Inside e mostraram ainda mais a qualidade da banda. A última música de seu show foi a  Throw The First Rock, que finalizou uma apresentação primorosa do Skin Culture.

Sepultura

    Chegava a hora do Sepultura ensandecer e a plateia com cerca de 1.200 pessoas, que se apertavam na grade, pois Eloy Casagrande ( bateria ) Paulo Jr. ( baixo ), Andreas Kisser ( guitarra )  e Derrick Green ( vocais ) já adentravam ao palco e de primeira já tocaram Beneath The Remain", o público foi ao delírio, depois seguiram com a incontestável Refuse/Resist e já nesse momento aconteceu um fato interessante: os fotógrafos foram retirados do 'pit' por medida de segurança, pois a galera poderia estourar o 'fosso de segurança' tamanha era a loucura da multidão que assistia a banda. Depois foi a vez de Kairos, faixa título do espetacular cd que a banda vem divulgando, ser apresentada em uma ótima versão que ficou melhor que sua versão de estúdio. 

    Outra do Kairos foi a Relentless seguida pelo clássico Dead Embryonic Cells do Arise, e afirmo: simplesmente matador, pois vi uma banda coesa, enxuta, impecável. Em seguida, eles resgatam uma excelente música do álbum Dante XII com Convicted in Life que foi nada mais nada menos que demolidora, e o povo sempre pede essa em shows, certamente ficou feliz. Derrick avisa que tocarão mais uma do Kairos e Dialog servia a roda contínua, que teve duração de toda a apresentação.

 

    O Sepultura continua sendo um dos melhores shows de Heavy Metal que se pode ter no mundo, arrebenta muitos gringos que vem se apresentando no Brasil e não se acham 'a última bolacha do pacote', a banda ao vivo não brinca em serviço, é energia e carisma elevados a máxima potência como diriam vários matemáticos. Na próxima que foi Atitude notei a música chamar a todos para cantarem o refrão e o grandalhão Derrick, como fez na exposição Let's Rock ( confira cobertura ), pede desculpas pelo português que havia esquecido durante os shows na Europa e seguem com What I Do! e uma das minhas preferidas da banda para depois relembrarem o álbum Against  com Choke

    Mask veio na sequencia com Septic Schizo / Escape To The Void trazendo de volta a memória a época ainda que gravavam pela gravadora Cogumelo. Após a eletrizante Sepulnation, onde Andreas cantou boa parte da música e Subtraction o vocalista Derrick pergunta se Suzano gosta de Ministry, era a deixa para tocarem a versão da banda gravada no álbum Kairos para Just One Fix.

   

    Chegando ao final do show, o Sepultura disparou uma trilogia de fazer até os seguranças do Suzaninho balançarem suas cabeças como um headbanger normal, pois tivemos a sequencia matadora de três clássicos com "Territory", "Inner Self" e o cover do Titãs para Policia, que foi uma surpresa nesta noite. Mas antes do bis, o quarteto contava com mais uma suas mais empolgantes canções na agulha, pois terminaram com a matadora Arise

    Para o bis tivemos duas do também clássico álbum Roots com Ratamahatta e Roots Bloody Roots, que fazendo uma analogia com futebol, como diria o chato locutor, deram números finais a uma apresentação épica, digna de um dos melhores shows do ano. Enfim, tivemos a banda em uma apresentação perfeita, um Eloy exibindo a técnica apurada que possui e um entrosamento em shows que se mostrou afiadíssimo Derrick, Paulo e Andreas, que continuam matadores como sempre. Os presentes no Suzaninho tiveram uma verdadeira aula de Heavy Metal ministrada por ninguém menos do que o "Sepultura do Brasil". 

    Na volta de Suzano, aos gamers que saberão bem, não parecia que o show tinha sido em Suzano e sim em uma cidade chamada Silent Hill devido a névoa que tínhamos na estrada. Um final bem digno para uma noite de Thrash Metal.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Jefferson Nascimento do Gil Fuentes Comunicação
 e a Costabile Salzano Júnior pela atenção e credenciamento.
Setembro/2012

Clique aqui ou na foto ao lado e uma Galeria de 50 Fotos dos shows do Sepultura, Skin Culture e Mystic Magic no Suzaninho em Suzano/SP

Clique aqui ou na foto ao lado e uma Galeria de 50 Fotos dos shows do Sepultura, Skin Culture e Mystic Magic no Suzaninho em Suzano/SP

Set List Sepultura

1. Beneath The Remains
2. Refuse/Resist
3. Kairos
4. Relentless
5. Dead Embryonic Cells
6. Convicted In Life
7. Dialog
8. Attitude
9.  What I Do!
10. Choke
11. Mask
12. Septic Schizo / Escape To The Void
13. Sepulnation
14. Subtraction
15. Just One Fix
16. Territory
17. Inner Self
18. Polícia
19. Arise  

Encore:
20. Ratamahatta
21. Roots Bloody Roots

 

Voltar para Shows