Sodom
Abertura: Machinage e Red Front
Sábado, dia 07 de abril de 2012
no Carioca Club em São Paulo/SP 

    O Sodom, formado em 1981 pelo baixista Tom Angelripper é uma das três pedras fundamentais do Thrash Metal alemão e esteve no Brasil novamente no Carioca Club em São Paulo/SP, após três anos da última passagem, para mais um show da turnê comemorativa dos seus 30 anos de banda e de quebra, aproveitam para divulgar o álbum In War And Pieces ( leia resenha ), lançado aqui no Brasil pela Shinigami Records.

    E como era um show de uma data comemorativa para a banda, Tom Angelripper fez um set list com músicas do novo disco, claro, e também grande sucessos de todos os tempos da carreira da banda, um grande presente que levou ao delírio os fãs presentes. Entretanto, vou deixar os detalhes deste show para o André Torres e contarei primeiramente como foram os shows de abertura. 

Machinage

    Chegamos no Carioca Club pouco depois da terceira música do ótimo Machinage, a primeira banda de abertura, que é formada por Fábio Delibo ( guitarra e vocal ), Fernando Kump ( guitarra ), Adriano Bauer ( baixo ) e Ricardo Mingote ( bateria ). O Machinage subiu no palco do Carioca Club depois das 17:00hs e um pequeno atraso na estrada nos fez perder suas duas primeiras músicas da apresentação da banda de Jundiaí/SP ( a saber: foram tocadas Revolution e Envy e Is This The Way? ) . Quando entramos na casa e pegamos a terceira Is This The Way pela metade deu para ver que o Thrash Metal pesado do Machinage estava agradando os - até então - poucos presentes no Carioca Club. E o quarteto estava aproveitando a noite para o lançamento do seu álbum debut It Makes Us Hate.

    Devidamente estabelecidos dentro do Carioca Club começamos a prestar mais atenção na banda a partir de Anguish, mais uma pesada composição presente no debut It Makes Us Hate, cujo lançamento oficial estava sendo neste dia. Depois os guitarristas Fábio Delibo e Fernando Kump trouxeram o peso na medida do seu vigoroso Thrash Metal com Mack Behind Some Lies e em seguida Fábio agradece à organização pela oportunidade de abrir um show do Sodom, avisa que estão lançando o cd oficialmente neste dia e convida o guitarrista Antônio Araujo do Korzus para juntos tocarem a ótima Next Victim. Infelizmente, o tempo destinado ao Machinage foi pequeno, mas a banda o aproveitou muito bem e mostrou sua ótima pegada, que teve direito ainda a mais uma competente pancada com Tides Of War, que encerrou brilhantemente a sua apresentação e mostrou que temos gente nova e de qualidade na cena brasileira.

Set List Machinage
Revolution
Envy
Is This The Way?
Anguish
Mack Behind Some Lies
Next Victim ( Participação Antonio Araujo )
Tides Of War

Red Front

    Depois foi a vez da banda paulista Red Front fazer o seu show e seu vocalista Léo, além de agitar muito, tem seu visual moicano, que dá até uma aura Punk na banda, entretanto, quando ele se dirigiu no centro do palco do Carioca Club junto à Oscar e Marcelo nas guitarras, Marq no baixo e Daniel na bateria, os presentes foram expostos à um Thrash/Death Metal bastante pesado e agressivo. E mantendo a ideia de fazer o sangue do público ferver, o Red Front iniciou sua apresentação com Institution Is Down, e mesmo divertindo o público com suas inúmeras brincadeiras, o quinteto provou que quando é para pegar pesado, eles metem a mão sem dó.

    O show seguiu com Just A Game presente tanto no novo Memories Of War quanto no Demo da banda, que estava sendo distribuído gratuitamente para quem quisesse levar um para casa ( aliás, ponto para a banda pela excelente iniciativa de divulgação ). Depois tocaram a nova Devil´s Son e em seguida o vocalista Léo comenta da importância de abrir o show do Sodom para a carreira do Red Front, avisa que vai tocar com o Sepultura em maio ( na abertura do show em São José do Rio Pardo/SP ) solta vários palavrões e emendam a versão pesadíssima de Territory.

    Então, o vocalista diz que tem um convidado especial para a data e traz um boneco fantasiado de Restart e diz que esses caras se intitulam a geração do Rock atual. Bem, como se fosse um doutrinador em ação mostrou o que deveria ser feito com quem pensa assim e quem é Rock de verdade, não faz coraçõeszinhos em shows e sim o símbolo do Heavy Metal ( o famoso Horns Up, popularizado mundialmente por Ronnie James Dio ) e que curte bucet..., assim, finalmente complementa: "Restart que se foda!!!". Quando executaram a destruidora Killer o boneco foi jogado na plateia, que bem ao estilo de "matar o Judas" no sábado de aleluia arrebentou com o colorido boneco ( ótimo... ). Antes de anunciar a última da noite, o vocalista do Red Front disse que eles querem ser a banda mais sacana de todas ( bem, temos a banda Velhas Virgens ostentando este título, mas o desafio está lançado ) e finalizam o show com Circle Of Hate, e da mesma forma que o Korzus costuma fazer, Léo dividiu a galera para o "Wall Of Death" que obedeceu muito bem formaram-se dois blocos no Carioca, e quando os solos de música começaram a toda velocidade, os fãs fizeram aquela imensa roda de mosh, e um dos guitarristas da da banda veio na pista, algo que eu só tinha visto quando Heros Trench do Korzus fazendo em seu show em Itapira ( confira aqui ) desceu e solou junto aos fãs. Lógico que isso forneceu uma empolgação ainda maior ao bom show do Red Front que deixaram sua marca positiva nos headbangers paulistas com esta apresentação.

 

Set Red Front
Institution is Down
Just a Game
Devil’s son
Territory ( cover do Sepultura )
Killer ( com o boneco Restart )
Circle of Hate

 

Sodom

    Depois das duas bandas de abertura, é chegada a hora do Sodom subir no palco e o trio formado por  Markus “Makka” Freiwald ( bateria ), Tom Algelripper ( baixo e vocal ), Bernd “Bernemann” Kost ( guitarra ) vem para realizar uma apresentação pesadíssima como era de se esperar. Aliás, Berneman e Tom estavam empunhando baixo e guitarra modelo Explorer com muito estilo. O Sodom  iniciou o show com a In War And Pieces, música título do álbum novo que no inicio é sempre aquela expectativa, mas, a musica começou com um pouco de chiado que foi rapidamente resolvido e logo tomou a forma perfeita. Quando a banda é boa os caras corrigem a qualidade do som na mão e foi isso que o Sodom fez.

    A segunda foi Sodomy And Lust, mesmo com o som abafado eles tocaram muito bem, no show do Sodom a gente via várias tribos de Rock pesado todas em harmonia, desde do Metal clássico até outros Hardcore, e ainda nessa música Bernemann fez um solo fulminante em sua guitarra. Ele não usou muita melodia não, fez alguns acordes e usou tudo o que tem direito... alavanca, aproveitou a distorção do som e praticamente fez um solo de distorção. Foi um solo incrível, ao contrário do que muitos eruditos dizem, existe muita coisa de qualidade num Thrash igual do Sodom.

 

 

   

 

    Na terceira do show eles mandaram a M-16 e foi porrada e mais porrada, essa música fala do fuzil de assalto M-16 famoso da guerra do Vietnam ( usado até hoje ) e é uma excelente composição, eles dizem “We shoot and down”, que é traduzido literalmente assim:  “nós atiramos e caem (eles)”, tocaram num ritmo explosivo.    

    Depois mandaram Outbreak Of Evil e Surfin Bird com muitos gigawatts de eletricidade, o ritmo do show estava impressionante, depois foi a vez de The Saw Is The Law, e dá-lhe guitarra que nos dá orgulho de sermos Metal quando ouvimos os solos vindos de uma guitarra que lembram um cavalo rampante gritando. Depois dessas eles tocaram a Iron Fist, cover do Motörhead. Posso dizer que foi uma boa versão, mas nada mais, pois Iron Fist é uma música complicada até para o próprio Motörhead tocar, fato comprovado porque o guitarrista original Eddie Clark faz um diferencial em que o Phil Campbell sofre para tentar chegar, imagina o Sodom.   

    Em seguida mandaram Proselytism Real e The Art Of Killing Poetry do novo álbum, e também City Of God e Blasphemer, sequência devastadora muito bem recebida pelos fãs, que mostraram o porque que uma banda como o Sodom faz do Thrash Metal uma arte, estar na ativa há tanto tempo e que pode evoluir ainda mais no futuro. Com a experiência de trabalhar com som pesado e distorção por 30 anos, músicos como estes conseguem ir além das notas, das ondas de distorção e da eletricidade e se tornam uma outra dimensão do Metal.

 

    E por fim tocaram Eat MeNapalm In The Morning, clássica do álbum M-16, e eu não poderia deixar falar da bateria de Markus Freinwald, que foi um verdadeiro bombardeio e que dá uma base perfeita para a chuva de eletricidade e distorção da Explorer do Bernemann e a última música foi mais um super clássico a Agent Orange, enfim, o show estava ganho.   

    Depois de uma pausa eles voltaram para o bis e tocaram Remember The Fallen, e agitaram a galera com a Bombenhagel um verdadeiro Thrash destruidor, maravilhoso, gritante, ensurdecedor, parecia que todos os prédios estavam desabando, mais uma vez Bernemann mostrou que a guitarra é a ponta de lança do Rock bem pesado e ele fez um solo virtuoso, mais uma excelente e marcante composição do Sodom.   

    Resultado final do show: diversão pura e muita gente acha que Heavy Metal é coisa de drogado, perdido, agressivo, mas ir num show como esse do Sodom serve para comprovar que os Metalheads são da paz, que querem ver a arte, mesmo que seja mais agressiva e pesada. 

 

   Apesar de inúmeras polêmicas de que o Heavy Rock esta em baixa, em contra partida vemos através de um show desses, com um Carioca Club quase lotado no dia que o Foo Fighters se apresentava no Jockei Club, que o Heavy tem muito a mostrar, com certeza a habilidade e o perfeccionismo dos músicos desta categoria musical estão apresentando novos horizontes, a exemplo do caminho de surgir uma nova dimensão de notas através da fala da distorção elétrica, isso com certeza merece crescer muito, e há muita coisa ainda para vir no futuro. Obrigado Sodom por manter essa bandeira erguida por todos esses anos.

Galeria de Fotos do Sodom, Red Front e Machinage no Carioca Club em São Paulo/SP

Galeria de Fotos do Sodom, Red Front e Machinage no Carioca Club em São Paulo/SP

Texto Sodom: André Torres
Texto Machinage e Red Front: Fernando R. R. Júnior
Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr. e a CP Management

Abril/2012

Set List do Sodom

In War And Pieces
Sodomy And Lust
M-16
Outbreak Of Evil
Surfin' Bird
The Saw Is The Law
Iron Fist
Proselytism Real
The Art Of Killing Poetry
City Of God
Blasphemer
Eat Me
Napalm In The Morning
Agent Orange

Encore:
Remember The Fallen
Bombenhagel

 

Voltar para Shows