The Quireboys
 Sábado, dia 8 de dezembro de 2012
no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

    18 anos, você lembra o seu sonho quando chegou a essa idade, mostrar o RG no motel? ou entrar em "casa da luz vermelha"?, ou as de hoje, comprar cerveja no supermercado e no bar mais badalado da cidade?

    Quando a maioridade chega é também a hora de separar meninos de homens... porém, quando a casa mais conhecida de Rock/Heavy Metal do Brasil completa essa marca histórica, uma festa especial tinha que acontecer. E pergunto: quantas lendas do Rock já subiram naquele palco, quantos meninos fãs que entravam lá felizes e que hoje são grandes astros do Heavy Nacional? Quantos amores, desamores, sonhos em encontrar e autografar um cd, LP, DVD que seja do seu ídolo e poder tirar uma foto com o mesmo? Qual o preço disso?

    O preço ou prova do sucesso é completar 18 anos e permanecer com a moral ilibada mesmo pelos anos de moda de Rock que iam e viam e lá se mantinha o Manifesto Rock Bar fiel a todos seus preceitos mantendo a casa aberta e com um enorme e rotineiro sucesso.

    E na data de seu 18º Aniversário uma programação especial que começou no dia 1º de dezembro com a apresentação do Sphaera Rock Orchestra ( confira aqui como foi ), tivemos o prazer de termos novamente na casa, já que tinham tocado em 2010 o Hard Rock da banda inglesa The Quireboys.

    A banda liderada pelo carismático vocalista Spike, apreciador de cerveja, que faz nosso querido Zeca Pagodinho parecer um monge tibetano, além dos amigos de longa data e membros fundadores o tecladista Keith Weir e o guitarrista Guy Griffin, completam o time o ótimo guitarrista Paul Guerin e os novos membros, o baixista Dave Boyce e o baterista Matt Goom. Vale lembrar que a dupla de guitarristas, mais o tecladista junto ao vocalista Joe Elliot do Def Leppard formam o Down 'n' Outz.

    Um grande atraso para abertura da casa e consequentemente início do show, devido, segunda a produção a viagem da Argentina para o Brasil no mesmo dia, que refletiu em todo o andamento do espetáculo. Foi praticamente irrelevante quando o público pode adentrar a casa e já de cara, checar a loja de produtos oficiais da banda, que tinham além dos clássicos cd juntos em um só, o último álbum ao vivo do The Quireboys, que só era vendido nos shows, o excelente Live in Glasgow.

 


 

    O público dessa vez era bem maior que aquele de 2010, e todos animados e muitos estavam lá pela segunda vez, creio que quase a totalidade dos que viram aquele show estavam de volta, e muitos com a camisa vendida a época. E ao ouvir soar a primeira música Tramps And Thieves ( do Bitter Sweet & Twisted de 1993 ) começava então a incrível viagem no tempo trazendo de volta os bons tempos do Hard Rock no mundo.

    There She Goes Again do maravilhoso e obrigatório A Bit What You Fancy de 1990 foi tocada de forma magistral seguida por outra deste maravilhoso disco, a belíssima Misled e a sensação que a banda nos passava era brutal, pois todos reagiram cantado em uníssono. Aliás, assim como em 2010 tivemos um público extremamente caloroso com a banda.

    A nova Too Much Of A Good Thing mantém o clima lá em cima, para então Spike dizer "que a próxima foi sua primeira canção que escreveu aos 16 anos, quando tomei um pé na bunda de uma namorada"  e a belíssima Roses & Rings  do clássico A Bit What You Fancy  era cantada por todo o público presente no Manifesto.

    O The Quireboys esbanja simpatia e carisma, tem uma postura de palco incrível e mesmo com o passar dos anos, a banda continua a mesma, e você sempre com a sensação que Spike acertará o teto da casa ao jogar seu pedestal constantemente para cima enquanto degusta sua cerveja, que bebe durante toda a apresentação chegando a pedir mais para o bar ali do palco mesmo, atitude puramente Hard Rock.

    A belíssima White Trash Blues do cd Bitter Sweet & Twisted, serviu de intro para a batida pesada e cativante de Whippin'Boy ( também do primeiro álbum ), que contou com uma participação massiva de todo o público presente. Pausa para mais cerveja e então tocaram Lorraine Lorraine do Well Oiled de 2004.

    Ao perguntar se todos gostam de Mona Lisa estava claro que a seguinte seria o último hit single presente no álbum Homewreckers and Heartbreakers de 2008, disco que contém o sucesso Mona Lisa Smiled, que teve sua execução simplesmente perfeita.

    This Is Rock’n’Roll, música rara que intitula o álbum de 2001, que voltou ao set list da banda seguida pelo hit Hey You, outra do A Bit Of What You Fancy foi simplesmente maravilhoso, e aqui uma prova, não precisa ser "From Hell" para ser um True Rocker, uma banda de Hard Rock, rotulada como Glam, mas, sempre puxando para o Classic Rock, ou Rythm Blues faz uma apresentação verdadeiramente rockeira, puxando na guitarra chamando o público a cantar junto, agitando muito, uma aula de Rock'N'Roll, como mostra a letra da já citada This Is Rock'n'Roll.
 

    A nova balada Mother Mary  tem tudo para ser outro clássico da banda, porém, após sua execução é hora de outro grande sucesso do passado, do primeiro álbum, que aliás foi a base das músicas da apresentação do The Quireboys, eles tocam a Sweet Mary Ann, e então percebíamos que o show começava a dar o ar de seu final, e Spike ao pegar o microfone e perguntar "What is Time?"

    Esperando que a galera pedisse 7 O' Clock, o que se viu na resposta foi uma mistura de 7 O' Clock com Sex Party e Spike ficou metido literalmente em uma saia justa, pois manteve o set list de acordo com o programado e finalizou a primeira parte do show com o mega hit 7 O' Clock ( outra do excelente primeiro álbum ) com mais uma intensa participação do público.

    O The Quireboys retornou para o bis ao som mais do que esperado de I Don’t Love You Anymore, que é também do primeiro disco e enquanto todos os músicos introduziam a mesma do palco, o vocalista Spike ainda não estava lá, provavelmente tomando outra cerveja, porém logo o vocalista chega e a belíssima balada foi cantada por todos em mais um inesquecível momento do show.

    Spike lembra que a próxima música ele fez para a cidade dele, New Castle ( na Inglaterra ), lembrando do time de mesmo nome, e ao invés de dedicar para sua cidade, desta vez ele dedicaria a São Paulo e I Love This Dirty Town ( do Homewreckers and Heartbreakers ) soa perfeita para nossa megalópole.

    Sempre algumas bandas acabam ‘cortando’ do seu repertório algumas músicas, vide o caso do Europe, que não tocou Cherokee no Brasil em sua última passagem ( confira cobertura ) apesar dos insistentes pedidos dos fãs, mas outras levam em consideração, como foi o caso do The Quireboys, que viram a empolgada solicitação dos fãs no final da primeira parte do show e emendaram com a Sex Party,  do excelente A Bit Of What You Fancy fazendo claramente todos cantarem e transformando o Manifesto em uma grande festa com a devida honra que o bar merece.

    Final de show e claro que Spike levou consigo ao camarim mais algumas cervejas, que voltaram vazias ao final quando a banda fez o tradicional Meet & Greet muito concorrido principalmente pelos inúmeros itens vendidos na lojinha. Um dos melhores shows do ano sem dúvida, uma aula de Rock'n'Roll, que fez o público que foi brindar o aniversário do Manifesto saísse presenteado assim como a casa saiu  e com a honra de celebrar com um show de primeiro quilate.

    Assim como em 2010, a banda havia me confidenciado que voltariam com o Twisted Sister em dois anos, eles cumpriram e vieram sozinhos já prometendo que farão o possível para voltar o ano que vem. Só temos que esperar e torcer para outro show que certamente estará na lista de shows do ano tenha casa cheia assim como esse. Parabéns Manifesto Rock Bar pelos 18 Anos dedicados ao Rock´n´Roll no Brasil.

 

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Dezembro/2012

Clique aqui e confira uma galeria de 50 fotos do The Quireboys no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

Setlist do The Quireboys

1 - Tramps And Thieves
2 - There She Goes Again
3 - Misled
4 - Too Much Of A Good Thing
5 - Roses & Rings
6 - White Trash Blues
7 - Whippin’ Boy
8 - Lorraine Lorraine
9 - Mona Lisa Smiled
10 - This Is Rock'N’ Roll
11 - Hey You
12 - Mother Mary
13 - Sweet Mary Ann
14 - 7 O’Clock
Bis:
15 - I Don´t Love You Anymore
16 - I Love This Dirty Town
17 - Sex Party

 

Clique aqui ou na foto ao lado e confira uma galeria de 50 fotos do The Quireboys no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

Voltar para Shows