Alcatrazz
Abertura: Mad Old Lady e Sagitta

Domingo, 1º de Setembro de 2013
no Carioca Club em São Paulo/SP 

    Graham Bonnet, uma das grandes lendas do Rock'n'Roll dos anos 80 finalmente trouxe sua banda Alcatrazz para o Brasil, embora ele já tivesse tocado anos atrás no Blackmore Rock Bar ( e o Rock On Stage estava lá, confira cobertura ), foi graças as recentes apresentações de sucesso na Europa com destaque no Monster Of Rock Cruise, que a A.W.O. Marketing viabilizou o show no país, que teve sua data modificada do primeiro semestre para o primeiro de setembro e com alegria tivemos uma das lendas do Hard Rock ao vivo em São Paulo.

     Mesmo no dia anterior quando Graham Bonnet concedeu várias entrevistas ( assista a nossa aqui ), Graham Bonnet fez uma espécie de Meet and Greet na frente do Carioca Club logo após a passagem de som da banda, autografando, conversando e tirando fotos com os fãs que já marcavam presença e esperavam a apresentação.

     Abrilhantaram ainda mais a festa, que teve um certo clima de festival, afinal, além do Alcatrazz teríamos mais duas bandas de abertura em um clima típico a um mini-festival, sendo as bandas Mad Old Lady e Sagitta, mas que soam tão profissionais - cada um do seu estilo - que mencionarei a seguir mais detalhadamente como foram suas apresentações.

 

Mad Old Lady

    Estamos ligados na história dessa banda, pois estava no lançamento da mesma quando  acompanhei a coletiva de imprensa junto com Mark Boals e Ivan Busic do Dr. Sin ( na qual podem assistir aqui ) e até agora, nunca havia conseguiudo cobrir um show da banda, porém, desta vez, aconteceu.

    Divulgando seu excelente álbum de estreia intitulado Viking Soul, o Mad Old Lady sobe ao palco com seu Hard Rock muito bem feito, e com um destaque, pois tínhamos três vocalistas na banda: Eduardo Parras e no apoio Flavia Tunchel ( com um lírico espantoso ) e Marcelo de Paula, além dos músicos Guga Bento na bateria, Timo Juhani Kaarkoski na guitarra e os convidados Fernando Giovannetti no baixo e Thiago Forlevize nos teclados.

    O cd Viking Soul que pode ser adquirido mandando apenas uma simples mensagem no Facebook do Mad Old Lady e uma coisa deve ser dita sobre a banda: não compare a voz do vocalista Eduardo Parras com o vocal do Sister Of Mercy, pois o tom de voz é até muito parecido, porém no som, o Mad Old Lady manda um Hardão bem potente e executado, sem tentar ser Glam.

    Na trinca inicial eles exibiram "Mad Train", "Glances In The Dark" e "Too Blind To See", que foram muito bem recebidas pelos presentes e prosseguiram com "My Heart", "King" ( dedicada ao rei que cortava a cabeça das esposas ) e "Power Of The Warrior" foram mostrando o potencial do cd para quem não o conhecia e do que é feito o som do Mad Old Lady.

    Depois chega a vez de Someone, que junto com as demais  receberam participações impecáveis da vocalista Flávia Tunchel, que inclusive colocou uma coroa quando cantou a King. Em seguida tivemos Prison e a belíssima música Far Away, com sua intro de teclados. Para terminar executaram a Viking Soul, que intitula o cd e que toca constantemente nos programas de Rock em São Paulo. Foi uma rápida, porém primorosa apresentação.

     O Mad Old Lady tem um estilo raramente apoiado para bandas autorais no Brasil, já que dificilmente vemos bandas de Hard Rock e espaços para este estilo, tomara que esse grande show abra mais algumas portas e que esta trupe consiga prosseguir com seu majestoso trabalho. O único lado digamos negativo fica para o visual do vocalista Eduardo Barros neste dia, que embora teve uma grande performance, o fato de estar trajando uma bermuda não combinou com o restante de suas vestimentas, destoando um pouco na apresentação.

Setlist Mad Old Lady

1 - Mad Train
2 - Glances in the Dark,
3 - Too Blind to See
4 - My Heart
5 - King
6 - Power of the Warrior
7 - Someone
8 - Prison
9 - Far Away
10 - Viking Soul

Sagitta

    Chegava hora de outra grande banda, o Sagitta, que neste ano já conta com uma excelente abertura para o Dio Disciples ( confira cobertura ) e pude então rever a banda paulista e formada por Ricky Wychovaniec nos vocais, Sandra Kison nos teclados, Pedro Crispi no baixo, André Alves na bateria e Silvio Vasconcellos na guitarra. O Sagitta mostrou seu talento e está para lançar seu debut oficial, além de uma possível tour pela America Latina.

    Vendo seu show posso afirmar: o Sagitta está pronto para tocar com um público maior, pois esbanjam carisma e experiência, que resultaram nesta dia no Carioca Club em muito mais participação da plateia, haja visto que a maioria do público chegou durante esta apresentação e não há como não ouvir a banda e não se lembrar dos bons tempos do Stratovarius, como eu percebi que é uma forte influência deles, talvez pelo tom dos vocais e da guitarra. Eles executaram quatro composições próprias ( "Fight For Your Dreams", "Holy Child", "Ohm" e "Temple Of Lies" ), que evidenciaram sua linha Power Metal Melódico.

    As luzes do show do Sagitta - as melhores dos três concertos, pois era facilmente perceptível a diferença nos outros dois - o que claro animou a plateia e deu um mais entusiasmo maior para a banda, que por sua vez mostrou todo seu talento, também sem trocar muitas palavras com o público, alem dos tradicionais agradecimentos e mandaram uma atrás da outra, ou seja, souberam aproveitar seu tempo para divulgarem suas composições.

Entretanto, para empolgar os fãs de vez tocaram uma versão animalesca de Rising Force do Yngwie Malmsteen, que foi sem dúvida um dos destaques da apresentação e seguiram com outra própria, a Knockout. E na parte final mais duas que estarão no cd a Take Off e a Satori ( essa cantada em japonês ). O Sagitta mostrou uma presença de palco muito forte, se destacando bastante, porém, assim como o Mad Old Lady faltou um pouco de comunicação com o público se apresentando e mostrando a banda.

Setlist do Sagitta

1 - Fight For Your Dreams
2 - Holy Child
3 - Ohm
4 - Temple Of Lies
5 - Rising Force
6 - Knockout
7 - Take Off
8 - Satori

Alcatrazz

    A ansiedade tomou conta de um público que aumentou consideravelmente em relação as apresentações anteriores, pois teríamos um show que mesclaria não só os sucessos do Alcatrazz, mas também de duas outras bandas históricas que Graham Bonnet passou: o Rainbow e o MSG ( Michael Schenker Group ).

    Por volta das 21:00hs, os músicos que compõem o Alcatrazz atualmente entraram aos poucos e a banda começa a apresentação com Assault Attack do álbum homonino do MSG de 1982, que Graham Bonnet  é um dos compositores do álbum e aí marcaram um grande ponto, pois esta foi uma das faixas que faltou na última apresentação de Michael Schenker por aqui. Depois seguiram com uma do maravilhoso álbum No Parole From Rock'n'Roll de 1983 com To Young to Die, Too Drunk To Live seguida por God Blessed Video música que tem um videoclipe e abre o LP Disturbing The Peace de 1985.

    Graham Bonnet então anuncia a primeira do Rainbow Love’s No Friend do álbum clássico Down To Earth de 1979, único que tem Graham Bonnet como vocalista substituindo nada menos que o saudoso e lendário Ronnie James Dio, que abandou a banda por não concordar com a guinada mais Pop proposta pelo chefe Richie Blackmore na época.

    Stand In Line do álbum homônimo da banda Impellitteri de 1988 veio de forma magnífica, ou deveria usar esta palavra para a seguinte que foi um medley de Big Foot/Jet To Jet ? Bem, creio que deve aplicá-la nos dois casos, assim não teremos problemas, já que ambas canções são realmente excelentes.

    A sequência continuou com duas que marcaram a adolescência deste que vos escreve, sendo uma de cada álbum, a primeira do Disturbing The Peace com Syfire e a segunda com Hiroshima Mon Amour, do No Parole From Rock'n'Roll um clássico absoluto da era Yngwie Malmsteen no Alcatrazz.

    Graham Bonnet tem uma presença de palco ímpar e sua voz continua tão forte quanto sua simpatia e por várias vezes ele se jogava se ajoelhando em frente dos fãs no Carioca Club, uma grande atitude e um grande respeito. Bem... e que dizer de sua banda? Afinal, tínhamos acompanhando ele simplesmente Tim Luce no baixo ( que entre outros já tocou com Alice Cooper e Yngwie Malsmsteen ), Howie Simon na guitarra ( ex-Talisman, ex-Jeff Scott Solo, ex-Lita Ford e ex-Invasion ) e Bob Rock na bateria ( também ex-Lita Ford e Nelson ) e cada um deles mostraram talento e souberam ser os protagonistas ou coadjuvantes nos momentos necessários para que o show ficasse ainda melhor.

    Will You Be Home Tonight?, mais uma do Disturbing The Peace de 1985, serviu de intro para mais uma do MSG, claro que do mesmo Assault Attack com a Desert Song. A surpresa no set veio com All Night Long, outro entre tantos clássicos do Rainbow, que fechou a primeira parte do set.

    O bis foi de torcer o rabo da porca, começando com Dancer do MSG e então brincaram e mostraram seu carisma ao perguntar qual música nós gostaríamos de ouvir e ao chamarem pela música do set, o Alcatrazz iniciou Since You’ve Been Gone, um cover de Russ Ballard eternizado por Graham Bonnet no álbum Down To Earth do Rainbow e finalizaram o show com Lost In Hollywood, outra do Rainbow que era muito esperada por todos.

    O que podemos dizer da noite a não ser que foi surpreendente em todos os sentidos, desde as belíssimas apresentações do Mad Old Lady e do Sagitta para finalizar uma banda que deu uma aula de simpatia e Rock no melhor dos conceitos? Pois além disso, o Alcatrazz realizou uma apresentação que deixa a todos com um gosto de quero mais. É bem verdade que o Carioca Club poderia e deveria sim estar bem mais lotado, pois este show foi um daqueles que mereciam um bis de toda a apresentação em uma futura oportunidade e assim espero que aconteça em breve.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Alessandra Martins e Milton Arthur da A.W.O. Marketing
pela atenção e credenciamento

Setembro/2013

 

Setlist do Alcatrazz

1 - Assault Attack
2 - To Young to Die, Too Drunk to Live
3 - God Blessed Video
4 - Love’s No Friend
5 - Stand in Line
6 - Big Foot / Jet to Jet
7 - Skyfire
8 - Hiroshima Mon Amour
9 - Will You Be Home Tonight?
10 - Desert Song
11 - Night Games
12 - All Night Long

 Bis:
13 - Dancer
14 - Since You’ve Been Gone
15 - Lost in Hollywood

Clique aqui e confira uma galeria de fotos dos shows do Alcatrazz,
Sagitta e Mad Old Lady no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows