Dio Disciples
Abertura: Sagitta
Sábado, 15 de junho de 2013 no
Carioca Club em São Paulo/SP

    Há três anos o mundo perdia um dos seus maiores vocalistas do Heavy Metal, o ícone Ronnie James Dio, que fez história em bandas como Elf, Rainbow, Black Sabbath e Heaven And Hell, além de uma fortificada carreira solo, que  marcou gerações de headbangers em todo o mundo. Dio - como ficou mais conhecido - foi responsável pela gravação de verdadeiros petardos da música pesada, que são diferenciais para qualquer um que se preze e se declare um fã de Heavy Metal.

    Com a notícia da perda irreparável da mais poderosa voz do Metal, cada um de seus seguidores manifestou seu pesar e expressou seus sentimentos de uma forma, eu aqui no Rock On Stage redigi um especial contando e prestando um tributo sobre sua carreira ( leia neste link ), outros como o cantor Jorn Lande gravou uma música maravilhosa em sua homenagem; Tony Iommi, Geezer Butler e Vinnie Apice ( companheiros das últimas tours ) fizeram shows em sua memória, enfim, cada um do meio do Heavy Metal em todos os lugares do mundo ficaram consternados com a partida de Dio.

    Dentre essas manifestações, uma cresceu, recebeu o apoio de Wendy Dio ( viúva e manager da banda Dio ) que disse: "Nunca haverá outro Ronnie James Dio, mas queremos manter a sua música viva e espero que vocês apoiem a banda e se tornem um dos seus discípulos, os "Dio Disciples". Assim, as músicas continuariam a serem exibidas e desta maneira, alguns membros da banda que acompanhava Ronnie James Dio nos palcos iniciariam o Dio Disciples.

    Atualmente, além de Scott Warren ( teclados ) e Craig Goldy ( guitarra e ex-Rough Cutt, Giuffria, David Lee Roth ), Simon Wright ( bateria e ex-AC/DC, U.F.O., Michael Schenker Group e Rhino Bucket ), que estiveram no palco por muitas vezes ao lado de Dio, o tributo conta com o baixista Bjorn Englen ( Yngwie Malmsteen ) e a dupla de vocalistas Tim "Ripper" Owens ( ex-Judas Priest, Yngwie Malmsteen’s Rising Force, Beyond Fear, Iced Earth, Hail! e Charred Walls Of The Damned ) e Oni Logan ( Lynch Mob ).

    Juntos, esses seis competentes músicos celebram com muita categoria o vasto legado musical de Ronnie James Dio, que finalmente teve sua primeira passagem no Brasil em duas datas, uma em Florianópolis/SC e outra em São Paulo/SP ( N.E.: o Dio Disciples era para ter se apresentado no fatídico Metal Open Air ).

Sagitta

    O Sagitta, banda de Power Metal Melódico foi a responsável pela abertura do show. Para quem não conhece o Sagitta iniciou suas atividades em 2003, lançou nesta época o EP Bad Sings ( leia resenha ) e ficou um bom tempo sem enviar notícias devido à problemas de saúde do vocalista Ricky Wychovaniec. Mas a persistência foi maior e o Sagitta está retornando, preparando seu primeiro full lenght com outra formação, pois, além de Ricky Wychovaniec temos Sandra Kison nos teclados, Pedro Crispi no baixo, André Alves na bateria e Silvio Vasconcellos na guitarra.

    Eles entraram no palco por volta das 18:10, minutos depois quando as portas foram abertas e consequentemente, ainda tínhamos poucos presentes no Carioca Club, dando uma sensação que não iríamos ter muitos fãs, mas com o passar do tempo o público aumentou significativamente. O Sagitta começa seu set com a rápida Fight For Your Dreams que é um típico Power Metal Melódico e que teve uma execução muito boa, depois seguiu com Holy Child, que é outra de suas novas composições e mostra um ótimo riff de guitarra, que ganha velocidade e é muito bem vocalizada por Ricky Wychovaniec.

    Antes de iniciarem a terceira música, o vocalista Ricky Wychovaniec fala o tradicional "Boa Noite São Paulo", se mostra preocupado com a qualidade do som e avisa que "vai rolar um som". Desta forma, ele solta um agudo bem forte na execução de Ohm, que recebe um ritmo melodioso e muitas palmas dos fãs, que foram gostando bastante do show da banda paulista.

    Na quarta música da noite, o vocalista do Sagitta informa que tocarão uma canção que será gravada um clip, e assim Temple Of Lies exibe sua faceta mais lenta e depois recebe uma dose de melodia de qualidade e torna-se mais pesada. Para a última do set, o quinteto toca Take On presente no Bad Signs, que teve solos bem rápidos na guitarra de Silvio Vasconcellos e fizeram uma boa versão da música gravada quando Sagitta tinha outra formação.

    Foi um ótimo aquecimento o curto show do Sagitta e que bom que a banda está retornando, pois há dez anos eles mostraram que tinham uma boa proposta e podiam ir muito mais além. Que desta vez eles possam ir mesmo.

Set List Sagitta

1 - Fight For Your Dreams
2 - Holy Child
3 - Ohm
4 - Temple Of Lies
5 - Take On

 

Clique aqui e confira uma galeria de 81 Fotos do show do Sagitta no Carioca Clube em São Paulo/SP

Dio Disciples

    Após uma troca bem rápida, precisamente às 19:15, o Dio Disciples entra no palco do Carioca Club para darem inicio a um show que não seria apenas mais um show de Heavy Metal dos bons, mas um que seria para lembrar a importância de Ronnie James Dio teve e a saudade que nós temos de suas vigorosas apresentações.

    Com os acordes de Killing The Dragon, canção solo de Ronnie que o espetáculo foi aberto e os presentes se revigoraram ao sentir as boas vibrações que esta composição nos trouxe, pois, o vocalista Tim Ripper Owens iniciou a magia com suas fortes cordas vocais. E o Dio Disciples queria que o show ficasse marcado em nossos corações, para tanto, a segunda da noite foi Holy Diver, clássico máximo da carreira solo de Dio, que teve uma participação eufórica de todos e uma atuação inspirada e precisa de Craig Goldy na guitarra.

    Um fato que talvez não tenha chamado a atenção de todos os presentes foi perceber que os integrantes do Dio Disciples estavam de preto, tudo bem que preto é a cor do Metal, mas neste caso era um claro sinal que, embora estejam fazendo um tributo ao Dio, eles estão de luto pela prematura partida do cantor.

    Tim Ripper Owens fala um "boa noite" e diz que estamos celebrando Ronnie James Dio fazendo todos gritarem quase que incessantemente "Dio...Dio...Dio..." e então, o outro vocalista do Dio Disciples Oni Logan com sua voz mais aguda, começa os primeiros versos de Children Of The Sea ( gravada no antológico Heaven And Hell do Black Sabbath ), e te juro caro leitor(a), essa emocionou bastante e me lembrou na hora da última vez que assisti o Dio nos palcos em um dos melhores shows que já assisti na vida, quando o Heaven And Hell se apresentou no Brasil em 2009 no Credicard Hall em São Paulo/SP ( confira resenha ), e esta versão do Dio Disciples foi muito vibrante, aliás, tanto Oni Logan quanto Tim Ripper Owens exibiram uma sincronia no palco, com um continuando de onde o outro parou, que somente pela imensa capacidade que eles possuem é possível "dar liga" às músicas sem deixar diminuir o clima.

    Então tocam outro dos grandes clássicos do Metal com Egypt ( The Chains Are On ), gravada no sensacional álbum The Last In Line, com Scott Warren nos emocionando nos teclados ao reviver esta música. Em seguida, Simon Wright introduz na bateria - com uma levada cativante - o primeiro clássico dos tempos do Rainbow com Stargazer. E percebendo a empolgação criada nos fãs ao identificarem a música Tim Ripper Owens inteligentemente nos conclama a gritar os "ei..ei..ei.." e Oni Logan volta para dividir os vocais com ele em um solo magnífico de Craig Goldy, que ficou mais parado no palco, mas solando de forma a fazer inveja a muitos guitarristas pela sua apurada técnica.

    Depois tivemos a extasiante The Last In Line, que fez todos gritarem com a dupla de vocalistas, que estava fazendo uma atuação impecável. É até redundante dizer que esta sequencia gerou centenas de aplausos.

    Após o término de The Last In Line todos começaram a gritar "Ripper... Ripper...", mas este pegou o microfone, fez uma menção a quem o show era dedicado e nos solicitou para gritar "Dio...Dio...Dio..." e aí tocam mais uma do Holy Diver com a rápida Stand Up And Shout, que trouxe todo o peso Heavy Metal de um dos grandes clássicos dos oitenta. É impressionante ver Craig Goldy em cada um dos solos de guitarra, pois sentia quando ele pegava nas cordas de sua ESP M-II para extrair notas que nos deixaram plenamente satisfeitos com o que assistíamos.

    Tim Ripper Owens vai o microfone dizendo que Dio é o melhor cantor que já ouviu e viu e enfatiza que ele sempre quando conhecia uma pessoa não esquecia jamais dela, que sempre conversava com os estranhos, o que vai contra o título da música seguinte: Don´t Talk To Strangers ( do Holy Diver ) e aí meus amigos e amigas, que versão soberba o Dio Disciples nos enviou deste clássico, que naturalmente fez todos cantarem com eles à plena força, pois não tinha como não interagir vendo a performance de Tim Ripper Owens e o forte solo de Craig Goldy.

    Depois com um ritmo mais cadenciado Oni Logan canta um medley de duas canções do Rainbow com Lord Of The Last Day / All The Fools Sailed Away e Tim Ripper Owens volta para completar a parte final, aliás como a fusão dos dois vocalistas estava perfeita. Na hora de introduzir a seguinte, o sorridente Tim Ripper Owens solta um "If You Listen To Fools..." para que nós completássemos com "The Mob Rules" e foi neste momento que a faixa que intitulou o segundo álbum gravado pelo nosso herói no Black Sabbath veio a tona para o delírio dos presentes, e detalhe, o Dio Disciples alongou a parte do refrão ( cortesia do impecável Tim Ripper Owens ) com "Moooob...Moooob...Mooob..Ruuuless!!!", isso dá uma energia que vai para direto para dentro dos corações dos fãs.

    E Oni Logan vem à frente e nos pergunta se queremos mais uma do Rainbow e naturalmente que a resposta foi positiva, aí com Craig Goldy tocando tal qual Richie Blackmore tivemos a dupla Catch The Rainbow / Kill The King em um momento literalmente alucinante do show, pois na hora dos solos, os músicos foram acompanhados nas palmas e Oni Logan nos emocionou ainda mais com sua voz, e não é demais dizer, marcou e com certeza mesmo dando até vontade de chorar por saber que Dio não está mais aqui.

    Entretanto, a reação da maioria foi de gritar "Dio...Dio..Dio..." novamente e Oni Logan falou que é um dia muito bonito e meio que sem avisar emendam a sensacional Long Live Rock´n´Roll, também gravada com o Dio no Rainbow, que causou uma verdadeira explosão de eletricidade dentro do Carioca Club, pois, todos ficaram vidrados na atuação da banda no palco. Long Live Rock´n´Roll foi alongada no baixo de Bjorn Englen e na bateria de Simon Wright ( aliás, cada virada pesada que ele fazia!!! ).

    Para manter o nível da magia em alta eles tocam a célebre Man On The Silver Mountain, presente no primeiro álbum do Rainbow quando Richie Blackmore - que estava descontente com os caminhos que o Deep Purple estava percorrendo - olhou para o Dio no Elf e resolveu trazer ele para sua banda ( brilhante ideia... ), mas isso é outra história. A Man On The Silver Mountain foi outra que teve uma versão praticamente inesquecível nesta noite.

    Um dos maiores e mais importantes clássicos do Metal não poderia ficar de fora do show e Heaven And Hell foi cantada de forma fabulosa por Tim Ripper Owens contando com a participação de todos os presentes, pois quem curte Metal e não gosta desta deve repensar seus ideais. Vale dizer que Craig Goldy incorporou Tony Iommi, pois tocou tão pesado quanto ele.

    E o que dizer de Simon Wright então? O cara tocou sua bateria com uma firmeza que me lembrei de Vinnie Appice em 2009!!! Ah... em tempo o baixista Bjorn Englen e o tecladista Scott Warren não deixaram por menos e souberam manter o clima cavernoso da música durante toda sua execução. Depois dos longos solos que Heaven And Hell possui Oni Logan canta os versos finais juntos com o "monstro dos vocais" Tim Ripper Owens, que falou que era a primeira vez da banda no Brasil e encerrando assim, a primeira parte do show.

    Bem, até aqui o show já estava muito melhor do que eu podia imaginar e realmente o espírito positivo que Dio sempre teve foi muito bem passado pelo Dio Disciples, porém, havia ainda o tradicional bis e ao voltar no palco tocam Rainbow In The Dark, que por ser muito conhecida, assim como praticamente todas do set list, foi efusivamente cantada por todos os presentes. A última do show foi anunciada em um tom de brincadeira com Tim Ripper Owens dizendo: "o que vocês querem...?" e nós berrando "We Rock!!!", pronto estava dada a deixa para a acelerada e cativante We Rock encerrar espetáculo perfeito, que teve um berro matador do vocalista para dar com maestria números finais ao show.

    Lógico que em um show como este ficávamos em um misto de alegria com uma certa tristeza, pois o mentor não está mais lá, mas seus discípulos mantém viva sua história musical e a exibem para as novas gerações. Mesmo que esta banda Dio Disciples não perdure por muito tempo, nós todos, seguidores e fãs das músicas compostas nas bandas onde o carismático vocalista "baixinho" passou... seremos sempre seus discípulos para sempre. Então longa vida aos discípulos de Dio, longa vida ao Rock´n´Roll, longa vida a Ronnie James Dio... esteja ele onde estiver, pois, neste sábado ele esteve no Carioca Club nos abençoando e assim como nós, plenamente contente ao ver o show!!!

Texto: Fernando R. R. Júnior
Fotos: Erika Beganskas e Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Alessandra Martins e
ao Milton Arthur da AWO-Marketing
pela atenção e credenciamento.
Julho/2013

Set List Dio Disciples

1 - Killing The Dragon
2 - Holy Diver
3 - Children Of The Sea
4 - Egypt (The Chains Are On)
5 - Stargazer
6 - The Last In Line
7 - Stand Up And Shout
8 - Don't Talk To Strangers
9 - Lord Of The Last Day / All The Fools Sailed Away
10 - The Mob Rules
11 - Catch The Rainbow / Kill The King
12 - Long Live Rock 'n' Roll
13 - Man On The Silver Mountain
14 - Heaven And Hell
Encore:
15 - Rainbow In The Dark
16 - We Rock


Clique aqui e confira uma galeria com 209 fotos
do Dio Disciples no Carioca Club em São Paulo/SP

Ao lado Erika Beganskas e Fernando R. R. Júnior
 autores das fotos dos shows
do Dio Disciples e do Sagitta no Carioca Club.

Voltar para Shows