Avantasia - The Mystery World Tour
Sábado, 29 de junho de 2013
no HSBC Brasil em São Paulo/SP

    Nos meses finais de 2012, Tobias Sammet voltou para estúdio para iniciar a gravação de mais um álbum do Avantasia e em 29 de março de 2013, o álbum The Mystery Of Time foi lançado. Vale dizer que a única passagem pelo no Brasil estava marcada bem antes dessa data e com o 'appeal' que o Avantasia tem no país, os ingressos foram vendidos rapidamente e tivemos um show 'sold out'. Ao contrário da passagem anterior no complicado Centro de Tradições Nordestinas ( o show foi excelente já o lugar... confira aqui ), o local escolhido foi ótimo HSBC Brasil, que é adequado para receber espetáculos deste porte e que eu não via tão cheio desde o show do Mr. Big e Jorn Lande ( saiba como foi aqui ). Aliás, tecendo uma curiosidade... assim como em 2010, este sábado foi um dia de muita chuva na capital paulista, mas nem pense que isso tirou o ânimo dos fãs...

    A banda que acompanha o vocalista Tobias Sammet no Avantasia é composta atualmente de Sascha Paeth ( do Heavens Gate, Aina, Virgo ) e Oliver Hartmannn ( do At Vance ), além de Andre Neygenfind ( baixo ), Miro Rodenberg ( teclados ), Felix Bohnke ( do Edguy na bateria ), Amanda Somerville ( Trillium, Aina, Kiske-Somerville ) e Thomas Rettke ( Heavens Gate ) nos backing vocais, além das participações mais que especiais de Bob Catley ( Magnum ), Eric Martin ( Mr. Big ) e Michael Kiske ( Unisonic, Place Vendome, Kiske-Somerville, ex-Helloween ), confesso que pensei que Joe Lynn Turner e Biff Buford do Saxon também viriam no Brasil, mas não foi desta vez ( afinal, conciliar as agendas não é fácil ). Entretanto, o Avantasia ao vivo não é o mesmo que no estúdio e ainda assim, um time respeitável com alguns dos melhores nomes do Heavy Metal.

   O espetáculo estava seguindo todos os passos de seu cronograma com perfeição, ou seja, ponto para a Free Pass, ao HSBC Brasil e todas as equipes envolvidas, pois conforme o horário programado para o início da apresentação ( às 22:00hs ) eis que ecoa em alto e bom som os acordes de Also Sprach Zarathustra ( Theme From "2001: A Space Odyssey" ), que arrepiava e dobrava a nossa curiosidade em (re)ver o Avantasia.

    Como manda o figurino Tobias Sammet é o último a entrar no palco trajado com uma vestimenta quase que militar e com uma cartola para dar início ao show com Spectres ( do novo The Mystery Of Time ) e não é que a canção deu um impacto bem forte nos fãs que vieram de vários estados do país ( no meu lado tinha um casal carioca e muitos do sul ), pois todos cantaram os versos com o vocalista com firmeza. E neste momento percebia-se que o show prometia e muito. No final recebemos um "Good Evening" de Tobias Sammet que levou em troca vários "ei..ei..ei.." marcando a intensidade nos corações de cada um de nós.

    Também do disco novo, The Watchmakers' Dream com uma introdução igual ao cd feita por Miro Rodenberg nos teclados cantada em parceira com o excelente guitarrista Oliver Hartmannn, que mostrou o vigoroso potencial de sua voz junto a Tobias Sammet, que nos emocionou significativamente, e esta com sua linhagem Power Metal foi muito bem recebida pelos fãs que a cantaram euforicamente.

    Depois de um começo explosivo do novo álbum, hora de retornar ao ano de 2008 com Lost In Space Part I na mais lenta The Story Ain´t Over e receber o primeiro convidado nos vocais: Bob Catley, que a cantou de forma mágica ao mexer suas mãos e exibir seu grande carisma ao dividir os vocais com Tobias Sammet. E óbvio, isso resultou em uma multiplicação da felicidade dos fãs. Bob Catley sabia agitar com a plateia dizendo "Sing" nos pontos chaves da música e quem brilhou também foram Thomas Rettke e Amanda Somerville nos backings ( aliás, a loura estava com uma garra incrível no show ).

    Bob Catley foi muito ovacionado pelos fãs, nos elogia dizendo que somos simplesmente "fantastic" e então anuncia longa The Great Mystery do novo The Mystery Of Time, que começa de forma mais lenta e recebeu muitas palmas no ritmo e a dupla dividiu os vocais para a tornar uma eletrizante e pentetrante canção do Avantasia. Com seu cativante refrão, não teve como não cantar com a banda e enalteço também o solo de Sascha Paeth ( com camisa do lendário Frank Zappa ) na guitarra e o estilo aplicado por Miro Rodenberg nos  teclados. E claro, seu final épico foi idêntico ao cd, mas com a força que a música ganha com um HSBC Brasil repleto de 'fãn-náticos' seguidores.

    Nos acordes da instrumental Prelude ( do Metal Opera I de 2001 ) a galera intensificou o "Olê..Olê..Olê...Kiske...Kiske" e assim que a rápida Reach Out For The Light iniciou... o exímio Michael Kiske - com uma jaqueta de couro - veio ao palco em uma magnífica sequencia de iluminação e ele assume o comando, canta com todo o grandioso potencial que tem junto a Tobias Sammet para delírio de todos que lembram dele no Helloween.

    Com o nome gritado quase que sem parar ele agradece a galera enquanto Tobias Sammet fica como um anfitrião contente e também elogia o vocalista, que enfatiza dizendo que o show é do Avantasia. Depois de um breve discurso dizendo que neste ano fazem 10 anos do debut da banda, o líder Tobias Sammet anuncia outra do Metal Opera I com Breaking Away, que prossegue a participação de Michael Kiske e seus potentes agudos, que contou com solos de muita habilidade da dupla Hartmann/Paeth em suas guitarras Gibson.

    Dizendo que "Toda vez que tocamos em São Paulo, vocês são absolutamente fantásticos", Tobias Sammet introduz o - até então - backing vocals Thomas Rettke ( que lembra muito o Merle do seriado The Walking Dead ) para que este cante a melodiosa Scales Of Justice do The Wicked Symphony ( de 2010 ) com uma atitude e presença de palco que surpreenderam quem não o conhecia. E esta o ex-Heaven Gate cantou com precisão sozinho e fez uma versão da música gravada pelo ícone Tim Ripper Owens, que não só agradou com garantiu a vibração dos fãs.

Roubando a cena

    Sabe aquela história de roubar a cena? Então foi isso que Eric Martin do fez assim que iniciou os vocais de What´s Left Of Me ( gravada por ele no The Mystery Of Time ). Ao princípio ele cantou sentado e depois veio a frente do palco com toda sua experiência acumulada nos anos à frente do Mr. Big para dividir os vocais com Tobias Sammet, e isso com Miro Rodenberg no teclados fazendo o alicerce para que a balada nos encantasse ainda mais.

    Como a ideia era que cada um dos convidados especiais cantassem duas músicas na sequencia, Eric Martin ficou no palco, falou bastante, brincou e perguntou se estava falando muito. Isso rendeu um “Não, não... eu te amo”, dito por Tobias Sammet. O frontman do Mr. Big completou dizendo que gosta muito do Brasil e com uma certa irreverência durante suas falas ele cantou em seguida a Promised Land do Lost In Space II ( de 2007 ). Deu para sentir que ele foi outra boa escolha e que ficou totalmente à vontade no Avantasia, mesmo em uma canção que não é Hard Rock como costumeiramente vocaliza.

    Em seguida, os acordes já denunciaram uma das músicas que mais aprecio da carreira do Avantasia, e pelo que presenciei não só eu, pois assim que The Scarecrow ( título do álbum de 2008 ) apareceu o coro dos fãs foi enorme e a reação com a fervorosa atuação da banda foi de muitas palmas. Nessa música quem dividiu os vocais com Tobias Sammet no estúdio e algumas vezes ao vivo é o excelente Jorn Lande, mas desta vez ele não veio e coube ao ilustre Oliver Hartmann fazer as partes do norueguês sem dever nada para ele, seja nos trechos lentos ou nos acelerados ( e detalhe... ele ainda tocou a guitarra com muita habilidade ). Quem também teve seu destaque nesta foi Sascha Paeth, que fez um solo de guitarra na medida e o citado Oliver Hartmann, que recebeu "a bola" de Sascha, deu continuidade ao solo  no mesmo nível. São em momentos assim que ver uma banda ao vivo faz toda a diferença.

    Após grande entusiasmo musical, a responsabilidade aumentou e para aplacar a nossa sede seria necessário uma eletricidade maior. Claro que isso não é problema para o Avantasia e Tobias Sammet pergunta se conhecemos o álbum, se estamos cansados e anuncia uma "fast song" na veloz Shelter From The Rain ( também do The Scarescrow ), que contou com Michael Kiske em alguns trechos Bob Catley em outros subindo ainda mais a categoria do show.

    Miro Rodenberg inicia em seus teclados um dos momentos mais bonitos do show na execução da emocionante In Quest For do Metal Opera II ( de 2002 ), que o vocalista do Magnum também cantou sentado os primeiros versos para Tobias Sammet ( também sentado ) continuar e lógico, cada um dos presentes acompanham felizes da vida o refrão. Momento único e marcante seja para os músicos ou para os fãs.

    Para a canção que intitula um dos dois álbuns de 2010 do Avantasia, foram convocados vários dos convidados que pegaram o pique positivo da anterior, pois suas linhas épicas de batalha focam o que de melhor a banda já gravou e com praticamente quase todo o time reunido no palco. Deste modo, Bob Catley canta seus primeiros versos dividindo as outras partes com Oliver Hartmann e Thomas Rettke ( que veio à frente do palco ) desta maneira acrescendo a intensidade do show, que nesta teve direto a uma participação mais direta da diva Amanda Somerville, que também a oportunidade de mostrar que é uma grande frontwoman exalando sua sensualidade e simplicidade ao participar. Lógico que mais uma vez os fãs entraram novamente em delírio coletivo e quem também novamente brilhou foi Sascha Paeth nos solos melodiosos de guitarra.

    Heavy Metal quando é bem feito é bom em qualquer sub-estilo que seja e o Avantasia não lota onde se apresenta a toa, tanto que mesmo apresentando uma canção como Lost In Space, título dos Ep´s de 2007 e presente também no The Scarescrow, que é mais "Pop" e foi devidamente anunciada por Tobias Sammet, que voltou após seu breve descanso e saiu perguntando antes se gostamos da formação do Avantasia 2013 ( N.E.: pergunto exclusivamente a quem estava lá no HSBC Brasil... você é capaz de dizer que não gostou? ). Ele antes de cantar a música frisou que os ingressos estavam esgotados num show de Metal em um sábado a noite e complementou: "Não vamos embora até que vocês estejam completamente satisfeitos". E durante a execução de Lost In Space, que foi aclamada pelos fãs, quem dividiu os holofotes com maestria foi Amanda Somerville reluzindo seu talento junto ao líder do projeto.

    Com Eric Martin e Tobias Sammet eletrizando a plateia com outra ótimo belo Power Metal presente em Savior In The Clockwork, outra do novo trabalho da banda, cujo maiores destaques foram os solos de guitarras de Sascha Paeth e Oliver Hartmann, isso sem contar a pegada do baterista Felix Bohnke que abusou de seus pratos. O interessante é que mesmo nas longas canções como esta, a energia do show não diminui em nada, muito pelo contrário, foi uma execução soberba da música.

    Stargazers do cd Angel Of Babylon marcou mais uma incrível atuação de Michael Kiske com seus vocais agudos cheios de feeling, que foram divididos com Oliver Hartmann e Thomas Rettke ( aliás, o cara fica na dele nos backings, mas quando vem frente prova porque é um baita vocalista ) e também do guitarrista Sascha Paeth, que deu uma roupagem excelente à música.

    Desta vez Tobias Sammet deixou seus convidados assumirem com precisão o comando do show mais uma vez, o que me lembrou quando vi Ringo Starr e sua All Starr Band ( confira aqui ), pois o ex-Beatle também deixa os ilustres amigos assumirem o destaque do show, e seja no time de Ringo ou de Tobias, assistimos com isso à shows perfeitos.

    Eric Martin volta ao palco e mostra seu mérito, seu carisma, seu bom humor e prossegue elogiando Sascha Paeth e Oliver Hartmann extraindo sorrisos de todos. Desta forma ele entoa com os "ôôôôôô....ôôôôôô" de Twisted Mind ( do cd The Scarescrow ) e cantar uma música imortalizada pela atuação de Jorn Lande só mesmo um vocalista do porte dele, ainda mais depois de inflamar plateia como ele fez. E te digo caro leitor(a), Tobais Sammet, Eric Martin e todos os outros fizeram uma sonzeira que nos fez até esquecer do vocalista norueguês, a pegada do Avantasia ao vivo é melhor que no estúdio, por mais difícil que possam ser as canções desta Metal Opera.

    Eric Martin inclusive deve estar adorando participar do Avantasia, afinal, ele está cantando outro estilo significativamente diferente do seu, se divertindo bastante e compartilhando isso com cada um de nós, pois contou piadas, declamou Shakespeare e brincou ao dizer para Tobias Sammet: "Temos que ir pra casa" e este: "Vamos para a Colômbia" e então fechar o diálogo falou: "Vamos para o hotel beber vinho no seu quarto".

    Porém, ele completou dizendo que estava cansado "morrendo.. morrendo por um anjo", com a 'deixa dada' Eric Martin canta Dyning For An Angel ( que no cd The Whicked Symphony conta com a voz do inigualável Klaus Meine ) e esta enorme carga positiva que a canção passa finalizou a primeira parte do show em grande estilo. A resposta dos fãs foi de gritarem sucessivamente "Mr. Big... Mr. Big..." e antes de sair Eric Martin falou: “Foi maravilhoso estar com o Mr. Big aqui no Brasil, mas este aqui é o Avantasia!” e Tobias Sammet se curvou agradecendo o gesto.

Grand Finale como se espera

    Durante o tempo que as luzes ficaram apagadas todos aos gritos cantaram o refrão da canção Avantasia, homenageando a banda e solicitando o seu retorno, que ao contrário dos alemães Michael Schenker e Uli John Roth que na semana anterior no mesmo HSBC Brasil frustraram seus seguidores por não tocarem um set programado juntos, o gran finale do Avantasia estava garantido e era mais que merecido. Imagino a banda nos bastidores ouvindo seus fãs e a volta não poderia ser melhor com a execução de Farewell do Metal Opera I, que fez todos balançarem suas mãos, aplaudirem e berrarem o "ôôôôô...ôôôô..ôôôô" no ritmo da balada.

    Tobias Sammet aplicou vertiginosas doses de emoção junto a Amanda Somerville, que entrou desfilando sua beleza, simpatia e ainda duelando nos vocais com ele resultando em um coro enorme por todo o HSBC Brasil. Vale dizer que a vocalista nos excitou ainda mais ao agitar a bandeira do Brasil. Na hora dos agudos de Farewell Michael Kiske entrou gritando como nunca e mostrou que o bis seria mesmo inesquecível.

    Inclusive Michael Kiske agradeceu a olhos claros por Tobias Sammet recolocar ele novamente na cena Heavy Metal, afinal graças ao show de 2010, que hoje temos o Unisonic e o vocalista em grande fase novamente. Com o líder do Edguy extremamente feliz, chegar a a hora de ser apresentada a grandiosa Avantasia ( do Metal Opera I ) cantada por Amanda, Michael, Thomas, Oliver, cada um um trecho para que nosso contentamento fosse ainda maior.

    O principal vocalista fala que já foram três horas de show e pergunta: "Querem mais? Vocês são bravos o bastante pra aguentar a faixa mais longa e sofisticada do "Metal Opera"?", e obtendo a um alucinante "sim" de resposta The Seven Angels do Metal Opera II foi tocada com todos os seus 15 épicos minutos ( tais quais muitos Progressivos dos anos 70 ) em uma interação esplêndida entre cada um deles no palco e nós na plateia. É praticamente impossível destacar um músico especifico neste magnífico momento, pois eles deram o melhor de si, mesmo com o longo tempo do espetáculo, mas, que foram atuações extasiantes... ahh foram.

    Se acabasse aí eu me daria por muito satisfeito e acredito que a maioria também, mas como o Avantasia estava fazendo apenas uma única apresentação no Brasil, o show deveria ser deslumbrante e Tobias Sammet enfatizou que não sabe se acontecerá outra tour ( sei... já escutei essa história faz tempo... ), porém, se houver São Paulo será agraciada com o espetáculo novamente, que além de um som devidamente regulado contou também com um gigantesco backdrop com a capa do álbum The Mystery Of Time, uma iluminação que interagiu seja com os fãs e os músicos fazendo a diferença para que a sensação fosse ainda maior.

 

    Complementando seu discurso, ele disse que todos conheciam a próxima música e as primeiras notas de Sign Of The Cross ( do Metal Opera I, que não podia ficar de fora ) vieram à tona, mas antes Tobias Sammet apresenta um por um dos seus amigos, o primeiro foi o baixista Andre Neygenfind, que puxa um trechinho de Heaven & Hell do Black Sabbath, depois o falante vocalista continua sua caminhada e apresenta as "beatiful ladies" dos backing vocals para risos de fãs e do excelente Thomas Rettke.

    O andamento feito pelo excelente baixista caminha para Another One Bites The Dust do Queen ( com aplausos e assovios ) e Tobias apresenta a maravilhosa Amanda Somerville ( que esteve nos três shows do Avantasia no Brasil ) seguido por Felix Bohnke ( dizendo que é o melhor baterista do mundo ), Miro Rodenberg ( elogiando que graças a ele, a orquestra que ouvimos no palco foi possível ), Oliver Hartmann ( rasgando elogios por sua atuação nos vocais, backing e guitarra ), Sascha Paeth ( dizendo que graças a ele a banda pode entrar em turnê ). E coube ao guitarrista Oliver Hartmann ressaltar a importância de Tobias Sammet e este foi aclamado por todos no HSBC Brasil.

    Depois de todas os agradecimentos e apresentações Sign Of The Cross finalmente tocadam a soberba versão com os três nobres vocalistas ( Bob Catley, Eric Martin e Michael Kiske ) juntos aos demais membros da constelação de estrelas que é o Avantasia para glorificarem a histórica apresentação de Heavy e Power Metal que tivemos nesta noite de sábado em São Paulo.

    Final apoteótico de um dos melhores shows do ano no Brasil, que enquanto eles se despediam da plateia foi tocado o sample de Cry Just A Little e nós sensivelmente felizes. Se em breve o Avantasia retornar ao Brasil é mais que certo que estaremos lá.

Texto: Fernando R. R. Júnior
Fotos: Makila Crowley e Alexandre Cardoso
Agradecimentos à Heloísa Vidal e a Free Pass pela atenção e credenciamento e também para Cristiane Baptista do HSBC Brasil.
Julho/2013

Set List Avantasia

1 - Also Sprach Zarathustra (Theme from "2001: A Space Odyssey")
2 - Spectres
3 - The Watchmakers' Dream
4 - The Story Ain't Over
5 - The Great Mystery
6 - Prelude
7 - Reach Out For The Light
8 - Breaking Away
9 - Scales Of Justice
10 - What's Left Of Me
11 - Promised Land
12 - The Scarecrow
13 - Shelter From The Rain
14 - In Quest For
15 - The Wicked Symphony
16 - Lost In Space
17 - Savior In the Clockwork
18 - Stargazers
19 - Twisted Mind
20 - Dying For An Angel
Encore:
21 - Farewell
22 - Avantasia
23 - The Seven Angels
24 - Sign Of The Cross
25 - Cry Just A Little

Voltar para Shows