Emmerson Nogueira
Abertura: Gleison Túlio

 Quarta-feira, dia 22 de maio de 2013
no Teatro Bradesco em São Paulo/SP

    Emmerson Nogueira, o músico mineiro autodidata de Belo Horizonte, que já tem mais de dez anos de carreira percorrendo todo o Brasil executando clássicos do Rock em formato acústico, voltou a São Paulo no Teatro Bradesco. Comparecemos ao show para conhecer o trabalho do músico e sua banda e ver como se apresenta ao vivo, já que carrega multidões em seus shows e lançou em 2010 o DVD Ao Vivo Vol 2, cuja divulgação ainda continua. Sem radicalismos ou preconceitos vamos retratar como foi sua apresentação no belíssimo Teatro Bradesco.

    Como tradição da casa, ou em qualquer teatro ao redor do mundo, a partir dos 15 minutos que antecedem a apresentação, sinais sonoros seguidos do tempo restante ao início da mesma, sempre dão um destaque maior, criando um certo charme e elegância, mesmo se tratando de um show de Rock'n'Roll.

Gleison Túlio

     Um convidado de Emmerson Nogueira foi responsável por abrir o show, se tratava do também músico mineiro Gleison Túlio, que na definição pura de músicas em voz e violão começa com Men At Work e o sucesso Down Under, seguida por uma versão de With Or Without do U2, gravado no clássico álbum The Joshua Tree e que por sinal ficou bem diferente da original, porém numa ótima versão com uma batida tribal, já que o músico além de tocar violão, usava o instrumento para também fazer batidas deixando bem mais interessante a música dos irlandeses.

    A música seguinte foi um dos maiores clássicos do Queen e sucesso por todos os músicos que trabalham na versão voz e violão, Love Of My Life tocada exatamente a versão do álbum ao vivo Killers, incluindo as frases que Freddy Mercury chamava o público e na sequencia um medley do Pink Floyd com músicas do clássico The Wall ganhando toda a plateia.

    Gleison Túlio, após o medley resolve explicar ao público como seus pedais gravavam alguns riffs dando a impressão de vários instrumentos, e assim com uma belíssima versão de Viva La Vida do Coldplay terminou a rápida, porém, eficiente apresentação.

    Muito interessante o trabalho deste músico, e em sua página oficial  pode se fazer o download de vários álbuns. Fica a dica para quem aprecia esse tipo de versões a voz e violão, além é claro do talento de Gleison Tulio, que realmente impressiona e isso, sem contar sua qualidade técnica.

Emmerson Nogueira

    Chegava a hora de conhecer a banda, ou responsável por levar o estilo "barzinho e violão" ao mainstream com milhões de álbuns vendidos, plateias 'sold out' por todo o Brasil. Emmerson Nogueira vem ao palco do Teatro Bradesco trazendo os primeiros acordes de Take The Long Way Home do ícone do Rock Progressivo Supertramp, começando de maneira espetacular e já mostrava a produção que o músico tem em seu palco comparando com outro grande músico, pois dois dias antes tinha assistido o Steven Wilson no mesmo local ( confira matéria ), porém as luzes e produção de palco de Emmerson Nogueira impressionaram bastante.

    Eu creio que a qualidade técnica de todos os músicos seja desnecessário mencionar nesta resenha, entretanto, Emmerson Nogueira lembra dos seus doze anos de carreira e com muita chuva na cidade, o Teatro Bradesco estava praticamente com todas suas dependências tomadas. E este grande público recebeu um belíssimo cover de Africa do Toto, que está no seu set list desde que a gravou no seu álbum Versão Acustica 2 e em seguida Breakfast in America, outra do Supertramp com participação ativa da plateia no refrão ( a parte do "na na na.." ) neste clássico do Rock Progressivo.

    A próxima ele avisa que homenageará o famoso Clube da Esquina de Belo Horizonte/MG, que revelou músicos mineiros como Lô Borges, Milton Nascimento, entre outros, fazendo um belo medley intercalando com os sucessos da banda América com música vindas deste Clube mineiro numa versão bem interessante.

    Depois viria um verdadeiro passeio pelos anos 60 começando com  o clássico Mrs. Robinson da dupla Simon & Garfunkel seguido por Kayleigh, clássico absoluto do Marillion, ( que inclusive tive oportunidade de ver executado pelos seus criadores, confira resenha ), o show de Emmerson Nogueira sofreu uma queda de qualidade ( na minha opinião ) com uma versão da banda que eu considero o Restart dos anos 80 com Eu sei do Legião Urbana, banda essa tão em modinha hoje em dia com dois filmes lançados, que correspondem a sua história.

    A volta aos clássicos foi muito bem com Mercedes Benz da eterna cantora Janis Joplin e antes da próxima música Emmerson Nogueira apresentou sua banda que conta com o pianista Flavio Grilo, o baixista Fabio Ferreira, o baterista Zé Mario, o violonolista Marcos Falcão e a bela vocalista Vanessa Farias, aliás, esta última foi muito bem aplaudida e o Emmerson Nogueira brincou porque sempre ela era a mais aplaudida nos shows e então começaram outro pout porri dessa vez homenageando Peter Frampton com o clássico Show Me The Way passando por Primeiros Erros do Capital Inicial e terminando com Me Chama do cantor Lobão.

    Creedance Clearwater Revival, uma das bandas que mais gosto também foi lembrada e teve sua versão com Proud Mary cujo grande destaque vai para os vocais de Vanessa Farias. Era então chegada a hora dos convidados da noite e sob regência do maestro Luis Coimbra e sua Orquestra de Cordas recebemos de Emmerson Nogueira e banda outro clássico do Queen com I Want To Break Free, numa versão que, com a presença da orquestra ficou bem interessante.

    Depois um solo de viola que não gerou grande entusiasmo, pois ele poderia tocar outras versões de músicas famosas que gravou em seus álbuns, Emmerson Nogueira faz algumas piadas com o jeito mineiro de ser e volta em grande estilo com Shine On Crazy Diamond do Pink Floyd, que foi seguida pela belíssima Wish You Are Here ( que claro que vocês sabem de quem ) e Hotel California do maravilhoso Eagles, numa trinca matadora que fez os presentes no Teatro Bradesco responderem aplaudirem bastante. Para terminar a primeira parte foi a vez do clássico do The Police, a Every Breath You Take e também You´re So Beatiful do Joe Cocker e You Got A Friend de James Taylor, que juntas deixaram todos contentes e fizeram Emmerson Nogueira e banda serem extremamente bem aplaudidos antes de saírem do palco.

     Sem esperar muito,  todos de voltam ao palco e Emmerson Nogueira convida para o palco o músico que abriu seu show: Gleison Tulio para juntos tocarem Sweet Home Alabama, um dos maiores clássicos do Lynyrd Skynyrd e a Open Your Eyes do Snow Patrol ( banda que também realizei a cobertura de sua passagem por São Paulo para o Rock On Stage, confira como foi ) e a reação dos fãs foi de mais uma vez aclamar Emmerson Nogueira neste encerramento do show.

 Certamente um set list com clássicos do Rock chama público e facilita as coisas, ainda mais com a presença de músicos virtuosos como vi nesta noite, ainda mais sem marketing em cima, afinal, todos os outros que foram na mesma linha de Emmerson Nogueira quando este surgiu acabaram sumindo pela estrada e ele continua, como enfatizei no começo desta resenha, lotando teatros por todo Brasil e fazendo lembrar que clássicos do Rock devem ser acompanhados com um bom uísque e foi o que fiz resenhando esse show.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos para
Michele Menegatti do Teatro Bradesco
pela atenção e credenciamento
Julho/2013

 

  

Set List 

1 - Take Long Way Home
2 - Africa
3 - Breakfast In America 
4 - Medley ( Clube da Esquina/America )
5 - Mrs. Robinson
6 - Kayleigh
7 - Eu sei
8 - Mercedes Benz
9 - Show Me the Way / Primeiros Erros / Me Chama
10 - I Want To Break Free
11 - Instrumental na Viola
12 - Shine On You Crazy Diamond / Wish You Are Here / Hotel California
13 - Every Breath You Take
14 - You Are So Beautiful
15 - You Got A Friend

 Bis
16 - Sweet Home Alabama
17 - Open Your Eyes

Clique aqui e confira uma galeria com 137 fotos dos shows
de Emmerson Nogueira e Gleison Túlio no Teatro Bradesco em São Paulo/SP

Voltar para Shows