Eluveitie
Sábado, dia 2 de fevereiro de 2013
no Via Marquês em São Paulo/SP

    Pela terceira vez no Brasil, a banda que mais vem ganhando popularidade em nosso país e divulgando o maravilhoso álbum Helvetios, o Eluveitie volta ao Brasil também no começo do ano ( confira aqui como foi o show em 2012 ), porém desta vez em uma pequena turnê com participação inclusive no Motorcycle Rock Cruise, que também contou com Bruce Kullick e Marky Ramone's Blitzkrieg.

    E para tristeza do público paulista, pelo segundo ano seguido, a vocalista Anna Murphy teve um grave problema de saúde e não participou da turnê. Relembrando que no ano passado a vocalista não teve voz para cantar no show de São Paulo.

    Outro detalhe importante para se comentar é assim como o Soufly ano passado ( confira cobertura ), o evento aconteceu graças ao Crowdfunding onde os fãs adquiriram cotas, para que a banda fizesse o show e como prêmio puderam participar de um Meet & Greet, que ocorreu no dia do show um pouco antes do espetáculo.

 

    O show estava previsto para início às 20h30min, entretanto, a banda somente subiu ao palco uma hora depois, após a apresentação de uma encenação de uma batalha Viking do Ordo Draconis Belli, que  tem feito parte da maioria dos shows desse estilo por aqui, e divertiu boa parte do público.

    Após este confronto, com o público já ansioso e inquieto para o show que estaria por vir, a banda comandada por Chrigel Glanzman no vocal subiu ao palco ao som de Prologue, e claro que o Via Marquês nesse momento já se exaltava com o começo da apresentação. Completando o line up da banda tínhamos Kay Brem no baixo, Ivo Henzi e Rafael Salzmann nas guitarras, Meri Tadic no violino e backing vocal, Merlin Sutter na bateria e Patrick Kistler na gaita de fole, flauta.

    Helvetios, música título do último álbum ensandeceu a Barra Funda, seguida por Luxtos e então Chrigel explica o que na verdade todos já sabiam que, Anna Murphy, estava ausente da turnê ( era o segundo ano que não cantaria em São Paulo, já que no show de 2012 ela estava completamente sem voz ) pois estava na Suíça ainda internada no hospital se tratando para se restabelecer. Home e Santonian Shores foram tocadas e na sequencia correta do último álbum Helvetios agradando a todos, já que se trata de um dos melhores cd da banda.

    A nova e devastadora Meet The Enemy continuou o set e o público foi acompanhando com palmas. Divulgando muito bem o novo disco, a banda apresenta mais cinco músicas dele na sequencia, sendo elas "Havoc", "The Uprising", "Hope", "The Siege" e "Uxellodunon",  confirmando que o Eluveitie ao vivo impressiona muito com uma qualidade muito próxima das gravações em estúdio e com todos os músicos literalmente detonando no palco.

    Mas, era visível o cansaço da banda, pois tinham atracado na mesma manhã em Santos/SP vindos do cruzeiro Motorcycle Rock Cruise. O vocalista Chrigel agradece a todos pelo caloroso carinho que estavam recebendo na turnê e se despedem do público terminando assim a primeira parte do show, isso com um pouco mais de quarenta e cinco minutos de espetáculo.

    Rapidamente a banda volta ao palco com Otherword, e dois petardos de não deixar ninguém parado e fazer o circle pit, que até tiveram bem poucos nesse show, Everything Remains ( As It Never Was ) e Thousandfold, que foi dedicada ao Fã Clube Elluveitie Brasil, ambas são de seu penúltimo álbum, lançado em 2010, o excelente Everything Remains ( As It Never Was ).

    Chrigel então surpreende a todos e entrega um colar que estava usando para uma fã, pedindo que nunca esqueçam da banda. pois eles jamais esquecerão o público de São Paulo. Lament do primeiro álbum Vên de 2003 e Divico, a inédita da coletânea The Early Years, que foram até mornas em relação as outras músicas do set.

    Então veio minha grande surpresa da noite Inis Mona do Slania, estava no set list, diferente do ano passado que pela impossibilidade de Anna Murphy cantar aquela noite, não foi tocada em São Paulo, mas desta vez sim e com direito a uma bandeira do Brasil na gaita de fole. A reação do publico foi cantar em uníssono com ele e homenagear  a cantora no momento mais emocionante do Eluveitie, Tegernakô do álbum Spirit ( de 2006 ), terminando uma brilhante apresentação, que mesmo pelo cansaço visível dos músicos a empolgação foi uma das melhores já vistas na casa.

    Um showzaço, assim como do ano passado, e mesmo cansados, os músicos do Eluveitie deram a impressão que isso não os prejudicou, pois a simpatia, carisma, talento aliados a qualidade técnica realmente nos marcaram. O público que certamente apoiará toda vez que a banda vir para o Brasil e certamente, novamente fará  que o show do Eluveitie seja um evento quase que mandatório, pois acaba não sendo um concerto de Rock apenas, e sim um grande encontro de amigos.

Elluveitie Really Rocks. "Thanks you my friends."

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos para Damaris Hoffman
 pela atenção e credenciamento
Fevereiro/2013


Set List Eluveitie

1 - Prologue
2 - Helvetios
3 - Luxtos
4 - Home
5 - Santonian Shores
6 - Meet The Enemy
7 - Neverland
8 - Havoc
9 - The Uprising
10 - Hope
11 - The Siege
12 - Uxellodunon

Encore:
13 - Otherworld
14 - Everything Remains As It Never Was
15 - Thousandfold
16 - Lament
17 - Divico
18 - Inis Mona
19 - Tegernakô

Galeria de Fotos do Eluveitie

Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP Folk Fest com o Eluveitie no Via Marquês em São Paulo/SP

Voltar para Shows