Fúria Metal Festival com Suicidal Angels
Abertura: Guillotine, Leviaethan e Bywar
Sábado, dia 12 de janeiro de 2013
no Hangar 110 em São Paulo/SP

    "Abrem as cortinas e começa o espetáculo" - a célebre frase do narrador Fiori Giglioti se encaixa muito bem, pois o primeiro show do ano internacional foi no renomado e reconhecido ponto de Rock do Brasil conhecido como Hangar, localizado bem próximo ao Metro Armênia, na capital e portanto, de fácil acesso.

    O Suicidal Angels, banda grega que vem ganhando reconhecido prestígio, principalmente após o lançamento do seu excelente cd Bloodpath, lançado em 2012, a banda veio para uma turnê na America Latina que passou por Curitiba/PR, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, porém tendo sua data em Porto Alegre/RS cancelada.

    Além da banda Suicidal Angels teríamos como convidados as bandas Bywar, Guillotine e Leviaethan que faziam desta noite um verdadeiro encontro de gigantes do Thrash Metal.

Guillotine

    Com o público ainda entrando na casa, a primeira banda que subiu ao palco foi a Guillotine, vinda do ABC e segundo amigos da imprensa tocaram as músicas "Terminator", "Appaling Night", "Human Aliens", "Metal In The Vane" e "Trashing The Posers". Foi uma apresentação bem curta, porém, a banda mostrou seu trabalho e que podem muito bem galgar postos maiores no Metal nacional, pois a apresentação se encaixou perfeitamente com uma boa presença de palco e empolgação entre os - ainda poucos - fãs presentes, que pela chuva, infelizmente, acabei perdendo quase que a totalidade da brilhante apresentação.

Leviaethan

    Chegava a hora de São Paulo rever uma das maiores lenda de Thrash Metal do Brasil, que esta comemorando 20 anos do clássico álbum Smile, lançado pela Rock Brigade Records, e que a banda de forma independente relançou em formato cd, e lá estavam Flavio Soares, baixo, Ricardo "Ratão" na bateria, Denis "Blackstone" Goulart e Manoel Rodrigues nas guitarras, que sobem ao palco já com o clássico The Last Super

    E na segunda, outro clássico, Echoes From The Past e podemos ver o então vocalista, que segundo ele acabou aprontando no ano novo e estava com o braço engessado, por conta disso, tínhamos o  baixo executado por um dos guitarristas, sendo assim bem estranho ver o grande baixista que é, apenas como vocal e literalmente não saber o que fazer com as mãos, já que estava numa situação completamente atípica no palco, então continuando a comemoração do clássico álbum Smile tivemos A.I.D.S.

  Flavio Soares então lembra do segundo álbum da banda, que terá seu lançamento em cd em março próximo e tocam o título do segundo álbum, a potente Disturbed Mind. Terminando a brilhante apresentação, eles emendam duas novas, que estarão no novo álbum do Leviaethan a ser lançado ainda esse ano, sendo dois petardos The Time Has Come e Hell Is Here, com direito a uma pequena performance teatral do batera Ratão em uma das partes da música. Como diriam nos Pampas, "mas Bah...Baita apresentação...." . Tomara que a banda volte mais vezes a tocar em São Paulo, pois fizeram o de sempre... impressionaram.

 Set List Leviaethan

1 -The Last Supper
2 - Echoes From The Past
3 - A.I.D.S.
4 - Disturbed Mind
5 - The Time Has Come
6 - Hell Is Here


Bywar

    Chegava a vez da estreia da banda Bywar como um "power trio" com Adriano Perfetto nas guitarras e vocais, Hélio Patrizzi no baixo e Enrico Ozio na bateria, que sobem ao palco e de cara impressionam com Poltergeist Time do álbum Abduction, lançando em 2011, seguida por The Twin Of Icon, do hoje distante álbum Heretic Signs de 2003.

    A banda é muito boa ao vivo com algumas performances do guitarrista e do baixista juntos que deixaram o show bem mais agitado e interessante, como pude perceber nas execuções de Broken Witchcraft  do primeiro álbum Invincible War de 2002 e The "Hole" Grail ( outra do Heretic Signs ), que mantiveram a pegada forte, que era quase como um trator passando por todos, dada a agitação e perfeição que as músicas eram tocadas.

    Caso a banda tenha entrado nervosa pelo primeiro show como trio, isso passou desapercebido, pois o que se viu foi o mais que competente Thrash Metal do Bywar em um impecável show.

    Terminaram de maneira direta, agradecendo as bandas e à oportunidade de tocar no festival com a trinca Stranded In Dark Zone do Twelve Devil´s Graveyards de 2007, Herectic Signs - título do álbum de 2003 e Trashers Return do split Thrashing War de 2008.

Set List Bywar

1 - Poltergeist Time
2 - The Twin Of Icon
3 - Broken Witchcraft
4 - The Hole Grail
5 - Stranded In Dark Zone
6 - Heretic Signs
7 -  Thrashers Return

 

    Como foi bom ver grandes bandas nacionais, neste dia, foram três do melhor quilate possível, literalmente detonando, mostrando que mesmo sem fazer muitos shows no ano, como é o caso de quase todas as bandas deste festival.

    Ficou mais claro ainda, o quanto temos bandas nacionais com talento, que deveriam ser convidadas para vários festivais eventos, que recebessem um público de casa cheia sempre. Infelizmente, temos a cultura de jamais valorizar o que é feito em nosso país. Uma lástima.

Suicidal Angels

    Chegava a hora de vermos os gregos do Suicidal Angels, uma das revelações do Metal Europeu junto com Scarlet Anger, que vem ganhando popularidade a cada dia que passa, e assim como foi em nossa entrevista ( confira aqui os detalhes ) em que prometeram um show para "Trashero" nenhum botar defeito, a banda cumpriu o prometido entrando de cara com uma intro com músicas populares gregas emendada pela potente faixa título do álbum Bloodbath, simplesmente devastadora.

    Em seguida, Bleeding Holocaust, do fortíssimo álbum Dead Again e aí confirmava o caos com o guitarrista e vocalista Nick Melissourgos esbanjando carisma e presença de palco, assim como toda a banda. Completando a formação do Suicidal Angels tínhamos o novo guitarrista Chris Tsitsis, Angel Kritsotakis no baixo e Orfeas Tzortzopoulos na bateria.

    Toda vez que o vocalista pedia a energia na galera, ele era atendido pelos fãs e assim como o Sepultura, que é uma de suas influências, eles mostraram que conhecem mais bandas do Brasil, como também o Krisiun, pois, vale dizer que o baixista do Suicidal Angels - Angel Kritsotakis - estava com uma camisa da banda gaúcha e tinham visto o show deles no dia anterior no SESC Pompeia ( confira cobertura ).

    Nick Melissourgos ia apresentando a música de acordo com a parte das letras com vocal um gutural e desta maneira... bradou "I Will be.....Reborn in Violence" para então executarem Reborn In Violence, que trouxe um dos melhores momentos do show com com essa grande música, que também faz parte do cd Dead Again de 2010.

    Voltando ao álbum Bloodpath eles tocaram Morbid Intention To Kill e com a massiva participação do público no refrão, Bleeding Cries do mesmo álbum com a mesma empolgação e com os músicos trocando de lado constantemente, não sendo nem um pouco parados no palco.

    Final Dawn do Dead Again e a primeira do álbum Sanctify The Darkness, a The Pestilence Of Saints junto como Torment Payback foram totalmente animais, e era muito interessante ver os 'stage diving', que se sucederam durante toda a apresentação, sem atrapalhar os músicos e algumas vezes, ora parabenizando pelo salto, ora entregando uma palheta ao fã que pulou, ou ainda pedindo para esperar o fã iniciar a música e fazer o 'stage diving' no ritmo da música. Falando em mosh, finalizaram a primeira parte da apresentação com a nova Moshing Crew.

    Na volta para o bis, eles agradecem o público insano que tiveram no Brasil e emendam duas faixas magistrais: Beggar Of Scorn ( outra do Dead Again ) e Apokathilosi ( presente no Sanctify The Darkness de 2009 ), terminando uma apresentação até rápida. Entretanto, o Suicidal Angels rapidamente sai dos camarins, atende a todos na pista e depois na porta do Hangar 110 fazem um Meet & Greet com os fãs, para as tradicionais fotos e autógrafos, já que o stand de merchandise vendeu muitos itens das bandas que colocaram a venda. Começo de ano magistral.

Texto e Fotos Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr. e a CP Management
pela atenção e credenciamento
Janeiro/2013

 


Set List Suicidal Angels

1 - Intro + Bloodbath
2 - Bleeding The Holocaust
3 - Reborn In Violence
4 - Chaos ( The Curse Is Burning Inside )
5 - Morbid Intention To Kill
6 - Bleeding Cries
7 - Final Dawn
8 - The Pestilence Of Saints
9 - Torment Payback
10 - Moshing Crew
Bis
11 - Beggar Of Scorn
12 - Apokathilosis

Galeria de Fotos dos shows do Suicidal Angels, Bywar e Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP

Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Suicidal Angels no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Bywar no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP Leviaethan no Hangar 110 em São Paulo/SP

Voltar para Shows