Hellish Rock Part II 2013 Helloween e Gamma Ray
Domingo, 1º de Dezembro de 2013
no Espaço das Américas em São Paulo/SP

    A primeira Hellish Rock, tour que reúne dois dos maiores nomes do Power Metal mundial aconteceu entre os anos de 2007 e 2008, e teve sua passagem pelo Brasil em 2008 ( confira matéria ), levando um grande público no Credicard Hall em São Paulo. Depois as bandas voltaram ao país isoladamente, o Gamma Ray em 2010 ( leia resenha do show em São Paulo ) e o Helloween com o Stratovarius em 2011 ( saiba mais aqui ). Vale dizer que o Helloween e Kai Hansen foram uma das atrações do Palco Sunset do Rock In Rio 2013 e fizeram com muito sucesso em um show eletrizante. E agora neste primeiro dia de dezembro, o Helloween e o Gamma Ray trouxeram na capital paulista a segunda parte da tour Hellish Rock para o Espaço das Américas em São Paulo e juntos garantiram um ótimo público no local.   

    O melhor desta 'brincadeira' é que ambas as bandas lançaram ótimos trabalhos de estúdio, o Helloween com o pesado Straight Out Of Hell de 2013 e o Gamma Ray com o To The Metal ( que foi o último de estúdio e eles já estão acertando os detalhes finais de Empire Of The Undead ), que também está mais pesado e menos Power Metal, aliás, as duas bandas realizaram shows muito mais voltados para o Heavy Metal que em vezes anteriores.

Gamma Ray

    Ao som da tradicional introdução Welcome ( do primeiro trabalho, o Heading For Tomorrow de 1990 ), Kai Hansen nos vocais e guitarra, Dirk Schlächter no baixo, Henjo Richter na guitarra e Michael Ehré na bateria ( em substituição a Dan Zimmermannm, que saiu em 2012 ), o Gamma Ray entrou no palco poucos minutos antes do horário previsto do inicio do seu show. Sorridente, Kai Hansen colocou todos no Espaço das Américas para pular e cantar ao som da Power Anywhere In The Galaxy do Powerplant de 1999.

    No final, soltou um "good evening São Paulo Brasil", a junção de carisma com a energia que esta primeira canção passou era a certeza de uma noite que ficaria marcada na memória de cada um dos fãs presentes. Depois foi a vez de Men, Martians And Machines, presente no Somewhere Out In Space de 1997, que foi tocada com uma dose de peso bem maior que podia esperar - que bom!!! - mais Heavy Metal, as guitarras de Kai Hansen e Henjo Richter foram soladas com bravura como devem ser, enfim, é maravilhoso quando vemos uma banda no palco afim de realizar um show excelente.

    Antes de continuar a contar, tenho que enaltecer também outros detalhes: som equalizado, o enorme backdrop da capa do EP Master Of Confusion e a ótima iluminação. The Spirit, do segundo disco Sign No More de 1991 prosseguiu com o show e tome um vigoroso solo de baixo de Henjo Richter em seu inicio e depois muitos solos de guitarras por parte de Henjo Richter e Kai Hansen, aliás este último está alcançando notas ainda mais poderosas em suas voz.  

    Aos gritos de "Gamma Ray... Gamma Ray!!!" Kai Hansen comentou: "domingão à noite e amanhã muitos trabalham, mas foda-se, hoje é dia de festa". E verdade seja dita, pelo menos mais de 90% do público trabalharia no dia seguinte ( eu incluso ), mas, a alegria de ter estado no show como estes dois supera qualquer cansaço no dia seguinte e o vocalista comentou sobre o novo álbum que deverá sair em março ( de 2014 ). Assim, ele anuncia a Master Of Confusion, que também possui um EP homônimo que foi lançado este ano, e meu amigo(a), já adianto pelo que assisti, tem mais um "discão" do Gamma Ray a caminho, pois, esta música provou que tem um poder muito grande de conquistar os fãs, ainda mais quando executada ao vivo, e não deu outra, todos cantaram com Kai Hansen.

    Em seguida o vocalista contou-nos sobre o incêndio que destruiu seu estúdio e enfatizou que o novo disco é muito bom ( em tempo, se as demais composições forem melhores ainda que esta, 'tamos feitos' ) e com sua quase inseparável guitarra ESP Flying V recebemos os primeiros acordes do clássico Rebellion In Dreamland do aclamado Land Of The Free de 1995 e nesta, a participação dos fãs foi intensa, afinal, estávamos diante de uma das melhores composições do Gamma Ray. Entretanto, o hino não foi tocado inteiro e teve a rápida Dethrone Tyranny do No World Order ( de 2001 ) executada, devidamente interligada em um medley matador.

   Sabe aquela história que se o show fosse até aqui já estaria satisfeito? Tudo bem, mas teve muito mais, a garra estava afiada e então hora de exibir mais do último cd To The Metal com a obscura e cadenciada Empathy, uma composição significativamente pesada, que manteve a vibração com destaque para os solos do guitarrista Henjo Richter. A outra deste disco executada na sequencia foi a Rise, que é um Power mais tradicional, ou seja, rápido, melodioso e repleto de solos de guitarras que ficaram ainda melhores ao vivo e envolveram os presentes.

    Depois, Henjo Richter realizou um curto solo enquanto Kai Hansen trocava sua guitarra, que caminhou para as conhecidíssimas notas de Future World ( que imaginava que seria tocada junto com o Helloween mais tarde ), porém, teve sua execução neste momento para um delírio coletivo dos fãs, que cantaram emocionados cada um dos seus versos com Kai Hansen. A lembrança do clássico Future World tocado com primor pelo Gamma Ray foi disparado um dos pontos altos da apresentação, que estava quase em seu final.

 

   E o vocalista fala novamente com os fãs: “Estamos aqui para celebrar o estilo de música que nos toca e nos faz esquecer todas as merdas da vida real. E qual é ele?" e óbvio que a resposta foi: "Heavy Metal" e então a cadenciada canção To The Metal - que intitula o álbum de 2010 - nos mostrou o seu pesado ar para que nós pudéssemos gritar seu título e as palavras "Heavy Metal" com a mesma força, intensidade e empolgação de quando ouvimos a Metal Gods do Judas Priest.

    Em seguida, eles saem rapidamente do palco, são ovacionados pelos fãs, que gritam incessantemente o nome da banda e retornam com a rápida - e que já pode ser considerada um clássico - Send Me A Sign ( do Powerplant ), que garantiu mais agito dos fãs sobrando tempo para muitos solos e muita distorção, terminando assim o show de forma apoteótica e vasta distribuição de palhetas.

    O tempo passa e o Gamma Ray continua nos brindando com ótimos discos e ótimos shows, e eu particularmente, não via a banda desde 2008 e estava com saudade de seu Power Metal Melódico, agora com grandes adições de Heavy Metal tradicional, que garantirão ainda mais longevidade aos competentes músicos alemães.

Set List do Gamma Ray

1 - Welcome
2 - Anywhere In The Galaxy
3 - Men, Martians And Machines
4 - The Spirit
5 - Master Of Confusion
6 - Rebellion In Dreamland
7 - Dethrone Tyranny
8 - Empathy
9 - Rise
10 - Guitar Solo
11 - Future World
12 - To The Metal
13 - Send Me A Sign

Helloween

    A troca de palco para o Helloween até que não demorou, mas uma coisa estava me intrigando... o show estava prestes para começar e o backdrop ainda não havia sido trocado. Durante este tempo, um dos roadies, aparentemente o chefe disse simplesmente: "AC/DC". Alguns instantes depois e mais alguns ajustes, o som da casa, que estava muito bom, tocando vários sucessos do Metal Melódico ( entre eles músicas do Avantasia, Unisonic e Edguy - indício de quais shows a Free Pass promoverá em 2014 ?) guinou-se para For Those About To Rock ( We Salute You ) e com a deixa dada pelo "chefe" percebeu-se que o show do Helloween ia começar.

    Quando a música acabou, o backdrop do Gamma Ray caiu e então vimos agora o do Helloween, que era inspirado na capa do novo cd Straight Out Of Hell e ao som de Walls Of Jericho, que nos fez cantar o tradicional "Happy Hapy Halloween ooo ooo" para receber Andi Deris nos vocais, Michael Weikath e Sascha Gerstner nas guitarras, Markus Grosskopf no baixo e Dani Löble na bateria, que incendiaram o Espaço das Américas com o hino Eagle Fly Free do histórico Keeper The Seven Keys Vol II de 1988, pois praticamente todos - sem exceção - cantaram com Andi Deris, que sabiamente deixou alguns versos para que nós completássemos. Deu para ver que a banda estava empolgada e disposta a realizar outro 'showzão', pois, sacaram um de seus maiores sucessos logo de início.

    O vocalista saúda os milhares de fãs e anuncia Nabatea do novo álbum, que mantém com primor a aura Power Metal Melódico da banda e por se tratar do primeiro videoclipe do último disco, não foi só muito bem aceita como também cantada por muitos. Seguiram com outra recente, justamente a que intitula o cd, a Straigth Out Of Hell dotada de muita melodia que facilmente cativa o ouvinte e muitos solos de guitarras de Michael Weikath e Sascha Gerstner. Do penúltimo álbum, o 7 Sinners de 2010, executaram a cadenciada Where The Sinners Go com um punch envolvente que nos levou para a balada Heavy Waiting For The Thunder, que também é do novo Straigth Out Of Hell e ficou bem mais pesada ao vivo e encaixou-se certinho no set.

  Após perambular pelos últimos dois álbuns, Andi Deris informou que iria voltar um pouco no tempo para o ano de 2003 e que tocariam a sua música favorita do disco Rabbit Don´t Come Easy, a puramente melódica Hell Was Made In Heaven, que também funciona muito bem ao vivo e Sascha Gerstner comandou os solos de guitarras e totalmente à vontade, afinal, não é fácil substituir Roland Grapow, aliás, ele solou mais até que eu imaginava, pois, tirando alguns momentos que Michael Weikath o acompanhou, posso até ousar dizer que ele praticamente brilhou sozinho em muitas vezes.

    Com as sirenes de ataque aéreo sendo tocadas e com apenas Dani Löble no palco era hora do solo de bateria, mas algo que chamou bastante a atenção foram os motores de aviões e barulhos de metralhadoras que ele foi acompanhando para realizar seu solo. Isso deu um charme todo especial e justamente aumentaram a potência de sua atuação, que com certeza, serviu para que nós interagíssemos com ele aos berros e aplausos.

    Na volta, nos enviaram um dos grandes clássicos dos anos 80 com I´m Alive do também consagrado Keeper The Seven Keys Vol I de 1987, que durante seus exímios e rápidos solos de guitarras, Andi Deris ficou brincando com Markus Grosskopf como se estivesse dando um murros nele, pura diversão que em outro momento muito curioso Sascha Gerstner jogou uma palheta para Markus Grosskopf e este a pega com a boca, aí ele cospe para o guitarrista, que a rebate com sua guitarra, simplesmente hilário e comprovando o quanto a banda estava se divertindo no Espaço das Américas.

    Depois deste fenomenal hino do Metal Melódico, chega a hora de tocarem uma música que foi escolhida pelos fãs em votações pela Internet, e assim Where The Rain Grows ( do Master Of The Rings de 1994 ) com seu inconfundível repique de bateria inicial, que depois deu lugar a longos e melodiosos solos de guitarras além de uma emocionante atuação de Andi Deris foi tocada.

    Para a música seguinte, a nova Live Now! Andi Deris mostrou muito carisma com o seu lado showman, pois após cantar os primeiros versos dividiu os fãs no tradicional "lado direito e lado esquerdo", para ver qual deles cantariam o trecho do verso da música mais alto, ou seja um lado gritava o "Live Nooow!" e o outro os "ôôôôô...ôôôôô...ôôôôô". Isso, por mais repetitivo - e segundo o próprio Andi Deris "estúpido jogo" - que seja, sempre é gostoso e divertido, especialmente quando vemos o sorriso no rosto dos músicos da banda.

    Para a ótima balada If I Could Fly ( do The Dark Ride 2000 ) estava mais garantida mais uma interação banda-plateia e suas últimas notas são ligadas a um solo de Sascha Gerstner que explode na excitante Power do The Time Of The Oath de 1996, que praticamente colocou o Espaço das Américas abaixo pela tamanha felicidade que provocou nos fãs. O carismático vocalista praticamente nos regeu durante os trechos dos "ôôôôô..ôôô...ôôôô" e com um "thank you São Paulo" eles terminaram a primeira parte do show.

    Na volta para o bis, o Helloween nos atacou com a pesada e excelente Are You Metal?, canção do 7 Sinners que inflamou a todos pela forma pesada e agressiva que foi tocada, afinal, esta foi ligada nos 220V. E como é bom gritar uma música que em seus versos contém as palavras mágicas "Heavy Metal". O segundo bis foi a festiva Dr. Stein ( outra do Keeper The Seven Keys II ), que nos levou aos anos 80 novamente com Andi Deris utilizando uma cartola, e isso, naturalmente aumentou ainda mais nosso contentamento com o show.

Grand Finale

    Para o grande final do espetáculo teríamos o grande trunfo da Hellish Rock: a reunião do Gamma Ray com o Helloween, mas primeiramente, como aconteceu no show no Rock In Rio, apenas Kai Hansen com sua guitarra veio ao palco para a execução da épica Halloween, que infelizmente não foi exibida por inteiro, mas em um medley que teve How Many Tears e Heavy Metal ( Is The Law ).

    Confesso durante os versos de Halloween senti uma adrenalina única, que é praticamente indescritível ao ver Kai Hansen junto com eles, afinal, os criadores de um dos maiores hinos da história do Heavy Metal estavam no palco executando todos aqueles grandiosos riffs. Nesta hora, Markus Grosskopf emendou um entusiasmante solo de baixo e Kai Hansen não só tocou sua guitarra com todo o talento que possui junto a Michael Weikath e Sascha Gerstner, como também cantou alguns trechos com Andi Deris, tanto que na parte final, cada um brincou com a potência de seus vocais, causando assim, um frisson ainda maior.

    A última desta incrível noite de Heavy Metal Melódico foi a I Want Out ( do álbum The Keeper Of Seven Keys I ) e com os demais membros do Gamma Ray no palco, pois Dirk Schlächter e Henjo Richter se juntaram a superbanda comandada pelo frontman Andi Deris, neste momento vestido com um chapéu de abobora para combinar com a sua grande celebração, que não marca apenas a importância do Helloween, como também a história do Power Metal dentro do Heavy Metal. Como foi gostoso completar o "Out" a cada pedido de Andi Deris, que gritava "I Want..." na versão alongada que eles fizeram no Espaço das Américas.

    Enquanto todos esses grandes músicos nos agradeciam, enquanto eram distribuídas palhetas, sorrisos, enquanto muitas fotos eram batidas e muitos aplausos e gritos por parte dos fãs aconteciam ao som da versão de A Tale That Wasn't Right mais acústica ecoando pelo Espaço das Américas, uma única certeza vinha à minha mente: presenciei mais um dos grandes shows do ano. Valeu Helloween e Gamma Ray.

Texto: Fernando R. R. Júnior
Fotos:  Makila Crowley e Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Heloísa Vidal e a Free Pass Produtora
 pela atenção e credenciamento
Dezembro/2013

Set List do Helloween

1 - Walls Of Jericho
2 - Eagle Fly Free
3 - Nabataea
4 - Straight Out of Hell
5 - Where The Sinners Go
6 - Waiting For The Thunder
7 - Hell Was Made In Heaven
8 - Drum Solo
9 - I'm Alive
10 - Where The Rain Grows
11 - Live Now!
12 - If I Could Fly
13 - Power
Encore:
14 - Are You Metal?
15 - Dr. Stein
Encore 2:
16 - Halloween / How Many Tears / Heavy Metal (Is The Law)
17 - I Want Out
18 - A Tale That Wasn't Right

Voltar para Shows