Shadowside
Abertura: SupreMa

 Domingo, dia 26 de maio de 2013
no Via Marquês em São Paulo/SP

    Assim que chegou da Europa, após dois meses de turnê ao lado de grandes nomes do Heavy Metal como são os casos de Helloween e Gamma Ray, o Shadowside preparou um show em São Paulo com um full set, pois, há muito tempo a banda não fazia um show com essas características na capital paulista e com uma superprodução dificilmente vista em shows nacionais. E o Shadowside contou com a presença mais que especial da banda SupreMa lançando seu novo e aguardado cd Traumatic Scenes

    O começo da noite foi fechado a imprensa, onde as duas bandas participaram de uma coletiva e basicamente as perguntas foram as contidas em nossa entrevista exclusiva com Dani Nolden ( confira aqui ), sendo a parte principal e novidade a todos, o anúncio que o baixista do Shadowside, Fabio Carito, também será baixista na banda SupreMa. Os integrantes do SupreMa, que estavam esperando boa ocasião para lançar oficialmente o cd Traumatic Scenes e mostrar suas novas músicas para os fãs paulistas souberam escolher a melhor data para isso neste domingo.

SupreMa

    Pós entrevista, foi realizada uma breve pausa para o público entrar na casa e pouco depois era hora de iniciar os shows. Entretanto, o público foi a parte negativa, pois o Via Marquês merecia estar lotado e infelizmente, o público compareceu em pouco número, talvez um número "normal" para eventos nacionais, mas triste pela qualidade que o Heavy Metal feito no Brasil possui comparado com muitos grupos internacionais. Quem apoia a cena como o Rock On Stage e seus integrantes ( ou seja, eu também ) sentem uma decepção e veem um mercado de bandas covers lotando casas de shows e bandas autorais do nível destas duas... não.

  O SupreMa que atualmente é formado por Pedro Nascimento ( vocais ), Douglas Jen ( guitarra ), Fernando Castanha ( bateria ) e o então novo integrante Fabio Carito ( baixo ) entrou no palco ao som de uma introdução que se chama Marks Of Time ( intro ) seguida por boas músicas como "Dark Journey", "Escape", "Rising For The Ashes", "Iced Heart" e "Burning My Soul", todas extraídas do citado e do novíssimo Traumatic Scenes. E as canções foram tocadas quase que direto pois eles aproveitaram o tempo para mostrar as músicas e tiveram pouca interação junto ao público.  O show teve o set voltado para o álbum novo, com direito ao palco inspirado no cd, com relógios servindo de palco e backdrop da banda.

    Houve uma participação especial no show, que foi o  tecladista Daniel Santos do Scenes From A Dream ( Dream Theater Cover ), que participou da versão do SupreMa para Overture 1928/Strange Deja Vu do Dream Theater.  A banda possui uma boa presença de palco e mostrou isso no Via Marquês e ao conferir seu show, posso dizer seguramente que eles crescerão bastante no cenário nacional, embora tenha achado que falou uma maior teração com a plateia, mas isso a estrada conserta rapidinho.

     A parte final veio com quatro faixas para ninguém botar defeito... veja se concorda... pois tivemos: "Before The End", "Powermind", "Fury And Rage" e terminando com Nightmare de maneira impressionante.

 

Set list SupreMa:

1 - Marks Of Time (intro)
2 - Dark Journey
3 - Escape
4 - Rising From The Ashes
5 - Iced Heart
6 - Burning My Soul
7 - Overture 1928/Strange Deja Vu (Dream Theater)
8 - Before The End
9 - Powermind
10 - Fury And Rage
11 - Nightmare

 

Shadowside

    Rapidamente, houve a troca de placo e poucos instantes depois a intro do show do Shadowside já começava a ser tocada e finalmente Dani Nolden nos vocais, Fabio Buitvidas na bateria, Raphael Matos na guitarra e Fabio Carito no baixo estavam de volta nos palcos paulistanos para iniciarem o show com I'm Your Mind, seguida por A.D.D. ambas do maravilhoso Inner Monster Out e Highlight do primeiro Theatre Of Shadows ( confira resenha ) que foi exibida em versão matadora, mostrando o porque a banda é hoje a maior referência no Heavy Metal no país, pois possui uma postura de palco perfeita, movimentação ímpar e com uma vocal que tem uma sensacional comunicação com o público. Dani Nolden lembra o quanto e bom estar de volta em São Paulo para um show completo e anuncia então In The Night, essa do Dare To Dream, álbum de 2010. Em três músicas eles revisitaram os três álbuns da banda, muito bom.

     A polêmica letra de My Disrupted Reality, uma das preferidas deste que vos escreve, foi tão perfeita como no último disco e deram sequencia ao show com Hideway ( presente no Dare To Dream ) e Gag Order, essa também do Inner Monster Out com os refrões bastante fortes, que foram cantados por toda a plateia sendo esse um dos melhores momentos da apresentação. O Shadowside montou um show em um nível que posso dizer que está espetacular, afinal, se a energia que vimos foi o apresentado na Europa, acredito que literalmente a banda santista detonou o velho continente.

    A faixa título do novo álbum veio na sequência, Inner Monster Out, com outra mais recente, a Habictual e então seguiram com Baby In The Dark, do Dare To Dream, que soaram simplesmente fantásticas ao vivo. Também tenho que lembrar que a sincronia entre banda-som-luz estavam perfeitos mostrando o quanto o Shadowside cresceu nestes últimos anos.

    Mantendo a energia lá em cima tivemos outra do Inner Monster Out, a In The Name Of Love e um medley que teve Vampire Hunter / Illusions / We Want A Miracle, todas extraídas do primeiro álbum, o citado Theatre Of Shadows, terminando a primeira parte do show. O Shadowside precisa lançar um registro ao vivo em breve, pois qualidade eles tem e muita. 

    O bis rapidamente veio com os dois grandes sucessos do Shadowside do novo disco, com a Angel With Horns e Waste Of life, que finalizaram o set do Shadowside de maneira extremamente eficaz provando que a banda trabalha duro para estar no patamar que se encontra atualmente. Porém, ledo engano de quem pensou que havia acabado ali o show, pois houve uma jam das duas bandas ( SupreMa e Shadowside ) executando dois covers de dois clássicos do Heavy Metal, eles terminaram a festa que proporcionaram ao público com Aces High ( do Iron Maiden ) e Ace of Spades ( do Motörhead ).

    Tirando o fato de que o público foi uma decepção para o evento, pois o Metal Nacional merece muito mais reconhecimento do que nós brasileiros e admiradores deste estilo estamos dando, já que bandas gringas de segundo ou terceiro escalão, quando vem ao Brasil tem um público maior e com ingressos quatro ou cinco vezes maiores que qualquer show nacional. É um caso para se pensar e espero ver isso mudar um dia.

    Sobre o Shadowside e SupreMa faço algumas considerações: uma grande atitude, um grande show e posso dizer que até sai reclamando, pois o Shadowside não tocou Dare to Dream. E quando pensei sobre esse tema, se hoje a banda já tem grandes músicas que ficam fora do set list, penso soar como sinal que veremos o Shadowside ainda em posição mais alta do que a banda se encontra hoje.

    Parabéns ao Shadowside e ao SupreMa pelos brilhantes shows e organização. O Metal brasileiro agradece.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr e ao Sérgio da Fúria Music
pela atenção e credenciamento.
Julho/2013

Set List Shadowside:

1 - Intro
2 - I’m Your Mind
3 - A.D.D.
4 - Highlight
5 - In The Night
6 - My Disrupted Reality
7 - Hideaway
8 - Gag Order
9 - Inner Monster Out
10 - Habitchual
11 - Baby In The Dark
12 - In The Name Of Love
13 - Vampire Hunter / Illusions / We Want A Miracle
Bis:
14 - Angel With Horns
15 - Waste Of Life
Jam:
16 - Aces High ( Iron Maiden )
17 - Ace Of Spades ( Motörhead )

Clique aqui e confira uma galeria de 89 fotos dos shows
do SupreMa e do Shadowside no Via Marquês em São Paulo/SP

Voltar para Shows