Soulfly - Maximum Cavalera Tour
Abertura: The Silence

 Domingo, 25 de agosto de 2013 no
Carioca Club em São Paulo/SP

 

    Max Cavalera, realmente colocou o Brasil realmente na sua rota de shows e em sua terceira visita em menos de dois anos, já que o Soulfly tocou ano passado no Via Marquês na turnê do álbum Enslaved ( confira aqui ), e o Cavalera Conspiracy no Cine Joia no final do ano passado ( saiba como foi aqui ), e desta vez está prestes a lançar o novo álbum Savages.

    Desde o caminho até o local do evento já era possível perceber várias camisas com o legado de Max Cavalera no Heavy Metal, com camisas da marca Cavalera, do Sepultura ou do Soulfly, dada a importância dele ao nosso cenário e também pela quantidade de fãs que cativa, principalmente pelo legado do Sepultura que após quase 20 anos de sua saída, ainda muitos fãs lamentam o ocorrido.

    O show fez parte da Maximum Cavalera Tour passou por toda a America do Norte e serviu como aquecimento para o lançamento do novo trabalho, que estará a disposição no próximo dia 4 de outubro de 2013.

The Silence

     A banda paulistana de Hardcore/Metalcore The Silence foi a responsável pela abertura do espetáculo e sua é formação é a seguinte: Ricardo China nos vocais, Tiago Hospede e Rafael Cartman nas guitarras, Bruno Tozzini nos samples, Pablo Lucente no baixo e Filipe Lima na bateria. O The Silence subiu no palco e já mostraram seu belo trabalho autoral.

    Embora o estilo da banda seja bem diferente do Soulfly, a postura do palco deles é muito boa, claro que pode desenvolver mais assim como todas bandas ou todos profissionais sempre podem para jamais estagnar-se, o que talvez ficou um ponto a melhorar seria a comunicação com o público, pois a banda nesse dia preferiu mostrar suas músicas tocando praticamente direto a propriamente se comunicar com a plateia, mas considerei como uma boa apresentação, que agradou ao público presente naquele momento.

    Desta maneira tocaram "Inception", "We Still Stand", "Green Devil", "The Fall", "Message" e "Embrance The Storm" todas numa paulada só. Grande destaque para vocalista Ricardo China que com boas variações conseguiu passar o recado.

 Setlist The Silence:

1 - Inception
2 - We Still Stand
3 - Green Devil
4 - The Fall
5 - Message
6 - Embrace The Storm

Soulfly

    A ansiedade de todos foi aumentando gradativamente até o momento que toda a banda Soulfly entrou no palco do Carioca Club e quando Max Cavalera apareceu aos gritos de "Soooulfly...Soooulfly... Soooulfly", a música de abertura do show foi Plata o Plomo do último álbum lançado, com todos cantando e com Tony Campos ( baixista ) cantando as partes em espanhol. Prophecy do álbum homônimo de 2004 foi a seguinte e tínhamos a conclusão o Carioca Club estava ganho, pois a roda que se formou mais ou menos nesta música - e durou por quase toda apresentação - foi no mínimo monstruosa.

    A primeira frase de Max Cavalera e foi repetida várias vezes durante toda a apresentação a tradicional, "vamos detonar essa porra" e a pancadaria continuou com Back To The Primitive do cd Primitive de 2000 e Defeat U do Prophecy. A pancadaria comia solta e durante a Seek´N´Strike do álbum 3 de 2002, toda a banda incentivou para a roda continuar, o que aconteceu e manteve-se quando tocaram I And I do Dark Ages de 2005. E finalmente era chegada a hora da primeira música do Sepultura com o clássico absoluto Refuse/Resist do excelente Chaos A.D..

    E ali foi um dos grandes momentos da noite e como Max Cavalera é uma lenda, mesmo já há muito tempo longe do Sepultura, ele sempre é lembrado como o vocalista e sempre existem aqueles que querem uma reunião ou que não gostam do Derrick Green. Depois a intro de bateria de Kanky Lora entrega a próxima música e esta dificilmente o Soulfly toca em seu set list, porém, obrigatória em nosso país, e claro, trata-se da matadora Territory.

    Blood Fire War Hate do álbum Conquer de 2008 seguiu o show no mesmo ritmo intenso e aí o vocalista anuncia uma música do primeiro projeto que criou com seu irmão Igor Cavalera, e então do Nailbomb ele tocou Wasting Away  empolgando a todos. Nessa hora eu subi a parte de cima da casa e ver a banda como um todo e posso garantir que a presença de palco do Soulfly contagia.

    Frontlines do Dark Ages antecedeu e preparou o Carioca Club para mais uma do Roots, a Straighthate, que mesmo não sendo muito conhecida fez o povo agitar e esta Max Cavalera dedicou ao fundador do fã clube do Sepultura Toninho. O vocalista agradece ao público pela presença e apresenta o baterista que está participando desta turnê, Kanky Lora. Marc Rizzo inicia na guitarra a intro da poderosa Rise Of The Fallen, do Omen de 2010.

     Chegava a hora de começar a participação e a apresentação de uma das músicas do próximo álbum Savages, que foi Bloodshed e Max Cavalera convida nada menos do seu filho Richie Cavalera para cantar junto com ele. A presença de palco do filho de palco soa bem interessante, pois, o garoto vem ganhando experiência com sua banda, já que é vocalista de uma banda chamada Incite.

    Outra do Sepultura, a maravilhosa Attitude, que na época do clipe teve a presença da lenda Royce Gracie, e eu considero essa música o hino do U.F.C. tão em moda hoje em dia. Max Cavalera então avisa que era a hora de todos falarem palavrões e após vários - sendo todos conhecidos - começa um dos maiores hinos do Thrash Metal Mundial com Roots Bloody Roots e creio que não conseguirei descrever em palavras o que foi a energia, a adrenalina e a roda de todos naquele momento, que encerrou a primeira parte da apresentação.

     O bis foi mais uma surpresa e Igor Cavalera aparece no palco, com sua camisa do Palmeiras já que o time dos irmãos Cavalera completaria 99 anos no dia seguinte e o baterista já começou ali as comemorações ( sendo uma das fotos do Rock On Stage publicada na pagina web Palmeiras, o que me encheu de orgulho ) e assim, sacaram uma música do Cavalera Conspiracy com a Sanctuary presente no álbum Inflikted.

 

    A frase "Under a pale grey sky, we shall ARISE!", serviu de intro para o clássico Arise e lembramos que a primeira parte "Under a pale grey Sky" é título de um cd lançado pela Roadrunner, que a banda Sepultura desconsidera como lançamento oficial. O medley de Arise/Dead Embryonic Cells, fez todo o Carioca Club tremer e gritar o coro pelo nome de Igor Cavalera no final da jam. Cheguei a pensar que acabaria ali aos gritos de Innerself, mas o que aconteceu na verdade foi que o show teve uma  pequena pausa para um novo bis.

    Max Cavalera lembra de seu primeiro grande show e que fez querer formar uma banda foi o Queen, então ele pede a Marc Rizzo dar uma intro de Iron Maiden e tivemos The Trooper. Para finalizar a apresentação chegou a vez da já esperada Jumpdafuckup/Eye For An Eye executada de forma brilhante.

    O Soulfly realizou um show impressionante, certamente o melhor dos três que assisti contando as duas apresentações do ano passado. Foi mesmo surpreendente, banda e público literalmente detonando nas quases surpreendentes duas horas de apresentação. Realmente podemos consolidar que foi uma das grandes espetáculos deste maravilhoso ano de 2013 para o Metal Nacional e Max Cavalera já tem retorno garantido com Metal All Star numa apresentação em novembro em São Paulo.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Damaris Hoffman - Hoffman & O´Brian Brasil
e também a Gustavo Tognetti pela atenção e credenciamento

Setembro/2013

Setlist Soulfly:

1 - Plata o Plomo
2 - Prophecy
3 - Back To The Primitive
4 - Defeat U
5 - Seek 'N' Strike
6 - I And I
7 - Refuse/Resist
8 - Territory
9 - Blood Fire War Hate
10 - Wasting Away
11 - Frontlines
12 - Straighthate
13 - Rise Of The Fallen
14 - Bloodshed
15 - Attitude
16 - Roots Bloody Roots

 Bis 1:
17 - Sanctuary
18 - Arise / Dead Embryonic Cells
 Bis 2:
19 - Jumpdafuckup / Eye For An Eye

Clique aqui e confira uma galeria de fotos dos shows
do Soulfly e do The Silence no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows