Symphony X - Iconoclast Tour 
Sexta-feira, dia 12 de abril de 2013
no Carioca Club em São Paulo/SP

    Continuando a semana do Heavy Metal no Brasil, a terceira apresentação da semana seria os norte-americanos do Symphony X, hoje já considerados ícones do Metal Progressivo, que voltavam ao Brasil divulgando seu álbum Iconoclast, de 2011. É importante lembrar também que era a primeira volta da banda desde o fatídico evento de São Luis/MA que todos se entristecem só de recordar.

    Como ocorreram nos dois shows da semana ( o Down - veja cobertura  - e o Carcass - saiba como foi ), os horários foram respeitados e lá estavam no palco Michael LePond no baixo, Michael Romeo na guitarra, Russell Allen nos vocais, Michael Pinnella nos teclados e John Macaluso no lugar de Jason Rullo na bateria ( lembrando que Jason Rullo teve um problema cardíaco semanas antes do show e está de repouso. Ele voltará à banda em seis meses no mínimo ). Logo de cara tocam a faixa título do último álbum Iconoclast, seguida por mais duas do novo trabalho com a The End Of Innocence e Dehumanized, não o cd quase homônimo do Black Sabbath, mas sim outra faixa do maravilhoso Iconoclast.

    Russell Allen agradece a todos dizendo como é bom estar de volta ao Brasil e anuncia Sea Of Lies, do álbum The Divine Wings Of Tragedy de 1997,  junto com Evolution ( The Grand Design ) do V The New Mithology Suite, que como todas anteriores muito bem acompanhadas pelo público presente.

     A faixa citada Evolution ( The Grand Design ) do que eu chamo de álbum V, datado de 2000 veio perfeitamente tocada, seguida por Children Of A Faceless God também do Iconoclast, que após sua execução Russel Allen cita a batalha da banda por levar a música a sério e como é bom ter um púbico daquele.

    E pela primeira vez vi um músico citando o M.O.A., que o público brasileiro não merecia o que aconteceu naquele festival que todos conhecem sua história, que o Brasil possui um dos melhores públicos do mundo e a banda não via a hora de voltar a tocar aqui da maneira que seus fãs mereciam e apagar o que acontecera naquela desastrosa fatalidade do Heavy Metal Mundial.

    A sequencia veio com When All Is Lost também do Iconoclast foi uma aula de interpretação, seguida por Inferno do álbum The Odyssey de 2002, endo o show como um todo uma aula de Prog Metal que foi muito bem tocado, cativante e você ficava na dúvida se apreciava a técnica e qualidade de um músico no detalhe ou acompanhava a banda como um todo. O Symphony X a transforma quase que numa orquestra de rIffs, de guitarras, baixo, bateria, teclados e voz, realmente impressionante.

    Smoke And Mirrors, o clássico de 1998 cujo nome do cd é Twilight In Olympys, infelizmente foi a penúltima da primeira parte do show, que foi encerrada por Of Sins And Shadows do The Divine Wings Of Tragedy de 1997 terminando o primeiro ato do show.

    O bis foi cavalar com "Eve Of Seduction", "The Serpent´s Kiss" e "Set The World On Fire ( The Lie Of Lies )", todas do álbum Paradise Lost de 2007, e o quinteto as tocou de forma magistral, e as três músicas foram cantadas bem alto pela plateia. Durante a despedida do quinteto americano de Nova Jérsei com os tradicionais agradecimentos, a trilha sonora foi a Marcha Imperial do clássico cinematográfico Star Wars finalizando o concerto perfeito.

    Adicionar mais músicas que poderiam ter sido tocadas nesse show poderíamos citar várias, pois o Symphony X possui grandes discos ( sendo oito de estúdio até agora ) e mesmo com duas horas e meia de show, provavelmente sentiria a mesma falta de canções, mas a estrutura com luzes, som apresentadas no Carioca Club, só posso constatar um fato: tivemos sim um show foi maravilhoso, daqueles que se não tiverem numa lista de melhores do ano, ou será por esquecimento ou por que o ano foi fora do comum como está sendo.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Júnior, Juliana Lorencini
e ao Júlio Viseu da Rádio Corsário pela atenção e credenciamento.
Maio/2013

Setlist:

1 - Iconoclast
2 - The End Of Innocence
3 - Dehumanized
4 - Sea Of Lies
5 - Evolution ( The Grand Design )
6 - Children Of A Faceless God
7 - When All Is Lost
8 - Inferno ( Unleash The Fire )
9 - Smoke And Mirrors
10 - Of Sins And Shadows

Bis:
11 - Eve Of Seduction
12 - The Serpent´s Kiss
13 - Set The World On Fire ( The Lie of Lies )

Confira galeria de mais de 50 fotos do
Symphony X no Carioca Club em São Paulo/ SP

Voltar para Shows