Yusuf Islam ( Cat Stevens ) - Peace Train Tour
15 e 16 de novembro de 2013
no
 Credicard Hall em São Paulo/SP

    Uma lenda que dispensa apresentações, antes de falar do britânico Yusuf Islam temos que lembrar que o mesmo é nada menos que Cat Stevens, compositor que na década de 60 e 70 vendeu nada menos que 40 milhões de álbuns e certamente é um dos músicos mais influentes da geração, citando apenas algumas bandas que já gravaram alguma faixa deste fenômeno londrino chamado Cat Stevens: Mr. Big, Fiona Apple, 10.000 Maniacs, Elton John, Jimmy Cliff, Santana, Rod Stewart, entre outros, você já entende a importância que ele possui.

    No ano de 1978 ele abandonou a música se convertendo ao Islanismo mudando seu nome Yusuf Islam ( assim como fez Cassius Clay mudando o nome para Muhammad Ali ) e passou a se dedicar a várias atividades beneficentes já com o nome de Yusuf Islam.

    Yusuf Islam voltou a música em 2005 por sua própria gravadora, lançando Indian Ocean em homenagem as vitimas do tsunami de 2004 com o objetivo de ajudar os órfãos do desastre natural. E qual não foi a surpresa este ano quando ele anunciou vários shows e incluiu duas datas em São Paulo/SP e outra no Rio de Janeiro/RJ, sem contar shows na Argentina e Chile.

Pocket Show 15 de novembro - Picture Sessions

    Uma nota quase que pessoal, as fotos que ilustram a matéria são desta data, já que em função da estrutura do Credicard Hall estar disposta como um teatro, apenas com cadeira, teríamos uma sessão de fotos no dia 15 de novembro, não sendo possível fotografar no show do dia 16, porém, qual foi minha surpresa ao saber que seria na verdade um ensaio geral, com três músicas, reservado apenas para a imprensa e os técnicos de som. Era surreal o ambiente e eu não esperava como aconteceu, pois todas as luzes estavam acesas, e era bem estranho ver a casa apenas com o cerca de dez fotógrafos, mais o tour manager e engenheiro de som.

     De repente, as luzes se apagam e vão um a um os músicos entrando, quando claro por último entra a estrela Cat Stevens, ou devo dizer Yusuf Islam, dando bom dia todos e então ele começa a tocar normalmente como se fosse um show, normal, com luzes e fumaças, ou seja um verdadeiro show, até por isso o denominei como pocket show.

     A primeira composição exibida foi a que intitula a tour, Peace Train, que foi simplesmente perfeita, seguida pela cação que fez devido a Copa do Mundo, que entendi que chamava Respect, mas no dia seguinte, percebi que o nome correto era Juego Bonito, e foi bem interessante, pois todos fotógrafos presentes que estavam executando sua profissão, após cada música, todos aplaudiam o cantor sem exceção, o que dava mais ainda uma cara de apresentação ao ensaio.

    Yusuf Islam elogiou o som da casa e terminou a apresentação com uma música que não reconheci de imediato e também não executou no dia seguinte, então se despediu com um "Goodbye" e um "Techauuu" como pronunciou aprovando o ensaio geral deixando todos bem emocionados.

Show 16 de novembro 

    No dia seguinte tivemos a apresentação completa e por decisão do músico em função de uma forte chuva que caiu por volta de 40 minutos antes, Yusuf Islam decidiu atrasar o show no intuito que todos os fãs que estavam presos no caótico trânsito pudessem chegar tranquilamente e se acomodarem perfeitamente para apreciarem o show que aconteceria em poucos minutos.

     As luzes se apaga e Yusuf Islam entra no palco sozinho apenas com  seu violão trazendo consigo os primeiros acordes de Moonshadow do Teaser And The Firecat ( de 1971 ) já conquistaram a todos. Contente pela recepção ele agradece com "obrigado obrigado" e executa a bela Where Do The Children Play? e a terceira da noite, quando então toda a banda entra e sendo mais aplaudido ainda, ele dedica a próxima a todos os presentes no Credicard Hall e lembra que a próxima canção Midday ( Avoid City After Dark ) seria sobre as pessoas que saem a noite para se divertir e claro, também possui sua mensagem importante. Esta foi extraído do primeiro disco que gravou com o nome de Yusuf Islam e pertence ao álbum An Other Cup de 2006.

    Yusuf Islam trás de volta digamos a atmosfera de 1966, lembra que mudou um pouco as músicas e que fará um medley com três canções juntas, sendo que I Love My Dog foi a primeira e depois umas das favoritas, pois era o primeiro single com Here Comes My Baby, com as palmas da plateia que acompanharam o seu ritmo, e logo em seguida, quando chega a parte de The First Cut Is The Deepest, mesmo que timidamente, o público cantou junto feliz da vida.

    Yusuf Islam avisou que tocará musicas novas e a próxima foi uma delas com Thinking 'bout You do seu álbum Roadsinger de 2009, que foi simplesmente mágica, com a mesma levada, carisma, técnica e dom que o levou ao estrelato no passado, perfeita.

    Ao ouvir um "I Love You" da plateia ele brinca "o que vou dizer para minha esposa que está aqui... mas também amo vocês, e agora uma das surpresas para vocês..." e começa a dedilhar a intro para reconhecermos a faixa The Wind Do álbum Teaser And The Firecat de 1971. Yusuf Islam apresenta a seguinte alertando que faria de uma maneira diferente que todos conheciam, e então Bitter Blue, diferente, porém posso garantir igualmente genial.



 
 

    Yusuf Islam recebe o violão de seu roadie e brinca "Recebi um violão, mas não seria a hora" e ao piano, nos primeiros acordes todos percebem que se trata de Sad Lisa, que foi trilha sonora do filme Hard and Other. Então pede a todos para não serem tímidos e cantar juntos a próxima música, já que o refrão seria bem fácil e fala sobre o mundo e se chama My People e acaba errando a letra, um momento muito engraçado e pede que a coloque no 'prompt' e teve a participação de todos conforme solicitação do músico.

    Prosseguindo a apresentação, Yusuf Islam fez um medley que começou com Maybe There´s A Word passou pelo clássico All You Need Is Love, cover dos Beatles e mais uma vez brinca com o roadie e indo ao piano anuncia outro medley para as composições "Foreigner Suite", "Heaven" e "Where True Love Goes".

     Seu último trabalho Roadsinger veio a faixa título, e Yusuf  Islam lembra do modo 'My People' de viver com garra e superando cada obstáculo nos mantém jovens e então anuncia Oh! Very Young e até começou direto, porém errou, brincou com o fato e começou de novo e aí sim o clássico foi tocado perfeitamente, que foi seguido por You Can Do ( Whatever )

     As luzes se acendem e ele é aplaudido de pé por todo o Credicard Hall e então mostrou a camisa da seleção brasileira, lembra-se um pouco de quando morou no Rio de Janeiro/RJ. Yusuf Islam decidiu homenagear o Brasil com a composição que tocaria Juego Bonito em seguida e disse: "Achei o título no Google Translator", canção que é sobre futebol e a Copa do Mundo.

    Após Sitting ele anuncia a próxima música é para um amigo que ama o Brasil, que a esposa é brasileira e então executou a Never. Quando terminou de tocar a belíssima Morning Has Broken, Yusuf Islam comentou que não gostou da maneira que apresentou a canção, mas viu que todos os presentes gostaram e acabou sorrindo para os fãs.

    Yusuf Islam anuncia que esta tour se chama Peace Train Tour e que "espero que de um pouco de esperança a todos" para então tocar o tema que é Peace Train, onde encerra a primeira parte da apresentação.

    Na volta rápida ao palco Yusuf Islam agradece a presença de todos, acha que nós conhecemos a próxima e sem apresentar mais nenhum detalhe enviou o clássico Father And Son do álbum Tea For The Tillerman de 1970, que além de ter sido emocionante, foi simplesmente perfeito e ao final ele brinca dizendo que deveria morar aqui no Brasil novamente, pois amo esse pais e o mundo é um lugar selvagem. Com a deixa dada, ele tocou com primor outro clássico que foi cantada e aplaudida de pé por todos: Wild World ( também de Tea For The Tillerman ) em um final estrondoso e surpreendente.

     O sorriso que eu tinha no rosto a caminho de minha casa era algo pouca vezes tinha acontecido este ano. Seguramente, afirmo que tive o mesmo sorriso mais de uma vez, no show Ian Anderson no Teatro Bradesco em São Paulo/SP ( confira resenha ), no Black Sabbath em Belo Horizonte/MG ( leia como foi ) e agora no Cat Stevens/Yusuf Islam.

    E sinceramente, não sei dizer qual dos três shows foi melhor, afinal, como que pode uma pessoa ficar praticamente 20 anos fora dos palcos e realizar um show daqueles, excepcional e quando saí, pensei tomara que essa tour do Yusuf Islam seja registrada em DVD, pois simplesmente é fantástica e tomara que tenhamos em outros anos a presença do músico novamente no Brasil, quem sabe na abertura ( melhor na final ) da Copado Mundo de 2014, com ele cantando Jogo Bonito, realmente seria muito bom de (re)ver.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Tatiana Ito e a equipe da T4F
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2013

Galeria de 80 fotos do show de Yusuf Islam ( Cat Stevens )
no Credicard Hall em São Paulo/SP

Set List

1 - Moonshadow
2 - Where Do The Children Play?
3 - Midday ( Avoid City After Dark )
4 - I Love My Dog / Here Comes My Baby / The First Cut Is The Deepest
5 - Thinking 'Bout You
6 - The Wind
7 - Bitterblue
8 - Sad Lisa
9 - Don't Be Shy
10 - My People
11 - Maybe There's A World / All You Need Is Love
12 - Foreigner Suite / Heaven/Where True Love Goes
13 - Roadsinger
14 - Oh Very Young
15 - You Can Do (Whatever)
16 - Juego Bonito
17 - Sitting
18 - Never
19 - Morning Has Broken
20 - Peace Train
Bis:
21 - Father And Son
22 - Wild World

 

Voltar para Shows