Capital Inicial - Lançamento do EP Viva a Revolução
Sábado, 30 de agosto de 2014
no Citibank Hall em São Paulo/SP

    O Capital Inicial é uma banda que consegue se manter no topo por mais de 20 anos, consegue se reinventar a cada disco, ao contrário de algumas lendas do Pop Rock Brasileiro dos anos 80, que realizam shows baseando no auge do seu sucesso, mais que só se reinventar, eles mantém seus fãs sempre com lançamentos coerentes com a proposta da banda por todos esses anos.

    Outro ponto a se destacar, é a força da banda ao vivo, você pode até não gostar da música que a banda fez em toda sua carreira, mas é inegável a qualidade do Capital Inicial em um palco, com shows sempre contagiantes e bem acima da média, como acompanhamos na turnê anterior neste mesmo local ( confira matéria ), porém no antigo 'naming rights' da casa e no projeto álbuns clássicos feitos pela Mix TV ( leia mais aqui ).

    A banda aproveitou a situação onde havia lançado o clipe de "Melhor do que Ontem" e neste show, quem comprou o ingresso, ganhava também o EP Viva a Revolução, que seu lançamento comercial ocorreria dias depois. O show deste sábado foi o primeiro da divulgação deste novo trabalho e deve percorrer todo o país até 2015, quando a banda pretende lançar um registro ao vivo.

    Após a divulgação das normas de segurança da casa, a primeira música foi Respirar Você, do álbum Gigante de 2004, seguida por Quatro Vezes Você, do Rosas e Vinho Tinto de 2002, sendo um disco bem interessante da banda por possuir várias criticas comportamentais e essa música é uma delas, onde retrata vários vícios e comportamentos.

    Prosseguiram com a canção que dá nome ao segundo disco e que colocou a banda definitivamente no mainstream, a Independência ( título do álbum de 1987 ), e onde nosso fotógrafo estava, pode perceber o quanto estava pesada a guitarra de Yves Passarell, e este inclusive até apontou para nosso fotógrafo e fez o 'horns up' da foto abaixo.

    O vocalista Dinho Ouro Preto agradece a todos e o Citibank Hall estava muito lotado. Ele avisa que tocar em São Paulo era tão emocionante quanto tocar em Brasília, e como era o primeiro show do novo EP, este seria um pouco maior que o habitual ( e claro que foi aplaudido, afinal, quem reclamaria? ) e assim, tocaram o tema do novo EP, a canção Viva a Revolução.

    A formação do Capital Inicial continua a mesma, ou seja, temos Dinho Ouro Preto nos vocais, Yves Passarell na guitarra, Flávio Lemos no baixo e Fê Lemos na bateria e vocal, além dos músicos Fabiano Carelli na guitarra e Robledo Silva nos teclados, e realmente a integração da banda é única, pois embora deva ser extremamente bem ensaiada, no palco, os músicos conseguem superar qualquer expectativa.

    O hoje hit radiofônico, Depois da Meia Noite, do álbum Das Kapital de 2010, deu um excelente clima para a balada e logo após foi a vez do sucesso Eu Nunca Disse Adeus, música tema do cd de mesmo nome de 2007, seguida pela nova Tarde Demais, com refrão bem fácil, que deve ganhar todas as rádios FM's, talvez como seguindo single do Viva a Revolução.

    A dançante Como Se Sente exibiu introdução mais calma, apenas no riff de baixo de Fê Lemos, mas rapidamente vira uma música bem dançante com seu refrão "nunca diga nunca, mais, como se sente", lembrando que essa também é do álbum Das Kapital. O Bem, O Mal, O Indiferente foi a seguinte e foi a primeira do Saturno de 2012 a ser tocada na noite causando uma grande vibração em todos os presentes.

    A segunda do último álbum lançado antes do novo EP, ou seja, do citado Saturno, teve sua segunda música na sequencia sendo a Cristo Redentor, que veio em uma pegada bem pesada, com Yves Passarell mandando muito bem nos riffs de guitarra em uma sonoridade bem ao estilo do Hard Rock dos anos 70. O show prosseguiu com a bela balada Algum Dia, do cd Rosas e Vinho Tinto, que trouxe um clima bem intimista, propenso aos casais dançarem abraçados e todas as coisas do gênero.

    Na sequência, Dinho canta o refrão da próxima música, que era o seguinte: "Espero que hoje, seja melhor do que ontem", e com todos cantando o positivo verso, o Capital Inicial já sabia da receptividade do novo single com seu público e a canção Melhor Do Que Ontem teve uma excelente repercussão e com uma excelente versão ao vivo.   

    A balada Olhos Vermelhos, do cd Rosas e Vinhos Tinto, na verdade passou quase que despercebida, pois na sequencia tivemos o primeiro sucesso da banda do seu debut, a clássica Música Urbana, que fez novamente o Citibank Hall virar uma pista de dança no melhor revival dos anos 80 possível.

    Nesta hora Dinho comentou sobre o Aborto Elétrico ( banda que originou o Capital Inicial e o Legião Urbana em Brasília quando acabou ). Tudo bem que em todo show ele faz isso, já que sempre se declarou fã da banda e comentou a honra que era para ele tocar com dois membros do Aborto Elétrico ( os irmãos e Flávio Lemos ), sem contar a importância de Renato Russo e da banda Legião Urbana. Então, naquele momento do show, ele tocaria algumas músicas de ambas as bandas ( sendo que algumas foram  gravadas por eles no primeiro cd do Capital Inicial em 1987 ) e a primeira seria a porrada chamada Veraneio Vascaína, que mantém-se atual ainda nos dias de hoje, por incrível que pareça.

    A posterior foi a Geração Coca Cola do primeiro álbum da Legião Urbana, cuja versão não foi tão boa, mas como homenagem à banda e naquela altura do show, claro que ninguém percebeu. Eles mantiveram esse clima oitentista com o hit histórico e contestador Que País é Esse?, muito bem apresentado devido ao atual momento político do país, a banda foi precisa nas palavras, e claro que todo do Citibank Hall cantava a resposta ao verso título da canção "..é a p.. do Brasil". Pois é, já se passaram trinta anos da sua composição e ainda é vigente.

    Dinho apresentou a próxima como o grande momento de qualquer show do Aborto Elétrico e assim foi a execução de Fátima, mas um Punk de Brasília. Nesta parte - que considerei como a melhor do show - também teve um cover dos brasilienses do Raimundos para a música Mulher de Fases.

   O sucesso Natasha, também teve uma versão foi incendiária, que não deixou ninguém parado e a primeira parte do show foi encerrada com a versão de uma música argentina da banda Soda Stereo chamada Musica Ligera, que certamente é o grande hino do Rock Hermano e na versão do Capital Inicial se chamou À Sua Maneira, gravada pela banda no Rosas e Vinho Tinto.

    Rapidamente voltaram para o bis com quatro verdadeiras pedradas e sendo que uma delas não pode ficar de fora do set list da banda jamais. Bem... a primeira foi O Lado Escuro da Lua, um dos hits do cd Saturno, a não menos explosiva Fogo do Você Não Precisa Entender de 1988, Não Olhe Pra Trás do Gigante e finalizaram com o hino Primeiros Erros ( que pertence ao álbum Choque de Kiko Zambianchi, mas não dá para pensar num show do Capital Inicial sem essa ).

    Todos no Citibank Hall presenciaram um show vibrante, energético e mesmo com quase trinta anos de carreira, posso seguramente dizer que o Capital Inicial ainda tem "muito sangue no zoio" e sabe como transformar o show em um espetáculo no mínimo sensacional.

Texto: Sílvia Pedroni
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos Vitor Rosalino e a T4F
pela atenção e credenciamento.
Setembro/2014

    Essa resenha vai dedicada ao vocalista Gustavo Ceratti da banda Soda Stereo, que infelizmente faleceu dias depois deste concerto e a ele só podemos dizer "Gracias Totales".

Set List do Capital Inicial

1 - Respirar Você 
2 - Quatro Vezes Você 
3 - Independência 
4 - Viva a Revolução 
5 - Depois da Meia Noite 
6 - Eu Nunca Disse Adeus 
7 - Tarde Demais 
8 - Como Se Sente 
9 - O Bem, O Mal e o Indiferente 
10 - O Cristo Redentor 
11 - Algum Dia 
12 - Melhor do Que Ontem 
13 - Olhos Vermelhos 
14 - Música Urbana 
15 - Veraneio Vascaína 
16 - Geração Coca-Cola 
17 - Que País é Esse? 
18 - Fátima 
19 - Mulher de Fases 
20 - Natasha 
21 - À Sua Maneira  

Bis:
22 - O Lado Escuro da Lua 
23 - Fogo 
24 - Não Olhe Pra Trás 
25 - Primeiros Erros 

Clique aqui e confira uma galeria de 80 fotos do show do Capital Inicial no Citibank Hall em São Paulo/SP

Voltar para Shows