Capital Inicial
 Quarta-feira, dia 21 de agosto de 2013
no Teatro da Mix em São Paulo/SP

    O melhor projeto musical que existe hoje na TV brasileira, uma ideia brilhante em que as bandas são convidadas a tocar um álbum de sucesso na integra e na ordem de execução do Lp/cd.

    Esse projeto projeto existe e faz parte da programação da Mix TV e vem conquistando a cada novo programa uma infinidade de seguidores. Neste ano já tivemos a honra de cobrir o Jota Quest ( confira matéria ), o Planet Hemp ( saiba como foi aqui ), sem contar os programas anteriores que tiveram Skank, Paralamas do Sucesso, Titãs, O Rappa, R.P.M. e Ultraje a Rigor.

    O homenageado da vez seria o Capital Inicial e apresentaria o primeiro álbum intitulado simplesmente como Capital Inicial, pouco tempo depois da dissolução do Aborto Elétrico, que rendeu ao Brasil duas lendas do Pop Rock Brasileiro dos Anos 80, o próprio Capital Inicial e o Legião Urbana. Esta seria a terceira vez num curto espaço de tempo que assistiria o Capital Inicial com três sets distintos, sendo a primeiros em Ourinhos/SP, onde tocaram o mesmo set do Rock in Rio 2011, no começo deste ano no Credicard Hall na atual turnê do novo álbum Saturno ( confira cobertura ) e essa última aqui nesta gravação da na Mix TV tocando o álbum de estreia na íntegra.

    As onze faixas que fazem parte deste disco foram sempre tocadas ao vivo nos shows dos primeiros três anos da banda acrescidas de canções do Aborto Elétrico com as conhecidas "Música Urbana", "Veraneio Vascaína" e "Fátima", além do 'lado B' do compacto de estreia da banda Leve Desespero, que tinha Descendo Rio Nilo como faixa de trabalho. O álbum em questão foi produzido por Bozo Barretti, que se tornou posterior ao lançamento do disco um membro da banda.

     Desde a chegada, percebi algo que é comum em todo show do Capital Inicial: os fãs chegam cedo e rapidamente reparei que haviam vários fã-clubes presentes, como o de Belo Horizonte e o de Brasília, que estavam com faixas e camisas personalizadas. O show começou com um pequeno atraso - comparado com as edições anteriores - e todos convidados são orientados para se dirigirem aos seus lugares. Em instantes, todo o Teatro da Mix estava completamente lotado para que os fãs pudessem ouvir as recomendações de segurança e regras para a gravação do show.

    A apresentação do show e responsável pelas entrevistas nos intervalos dedicados as explicações de cada faixa foi realizada pela apresentadora da Mix TV Rafa Brites, que anunciou ".. no Mix TV Albuns Clássicos... Capital Inicial..." e então entram no palco Dinho Ouro Preto Ouro Preto ( voz, guitarra e violão ) Flávio Lemos ( baixo ), Fê Lemos ( bateria e vocal ) e Yves Passarell ( guitarra ), além dos músicos Fabiano Carelli na guitarra e Robledo Silva nos teclados.

     O show teve a data mudada da terça para a quarta em virtude do falecimento do pai de Yves Passarell, no dia anterior, onde a banda preferia postergar em apenas um dia a apresentação, que foi feita em homenagem  ao Sr. Oswaldo Murad.

    Ao serem ovacionados no palco eles iniciaram com a energia de Música Urbana, seguida por No Cinema e em seu final Dinho Ouro Preto avisa que gostaria de emendar a terceira música, mas ele se lembra que é um programa especial que chegava a parte da primeira entrevista.

    A apresentadora Rafa Brites lembra do aniversário de 27 anos deste álbum e o vocalista explica sobre a faixa que abre esse Lp, a Música Urbana, que segundo ele, na versão original havia outro guitarrista, filho de embaixador da África do Sul chamado André Pretorio. Em janeiro de 1981 este guitarrista retorna da África do Sul para as festas de fim de ano e essa ocasião foi a única vez que o Aborto Elétrico tocou com quatro músicos e Dinho Ouro Preto conta que algumas letras foram excluídas, como o trecho "sobre a plataforma" que seria "a rodoviária de Brasília com vista a torre de TV da cidade"  e  mencionava de um pastel da rodoviária onde seria mais ou menos "...ia na plataforma comer pastel....".

    Complementando a explicação, nos contou que a segunda parte do primeiro refrão tem um trecho sobre uma ligação para Renato Russo de um orelhão do Conjunto Nacional e Renato Russo então declama seus versos e Dinho Ouro Preto no orelhão procurando um pedaço de papel e meio que decorou a parte que hoje seria "...tudo errado...mas tudo bem...".

    Muito bacana conhecer essas curiosidades e ele continua a contar mais, dizendo que No Cinema era uma das três músicas feitas antes da entrada de Dinho Ouro Preto na banda com o antigo guitarrista, que se chama Loro Jones.

   

    A banda volta com tudo com Psicopata, seguida por Todo Mal e então teríamos o segundo bloco de  entrevistas. Desta vez com esclarecimentos sobre a Psicopata, que o baterista Fê Lemos fala que teve participação das ex-mulheres e mais amigos, cantando o refrão, cantando na mão e que a parte  "televisão" é sobre o ator Francisco Cuoco, que na época já era coroa e continua até hoje, segundo Dinho Ouro Preto. Ele afirma que isso era impressionante e conta também de uma mudança na letra na parte "... sempre assisto a Rede Globo", pois, a parte original era "bebo mijo com leite de coco..." mudando certamente para Francisco Cuoco. Por conta disso pensavam que nunca iriam pisar na Rede Globo, e os comentários sobre a Tudo Mal foram apenas que era a música do antigo guitarrista junto com o irmão de Loro Jones.

     Sob Controle e Veraneio Vascaína continuaram o show, e só lembrando que neste projeto o álbum é tocado com as faixas exatamente na ordem. A explicação da música veio com o que seria uma Veraneio, comparada as cores do Clube de Regatas Vasco da Gama foi sensacional, e que a letra foi composta por um problema de Renato Russo com a polícia de Brasília. Disseram também que se lembram da censura e que dois anos antes do lançamento deste álbum, a Blitz teve sua matriz riscada por ter a palavra 'babaca' e eles não queriam nem que riscassem a matriz e conseguiram um acordo para que o disco viesse lacrado e só fosse vendido para maiores de 18 anos. Isso na época serviu como uma propaganda perfeita, já que todos pediam para um irmão ou amigo mais velho comprar, assim como era as vendas da revista Playboy na época.

    Quanto a Sob Controle falaram que seria umas primeiras composições do Dinho Ouro Preto e ele lembra da primeira vocalista do Capital Inicial, que era filha de militar e volta e meia os militares iam buscá-la, numa história bem interessante. Dinho Ouro Preto conta também sobre sua audição e explica que suas composições eram sobre suas ex-namoradas e ele imagina hoje eles entendendo as letras e declama um trecho de Sob Controle com "...Você fala, você fala e eu finjo interesse...".

    Depois, o vocalista anuncia o único Reggae que a banda fez em sua carreira, que se trata da música Gritos, porém, claro que no meio, a mesma se transforma no Pop, que o Capital Inicial vem fazendo há mais de 30 anos e prosseguiram o show com Leve Desespero, música que é uma da que mais gosto na carreira da banda.

    Na pausa para a entrevista Yves Passarel foi questionado sobre como se sentia ao tocar algumas músicas que ele nunca havia tocado como por exemplo, o Reggae Gritos. Então eles recordam da parceria do Capital Inicial com o Camisa de Vênus e lá de Salvador, aquilo de cuspir na banda quando gostasse da banda. Então Dinho Ouro Preto comenta sobre a origem de Yves Passarel no Viper e imita um pouco André Mattos com seus agudos, conta que Leve Desespero foi a que mais demorou para ser feita ( três meses ) e a entrou na fita demo, que como disse acima contava com Leve Desespero e Descendo O Rio Nilo e essa fita que tocou na Maldita FM do Rio de Janeiro.

    Depois, o Capital Inicial toca "Linhas Cruzadas", "Cavaleiros" e "Fátima". Linhas Cruzadas seria para outra namorada e ele cita: ".. fui enganado quando te conheci..". A Cavaleiros é sobre racismo ele fala do movimento para liberar Nelson Mandela. Sobre a Fátima, o vocalista disse que era como uma das melhores músicas do Rock Nacional e que Renato Russo terminou a letra em dez minutos. Dinho Ouro Preto lembra como fã do Aborto Elétrico que era, que Fátima era o ponto alto do show junto a Que País é Este e finaliza dizendo que ela é do Flavio Lemos, baixista do Capital Inicial.

    Particularmente a versão tocada, e do jeito que foi...  Fátima foi a melhor versão que ouvi e talvez até pelo incentivo de Dinho Ouro Preto, acredito que ficou magnífica sendo sem dúvidas a melhor música da noite, terminando o álbum e o programa, que será transmitido pela Mix FM e Mix Tv em datas a serem divulgadas.

   A próxima parte sempre seria um reprise para as que a gravação não ficou boa e sempre tem uma ou outra faixa, que merece ser regravada, e citando a sensação como um 'Deja-vu', a banda toca novamente, "Música Urbana", "Gritos", "Cavaleiros" e "Fátima". A despedida do belíssimo programa veio com Natascha, que comprovou a interação entre banda e plateia. Entretanto, o Capital Inicial queria mais e tocou a citada Natascha e a versão que fizeram para o maior hino do Rock Argentino, da banda Soda Stereo com para a canção Musica Ligera, que nas mãos da banda brasileira se chama A Sua Maneira.

  Fim de espetáculo, homenageando não um álbum, mas uma banda de mais de 30 anos de carreira, que conseguem lotar estádios por onde passa mantendo o mesmo padrão de música desde sua origem até os dias de hoje conseguindo ainda emplacar hits na rádio, mantendo seu espaço por todos esses anos.

    Assim como a banda fez durante a apresentação vamos deixar aqui nossos sentimentos a família Passarell e deixar essa humilde resenha a memória do Sr. Oswaldo Murad, pai de Yves e Pit Passarel falecido como dissemos, um dia antes desta memorável apresentação.

 

Texto: Sílvia Pedroni e Marcos César de Almeida
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Patrícia Dornelas da Batucada Comunicação
pela atenção e credenciamento.

Setembro/2013

Set List

Música Urbana
No Cinema
Psicopata
Tudo Mal
Sob Controle
Veraneio Vascaína
Gritos
Leve Desespero
Linhas Cruzadas
Cavalheiros
Fátima

Remake:
Musica Urbana
Gritos
Cavaleiros
Fátima

Bis:
Natascha
A Sua Maneira

Galeria de fotos do show do Capital Inicial no Mix TV Álbuns Clássicos
no Teatro da Mix em São Paulo/SP

Voltar para Shows