Jeff Scott Soto - Queen Tribute 2014
Abertura: Eric Martin
Domingo, 16 de março de 2014
no Carioca Club em São Paulo/SP

    O que dizer de uma turnê de dois ícones do Hard Rock, que vieram ao Brasil para uma série de shows sendo a maioria com casas bem cheias? Os ícones no caso são: Eric Martin - tocando clássicos de sua banda Mr. Big - e Jeff Scott Soto - celebrando a memória de umas das maiores bandas de Rock de todos os tempos, o grandioso Queen. Bem... e o que poderíamos esperar? O maravilhoso show que descreveremos a seguir!!!

    E nessa expectativa que nós tivemos neste domingo foi a mesma que o Fernando R. R. Júnior teve no sábado ( confira matéria ), pois o Rock On Stage teve a honra de cobrir as apresentações de Vinhedo/SP e São Paulo/SP. Lembrado que a turnê também passou pelo Rio de Janeiro/RJ no dia 8 de março, Porto Alegre/RS no dia 9 e Belo Horizonte no dia 14. Vale destacar que ambos os artistas não lançaram disco solo novo, mas nem por isso deixaram de fazer turnês pelo mundo encantando a todos com seus shows, que sempre conseguem destaque em qualquer mídia que se proponha a analisar o show com imparcialidade.

Eric Martin

     O talentoso vocalista do Mr. Big, em sua segunda tour solo no Brasil, pois já havia tocado no Hards Legend Party em maio de 2010 e desta vez excursionou com alguns exímios e talentosos músicos brasileiros, sendo eles: Rogério Delayon ( guitarra ), Flávio "Jagger" Simões ( baixo ) e Teofilo Laborne ( bateria ).

    Quando chegou a hora do show já tínhamos um Carioca Club bem cheio, já que a galera chegou cedo para prestigiar ambas as apresentações e assim valorizando todos os shows, que quase sempre estão começando no horário.

    Após o aviso de segurança da casa, rapidamente todos os músicos foram para o palco e a primeira foi Lost In America do excelente cd Actual Size de 2001, seguida por Wonderland, música de sua carreira solo, junto a banda TMG e depois com Wind Me Up, mais uma do Mr. Big e esta do primeiro cd da banda de 1989.

    Porque já não afirmar que todo o set foi baseado na sua banda, fazendo por isso um show muito melhor que em 2010, quando baseou seu show em canções de seus discos solo, com um pouco de Blues, que não chamou tanto a atenção.

   A balada Green-Tinted Sixties Mind - gravada no Learn To It de 1991 - foi a seguinte e esta música teve a visita de seu amigo e companheiro de turnê Jeff Scott Soto nos camarotes, tanto que o simpático Eric Martin brincou dizendo que ele parecia uma bela morena, pelos seus longos cabelos, o que mostrava ali a amizade dos dois músicos e felicidade por tocarem juntos. A próxima seria do Get it Over de 1999 com o hoje clássico, por que não dizer assim, Superfantastic.

    Eric Martin realmente é um frontman de destaque, brinca o tempo todo, sabe ocupar muito bem os espaços do palco e ao violão começa a pedir que o Carioca Club cante os "Shalala lalala" da próxima música, que seria a bela Wild Word regravação do Mr. Big no cd do Bump Ahead em1993 para a composição de Cat Stevens ( e aqui vale lembrar que conferimos o show da lenda em novembro de 2013, confira neste link ). A versão feita por ele nesta noite foi simplesmente tão perfeita quanto a original e com participação massiva da galera já que é um dos grandes sucessos do Mr. Big.

    Eric Martin então faz o anúncio que todos esperavam: “A próxima vez que me virem no palco no Brasil, não será com amigos brasileiros e sim com as pessoas que vocês estão acostumados a me ver dividindo o palco!!!”, deixando claro que em breve teremos coisas novas e outra tour do Mr. Big e então hora de mais uma em formato acústico com Goin' Where The Wind Blows do Hey Man de 1996, em duas versões muito bem executadas.

    Após a execução de Shine ( do Actual Size ), Jeff Scott Soto invade o palco com duas 'caipiroskas' e pede a Eric Martin virar e com todos no Carioca gritando “vira, vira, vira... vira, vira, vira... viroouu...Jeff - como o grande apreciador que é da bebida que é -  fez a parte dele, mas Eric tomou apenas alguns goles e em seguida cantou a Mary Goes´Round.    Brincando com as letras da próxima, que seria a Daddy, Brother, Lover, Little Boy ( do Learn To It ) e o Hard Rock potente volta com tudo ao Carioca seguido por outra desde disco com a Alive and Kickin.

    Eric Martin então pede a um amigo que entre no palco e então, o vocalista BJ do Tempestt ( que também é o guitarrista da banda de Jeff Scott Soto ) para juntos cantarem a belíssima balada Promisse Her The Moon do Bump Ahead. Take A Walk do primeiro álbum da banda de 1989, serviu de aquecimento para um dos momentos mais esperados pelos fãs do Mr. Big quando Eric Martin pega o violão e começa a cantar o mega hit radiofônico To Be With You e quando cantava pedia para a plateia que o acompanhasse batendo palmas num lindo momento. Ele finalizou o show com outro clássico do Mr. Big Dancin' With My Devils do Get Over It de 2000.

    Um grande show, apenas com grandes faixas do Mr. Big para que qualquer fã saísse extasiado da apresentação e o melhor de tudo seria que ainda teríamos outra grande apresentação com Jeff Scott Soto fazendo seu tributo ao Queen.

 Set list do Eric Martin

1 - Lost In America
2 - Wonderland
3 - Wind Me Up
4 - Green-Tinted Sixties Mind
5 - Superfantastic
6 - Wild World
7 - Goin' Where The Wind Blows  
8 - Shine
9 - Mary Goes 'Round
10 - Daddy, Brother, Lover, Little Boy
11 - Alive and Kickin'
12 - Promise Her The Moon  
13 - Take A Walk
14 -  To Be With You
15 - Dancin' With My Devils

Jeff Scott Soto

     O 'homem show' de volta ao Brasil, podemos muito bem começar a definir como foi o show desta maneira, pois quem já assistiu a algum show dele, sabe que sempre vale a pena, que é diversão garantida e sem contar que dessa vez ele faria o espetáculo especial só tocando músicas do Queen.

    E inclusive possui um DVD deste tributo, o sensacional The JSS Queen Concert - Live At The Queen Convention 2003. Nesta vinda ao Brasil o auge foi a participação no cruzeiro Motorcycle Rock Cruise, onde JSS e a banda, formada por Márcio Sanches ( guitarra ), Henrique Baboom ( baixo ) e os membros brasileiros de sua banda solo BJ ( guitarra/teclado ), Edu Cominato ( bateria ).

    Eles sobem ao palco e de cara o sucesso Let Me Entetain You foi cantada por todos e com o riff na guitarra muito bem executado por Márcio Sanches. Porém foi com a Tie Your Mother Down que realmente o Carioca Club explodiu em emoção e no final desta percebi um sorriso lindo no rosto de felicidade Jeff, que saudou a todos.

    Neste momento, em um pequeno silêncio que tomava conta do Carioca Club, alguém grita: 'Caipiroska' e Jeff Scott Soto aponta a quem gritou e comenta: "está vindo meu amigo" e o baixo de Henrique Baboom começa a soar forte para que Another One Bites The Dust fosse executada. Uma mescla feita por BJ nos teclados com a bateria de Edu Cominato lembrou um grande sucesso do Queen do álbum The Works com I Want To Break Free.

     Jeff Scott Soto então apresenta que a próxima é de mil novecentos e setenta e alguma coisa e o riff de Keep Yourself Alive soou perfeito, com um peso muito bem executado pelo exímio baterista Edu Cominatto sendo esse um dos melhores momentos do show. BJ com violão começa a tocar a próxima, que seria a divertida Crazy Little Thing Called Love e no final  percebi todos cantando o refrão, ou seja o Carioca Club inteiro participando do final da música, que foi muito marcante.

 

    Jeff então elogia nosso país, dizendo que aqui a energia é diferente da Europa, America ou Japão, pois, tem os melhores drinks, que o público é o mais insano e participativo nos shows e elogiando o corpo da mulher brasileira, que serviu como intro para a próxima, definida por ele como uma homenagem as mulheres de "quadril largo" e tocaram a Fat Bottomed Girls.

    Após esse um momento engraçado, pois BJ ensina Jeff Scott Soto algumas palavras em inglês e Jeff avisa que se falasse aquilo alguns iriam odiá-lo, então com uma cara extremamente engraçada ele brada: "Corinthians esta fora!!!" em virtude da desclassificação do time paulista no campeonato estadual horas antes do show e quem não torce para o mesmo, claro que vibrou forte, onde pintou alguns gritos de eliminado, algumas vaias, mas isso faz parte da brincadeira sadia do futebol e Jeff sabiamente volta a atenção a si e apresenta a próxima ao melhor estilo Queen "Hammer To Faaaaall"...

    A banda então é apresentada com destaque para o guitarrista Márcio Sanches, o 'Brian May' da banda. E quando iniciam a seguinte tivemos uma das mais novas do set list e nem por isso menos clássica na historia do Queen,  que foi a pesadíssima I Want It All. Mantendo o peso eles emendaram Stone Cold Crazy, onde Jeff Scott Soto desceu ao pit de segurança para alegria dos fãs.

 

    Jeff Scott Soto disse que muitos ali queriam que ele cantasse canções de Yngwie Malmsteen, Alex Rudi Pell, Trans Siberian Orchestra, Steel Dragon, Talisman entre outras bandas que ele já passou, mas que desta vez não faria nenhum deles, pois chegava a hora de uma das músicas mais bonitas de todos os tempos... e pede a todos que cantem junto, pois todos conhecem sua letra e sentado ao lado de Marcio Sanches no palco, junto com todos os fãs no Carioca Club cantaram a lindíssima balada Love Of My Life.

     Uma sequencia mais romântica prosseguiu o show com Somebody To Love e These Are The Days Of Our Life, clima para beijos e abraços entre os namorados e casais da noite. Em seguida um dos hits do Queen gravado originalmente com David Bowie, a Under Pressure, que voltou com a pegada mais Rock da noite. Radio Gaga teve o mesmo momento mágico que podemos ver em qualquer show do Queen, com aquela coreografia de palmas da plateia que todos querem fazer ao assistir por vídeo um show dos lendários britânicos.

    A versão de We Will Rock You foi rápida como a que abre o álbum Live Killers e finalizaram a primeira parte com We Are The Champions e claramente todos nós éramos os felizardos ( os campeões ) de estarmos em um show tão empolgante. E assim terminou a primeira parte da apresentação.

    O bis veio rapidamente com o hino maior do Queen e do Rock Mundial, comparável somente a Stairway To Heaven do Led Zeppelin... estou falando de Bohemian Rhapsody em uma versão linda, que encantou a todos mesmo e prosseguiu com The Show Must Go On e ali se encerrava o Jeff Scott Soto's Queen Tribute em um show magnífico. Eis que de repente surge no palco a banda de Eric Martin e juntos tocaram o clássico Addicted To That Rush do Mr. Big, do mesmo jeito que fizeram em 2010. Tanto Jeff Scott Soto quanto Eric Martin foram aplaudidos da maneira, que com certeza, todo artista gostaria de ser todos os dias.

    Uma noite incrível, onde duas lendas mostraram todo o seu talento e divertiram um domingo como sempre e tomara mesmo que sempre eles voltem ao Brasil e consigam fazer shows próximos a esse. Como sempre digo.... sensacional...


Texto: Sílvia Pedroni e Marcos César de Almeida
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Heloísa Vidal e a Free Pass Entertainment
pela atenção e credenciamento
Abril/2014

Set List de Jeff Scott Soto

1 - Let Me Entertain You
2 - Tie Your Mother Down
3 - Another One Bites The Dust 
4 - I Want To Break Free 
5 - Keep Yourself Alive 
6 - Crazy Little Thing Called Love 
7 - Fat Bottomed Girls 
8 - Hammer To Fall 
9 - I Want It All 
10 - Stone Cold Crazy 
11 - Love Of My Life 
12 - Somebody To Love 
13 - These Are The Days Of Our Lives 
14 - Under Pressure 
15 - Radio Ga Ga 
16 - We Will Rock You 
17 - We Are The Champions 
Bis
18 - Bohemian Rhapsody 
19 - The Show Must Go On 
Jam:
20 - Addicted To That Rush 

Clique aqui e confira uma galeria de 64 fotos dos shows de Jeff Scott Soto e Eric Martin
no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows