Nenhum de Nós - Contos
 Acústicos de Água e Fogo - Tour 2013/2014

Sexta Feira, 26 de setembro de 2014
no Cine Joia em São Paulo/SP

    Contos Acústicos de Água e Fogo, é o nome do último cd/DVD dos gaúchos do Nenhum de Nós, que acompanhamos o show de seu lançamento em 2013 ( saiba como foi ) e pouco mais de um ano depois, a banda estava de volta ao mesmo Cine Joia, novamente com lotação quase no máximo, e desta vez, tivemos uma cobertura mágica, pois minutos antes dos músicos subirem no palco, conseguimos realizar uma entrevista com a banda falando de todos os 28 anos de carreira ( confira aqui como foi a entrevista ).

    Lançado em agosto de 2013 Contos Acústicos de Água e Fogo, o DVD ( leia resenha ) ganhou o Prêmio Açorianos da Prefeitura de Porto Alegre como o melhor DVD de 2013 e a banda também disponibilizou este formidável trabalho em formato de cd ( confira aqui ).

    Para uma sexta feira, o público compareceu em um grande número no Cine Joia, quase tomando todas as dependências da casa e a expectativa era bem alta, quando a meia noite sobem no palco o Nenhum de Nós, com a mesma formação desde o início da banda, ou seja Thedy Corrêa nos vocais, Veco Marques e Carlos Stein nas guitarras, o excelente Sady Homrich na bateria e João Vicenti no acordeom e teclados.

    Eles começaram o show com a música Deixa o Sol Entrar com as características de como foi gravada no Acústico Ao Vivo 2 de 2003, com o guitarrista Veco Marques tocando um instrumento indiano, que não tenho a menor ideia do nome dele, porém em uma execução primorosa.

    Thedy Correa cumprimenta a platéia e relembra do fantástico último show no mesmo Cine Joia, de quando começou a tocar em São Paulo/SP no extinto Rose Bom Bom e que o set da noite seria especial, com mais músicas, afinal, ele queria não um show, mas sim uma celebração de amigos, e claro, ao dizer isso, foi extremamente aplaudido. E assim, relembrou dois sucessos com Notícia Boa e Eu Não Entendo ambas do disco Histórias Reais, Seres Imaginários do ano de 2001 e aos poucos víamos o público se empolgando cada vez mais. 

    Além de serem grandes músicos, os integrantes do Nenhum de Nós se tornam bem mais interessante por seu lirismo, que com letras simples, conseguem se encaixar em dois ou mais conceitos e sobre as diferenças que o destino ou rumo faz com que levemos a vida. Enaltecendo este conceito eles tocaram a música Sobre o Tempo do álbum Extraño.  A faixa Água e Fogo, que intitula último trabalho o acústico foi a seguinte e teve uma execução bastante  interessante de se assistir, pois as luzes estavam variando entre azul e o predominantemente vermelho.

     A música título no álbum de 1990, a Extraño prosseguiu o show em uma bela versão e fez que muitos cantassem com a banda, e ao observar isso, me deu a impressão de algo como se a letra tivesse muito significado a todos que cantaram, principalmente a frase, "às vezes penso que as vezes ela também me amou".

     Thedy Corrêa então pede a todos para que se imaginem em uma máquina do tempo e que retornem ao passado, pois seu desejo era que todos se teletransportassem ao ano de 1983, e então tivemos uma das melhores músicas sobre timidez na adolescência, que mesmo com o passar dos anos, às vezes essa timidez, recai até mesmo sobre os adultos, principalmente quando nos inibimos na frente de pessoas novas e que achamos interessante. Claro que a música em questão é o clássico Julho de 83.

    As seguintes foram Diga a Ela do álbum de 2000 Onde Você Estava em 93?, Jornais do álbum homônimo de 1992, a belíssima composição Aquela Estação do Contos Acústicos de Água de Fogo e Dança do Tempo do Pequeno Universo de 2005, numa excelente crítica aos pontos de vida quando estamos em um romance e de como a vida muda constantemente.

     Uma das mais  belas letras de quando um relacionamento cai na rotina e principalmente, os culpados disso são ambos e não uma pessoa afinal, dois formam um casal, como é o caso de Amanhã ou Depois, outra do álbum Histórias Reais, Seres Imaginários, que foi sucedida por Mistério Profundo.  O show esquentou de novo com a melhor canção sobre quando ganhamos um fim de relacionamento com a Vou Deixar Que Você Se Vá do Mundo Diablo de 1996, que ferveu completamente o Cine Joia.

    Da Janela foi exibida no estilo da versão do Acústico, onde todos cantavam a parte, "...você ainda me ama..." e o Nenhum de Nós continuou seu lado mais romântico com a Paz e Amor, título do cd de 1998, cujo refrão "...Flores na cabeça..." foi catando bem alto, fazendo sim a celebração mencionada no começo do show.

 

    Depois todos músicos deixam apenas Thedy Corrêa no palco, que menciona que aquilo já tinha se tornado tradição na banda, e assim, com somente um violão nas mãos, ele cantou Você Vai Lembrar de Mim, do cd Paz e Amor, que fala de um fim de relacionamento, onde um acha que amou mais que outro, mas sempre um lembrará do outro e a vida continuará com todos sendo felizes, finalizando perfeitamente a primeira parte do show.

    O bis veio rápido com Segundo Sol, um cover de Cassia Eller, seguido pelo hit muito aguardado do primeiro álbum do Nenhum de Nós de 1987 Camila, Camila, que de uma maneira bem discreta e com uma letra sensacional na década de 80 relatava precisamente o sentimento de uma mulher agredida em casa com todas suas emoções e impossível pensar em uma letra dessa nos anos 80.

    Para encerrar o show, Thedy Corrêa disse que a banda foi massacrada pela crítica com a versão da última música da noite, mas que foi um sucesso graças ao fiel público da banda, e assim a Astronauta de Mármore, versão de Starman de David Bowie encerrou uma apresentação primorosa.

    A força do Pop Rock feito nos anos 80 chega a ser impressionante, mesmo passado mais de 25 anos que as música foram compostas, como é o caso do Nenhum de Nós, que desde então continuam com letras extremamente atuais e fazendo shows bem acima da média de quaisquer bandas novas deste estilo, porém, sem conseguir chegar aos pés de qualquer um dos grandes nomes que fizeram sucesso nos anos 80. Parabéns Nenhum de Nós... Parabéns Rock Grande do Sul.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Ana Carolina de Freitas e a equipe da Assessoria Márcia Stival pela atenção e credenciamento.
Outubro/2014

Set List do Nenhum de Nós

1 - Deixa o Sol Entrar
2 - Noticia Boa
3 - Eu Não Entendo
4 - Sobre O Tempo
5 - Água e Fogo
6 - Extraño
7 - Julho de 83
8 - Diga a Ela
9 - Jornais
10 - Aquela Estação
11 - Dança do Tempo
12 - Amanhã ou Depois
13 - Mistério Profundo
14 - Vou Deixar Que Você Se Vá
15 - Da Janela
16 - Paz e Amor
17 - Você Vai Lembrar de Mim
18 - Segundo Sol
19 - Camila, Camila
20 - Astronauta de Mármore

Clique aqui e confira uma galeria de 69 fotos do show do Nenhum de Nós no Cine Joia em São Paulo/SP

Voltar para Shows