Obituary - Inked In Brazilian Blood Tour 2015
Abertura: Test
Sábado, 04 de abril de 2015
 no Clash Club em São Paulo/SP

    Uma noite de pura porrada na orelha é o que eu e os presentes no Clash Club esperam deste sábado, por mais que os músicos da banda principal toquem quase anualmente em São Paulo, a qualidade das músicas e o carisma presentes neles, fazem com que o fã queira ir nos shows sempre e cada vez mais.

    A Inked In Brazilian Blood Tour 2015 levou a veterana banda de Death Metal a se apresentar em oito datas no país, sendo Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Manaus (AM), Novo Hamburgo (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Assim como em 2014, a abertura em São Paulo ficou à cargo do Test.

     Na ativa desde 1988, o Obituary é um dos cinco pilares do Death Metal da Flórida nos Estados Unidos ao lado do Death, Morbid Angel, Cannibal Corpse e Deicide. E mais uma vez o Rock On Stage estava presente em São Paulo para conferir como seria o show do quinteto.

Test

    Às 19h em ponto, o Grindcore do Test começa a se espalhar seu pelo Clash Club, o logo da banda enfeita as paredes ao redor da casa e no fundo do palco, a capa do último álbum dos caras, o EP Balão de Azar ( de 2014 ). E já temos uma galerinha prestando atenção no som potente dos músicos João Kombi ( guitarra e vocal ) e Barata ( bateria ). Eles começam com duas do EP Carne Humana ( de 2011 ): Consuma Para Se Exumar e Na Pele de Deus, que mostram que os músicos que não vieram para brincadeira.

    Eles tocam um de frente para o outro, Barata incansável, toca muito e sem pausas, ao final das músicas sempre temos muitas palmas dos presentes e  na sequencia do set tivemos a Carne Humana ( do Carne Humana ) que é bem legal, mas a que levanta os fãs é a Ele Morreu Sem Saber Porque ( também do Carne Humana ), pois todos fazem seus 'horns up' acompanhados de muitos bangues.

    Aos poucos vão chegando mais pessoas, que já vão garantir sua vaga na frente do palco e também vibram com a Andróides ( do Árabe Macabre de 2012 ) fazendo 'air guitar' ou tentando acompanhar os movimentos de Barata na bateria. Ouvir o Test é aquela garantia de porrada nos ouvidos sem parar e durante a Morrer Lentamente ( outra do Árabe Macabre ) João Kombi esmerilha sua guitarra, enquanto Barata faz uma pausa para tomar uma breja, que não dura muito, afinal, alguém tem que castigar aquela bateria.

    Finalizam o set com as músicas Test ( do primeiro EP dos caras: Jesus Doom de 2010 ) e Antes do Fim ( do EP M’Boi Mirim de 2012 ) com todas as cabeças da casa voltada para os músicos, além muitos gritos de incentivo para a dupla e pedidos de música inclusos, mas infelizmente, às 19h25, os dois levantam seus punhos, nos cumprimentam e saem ao som de nossas palmas.

Set List do Test
1 - Consuma Para Se Exumar
2 - Na Pele De Deus
3 - Carne Humana
4 - Ele Morreu Sem Saber Porque
5 - Androides
6 - Morrer Lentamente
7 – Test
8 - Antes do fim

Links: www.facebook.com/testgrind e www.testdeath.com.br/.

Obituary

    Às 20h horas sobem ao palco os solenes músicos de uma das bandas mais influentes no Death Metal da Flórida: Obituary! Passou mais um ano e novamente consigo assisti-los! As outras vezes que estiveram por aqui foram em 2007, 2008, 2009, 2012 ( leia resenha ) e 2014, esta última também foi no Clash Club ( confira matéria ).

    Essa noite, a maioria das composições vem de seu último trabalho: Inked In Blood, que foi lançado em 2014 e concluído graças aos fãs, que ajudaram a finalizar o cd contribuindo monetariamente com Kickstarter dos músicos. O último álbum antes dele foi lançado em 2009, então imagina uma galera que conhece cada centímetro desse cd, são esses os caras que estão à minha volta na pista, ansiosos por (re)verem John Tardy nos vocais, Kenny Andrews e Trevor Peres nas guitarras, Terry Butler no baixo e Donald Tardy na bateria.

    O pessoal já vai gritando os nomes das músicas, isso ainda durante a Intro, assim que os músicos se posicionam e começam os primeiros riffs da rápida Centuries Of Lies ( do Inked In Blood ), o pessoal da pista já abre uma roda e tiro os meus óculos, porque o negócio vai ser 'loko', mesmo com a banda vindo regularmente ao Brasil.

    Durante a Visions In My Head ( outra do novo Inked In Blood ), os músicos bangueam muito e essa música acredito que resume a qualidade técnica deles, pois temos guitarras primorosas e uma bateria linda, na pista muitos punhos ao ar, mas como não consegui subir ao mezanino, muitas vezes a minha visão do palco era totalmente bloqueada. Na pausa muitos gritos da galera de: "Obituary, Obituary e bota pra fuder!?!"

    O vocalista John Tardy agradece e avisa que a próxima é do álbum Cause Of Death ( de 1990 ) e lança a caótica Infected!, que fez a roda não parar e foi muito comemorada pelos presentes. O guitarrista Trevor Peres sempre simpático, está sorrindo e cumprimentando os mais próximos na pista e mesmo durante a roda vejo amigos que se cumprimentam, enquanto os caras à sua volta saem se empurrando. A arte do último álbum está em todas as paredes, essa noite não tínhamos 'merchan' da banda, mas, o estande com cd´s, vinis e camisetas da banda Test estava garantido.

    Trevor Peres nos aplaude, enquanto John Tardy fala que é sempre bom estar em São Paulo novamente. O guitarrista Kenny Andrews é o mais centrado, enquanto esmerilha sua guitarra para a brutal Intoxicated ( do emblemático cd Slowly We Rot de 1989 ) e com essa ninguém fica parado.

     A todo momento somos esmagados pelas pessoas que se juntam para fazer alguma roda. Mais uma pausa e muitos gritam: "vocês são do caralho!" junto com nomes de músicas, palmas e gritos de "Obi, Obi!". E estava muito calor nesta noite e tanto músicos quanto o pessoal do meio da pista, já estão visivelmente suados... Ok eu também estou derretendo!

    Para a Bloodsoaked ( do álbum Slowly We Rot ), Trevor Peres nos contagia com seu 'hey', e esta música possui riffs primorosos, que logo no seu início, o pessoal para de agitar para prestar atenção ao som... Coisa que dura minutos, pois, logo o show recomeça a pegar fogo.

  Em seguida tivemos uma das minhas favoritas: Immortal Visions ( também do Slowly We Rot ) que faz a galera enlouquecer, essa é linda demais! John Tardy está com um sorriso enorme na cara enquanto canta e noto como o baterista Donald Tardy é incrível em seus bumbos duplos. Trevor Peres se anima e grita para nós: 'Louder!' e o povo da pista não se intimida e corresponde os gritos em dobro.

    Trevor Peres anuncia mais uma do Slowly We Rot com a Til Death! e Trevor Peres capricha num vocal mais rasgado nessa incrível composição, que faz o pessoal não parar por nenhum instante. Os músicos do Obiturary são insanos e tocam uma porrada atrás da outra quase sem intervalo.

    O próximo trio musical vem para arrasar os corações com Don’t Care ( do cd World Demise de 1994 ) e seu refrão "I don't care what they say! I don't care! I'll do what I want!", que eu acho de uma categoria super Punk para depois prosseguirem com a Violence ( do recente Inked In Blood ), que contém uma pegada bem Thrasher e Back To One ( do álbum The End Complete 1992 ) com uma introdução de cair o queixo. Animado, John Tardy diz: "Muito obrigado! Agora vamos tocar algo do álbum The End Complete!" É a vez da pesada e rápida Dead Silence. Não só a roda, mas também os pulos e o suor não param de acontecer por aqui.

    Neste show não existia nenhum adereço no palco, as luzes são desafiadoras para os fotógrafos e os músicos deixam o palco às 21h ao som dos nossos gritos, mas cinco minutos depois, o baterista Terry Butler retorna para a sua posição e faz um solo nervoso de bateria, interagindo com nossos gritos, logo, Trevor Peres se junta ao som dele para tocar e assim, eles começam a sangrenta Back On Top ( mais uma do Inked In Blood ) com todos do Obituary em cima do palco na pressão e quase toda a pista na roda.

    Agora é a vez da cereja no bolo do último álbum, a música título Inked In Blood com todas as mãos da casa se juntando durante o refrão desta suave canção ( sim... estou sendo irônica porque ela é uma bela pedrada na orelha ). A torturante I’m In Pain ( também do álbum The End Complete ) é a próxima e dá-lhe gritos dos fãs, pois, a casa está cheia de apaixonados pelo Death Metal. E como de costume, nos primeiros riffs de Slowly We Rot, canção que intitula o álbum e que leva a galera para ao êxtase. Essa música é monstruosa de boa ( se é que esse adjetivo existe! ) e muita gente não parou de agitar em nenhum minuto! Merecem o título fã Rayovac da noite!

    Os músicos sorridentes, animados, nos agradecem e batem palmas e mais palmas para nós, além de jogar palhetas e tirar fotos com a gente, mas, como tudo que é bom, em algum momento acaba, e às 21h20 termina o show. A cara dos presentes é de que esse show poderia ter durado mais umas horas, eu também amei, entretanto, haja corpo para aguentar tanto empurrão. Mas, sem problemas, logo o corpo se recupera e estaremos ansiosos por um novo show desses mestres do Death Metal novamente no Brasil.

   

Texto: Erika Alves de Almeida
Fotos: cortesia de Ronaldo Chavenco ( Coredump )
Agradecimentos à Costábile Salzano Júnior da The Ultimate Music e a Overload
 pela atenção e credenciamento
Junho/2015

Set List do Obituary

1 - Centuries Of Lies
2 - Visions In My Head
3 - Infected
4 - Intoxicated
5 - Bloodsoaked
6 - Immortal Visions
7 - ‘Til Death
8 - Don’t Care
9 - Violence
10 - Back To One
11 - Dead Silence
Bis:
12 - Back on Top
13 - Inked In Blood
14 - I’m In Pain
15 - Slowly We Rot

Links: www.obituary.cc/ e www.facebook.com/ObituaryBand.

Voltar para Shows