Picture e Tygers Of Pan Tang
Sábado, 12 de março de 2016
no Bar da Montanha em Limeira/SP

    Os holandeses do Picture retornaram ao Brasil depois de quase dois anos de sua primeira passagem e desta vez realizando uma tour conjunta com os ingleses do Tygers Of Pan Tang - que visitaram o país pela primeira vez - para apenas quatro apresentações, sendo escolhidas as cidades do Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Limeira/SP ( que foi acompanhada pelo Rock On Stage ) e São Paulo/SP. A certeza desta dupla excursão era de uma noite baseada no Heavy Metal Old School praticado desde os anos 80 pelas duas lendárias bandas.

    E quando se trata do chamado Heavy Metal Clássico, os artistas não precisam estarem com novos álbuns debaixo do braço, basta apenas revisitarem seus grandes sucessos do passado para atraírem um grande número de fãs por onde passaram, afinal, o último de estúdio do Picture é o ótimo Warhorse de 2012 e do Tygers Of Pan Tang é o Ambush, também de 2012.

    Em Limeira, interior de São Paulo, a ocasião seria ainda muito mais especial, pois, foi comandada pelo Picture Brasil, fã clube brasileiro dos holandeses, que transformou o evento no Picture Day com a exposição de itens raros do Picture, fotos, livros e também vendas de cd´s, camisetas, chaveiros, canecas e outros itens colecionáveis. Além disso, antes dos shows, nos intervalos e no final, acontecia um 'quiz' com perguntas e presentes para que as acertasse. Uma bela iniciativa do fã clube e da minha amiga Patrícia Vera, uma das responsáveis por este evento.

Tygers Of Pan Tang

    Por conta de imaginar que o horário de início dos shows fosse por volta das 22hs, eu e uns amigos só chegamos ao Bar da Montanha por volta das 21hs e o Tygers Of Pan Tang já estava no palco e havia iniciado seu show há algum tempo. Uma pena, pois, queria muito conferir cada uma das músicas executadas por Robb Weir na guitarra, Craig Ellis na bateria, Jack Meille nos vocais, Gav Gray no baixo e Micky Crystal na guitarra.

    Após meu rápido credenciamento, me dirigi para a área dos shows e fui assistindo ao show do Tygers Of Pan Tang, que já estava quase próximo ao seu final, sendo que eles estavam executando a canção Rock Candy do Animal Instinct de 2008 e percebi que o vocalista Jack Meille estava com a plateia nas mãos, por conta de sua atuação carismática.

    A seguinte foi Don´t Stop By, canção que fecha o clássico Spellbound de 1981, cujo 'punch' cheio de energia garantiu a vibração dos presentes, que aplaudiram bastante durante os riffs de guitarras da entrosada dupla Robb Weir e Micky Crystal. E te aviso caro leitor(a) faz um bem danado curtir e estar presente em um show de uma das bandas que propagaram a NWOBHM nos anos 80 pelo mundo.

    Na sequencia, o vocalista Jack Meille apresenta o guitarrista Micky Crystal e este nos envia um formidável e longo solo com sua Gibson. Em seguida, o Tygers Of Pan Tang tocou a dupla Insanity/Suzie Smiled do Wild Cat, seu primeiro registro de 1980 que trouxe um sabor Hard'n'Heavy ao palco.

    Raised On Rock ( do Crazy Nights de 1982 ) continuou o show e garantiu muitos socos no ar por parte da galera, que curtiram bastante este clássico, entretanto, um dos pontos mais altos do show foi com o hit Hellbound ( do Spellbound ), com seus riffs envolventes, que fizeram o público realmente se exaltar todo no show e cantar o refrão com Jack Meille, que se movimentou com relevância pelo palco regendo tanto os fãs postados mais à frente quanto os que estavam na parte lateral.

    O Tygers Of Pan Tang faz uma rápida pausa para que clamássemos sua volta e aí... o vocalista Jack Meille, que estava muito contente pela recepção dos fãs apresenta a banda e continua com o "Heavão" Don't Touch Me There ( outra do Wild Cat ) cheio de fervorosos solos de guitarras e terminou seu show com eletrizante cover de Love Potion No. 9 do The Clovers, que em 1982 contava com o lendário John Sykes na guitarra e foi registrada no álbum The Cage de 1983. Mesmo perdendo a maior parte do show do Tygers Of Pan Tang, que durou em torno de uma hora e quinze minutos, os ingleses fizeram uma excelente abertura, que serviu de um aquecimento de luxo para o Picture que encerraria a noite.

Set List do Tygers Of Pan Tang

1 - Euthanasia
2 - Love Don't Stay
3 - Gangland
4 - Wild Catz / Paris Tyger Air
5 - Never Satisfied
6 - Keeping Me Alive
6 - Killers
7 - Rock Candy
8 - Don't Stop By
9 - Insanity/Suzie Smiled
10 - Raised On Rock
11 - Hellbound
12 - Don't Touch Me There
13 - Love Potion No. 9

 

Picture

    Enquanto o palco era preparado para o show do Picture, hora de dar uma volta pelo Bar da Montanha, conversar um pouco com os amigos, ver os cd´s que estavam à venda, realizar umas compras e por volta das 22:30, eis que ouvimos os trechos clássicos do Oh Fortuna, um dos poemas de Carmina Burana musicados por Carl Off, sendo a canção de abertura, a mesma que foi utilizada antes da primeira do álbum Picture Live de 2008 e desta forma vimos Pete Lovell nos vocais ( sem o quepe de aviador, que foi presenteado para a Patrícia Vera na tour anterior ), Andre Wullems e Mike Ferguson nas guitarras, Rinus Vreugdenhil no baixo e Laurens Bakker na bateria, todos devidamente estimulados pelos fãs para a realização de um show Heavy Metal Old School, conforme o baixista havia me contado na entrevista para o Rock On Stage ( confira aqui ).

    E quer algo mais Old School que o clássico Griffons Guard The Gold ( do Eternal Dark de 1983 ) executado com peso e moral pela banda, que destacou a atuação dos guitarristas Andre Wullems e Mike Ferguson nos solos, que somados aos vocais de Pete Lovell efervesceram a emoção dentro de cada um de nós? É impressionante como esta música faz bem e como conduziu os presentes à uma intensa agitação.

    Sem perder o pique, eles disparam o Heavy franco de Message From Hell ( do Diamond Dreamer de 1982 ), onde deu para perceber que o show desta noite estava bem mais pesado, isso, se compararmos com a apresentação de 2014 ( relembre neste link ), pois, o Picture estava elétrico, com seus integrantes se movimentando pelo palco e causando uma animação muito grande em todos.

    Para a terceira da noite, notei que mais um guitarrista havia se juntado à banda, e qual não foi a minha surpresa ao perceber que era o Kiko Shred do Slippery, que junto a Andre Wullems e Mike Ferguson fizeram os solos da cadenciada Diamond Dreamer ( título do álbum ), cuja alta voltagem satisfaz e muito.

    E os holandeses deixaram claro que a potência de seus shows continua intacta e que Heavy Metal bom são os Old School, como no caso da rápida You're All Alone ( também do Diamond Dreamer ), que foi a seguinte do show. Nesta hora, Laurens Bakker, que mantém muito peso em sua bateria junto à Rinus Vreugdenhil garantiram a base para que os solos de guitarras dessem a tônica da canção.

    Os fãs correspondem gritando "Picture... Picture..." repetidamente e com luzes vermelhas, fumaça e todos os quatro integrantes da frente e mais o baterista lá atrás... fizeram "Horns Up" e então ouvimos a introdução que antecede o maior clássico da carreira dos holandeses e que marcou a história de muitos fãs de Heavy Metal ( eu incluso ).

    Estou falando da soberba Eternal Dark ( título do álbum de 1983 ), que foi tocada com uma garra enorme pela banda e o inquieto baixista Rinus Vreugdenhil ia de um lado para outro do palco, demonstrando uma empolgação enorme. A reação da plateia não foi outra senão cantar seus versos com Pete Lovell com uma força, que naturalmente voltou a emocionar o vocalista, que sempre erguia seus braços em saudação ao Heavy Metal e aos seus seguidores.

    E desta vez, o Picture não conversou com os fãs - até este ponto do show - limitando-se apenas a tocar com uma precisão única, porém, sempre tocavam a mão da galera naquele gesto de amigos, que era o que estávamos vendo nesta noite com os nossos amigos Heavy Metal Old School da Holanda. 

    Assim, Make You Burn ( também do Eternal Dark ) deu sequencia ao show fazendo passar um filme em nossas mentes, um filme que nos remetia ao passado quando ouvíamos e com dificuldades ficávamos sabendo dos lançamentos das bandas clássicas do Heavy Metal como Saxon, Def Leppard, Iron Maiden, Grim Reaper, Judas Priest, Krokus, Accept... ufa.. são tantas... que reinavam pelo mundo e nos expunham à álbuns que são discoteca básica até hoje. Bem voltando... Make You Burn foi exibida com um considerável peso de guitarras através de seus cadenciados solos e seu refrão, sendo que é impossível ver Pete Lovell cantando e não acompanhá-lo ou se deliciar ao reparar Andre Wullems e Mike Ferguson solando próximos um do outro.

 

    Antes da próxima, Pete Lovell agradece aos fãs, ao pessoal do Picture Brasil e também aos amigos do Tygers Of Pan Tang e enfatiza que desde aquela época nós vivemos os anos do Heavy Metal. Estava dada a dica para que a rápida Heavy Metal Ears ( título do álbum de 1981 ) fosse exibida nesta noite em Limeira e inflamasse ainda mais os fãs.

    Instantes depois, ainda percorrendo o ano de 1981, porém, com um som do primeiro álbum, o Picture tocou a Bombers com seu peso e velocidade esperados, mas... nesta algo diferente aconteceu: Rinus Vreugdenhil, que andava o tempo todo pelo palco, se cansou de ficar lá e foi tocar seu baixo no meio da galera, algo inusitado e deveras inesquecível neste show do Picture em Limeira.

    E ele ficou um bom tempo lá, pois, os guitarristas alongaram um pouco seus solos de guitarras e os fãs... naquela parte à frente do palco se deliciaram muito neste momento do show. Quando ele retornou para o palco, no instante em que foi subir, adivinha quem também o ajudou, afinal, ele estava com o baixo nas mãos e precisava se equilibrar... e aí descobriu? Bem, foi este repórter que voz escreve... Ou seja, o show ficou mais inesquecível também para mim.

    A fervorosa Unemployed do Heavy Metal Ears, cujas pancadas de Laurens Bakker em sua bateria foram um espetáculo à parte continuou com a plateia participando bastante do show, seja com palmas ou cantando seus versos com Pete Lovell. Aliás, quando é chegada a hora que eles aceleram a música, você sente como ela é atual até hoje e como possui os riffs certos para te fazer sacudir o pescoço sem parar.

    A única do Warhorse que tivemos na noite foi a Battle Plan e sua pegada pesada mostrou que mesmo não sendo um clássico ainda, contém os elementos para se tornar um... conforme previu o baixista na citada entrevista e conseguiu também garantir muita agitação dos fãs, afinal, seu 'punch' convida a cantar seu título com a banda ( e lógico, com Pete Lovell também ).

    De volta ao Eternal Dark, o Picture apresentou três na sequencia, primeiro com a cadenciada The Blade, onde foi possível prestar atenção em como estava escancarada a alegria no rosto do guitarrista Andre Wullems e também a categoria de seus solos na guitarra. Depois, na segunda tivemos a acelerada Battle For The Universe, cujas melodias de guitarras ainda estão na memória.

    Não parecia, mas este sensacional show do Picture em Limeira estava chegando ao seu final e inclusive, eles fizeram uma breve pausa, que acalorou ainda mais os fãs presentes, que pedem várias músicas para que eles as tocassem, mas, eles prosseguiram com o Heavy galopante de Into The Underworld, que nos solos de guitarras nos revelou um Pete Lovell 'bangueando' bastante com os fãs e deixando claro que... no caso do Picture, a distância que separa os fãs da banda é praticamente nenhuma, pois, eles também gostam dos mesmos clássicos do Heavy Metal que nós, a diferença apenas é que eles são os compositores de alguns, um dos mais importantes nomes dos anos 80 e que se mantém em atividade.

    A última da primeira parte foi a vibrante Lady Lighting ( do Diamond Dreamer ), que graças aos seus versos e ao seu andamento pulsante nos inspiraram a pular com a banda, que aproveitou este momento para prolongar a canção e desta maneira apresentar cada um de seus integrantes para nós, além de agradecer aos fãs brasileiros e enfatizar a importância deste Picture Day para eles. Enquanto isso, a dupla de guitarristas da banda enviou sua magia com solos instigantes.

    E eles praticamente nem saíram do palco, pois, aos incessantes gritos de "Picture... Picture...", poucos instantes depois a vibração Heavy Metal continuou com mais uma do Diamond Dreamer, a The Hangmen, onde mais uma vez participamos berrando seu título com Pete Lovell. A galera pede outras músicas e o vocalista todo sorridente e sentindo a adrenalina vinda da plateia nos perguntou se queremos mais uma... com a resposta positiva, a acelerada Down And Out ( do Eternal Dark ) contou com os fãs cantando seu refrão em meio a tantos 'nervosos' solos de guitarras e encerrou mais um show marcante em Limeira.

    Terminado o show, os holandeses vem à frente, cumprimentam os fãs e se despedem do público de Limeira e tanto o Picture quanto o Tygers Of Pan Tang fizeram uma celebração ao Heavy Metal Tradicional, Old School, True, enfim, o nome que você queria dar ao estilo praticado por estas duas verdadeiras lendas vivas, que mantém a chama acesa e que nos revigoram nossa existência a cada apresentação e nos fazem entender porque apreciamos tanto o estilo de vida Heavy Metal de ser. Longa vida ao Heavy Metal... Longa vida ao Tygers Of Pan Tang e longa vida ao Picture. Em tempos que a renovação não acontece da forma que nós gostaríamos, sempre é importante (re)ver os mestres do estilo em ação.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Patrícia Vera e ao Sílvio Rocha da Open The Road
pela atenção e credenciamento
Março/2016

Clique aqui e confira uma galeria com 82 fotos
dos shows do Picture e do Tygers Of Pan Tang

Set List do Picture

1 - Intro/Griffons Guard The Gold
2 - Message From Hell
3 - Diamond Dreamer
4 - You're All Alone
5 - Eternal Dark
6 - Make You Burn
7 - Heavy Metal Ears
8 - Bombers
9 - Unemployed
10 - Battle Plan
11 - The Blade
12 - Battle For The Universe
13 - Into The Underworld
14 - Lady Lightning

Bis:
15 - The Hangmen
16 - Down And Out

 

Voltar para Shows