Noite dos Clássicos do Rock 2
Com: Bruno Boncini e Popmind
Clube Rio Branco em Andradas/MG
Sábado, 18 de fevereiro de 2017

    No final de 2016, o Clube Rio Branco de Andradas/MG junto a Luiz Alberto Di Corradi realizaram com muito êxito a Noite dos Clássicos do Rock, que trouxe nada menos que o excelente vocalista Edu Falaschi ao palco do salão nobre do clube junto à banda Six No Rusty no evento que marcou a última cobertura do Rock On Stage em 2016 ( confira como foi ).

    Agora neste recomeço de trabalhos, curiosamente, a primeira do ano foi a Noite dos Clássicos do Rock 2 com o renomado Bruno Boncini ( ex-Malta ) e os meus amigos de Espírito Santo do Pinhal/SP que formam o Popmind como atração de abertura. A parceria de Bruno Boncini e o Popmind aconteceu durante o ano de 2016 em várias datas pela região, sendo que uma delas, a realizada em Espírito Santo do Pinhal/SP na Revolution Fest Special Edition também foi acompanhada pelo Rock On Stage ( confira os detalhes ).

    Assim como no ano passado, a ideia desta Noite dos Clássicos do Rock 2 é de que sejam relembradas músicas nacionais e internacionais que sempre mexem com os presentes e se na primeira edição a abordagem foi mais centrada no Heavy Metal e no Hard Rock, nesta o leque foi mais aberto - e até por conta das influências das atrações - um claro flerte com o Pop Rock, além de Punk Rock, New Metal, que foram exibidos para um público que compareceu em um ótimo número no Clube Rio Branco para conferir todo o carisma de Bruno Boncini e a presença de palco dos integrantes do Popmind.

Popmind

    Experientes com mais de 10 anos de estrada e com quase 1.000 shows nos últimos seis anos, o Popmind é o maior 'produto de exportação' do Rock de Espírito Santo do Pinhal/SP com apresentações em cidades da região de Campinas/SP, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro/RJ e tantas outras. Além de tocarem um considerável número de clássicos do seu jeito, que sempre conquistam e fazem as pessoas vibrarem, o quinteto atualmente formado por Dú Nalesso ( voz e teclados ), Thiago Menê ( voz e teclados ), Sandro Paixão ( baixo ), Matheuzinho ( bateria ) e Estevan De Carli ( guitarra ) conta com dois álbuns de estúdio, o Via Pop de 2003 e o Pecado Moderno de 2007.

    Com tudo acertado no palco, Kelly Soares fez a introdução do Popmind, que devidamente posicionado começou o show com uma pegada consistente, contagiante e uma atitude deveras interessante em um medley do Queen iniciando para valer esta Noite dos Clássicos do Rock 2, onde relembraram das músicas I'm Want It All ( com um um ótimo duelo de vozes entre Dú Nalesso e Thiago Menê ), Radio Gaga e I'm Want To Break Free, todas em uma linha bastante Rock'n'Roll, que além dos ótimos solos de guitarra de Estevan de Carli, é muito interessante salientar como a banda imprime a sua versão destas canções.

    Rapidamente, Dú Nalesso fala: "nós somos a banda Popmind..." e já prossegue com o Hard Rock presente em You Give A Love Bad Name, que contou com muitas palmas dos presentes e toda a emoção que esta música do Bon Jovi desperta. Agradecendo com um singelo "Obrigado", a terceira do set foi The Kids Aren't Alright do Offspring, canção que conta com um riff excelente e um alto poder de inflamar a galera, que além de seu ritmo tocado com muita qualidade pelo Popmind contou com o vocalista repetindo o seu tradicional gesto de rodar uma camiseta em sua execução.

    Sem pestanejar continuam Não Sei Viver do CPM 22, que foi o primeiro Rock Brasileiro do show e por se tratar de uma mais conhecida... muitos cantaram seus versos com o Popmind e inteligentemente, o quinteto faz uma 'paradinha' para que os fãs participassem mais intensamente até finalizarem a canção. Novamente, o sorridente Dú Nalesso agradece com um "Obrigado Galera" e In The End foi a seguinte com a dupla de vocalistas da banda reproduzindo o hit do Linkin Park com precisão e por se tratar de uma música muito conhecida, o público participou bastante e alguns pularam.

     O Charlie Brown Jr. também foi homenageado com Tudo Que Ela Gosta de Escutar, que ficou deveras irada para um maior contentamento da galera, onde destaco os solos de guitarra de Estevan de Carli e do baterista Matheuzinho, que 'sentou a mão' no seu kit.

    Um dos maiores hits do AC/DC que sempre figura nos shows do Popmind é a T.N.T. e é praticamente impossível assistir eles tocando esta música e não agitar, ainda mais nesta Noite dos Clássicos do Rock 2, que de cima do palco eles fizeram uma versão flamejante com direito a um breve solo de bateria do Matheuzinho. Para os amantes do Legião Urbana ( e nesta noite foram muitos, pois, para onde olhei, vi que a galera cantou com o Popmind ) eles tocaram a Será.

    Cryin' uma das baladas Hard Rock mais conhecidas e admiradas registradas pelo Aerosmith também foi inclusa neste show e causou um frisson enorme na galera pela robustez que o Popmind conferiu a composição dos norte-americanos. Inclusive pude perceber como o Popmind deu o famoso '110% de aplicação' em sua execução tanto que não vou destacar nenhum de seus membros especificamente.

    Sandro Paixão vai ao microfone, agradece ao vocalista Dú Nalesso e chama ao centro do palco o outro vocalista da banda, o Thiago Menê, que solta sua poderosa voz com o medley de Seven Nation Army do The White Stripes com Sweet Dreams do Eurythmics ( que conhecemos na voz de Marilyn Mason ). Depois, Thiago Menê aproveita de seus agudos para cantar a Admirável Chip Novo da cantora baiana Pitty e além dos guturais que fez nos trechos onde a canção pede foi interessante poder reparar no Sandro Paixão realizando uns 'tappings' em seu baixo. Com gritos eufóricos dos fãs, Thiago Menê agradece e segue o show com Wake Me Up do Evanescence em um competente dueto com Dú Nalesso, que estava no comando dos teclados.

    Do Blink 182 eles tocam a divertida All The Small Things, que se for analisar tem as linhas de um Punk Rock, mas, é mais festiva sendo que novamente ficou com a 'cara' da banda pinhalense e foi muito bem aceita pelos andradenses. Para a próxima do show, Thiago Menê fala: "nos teclados... Dú Nalesso" e este traz aqueles maravilhosos e históricos acordes presentes em The Final Countdown, música do Europe que há mais de 30 anos causa emoção quando é tocada e que versão pesada o Popmind nos trouxe esta noite.

    E depois desta incursão no Hard Rock, hora de uma retomada do New Metal com Numb do Linkin Park, onde a riqueza de se contar um vocalista como Thiago Menê na banda se mostra o seu porque, pois, ele alcança agudos bastante fortes e obviamente cai nas graças do público mais novo. Acredito que não tenha sido notado por todos, mas, Matheuzinho fez umas batidas no contratempo em sua bateria que fizeram a diferença na música.

    Quase sempre nos seus shows, o Popmind costuma chamar um ou outro convidado para uma jam e nesta Noite dos Clássicos do Rock 2 convidaram o Ricardo Paro, que já foi guitarrista da banda no passado e juntos executaram a brilhante Don't Stop Believin' do Journey, canção que é possuidora de um infectante alto astral e por isso mesmo tem sempre seu refrão cantado por todos, ainda mais com o momento 'à capela' feito pelo Popmind.

    Antes de continuarem eles conversam rapidamente com o público e o baixista Sandro Paixão assume o destaque com as notas opacas de seu baixo no princípio da versão de The Other Side do Red Hot Chilli Peppers, que contou com os vocais de Dú Nalesso. Em mais uma participação Ricardo Paro assume o baixo agora no medley de Psycho Killer do Talking Heads com Under Pressure do Queen ( aliás, que emoção curtir esta música, pois, ela é muito emblemática e não deixa de ser uma homenagem ao cantor David Bowie, que nos deixou no início de 2016 ).

    Não parecia, porém, mais de uma hora de show do Popmind já haviam se passado e a última desta primeira etapa da Noite dos Clássicos do Rock 2 foi a Welcome To The Jungle, que inflamou a todos os presentes com suas linhas empolgantes criadas pelo Guns'n'Roses fazendo os fãs pularem. Por fim, eles avisam que logo voltam com o Bruno Boncini fechando um grande show.

 

Set List do Popmind

1 - I'm Want It All / Radio Gaga / I'm Want To Break Free
2 - You Give A Love A Bad Nome
3 - The Kids Aren´t Alright
4 - Não Sei Viver
5 - In The End
6 - Tudo Que Ela Gosta de Escutar
7 - T.N.T.
8 - Será
9 - Cryin'
10 - Seven Nation Army / Sweet Dreams
11 - Admirável Chip Novo
12 - Wake Me Up
13 - All The Small Things
14 - The Final Countdown
15 - Numb
16 - Don't Stop Believin'
17 - The Other Side
18 - Psycho Killer / Under Pressure
19 - Welcome To The Jungle

Bruno Boncini e Popmind

    O vocalista Bruno Boncini se tornou conhecido no Brasil inteiro quando sagrou-se vencedor do reality show Superstar da Rede Globo com a banda Malta, que lançou os álbuns Supernova em 2014 e Nova Era em 2015 de onde temos hits como Diz Pra Mim e Memórias. Entretanto, em 2016 Bruno Boncini saiu do Malta e desde então vem realizando shows onde relembra dos sucessos de sua ex-banda e também de músicas que o influenciaram em sua carreira.

    Antes que Bruno Boncini subisse no palco do Clube Rio Branco, o Popmind executou nesta segunda parte da Noite dos Clássicos do Rock 2 a sensacional Why Can´t Be This Love do Van Halen com o guitarrista Estevan De Carli disparando aqueles solos que tanto apreciamos deste grande sucesso dos anos 80.

    Então Dú Nalesso convoca Bruno Boncini e este chega para cantar a It´s My Life do Bon Jovi, que levou aos fãs dele a se emocionarem bastante por estarem vendo o vocalista, que se movimentou muito pelo palco. Bruno Boncini avisa: "quem aí conhece Caaapital Iniciaaal...." e da banda brasiliense tocaram A Sua Maneira, que foi cantada por todos significativamente aguçados pela presença do vocalista com direito a um prolongamento interpolando um trecho de Wake Me Up do Aviccii.

    Bruno Boncini olha a galera e fala "agora que vocês já estão aquecidos vai ser para valer", sendo que alguns pedem Metallica e ele conclui "para quem pediu Metallica nós vamos tocar um som da banda Malta". Desta maneira, ele fez a plateia cantar ( e se deliciar ) o hit Diz Pra Mim, que foi acompanhado por um enorme coral de vozes no Clube Rio Branco, que aproveitaram também para gravarem o momento, pois, vários celulares estavam empunhados pelo público.

   Ainda relembrando de sua ex-banda, Bruno Boncini toca outro sucesso com a balada Memórias, que teve seus versos cantados pelos fãs em alguns momentos e em outros contou apenas com os toques nos teclados de Thiago Menê. Bruno Boncini demonstrou muito carisma ao cantar esta sua composição no que posso considerar como o momento mais 'romântico' da noite. Ainda passeando pelas composições do Malta, a mais Pop Dona da Voz continua o set de Bruno Boncini, que contou com uma harmonia cheia de habilidade feita pelo Popmind e mais uma vez com a maioria cantando com o vocalista.

    Em seguida, Bruno Boncini avisa que estará viajando ao Rio de Janeiro para realizar as gravações de seu primeiro trabalho solo e junto ao Popmind, ele nos traz a versão da animada Viva La Vida do Coldplay.

    Bruno Boncini pareceu gostar mais das músicas de Rock em português e no prosseguimento do show tivemos um medley com Vamos Fugir do Skank, Do Seu Lado do Jota Quest e Papo Reto do Charlie Brown Jr, que também foram muito bem recebidas pelo público, que fez questão de cantar seu refrão. Ainda em seu repertório nacional, Bruno Boncini apresenta sua versão de Meu Erro dos Paralamas do Sucesso e a Mulher de Fases do Raimundos, que além de serem cantadas por muitos levou outros a agitarem bastante com suas boas versões.

    Na volta aos Rocks Internacionais, Dú Nalesso se aproxima a Bruno Boncini para juntos dividirem os versos de Highway To Hell do AC/DC, uma das imortais composições dos australianos, que fez a eletricidade do show se aumentar consideravelmente.

    Antes da próxima, Bruno Boncini comenta que o 'praticamente mineiro' Edu Falaschi faria uma participação especial no show, porém, que não pode vir por outros compromissos e executa a impactante My Sacrifice do Creed, onde os solos de guitarra, os toques no baixo e na bateria, a presença dos teclados e a atuação do vocalista fizeram esta música se tornar a minha favorita no set desta noite.

    Em um novo medley, Bruno Boncini e o Popmind tocaram a Use Somebody do Kings Of Leon - que traz uma boa vibração no ar - e a Best Of You do Foo Fighters nos inspirando a pular, o que fizemos na seguinte, pois, a versão Rock'n'Roll de Have Ever Seen The Rain do Creedence Claearwater Revival nos remeteu aos bons tempos e também causou uma intensa participação dos fãs. Estevan de Carli denuncia com seus solos de guitarra qual seria a próxima música e a Tempo Perdido do Legião Urbana também foi muito bem recebida.

    Bruno Boncini agradece a todos os presentes, ao Popmind, à organização e avisa que tocarão a 'saidera' dele e em meio a pedidos de músicas, a Chop Suey do System Of A Down foi a escolhida para compor o set desta apresentação em Andradas, que teve Thiago Menê dividindo os vocais com ele em um momento para se 'bater a cabeça' ou abrir uma roda em sua execução ( e alguns fizeram exatamente isso ). 

    Assumindo novamente o comando do show, Dú Nalesso apresenta cada um dos membros do Popmind, que fazem seus breves solos individuais com o bom humor tradicional da banda ( ou seja caminhando por outros estilos ) e rapidamente eles finalizam o show incendiando com Enter Sandman trazendo a agressividade que este sucesso do Metallica contém. Interessante de se mencionar é que durante os solos de Enter Sandman, o guitarrista Estevan de Carli colocou alguns solos do Iron Maiden ( especificamente da Wasted Years ), que acredito que muitos não perceberam.

    A galera pede "mais... um... mais... um..." porém, já era bem tarde e a Noite dos Clássicos do Rock 2 do Clube Rio Branco de Andradas foi encerrada após aproximadamente uma hora e vinte de um ótimo mergulho em clássicos mais recentes do nosso amado Rock'n'Roll. Mais uma vez a junção Bruno Boncini e Popmind se provou eficaz garantindo uma grande satisfação com seu show. E que venha a Noite dos Clássicos do Rock 3... pois, a sensação que tenho é que o ano promete...

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Luiz Alberto Di Corradi e ao Clube Rio Branco
pela atenção e credenciamento

Fevereiro/2017

Set List do Bruno Boncini e Popmind

1 - Why Can´t Be This Love
2 - It´s My Life
3 - A Sua Maneira / Wake Me Up
4 - Diz Pra Mim
5 - Memórias
6 - Dona da Voz
7 - Viva La Vida
8 - Vamos Fugir / Do Seu Lado / Papo Reto
9 - Meu Erro
10 - Mulher de Fases
11 - Highway To Hell
12 - My Sacrifice
13 - Use Somebody / Best Of You
14 - Have Ever Seen The Rain
15 - Tempo Perdido
16 - Chop Suey
17 - Enter Sandman

Clique aqui e confira uma galeria de 190 fotos dos shows do Bruno Boncini e do Popmind
na Noite dos Clássicos do Rock 2 no Clube Rio Branco em Andradas/MG

Voltar para Shows