Workshow do Kiko Loureiro em Espírito Santo do Pinhal/SP   

     Na terça feira dia 23 de agosto de 2005, pouco mais de um mês após Espírito Santo do Pinhal ter o seu primeiro workshow da história com o "polvo" das baquetas Aquiles Priester ( leia aqui como foi ), fomos novamente brindados com outro membro do Angra em Pinhal. E, tudo isso graças a iniciativa do secretário da Cultura, Sr. Luciano Belcoure e a produtora Nilza Formagio. Claro, também tivemos muitas outras pessoas envolvidas, pessoas estas que tiveram importância fundamental na realização deste segundo workshow, mas destaco em especial essas duas.     

Álbum de Fotos

Entrevista

    Novamente, eu e o Alexandre ( do Screshy, autor de todas as fotos que ilustram a matéria ) chegamos ao SREP Recreativo por volta das 18:00hs e já fomos prontamente recebidos pela produtora Nilza Formagio para começar mais esta cobertura especial para o Rock On Stage: que contou com a entrevista, fotos, e este review. E foi ótimo, porque, chegamos a tempo de pegar o final da passagem de som e ter uma idéia do que estava por vir logo mais à noite. 

   A ótima conversa que tive com o guitar hero Kiko Loureiro vocês podem conferi-la clicando aqui, mas, o objetivo aqui é a resenha do workshow, então vamos a ela.    

   

    Momentos após a breve abertura realizada pelo secretário da Cultura de Pinhal, Sr. Luciano Belcoure, Kiko Loureiro entra no palco e já começa a mostrar porque foi eleito pela revista Burnn, novamente um dos melhores guitarristas de rock.   

   Começado o workshow solando brilhantemente sua guitarra Tagima, Kiko Loureiro já toca a música Dilemma que é  do seu primeiro álbum solo No Gravity, na minha opinião a música " mais Angra " do cd ( conforme ele me contou na entrevista, que ao prestar atenção na música você percebe linhas realmente semelhantes à estrutura musical do Angra ). 

    Após este começo onde a técnica mostrada já impressiona bastante, Kiko Loureiro comanda o workshow num clima bem descontraído, contando sobre o aprendizado dele sobre café ( ele diz que teve um workshop do produto durante a tarde ); conta também sobre o Angra, detalhes sobre o álbum No Gravity -  como por exemplo:  que o álbum foi gravado em 23 dias apenas na House of Audio da Alemanha sob a supervisão do produtor Dennis Ward e a participação do experiente baterista Mike Terrana ( que já tocou com Yngwie Malmsteen, Rage, entre outros ). 

   Mas um dos objetivos de um workshow é o som então somos brindados com a música No Gravity - título do cd, que mostra várias vertentes de música brasileiras em seus solos que marcam as influências de Kiko Loureiro. E agora chegando ao lado mais técnico do dia, temos para a alegria dos guitarristas presentes, a hora dos questionamentos específicos sobre equipamentos e guitarras usadas pelo músico. Vale lembrar que Kiko estava se apresentando com uma Tagima K1 e cabos Santo Ângelo, entre outros equipamentos. Ele conta também como foi o período de composição do álbum Temple of Shadows, que levou de 4 a 6 meses, as diferenças na produção dos dois álbuns ( Temple e No Gravity ) e conta também sobre a receita básica de regulagem de amplificador ( que eu não me lembro para lhes contar aqui...rs ).

    Mas, não era só de papo técnico que viveu o workshow e temos em seguida as duas primeiras faixas do cd No Gravity que são Enfermo e Endrangered Especies, respectivamente. Ambas as músicas tem solos pesados e variados e quase não se percebe quando acaba uma e começa a outra. É, meu amigo ( a ), dá para ver e entender porque o nobre convidado da noite é considerado um guitar hero.

    Uma nova pausa para outra rodada de perguntas da platéia, e, diga-se de passagem, presente em grande número, agora dando mais ênfase à  técnica de arpejos, como estudar guitarra, etc. Kiko Loureiro aconselha o público para que quando estudar, procurar colocar um acorde junto com uma melodia, e de certa forma ir criando uma música.  Em seguida faz um solo demonstrativo do que dizia que, e, meu caro leitor ( a ), só ouvindo mesmo para ter noção do que foi realizado neste momento - Isso foi treino!?! Foi fabuloso!!! 


    Ele também mostra a técnica de 4 dedos com um trecho de Eruption ( Van Halen ) e diz que essa música é um ótimo exercício. Depois fala que a música Tapping Into My Dark Tranquility ( presente no disco No Gravity ) também é outra ótima   forma para treinar e comenta sobre bandas que tem ouvido ultimamente, entre elas: Soilwork, Pain of Salvation, Judas Priest, Iron Maiden. E claro, cita também alguns dos maiores guitarristas de todos os tempos, como Jimmy Page ( Led Zeppelin ), Ritchie Blackmore ( Deep Purple ) e os jazzistas.

    Voltando ao som, temos um momento bem interessante e que ele faz questão de sempre realizar em seus workshows: Kiko Loureiro convida o Paulão ( do Popmind,  banda  daqui de Pinhal ), para tocarem juntos no palco do Recreativo um "duelo" de guitarras memorável e com muita improvisação de ambas as partes e que ficará na lembrança do público tenho certeza.

    Após este ótimo momento, temos uma seqüência de trechos de várias músicas ( solos, intros, etc ), de acordo com o pedido da galera presente e Kiko Loureiro nos deliciou com solos de: Carry On, Metal Icarus, Angels Cry e tudo isso somente na guitarra, mas, como nem só de trechos vive o rock, tivemos a execução completa de Acid Rain com o público presente sendo " os vocalistas da música ", e tenho de ressaltar que ficou maravilhoso o "grau " dado na guitarra. Outro trecho marcante foi da música Painkiller ( Judas Priest ).

   

    É amigos e amigas do Rock On Stage o tempo passa, Kiko explica sobre harmônicos e já começa a falar em encerrar, para um certo desespero do galera que queria mais. E teve, ele conta que tocou com Vernon Reid, na recente passagem do guitarrista do Living Colour pelo Brasil, a música Voodoo Child ( Jimi Hendrix ), e atendendo ao pedido deste que voz escreve, toca o solo inicial deste hino do rock. Respondendo à uma pergunta da platéia sobre a técnica de palhetadas, toca perfeitamente trechos de Master of Puppets e Damage Inc do Metallica deixam qualquer headbanger feliz.

   Porém, entre tantos pedidos, não me contentei-me e fiz mais um, agora  um trecho de No Pain For The Dead, e assim como todos os outros presentes, fui prontamente atendido pelo mago da guitarra chamado Kiko Loureiro, que atendeu todos os fãs mostrando uma simplicidade sem igual nesta noite. Chega a hora dos agradecimentos e entre muitos deles, Kiko Loureiro agradece também ao Rock On Stage, o que me encheu de orgulho e alegria. 

    É caro leitor ( a ), pensou que fosse só tudo isso, bem...não foi!!!! Ainda teve tempo para o grand-finale: com o solo de Shadow Hunter e Nova Era, esta última tocada inteirinha e cantada em uníssono pelos presentes. Então é chegada a hora da sessão de fotos e autógrafos ( veja algumas ) onde Kiko Loureiro recepcionou todos os convidados ( e posso dizer assim mesmo, porque, afinal fomos convidados a assistir um mestre das 6 cordas em ação ) e então pude rumar para casa completamente satisfeito com o que vi e ouvi e levando para casa o excelente álbum No Gravity.

Mais Kiko Loureiro: www.kikoloureiro.com.br e www.kikoloureiro.com.br/nogravity 

Por Fernando Júnior
Fotos: Alexandre ( www.screshy.com )

Voltar para Shows