Entrevista com Roger Hammer do Hellish War

    O Hellish War está preparando para sua primeira turnê internacional que faz parte da divulgação do segundo álbum Heroes Of Tomorrow ( leia resenha ) que foi lançado em 2008 e já mostra seus bons frutos. Neste bate papo ocorrido durante o mês de julho com o vocalista Roger Hammer, naturalmente claro que a viagem ao exterior foi um dos temas abordados, e também estiveram na pauta assuntos como a gravação de um cd ao vivo, as músicas que causam maiores emoções nos fãs e muito mais!!!

Rock On Stage: Primeira tour internacional e presença no SwordBrothers Festival, qual a importância desta tour para o Hellish War e quais são suas expectativas?
Roger Hammer:
A importância dessa tour tem sido simplesmente única. Esta sendo um grande passo para o Hellish War e de muita compensação nesses mais de dez anos de luta. As expectativas são enormes! Pretendemos fazer bons shows para mostrar do que o Hellish War é capaz.

Rock On Stage:  Ouvi dizer que vocês pretendem gravar  um disco ao vivo e até possivelmente um DVD registrando a European First Assault Tour, o que já pode nos adiantar sobre esses planos?
Roger Hammer: Na verdade os planos são para gravar um cd ao vivo. Estamos planejando fazer isso no Swordbrothers na Alemanha com um repertório variado do primeiro com o segundo álbum, já o DVD ficará para planos futuros.

Rock On Stage: Já existem músicas que farão parte do sucessor do Heroes Of Tomorrow, e caso existam, vocês pretendem apresentar algumas delas na European First Assault Tour?
Roger Hammer: Já estamos trabalhando em algumas novas composições, mas nada que dê para incluir nessa tour.

Rock On Stage: Devido aos problemas com a Megahard, imagino que o Heroes Of  Tomorrow foi composto com bastante calma, enfim, conte-nos como foi o processo de composição deste segundo cd.
Roger Hammer: Bom, na verdade as músicas, pelo menos a maioria delas, já estavam prontas desde 2002. Mas por causa dos problemas com a antiga gravadora, pudemos trabalhar melhor nas composições e deixá-las como ficaram. Melhor trabalhadas, melhor compostas. Sendo assim, nesse caso, a males que vem pra bem! ( risos ).

Rock On Stage:  E como tem sido a receptividade de Heroes Of Tomorrow pelos fãs e crítica?
Roger Hammer: Olha, tem sido muito boas! Os fãs demonstram muito satisfeitos e 99% das críticas têm falado muito bem do cd.

Rock On Stage: Muitas das músicas de Heroes Of Tomorrow já foram apresentadas ao longo das apresentações que antecederam o cd, além de Metal Forever, quais músicas deste disco vocês percebem que causam mais empatia com os fãs nos shows?
Roger Hammer: Além da “Die for Glory”, “Straight from Hell”, a que mexe com os fãs sem dúvidas é a “Son of the King”. Tanto que ela esta constantemente incluída em todos os nossos shows.

Rock On Stage: Uma coisa que chama bastante a atenção nos shows do Hellish War é o grau de afiação da banda. No período que vocês ficaram amarrados à Megahard, o que vocês fizeram para continuar evoluindo e chegar neste ponto que estão hoje?
Roger Hammer: Bom, quando chegou ao ponto de não termos mais que divulgar o Defender of Metal, passamos a ensaiar bastante pra não ficarmos parados no tempo. Foi um período muito difícil, mas que valeu a pena devido ao fato de termos aprimorado a nossa técnica.

Rock On Stage: Comparando Defender Of Metal com Heroes Of Tomorrow, notei que o primeiro tinha mais influências de power metal e neste, vocês mergulharam no heavy metal tradicional, foi isto mesmo? Roger Hammer: Sim. Mesmo por que as composições do 'Defender' já existiam muito antes de eu e Job fazermos parte da banda. O Vulcano leva quase todo o mérito por ter composto quase todas as músicas do disco. Já o 'Heroes' foi trabalhado pela banda toda e com isso todos puderam dar as idéias e colocar suas influencias em prática para o cd ter tido esse diferença em relação ao Defender.

Rock On Stage: Na Europa a Pure Steel Records está lançando os dois discos ( Heroes Of Tomorrow e Defender Of Metal ) em cd duplo, quais as informações que vocês tem sobre a aceitação do trabalho nos países velho continente?
Roger Hammer: Com certeza a aceitação tem sido muito positiva, isso já desde o lançamento do Defender of Metal em 2001. Tanto que rendeu essa tour por lá.

Rock On Stage: Por aqui já está mais difícil encontrar Defender Of Metal, vocês pretendem relançá-lo?
Roger Hammer: No momento estamos apenas aguardando o lançamento do cd duplo ( Heroes e Defender ) na Europa. Mas, nada que descarte a possibilidade de relançá-lo futuramente no Brasil também. A procura é enorme por esse disco.

Rock On Stage: No Roça´N´Roll 2009 em Varginha/MG vocês tocaram antes de bandas como Krisiun, Garotos Podres, Tuatha de Danann e fizeram um dos shows mais aclamados do evento, quais lembranças vocês guardaram deste dia?
Roger Hammer: Lembranças que ficarão em nossas memórias por muito tempo! Nesse dia tudo deu certo! O público, o equipamento, a organização... enfim, foi um puta festival que com certeza queremos fazer parte de novo!

Rock On Stage: Roger, você me disse que ainda sente aquele “frio na barriga” antes de um show, qual é o segredo esquecer-se disso, subir no palco e realizar shows excelentes como, por exemplo, os dois que acompanhei este ano ( no Roça´N´Roll de Varginha/MG e na 9a Festa Rock de Itapira/SP )?
Roger Hammer: R
isos, pô cara! Eu na verdade fico sempre nervoso na primeira música, porque não sei como vai ser a reação do público. Fico apreensivo em saber se o público vai aplaudir, se vai vaiar ou se simplesmente não irão ter reação nenhuma, risos. Mas quando vejo que conseguimos agradar, aí o nervosismo vai embora e fica tudo bem!

Rock On Stage: Fazendo um retrospecto da carreira do Hellish War no passado vocês já abriram shows do Saxon e do U.D.O. no Brasil, conte-nos um pouco como essas aberturas e como eles foram importantes para a banda?
Roger Hammer: Foram demais! Ter tocado com duas das varias de nossas influências foi simplesmente divino! Os caras mandam muito bem, não só no profissionalismo como na simpatia! E pensar que tem gente que não é merda nenhuma e acha que tem o rei na barriga!

Rock On Stage: Este ano está agitado para o Hellish War, vou te pedir para comentar um pouco sobre a inclusão do Hellish War no Reunation - A Tribute To Running Wild.
Roger Hammer: Esta sendo um acontecimento muito importante pra banda. Afinal, todos nós adoramos Running Wild! É uma puta banda e com certeza uma das maiores do mundo! O som já está gravado, só faltam alguns ajustes de mixagem, mas a música já esta quase pronta. Gravamos a Return of the Gods do álbum Victory e ficou fantástica! Logo, logo vocês todos poderão conferir.

Rock On Stage: Deixo o espaço livre para a mensagem final.
Roger Hammer: Quero agradecer a oportunidade e a força que vocês tem dado não só ao Hellish War mas ao metal em geral. Devemos continuar lutando pra manter essa bandeira erguida em meio de tantas porcarias que tem aparecido por aí. Um forte abraço e ate em breve. Metal Forever!

Site: www.helishwar.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2009

Voltar para Entrevistas