Capítulo 2: Primeiras Turnês e Holy Land
 

   Feito este grande lançamento é chegada a época excursionar pelo Brasil e pelo mundo. Com isso, durante o ano de 1994, a banda vai passo a passo conseguindo o seu lugar cenário melódico mundial. Ganha convites para participar em várias coletâneas e revistas européias. Faixas do disco Angels Cry são lançadas com faixas de bandas como: Running Wild, Stratovarius, Fates Warning, Blind Guardian, Gamma Ray, etc. E o disco Angels Cry foi lançado em toda a Europa.

   Entre outras o Angra encara seu primeiro grande festival em terras brasileiras: o Phillips Monsters of Rock em São Paulo fazendo a abertura para grandes nomes como Slayer, Kiss e Alice Cooper, onde tocou para 50.000 pessoas na primeira edição desse ( saudoso ) festival.

    Para a realização destes shows, a banda contou com a presença especial do tecladista Leck Filho, que torna possível ao vivo tudo aquilo que ouvimos no álbum Angels Cry. Na turnê que percorre o Brasil tenho de destacar dois pontos em especial:  um show patrocinado pela 97FM, que levara 10.000 pessoas ao Aramaçã e duas apresentações lotadas no Aeroanta, em março de 1995. Para encerrar a turnê a banda realizou 11 datas em cinco países da Europa com dois festivais ao ar livre, que se encerraram em 13 de maio. Porém, antes de começar as gravações do segundo álbum, Kiko Loureiro e Luís Mariutti foram chamados para criar vídeo-aulas para as séries Guitar Rock e Rock Bass, respectivamente. André Matos, torna-se porta-voz do grupo e em maio de 1994 concedeu mais de 50 entrevistas para os rádios e revistas!!!

 

Evil Warning

    Uma característica marcante ao longo da carreira do Angra é o lançamento de EPs, e alguns que poderiam realmente ter sido LPs, mas comento isso mais tarde. Um deles foi Evil Warning, que saiu somente no Japão ( adivinha porquê ), com tiragem de 13.000 cópias que tinham de brinde uma camiseta. Este EP se tornou um item de colecionadores do Angra. O Japão tem um dos melhores públicos de heavy metal e com o Angra não é diferente ( faça uma lista de quantas bandas de heavy já gravaram alguma coisa no Japão e confirme o que eu digo ). 

    O cd Evil Warning contém faixas com versões de 94 e uma versão editada de Wuthering Heights ( Kate Bush ). Esse sucesso alcançado no Japão leva o Angra a ganhar disco de ouro por lá com Angels Cry – foram vendidas 100.000 cópias. O público japonês já conhecia André Matos pelos shows do Viper por lá e já era grande fã de heavy metal nacional.

 O Segundo Álbum de Estúdio

   Depois de mais de um ano de turnê, uma parada para descanso e com as excelentes vendas do primeiro disco ( também pudera, é um discaço ) chega a hora da banda voltar para estúdio e começar a pensar em um novo disco. No início de 1995, O segundo disco do Angra é composto em 4 meses num sítio no interior de São Paulo. E a banda parte para uma turnê pela Europa e começa a gravação de Holy Land, o já tão aguardado segundo álbum, que só sairia em janeiro de 1996.  

   Uma curiosidade de quem vos escreve é: com este lançamento que eu me dei conta de quão fantástica banda era ( e é até hoje ). Vi a entrevista super animada da banda no programa Jô 11e30 no SBT e a execução da música Holy Land, pronto, fui comprar o disco logo na primeira oportunidade que tive e estava iniciada a coleção dos discos do Angra.

Holy Land: O Primeiro Conceitual

   Bem, retomando a história, Holy Land  lançado no início de 1996, é um disco que tem muitos ritmos e influências tipicamente brasileiros, música erudita, indígena e percussões na maioria das faixas, porém, isso não interfere, apenas soma com o peso e a técnica do heavy metal do Angra.  

    Holy Land é um álbum conceitual que tem como tema o Descobrimento da América se relacionando com os dias atuais. E uma " quase " novidade: a banda ganha prêmios de disco do ano, melhor banda, melhor show, melhor baterista ( só lembrando que o comandante das baquetas era Ricardo Confessori ), melhor baixista, melhor música ( Carolina IV ), e por aí vai. E mais uma vez ganha disco de ouro no Japão, além de um grande reconhecimento internacional, realizando shows na Itália, França e Grécia.

    Resumindo numa só palavra o álbum Holy Land: sensacional. O disco abre com Crossing que faz a maravilhosa introdução com acordes clássicos e líricos, além de efeitos incríveis originais das composições de G.P. da Palestrina ( 1525 -1594 ) que forma uma relação de " simbiose " com Nothing To Say, a segunda faixa do disco, contando com várias influências de música brasileira, que é uma característica marcante no Angra, melodias clássicas e letra sob a viagem à terra desconhecida, que mostra um belo solo de guitarra e toques no baixo fabulosos e a voz de André Matos está espetacular.

    Sem deixar a peteca cair temos Silence and Distance, que começa só com a voz e o piano de André  e sofre uma fantástica variação no decorrer da música com os solos de Rafael e Kiko e a cozinha perfeita de Ricardo e Luís, variação essa que se transforma num heavy melódico altamente gostoso de se ouvir. E a música volta a terminar só com voz e piano. ( demais não ? ). A faixa seguinte é uma das mais longas já composta e melhores músicas de todos os tempos do Angra, é estamos falando de Carolina IV, canção que tem belos coros e grande alternação da voz de André, alternando junto com uma forte percussão, depois solos rápidos e melódicos - realmente uma canção perfeita que conta com solo de flauta que é uma citação de Bebê de Hermeto Paschoal.

    Chegando agora a canção título, Holy Land, temos outro momentaço do álbum, talvez uma das canções que a banda mostra toda a influência brasileira criando um clima maravilhoso. Note os toques de piano e a alternação para um heavy fantástico com solos de baixo, guitarra e bateria espetaculares e a volta para piano e voz!!! ( olha não tem como descrever, tem de se ouvir mesmo ). The Shaman é a faixa seguinte ( quem diria que essa canção num futuro não muito distante serviria de inspiração para outra grande banda, mas isso é outra história ), o que temos é uma canção melódica e com vozes de ( ou quase isso ) de índios e com um trecho de Música Popular do Norte No 4 duelando com a voz de André Matos. Em seguida mais um momento calmo, que abre um espaço na mídia para a banda, com Make Believe que é uma excelente balada heavy.

    Passando a fase de calmaria, é a vez de uma das mais rápidas músicas de Holy Land, Z. I. T. O. ( será "Zany in the Ocean?"), note os riffs de Rafael e Kiko e me diga, talvez os melhores do álbum. A "roupagem" que o piano traz a música é algo que somente ouvido podemos sentir o potencial. A seguinte é: Deep Blue conta com teclados que lembram órgãos de tubos ( daqueles de igreja ) ouvimos André Matos abusar do poderio de sua voz que depois da rápida Z.I.T.O. temos o que posso considerar como uma segunda balada do disco. Em Deep Blue temos uma canção melacólica com influência de música clássica notada através do piano e corais. Mantendo o clima de melancolia, Lullaby For Lucifer encerra o disco ao som de voz, violão, sons de gaivotas e as ondas do mar.

    É .... o Angra conseguiu de novo, lançou um segundo álbum tão fenomenal quanto o primeiro. Holy Land conta com alguns clássicos de heavy metal ( e posso ter certeza disso ). O disco conta com a produção da dupla Charlie Bauerfiend e Sascha Paeth.  

 

Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3

 

Por Fernando Júnior