Guns'n'Roses Cover Brazil
Abertura: Cabicera Brothers Band
Theatro Avenida em Espírito Santo do Pinhal/SP
Sábado, 29 de Julho de 2017
   

     Pouco depois de realizar a cobertura do X Garagem do Rock de Espírito Santo do Pinhal/SP com os bateristas Marcelo Niero e Victor Marcellus ( confira como foi ) fui ao Theatro Avenida para a segunda matéria do dia: conferir os shows do Guns'n'Roses Cover Brazil e do Cabicera Brothers Band.

    Esta data marcou a primeira vez que o Guns'n'Roses Cover Brazil aportou em Espírito Santo do Pinhal/SP e logo ao chegar próximo ao Theatro Avenida percebi que um grande público estava esperando as portas serem abertas, o que comprova o que já tenho escrito em algumas resenhas aqui do Rock On Stage e também no Facebook: a fome da juventude e também dos não tão jovens, que estão sempre comparecendo nos shows de Pop Rock e Rock, que estão sendo realizados nos bares da cidade e esta efervescência foi naturalmente fomentada quando as primeiras edições do Garagem do Rock foram realizadas, assim como as edições do Pinhal Rock Festival, e, recuando mais no passado, os festivais Absolute Metal Festival e outros, enfim, Pinhal é Rock'n'Roll sim.

Cabicera Brothers Band

    Programado para começar às 20hs, por conta de problemas técnicos, conforme informado pela organização ao apresentar o evento no microfone, após a entrada do público, que aconteceu somente por volta das 20:30. Todos aguardaram pacientemente até o momento em que o Cabicera Brothers Band se posicionou no palco para dar início à noite de Rock'n'Roll no Theatro Avenida.

    O Power Trio da cidade de Mococa/SP, que já se apresentou aqui na cidade no Bar do Clube Recreativo em outras oportunidades e é formado pelos meus amigos Matheus Leite ( guitarra e vocais ), Ricardo Lucon ( baixo ) e Lucas Leite ( bateria e vocais ) teria aproximadamente uma hora de apresentação, sendo que às 21hs os três estavam prontos para relembrarem de grandes clássicos do Rock dos anos 70, 80 e 90.

    Empolgados, eles começaram praticamente incendiando a todos com Shapes Of Things do The Yardbirds com o baixista Ricardo Lucon se mexendo bastante e passando sua energia incontrolável para cada um de nós. Entretanto, eles me surpreenderam mesmo com a segunda música do set, a You Keep On Moving do Deep Purple na fase em que o guitarrista Tommy Bolin registrou ao lado de Ian Paice, Jon Lord, Glenn Hughes e David Coverdale o álbum Come Taste The Band em uma versão emocionante que instantaneamente pensei: esta valeu o ingresso e se o show acabasse aqui já teria história para contar!!!

   Entretanto, era como disse... era apenas a segunda e o Power Trio Cabicera Brothers Band - que teve sua formação em 2010 - continuou o show com Whole Lotta Love do Led Zeppelin, que foi seguida pelo clássico Cocaine de guitarrista Eric Clapton e ambas as canções mexeram com o público, que sempre aplaudia. A pulsante Rock'n'Roll do Led Zeppelin foi a próxima com o baixista Ricardo Lucon exibindo tanta alegria por se apresentar no Theatro Avenida não parando quieto por um instante sequer com seu baixo, o que foi muito bom, já que o guitarrista e vocalista Matheus Leite fica mais parado por desempenhar duas funções.

    Hey Joe do Jimi Hendrix foi a próxima, onde Matheus Leite nos mostrou solos transbordando adrenalina e novamente relembraram do Deep Purple com outra das suas mais explosivas canções: Mistread, que contou com uma versão também de muita categoria do Cabicera Brothers Band.

    Com a plateia nas mãos, eles executaram com brilho a Stairway To Heaven do Led Zeppelin, foram até aos anos 90 com Alive do Pearl Jam e fizeram a plateia se levantar com War Pigs do Black Sabbath, que por se tratar de uma verdadeira dinamite sonora contou com muitos aplausos, muitos cantando seus versos com eles e no meu caso específico, ao fechar os olhos, me fez lembrar do show inesquecível do Black Sabbath em dezembro de 2016 ( veja aqui como foi ).

    No passado assisti à uma das primeiras apresentações do Cabicera Brothers Band em Santo Antônio do Jardim/SP no Porão do Rock em 2011 ( confira neste link ) e naquela época já havia percebido a categoria da banda e agora, passados alguns anos depois, o Power Trio está melhor ainda e executando clássicos com bastante precisão. Continuem assim meus amigos.

Set List do Cabicera Brothers Band

1 - Shapes Of Things
2 - You Keep On Moving
3 - Whole Lotta Love
4 - Cocaine
5 - Rock'n'Roll
6 - Hey Joe
7 - Mistreated
8 - Stairway To Heaven
9 - Alive
10 - War Pigs

Guns'n'Roses Cover Brazil

    O Guns'n'Roses Cover Brazil é uma das mais importantes bandas que prestam um tributo ao Guns'n'Roses da América Latina e já se apresentaram em programas como o Domingão do Faustão no quadro Imitadores, sendo que em suas apresentações, os integrantes comandados por Nel Loki ( o Axl Rose cover ) são todos bastante parecidos com os que integraram o Guns'n'Roses nos anos de ouro de sua carreira, aqueles que duraram entre o final dos anos 80 e o início dos 90.

    Enquanto que o palco era acertado para o show do Guns'n'Roses Cover Brazil era hora de olhar os cd´s do Orlando Fernandes e conferir incríveis as peças do Dr. Sukata expostas no saguão do Theatro Avenida, e até que demorou um tanto estes ajustes, porém, quando eram aproximadamente 22:45, os músicos sobem ao palco com o visual carregado e inspirado nos norte-americanos ao som de Nightrain, que foi muito bem recebida pelos presentes e serviu para notarmos que Nel Loki agita tanto quanto Axl Rose.

    Depois continuaram com Mr. Brownstone, que relembraram o seu swing em um ritmo devidamente dançante e inspirador para ficar de pé e participar mais intensamente do show.

    O vocalista brada com força um "Boa noite Espírito Santo do Pinhal/SP" para depois falar da alegria que está sentindo de tocar na cidade e no teatro, comenta que eles são fãs como nós e que "é um trabalho de fãs para fãs", prossegue brincando que o Axl Rose está mais gordinho e executa Live And Let Die, sucesso do Paul McCartney, que foi regravado pelo Guns'n'Roses, e vale dizer... o timbre de voz de Nel Loki é bastante semelhante ao seu homenageado, enquanto que os demais músicos também atuaram muito bem neste momento garantindo gritos mais eufóricos da plateia.

    Instantes depois com um dedilhado mais longo do 'Slash cover', que estava devidamente caracterizado com sua cartola, guitarra Gibson e camiseta com o personagem Pepé Le Pew ( aquele gambá apaixonado do Looney Tunes ), que segue para a Knocking On Heaven's Door, canção de Bob Dylan, que o Guns'n'Roses regravou e muita gente pela vibração que tiveram provavelmente não conhecem a original.

    E por se tratar de uma música que tocou imensamente nas rádios, o público até que acompanhou seus versos com a banda, que realizou prolongamentos bastante Rock'n'Roll, onde cravo meus cumprimentos aos guitarristas que representaram o Slash e o Gilby Clarke. Percebendo a 'vibe' causada com Knocking On Heaven's Door, Nel Loki solicita para que nós cantássemos o refrão com ele cada vez mais forte aumentando assim a adrenalina do show.

    A balada Patience também estava no set com seus assovios emocionando tal como seus dedilhados executados em seu ritmo mais lento, sendo que os guitarristas sentaram-se na frente do palco enquanto que Nel Loki ia se mexendo no mesmo estilo que Axl Rose, onde destaco os solos do 'Slash cover' e o momento em que o vocalista dividiu os vocais conosco mais ao final da música.

    Para fazer a galera querer levantar das cadeiras, eles tocaram a Used To Love Her, que é um admirável Hard Rock do Guns'n'Roses e que teve na sequencia a balada romântica Don't Cry sendo que a cada movimento pelo palco de Nel Loki, as mulheres já gritavam enquanto que aproveitei para observar os solos do 'Slash cover'.

    Em seguida, aos gritos, ouvimos "Where You Are.... you are the jungle baby...", que somada aos explosivos riffs de guitarras trouxeram a inflamável Welcome To The Jungle, um dos principais hits do Guns'n'Roses que trouxe muitos dos presentes para longe de suas cadeiras e para a frente do palco, compartilhando a eletricidade do momento, que destaco os solos do Yuri, o 'Duff McKagan cover' em seu baixo, que foi apresentado pelo vocalista, para sozinho cantar a Attitude, um Punk Rock, que começa mais lento, mas torna-se rápido e fervente como as músicas do estilo costumam ser. E o baixista ainda cantou um trecho da 14 Years para nossa surpresa.

    Neste tempo em que Attitude foi exibida para nós, o vocalista Nel Loki, que basicamente a cada duas ou três músicas trocava seu figurino retornou ao palco já com outra roupa e comentou que ao chegar no teatro neste sábado viu um piano encostado nos bastidores e pensou "porque não utilizar no show?".

    E com o piano devidamente no palco, após os agradecimentos aos organizadores e os aplausos recebidos, ele informa que ia tocar a November Rain no melhor estilo do Guns'n'Roses e complementa dizendo que eles utilizar os vídeos que os fãs fizessem para provavelmente ser parte de um clipe de divulgação da banda, afinal, um teatro com a acústica privilegiada que o Theatro Avenida possui, um piano, sonorização correta, luzes excelentes, enfim, estava tudo propício para isso.

    E Nel Loki com terno vermelho e lenço no cabelo começa a tocar o piano e como iam gravar... enquanto que não ficou no ponto, eles retornaram a música algumas vezes até que criaram a sinergia única desta longa canção do Guns'n'Roses, que foi exibida de forma de gala pelo Guns'n'Roses Cover Brazil. Durante sua execução o 'Slash cover' foi até próximo ao piano e subiu nele para solar sua guitarra criando assim, um momento que para mim foi o mais emblemático de todo o show.

    Com os gritos de "Guns'n'Roses...Guns'n'Roses..." vindos da plateia, Nel Loki pede os vídeos, brinca com o baterista, o Rafael interpretando o Matt Sorum para que então fosse iniciado um solo, que se liga em uma sequencia instrumental bastante envolvente é chegada até a rápida You Could Be Mine com o vocalista correndo por todos os lados do palco do Theatro Avenida. Depois, o vocalista fala: "galera teremos mais metade do repertório para tocar para vocês..." e o pessoal responde "eeee" feliz da vida, porém, ele esfria nossos ânimos ao complementar: "na próxima vez...".

    E sai de cena para que o 'Slash cover' pudesse tocar o tradicional solo intitulado como Godfather Theme, que está na trilha sonora do filme O Poderoso Chefão e que foi um tanto alongado para que o vocalista pudesse mudar novamente de roupa e ao voltar ao palco recebermos os solos da conhecidíssima Sweet Child O'Mine, que foi acompanhada de muitas palmas.

    Sabe aquela história que o palco ficou pequeno? então foi isso que aconteceu, pois, tanto o 'Slash Cover' quanto o 'Gilby Clarke Cover' desceram de lá e vieram solar suas guitarras diante dos fãs que estavam agitando na parte onde não existem cadeiras e é o que posso chamar de 'pequena pista do teatro'.

    Eles agradecem novamente a presença de todos e para fechar a noite tivemos a Paradise City, que também foi acompanhada nas palmas e causou um grande contentamento em todos, que cantaram com força vários de seus versos. E particularmente, quando chegaram seu trecho final, foi impossível de se ficar parado e acredito que até os que estavam mais para trás tenham se levantado, e os que já estavam na frente transformaram este ponto em uma verdadeira festa.

    Apesar de ter sido um show de pouco mais de 01:30, não sei se o horário já avançado, se era mesmo o tempo de show do Guns'n'Roses Cover Brazil, a verdade é que nós queríamos mais e até tivemos um breve trecho de Estranged ( a minha favorita do Guns'n'Roses ), porém, esta ficou para a próxima. Ahh notaram que em várias partes utilizei termos como 'Slash Cover', 'Gilby Clarke Cover', etc. Bem, não foram informados os nomes dos músicos que os representam nesta banda... coisas do Guns'n'Roses... até do cover...

    De qualquer forma, foi muito importante a conquista do Theatro Avenida em uma noite onde a harmonia do Hard Rock se espalhou em cada um dos presentes. Que mais espetáculos assim possam acontecer não só no Theatro Avenida como na cidade de Espírito Santo do Pinhal/SP. Aos envolvidos na organização, registro os meus parabéns.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos ao Ari Almenara de Freitas
pela atenção e credenciamento
Agosto/2017

 

Set List do Guns'n'Roses Cover Brazil

1 - Nightrain
2 - Mr. Brownstone
3 - Live And Let Die
4 - Knocking On Heaven's Door
5 - Patience
6 - Used To Love Her
7 - Don't Cry
8 - Welcome To The Jungle
9 - Attitude
10 - November Rain
11 - You Could Be Mine
12 - Godfather Theme
13 - Sweet Child O' Mine
14 - Paradise City

 Confira aqui uma galeria de 100 do shows do Guns'n'Roses Cover Brazil e do Cabicera Brothers Band no Theatro Avenida em Espírito Santo do Pinhal/SP

Voltar para Festivais