Principal

Stage News Festivais Entrevistas Especiais Classic Albuns Parceiros Contatos
Shows Agenda Resenhas Fun On Stage Promoções Lord Of The Stages Publicidade Links

3o Jaguariúna Rock Festival
Com: Torture Squad, Shadowside, King Bird, Atlantis, The Butts e Hurricane
Jaguar Tênis Club Jaguariuna/SP - domingo 03 de dezembro de 2006

    Depois de um bom tempo apenas nas coberturas dos shows em São Paulo/SP, eis que surgiu uma ótima oportunidade de retornar ao underground para cobrir um excelente evento como foi este  3o Jaguariúna Rock Festival, que mais uma vez mostrou o alto potencial qualitativo das bandas brasileiras como King Bird, Shadowside e Torture Squad ( headliner do evento ), além de dar oportunidade para bandas que buscando emergir na cena, como foram os casos de Atlantis,The Butts e Hurricane

    O festival foi organizado por Renato Orsi, do programa Metal Heart da rádio Estrela FM 94,5 de Jaguariúna, e por Ester Ferreira Leite. Destaco aqui a ótima estrutura de palco e som além do local escolhido para a realização do evento, o Jaguar Tênis Clube, um ótimo espaço para que a comunidade headbanger se encontrasse.

Hurricane, Atlantis e The Butts

    Adentramos o Jaguar Tênis Clube por volta das 15:00hs e perdemos a banda que abriu o evento o Hurricane - banda formada por Tulinha - vocais, Kéniton - guitarra solo, Dimas - guitarra e  teclados, Daniel - Bateria e Ricardo -  Baixo.


Atlantis

    A segunda banda que subiu no palco foi o Atlantis também de Jaguariúna/SP, cuja formação é composta de: Hammed Deebani nos vocais, Evandro Pachoalin e Marcelo Bascheira nas guitarras, Anderson Barros no baixo e Paulo Falavigna na bateria.

    O Atlantis realizou um set seguindo uma linha entre um power metal para heavy melódico com algumas canções próprias e covers para, por exemplo, Valhalla do Blind Guardian e Victory do Running Wild. Foi um ótimo aquecimento para os shows que estavam ainda por vir.

   Depois do Atlantis foi a vez  do The Butts ( formada por Ester nos vocais, Nani no baixo e  Cláudia na guitarra completando a 'ala feminina' e LF na bateria e Tonho na guitarra na 'ala masculina' ) que começaram o seu show com um cover de Struter do Kiss e a vocalista Ester mostrou-se que é bem carismática, além de cantar bem. Em seguida vieram com o cover de Chemical Wedding do mestre Bruce Dickinson e até que a dupla de guitarristas do The Butts esteve bem afiada nesta música e a executaram com a competência devida.

The Butts

      Continuando a seqüência de covers, Ester e seus amigos apresentaram algumas canções clássicas do heavy metal como Highway To Hell do AC/DC, Enter Sadman do Metallica, Iron Maiden ( adivinha de quem...  ), Breaking The Law do Judas Priest, a única exceção a esta regra foi a música Man In The Box do Alice In Chains, mas que também foi bem tocada. Muito comunicativa Ester convida para subir no palco alguns amigos do Hurricane e fizeram uma ótima execução de Master Of Puppets do Metallica.

King Bird

    Então é chegada a hora das principais atrações do festival subirem no palco e a primeira delas foi o King Bird, banda paulistana que pratica um rock´n´roll pesado com claras influências dos anos 70.  Após a introdução Let The Rock´And´Roll tivemos as entradas de Sílvio Lopes na guitarra, Marcelo Ladwig na bateria, Fábio César no baixo e João Luiz nos vocais para mostrar para a galera de Jaguariúna do que o ótimo álbum Jaywalker é feito ( leia resenha aqui ). E a segunda música apresentada, Burnin´Like The Sun mostrou exatamente isso, muito rock´n´roll pesado com os solos marcantes de Sílvio na sua Fender Stratocaster. Em seguida um cover para um clássico do que costumo chamar de 'sonzeira dos anos 70' com We Are An American Band do Grand Funk.       

    Voltando a um tema do álbum Jaywalker tivemos a maravilhosa canção Old Jack, um blues rock de primeira que foi recebido com muitas palmas, depois mais um cover, Born On The Bayou, um dos grandes hits do Credeence Clearwater Revival,  que nesta versão foi tocada com um efeito de wah wah na guitarra de Sílvio que era para deixar todos os presentes literalmente de boca aberta, vale lembrar que o baixista Fábio César além de realizar um excelente solo de blues no seu Fender Jazz Bass tocou também um pequeno trecho de Voodoo Chile ( um dos melhores momentos da apresentação do King Bird ), confesso que assim como muitos fui pego de surpresa por este maravilhoso momento.

    Mostrando que tem uma excelente presença de palco, o vocalista João Luiz comanda a galera para que seus companheiros exibam a essência do rock´n´roll na música Underdog do álbum Jaywalker e não posso deixar de destacar Sílvio fazendo digitações e usando um slide na guitarra Gibson SG - como é maravilhoso ver um guitarrista tocando com perfeição seu instrumento. Em seguida João Luiz fala com o público pergunta quais bandas eles querem ouvir e atendendo a pedidos toca a maravilhosa Cryin´in The Rain do Whitesnake seguida por Gettin´over My Faith, que é uma nova composição do King Bird que está entre o peso do hard rock e uma linda balada melodiosa. Para fechar eles tocam o cover de Snowblind do Black Sabbath e a excelente canção Empty House.

   Assim como muitos dos headbangers presentes, fiquei contente por ter visto essa apresentação de gala do King Bird, já queria conhecer como eles tocam ao vivo e me surpreendi pela grande qualidade do rock´n´roll praticado pela banda.

Set List
Let The Rock And Roll
Burnin'like The Sun
We Are An American Band ( Grand Funk Railroad )
Old Jack
Born On The Bayou ( Credeence Clearwater Revival )
Underdog
Cryin'in The Rain ( Whitesnake )
Gettin'over My Faith
Snowblind ( Black Sabbath )
Empty House

Shadowside

    Um forte calor fez durante todo o domingo e para fugir dele, não tinha jeito, tínhamos que nos refrescar com uma cerveja ou refrigerante, tanto que muitos assistiram o show do King Bird nas poucas sombras do Jaguar Tênis Clube. Com o horário de verão em vigor o sol estava em seu esplendor e detonava sua força em todos nós.

    Mais no final da tarde, pouco mais das 18:00hs, o Shadowside sobe no palco para mais um show da Dancing in the Shadows Tour que promove o álbum debut da banda Theatre Of Shadows ( leia resenha aqui ). Eu estava com uma grande expectativa para ver como se comportaria essa banda santista formada por Dani Nolden nos vocais e teclados, Billl Shadow na guitarra, o escocês Garreth Neilly na outra, o novo baixista Fernando Peto e Fábio Buitvidas na bateria, pois além de estrear uma nova formação, o Shadowside é considerado por muitos uma revelação do heavy metal nestes últimos tempos e ao longo do show mostrou que tem qualidade para isso.

    Infelizmente a banda enfrentou alguns problemas no sampler de Enter The Shadows, música que abre o cd e também este show, mas isso não atrapalhou em nada a performance de Dani Nolden e seus companheiros que adentraram o palco detonando com Vampire Hunter e Highlight ( duas ótimas canções do álbum Theatre Of Shadows ). Dani mostrou que além de ser uma vocalista carismática e com muita atitude, ela canta com muita personalidade com uma voz bem forte que vai agradando a platéia e via-se que muitos não só aprovaram o som como levaram para casa o cd da banda. A música seguinte foi Shadowdance que tem uma forte dose de peso e deixou o campo aberto para Bill e Garreth Neilly solarem suas guitarras com digitações e também para Dani vociferar com todo o potencial de sua garganta. Em seguida tocam Kingdom Of Life e Queen Of The Nigth, esta última é uma que facilmente cai nas graças do público e teve um lindo prolongamento que deu a esta música um ar maravilhoso.

    Partindo para uma das mais pesadas do debut Theatre Of Shadows, tivemos Red Storm seguida de Behind Your Mind, que Dani explica que esta música é do seu projeto solo Corode que é de thrash metal com o guitarrista Garreth Neilly. Ela também literalmente brinca e aguça a libido masculina presente no Tênis Clube ao dizer: "quero ver quem de vocês vai me levar embora...", e a reação não podia ser outra - todos gritaram sem parar.

    A pouco eu citei o forte calor que fazia em Jaguariúna neste domingo e ele fez uma impensável vítima: Dani Nolden passou mal e precisou se ausentar um pouco, mas antes que alguém atire a primeira pedra, isso pode acontecer com qualquer um em um dia tão quente como este. E como o show não pode parar, enquanto a linda frontwoman da banda se restabelecia, foi convidado de improviso uma pessoa da platéia para cantar com a banda. E até que ele se saiu bem tocando os covers de Breaking The Law do Judas Priest e Paranoid do Black Sabbath.

    Para a nossa sorte, Dani não demorou para retornar ao palco e mandou a música Illusions, para em seguida realizar a tradicional apresentação de cada membro deste novo line-up do Shadowside e encerrar a curta ( devido ao problema ocorrido com Dani ) porém, brilhante apresentação dos santistas.

Set List
Intro
Vampire Hunter
Highlight
Shadowsdance
Kingdom Of Life
Queen of the Sky
Red Storm
Behind your Mind - ( Corode )
Illusions

Torture Squad

    Tempo para tomar uma cerveja e bater um papo é chegada a vez do Torture Squad,  headliner do 3o Jaguariúna Rock Festival, adentrar o palco para começar a esmagar com tudo. Eram 20:00hs e ao som de um sampler que a primeira lembrança que vem a memória é uma sangrenta batalha medieval, Vitor Rodrigues - vocais, Maurício Nogueira  - guitarra, Amilcar Christófaro  - bateria e Castor - baixo, começam a mostrar todo o potencial metálico do Torture Squad. Começando com a inédita pedrada The Beast Within presente novo single Chaos Corporation e seguindo com Towers On Fire do álbum Pandemonium o que vemos é uma grande explosão de rodas com a forte energia desta música. Vitor anuncia a música Under The Wings Of The Empire ( do disco The Unholy Speel ) que é muito bem recebida pelos fãs e segue com A Soul In Hell do álbum Shivering onde os maiores destaques vão para os solos tirados por Maurício Nogueira na sua guitarra BC Rich.

    Sem deixar o público respirar eles já emendam também deste primeiro disco Suffocation e Out Of Control, canção de Pandemonium que o público fica bangeando de forma insana e abrindo mais rodas de empolgação. Com um instrumental matador tivemos Murder Of A God ( do Asylum of Shadows ) seguida da música inédita Domination que estará presente no vindouro álbum Hellbound que a banda vai lançar em fevereiro de 2007, que com certeza  estará mantendo o Torture Squad entre as melhores do Brasil nesta excelente mescla de death/thrash metal.

   Continuando o show, tivemos  mais dois temas do aclamado álbum Pandemonium, a primeira a pesadaça Requiem For The Headless Rider e a segunda a veloz The Curse Of The Sleepy Hollow para então o Torture Squad detonar tudo com The Unholy Spell ( canção que intitula o terceiro disco da banda ) e na execução desta, Vitor, Castor e Maurício bangueam sem parar fazendo que os fãs presentes no Jaguar Tênis Clube reajam sacudindo seus pescoços e dando os tradicionais socos no ar.

    Ainda tivemos tempo para ouvir a nova Chaos Corporation que intitula o single de mesmo nome recém-lançado onde pude perceber que os vocais de Vitor estão altamente agressivos e aproveito para destacar o forte peso que o baixista Castor e o guitarrista Maurício tiram de seus instrumentos, e detalhe, embora seja uma canção nova, o público rapidamente aprendeu o refrão e cantam juntos com o Torture Squad ( assim como foram os casos de King Bird e Shadowside, muitos compraram o single Chaos Corporation ).   

    Os fãs participam intensamente quando é apresentada Horror And Torture do disco Pandemonium e a energia que é passada com essa canção é tão forte que todos acompanham Vitor berrando com muita força principalmente o refrão desta música. E para concluir o show e também o festival, o Torture Squad estraçalha quando executam perfeitamente Pandemonium, a porrada que intitula o terceiro álbum e isso deixa todos os headbangers com um sentimento de grande felicidade ao terem visto mais uma grande apresentação de uma das melhores bandas do Brasil.

Set List
The Beast Within
Towers on Fire
Under the wings of the Empire
A soul in hell
Suffocation
Out of control
Murder of a God
Come to Torture
Domination - inédita
Requiem for the Headless Rider
The Curse of the Sleepy Hollow
The Unholy Spell
Chaos Corporation
Horror And Torture
Pandemonium

    Como disse no começo da resenha, o festival foi muito bem organizado e registro aqui os meus parabéns para os realizadores e já aguardamos a 4a edição do Jaguaríuna Rock Festival. Fico na torcida para que este também se torne uma marca na região e consolide ainda mais a força da comunidade headbanger do interior paulista e claro dando oportunidades de muita gente conhecer o altíssimo poder de fogo do heavy metal brasileiro.

Texto e Fotos: Fernando Júnior

Galeria de Fotos do 3o Jaguariúna Rock Festival
Clique para aumentar

Torture Squad
      Torture Squad e Renato Orsi do programa Metal Heart Galera do Torture Squad e do Rock On Stage
Shadowside
        Galera do Shadowside e do Rock On Stage
King Bird
        Galera do King Bird e do Rock On Stage
 Atlantis The Butts
    Jam das bandas The Butts e Hurricane
Mais Fotos Clique Aqui

 

Voltar para Festivais