Vale Tudo - Os Quadrinhos Mais Revoltados do Mundo
Novo livro do cartunista Márcio Baraldi

  Inicialmente gostaria de agradecer ao megaplatinado cartunista Márcio Baraldi por enviar novamente seu lançamento, devidamente autografado, para este fã, que também escreve aqui no blog, apresenta o Programa Rocktime ( Nota da Edição: e a partir de agora - dezembro de 2008 -  também passa a colaborar com o Rock On Stage ). Tenho orgulho de já ter recebidos alguns dos outros livros do Márcio ( Roko Loko e Adrina Lina, em seus três volumes, bem como o Humortífero ) , além de camiseta, bonecos ( duas versões do Roko Loko e o Ginho, o ET de Varginha ) e, é claro, o game do Roko Loko no Castelo do Ratozinger.

  Agora, só para situar o leitor que não conhece o Márcio Baraldi, lembro que ele é o cartunista mais rock'n'roll do Brasil, e se bobear, do mundo! Ninguém fez, faz e publica tantos cartuns e HQs explicitamente roqueiros como ele.

    Cartunista de nascença, começou a misturar rock com desenho ainda na infância quando se converteu ao rock'n'roll após ouvir "We Will Rock You" do Queen. Dali pra frente entupiu cadernos e mais cadernos com desenhos, piadas e quadrinhos com bandas de rock, sobretudo o KISS e o Queen, suas primeiras paixões roqueiras.

     Mas o trabalho rocker do Baraldi só veio a público mesmo em janeiro de 1996, quando ele criou o Roko-Loko e a Adrina-Lina pra revista Rock Brigade, a mais antiga publicação de rock da América Latina. Seu trabalho nessa área agradou tanto que no mesmo ano ele passou a colaborar com mais duas revistas de rock, Dynamite e Metalhead, e uma de tatuagem, Metalhead Tattoo. Pouco tempo depois seria a vez das revistas Roadie Crew, Valhalla, Comando Rock e Rock Underground também abrigarem o humor inovador do Marcio em suas páginas. ( Nota da Edição: aqui no Rock On Stage o grande Márcio Baraldi já faz parte do time desde 2004 ).

    Terminada a seção “flashback”, vamos ao lançamento. Neste Vale Tudo, lançado em 2008, temos quadrinhos criados ainda quando o Márcio curtia seus dias de adolescência, no ABC paulista e retrata um pouco da experiência vivida por ele, lá pelos idos anos 80 e 90, época na qual questionava tudo, desde governo, igreja, relação entre homem e natureza, TV, religião, drogas, suicídios, etc, mas tudo com muito bom humor e uma visão crítica prá lá de avançada.

    São histórias curtas, engraçadas, inteligentes, bem desenhadas, com muita cor e altamente politizadas. Um verdadeiro chute no sistema. Posso citar algumas que mais me chamaram a atenção, como: Natureza Morta, Greve Total, Chupa-Cabras, Tudo Por Dinheiro e a impagável Tô de Saco Cheio que marca um momento de alívio vivido pelo personagem Rodolpho. Vale a pena conferir, não só esse como os outros lançamentos desse expoente representante da cultura do nosso país, o escritor, cartunista e sempre rockeiro, Márcio Baraldi.

Site: www.marciobaraldi.com.br

Por Jack Metal

Voltar para Fun On Stage