Motörhead - The Wörld Is Ours Vol.2 - Anyplace Crazy As Anywhere Else
EMI - Nacional - Duplo - 2012

    "We are the Motörhead... and we play Rock'n'Roll", essa célebre frase que abre qualquer show da banda há anos que é pronunciada pelo 'padrinho do Heavy Metal' Lemmy Kilmister,  título dito por James Hetfield sobre o vocalista durante o último Rock In Rio e que está na contra capa do encarte deste belíssimo lançamento do Motörhead, que chegou em dezembro de 2012 nas lojas de todo o Brasil.

    Dando continuidade ao sucesso de vendas do álbum The Wörld Is Yöurs ( leia resenha ) e do DVD The Wörld Is Ours Vol 1, o Motörhead  dá continuidade a seu trabalho lançando esse excelente trabalho com três apresentações imperdíveis, sendo composto com a apresentação completa do Wacken Open Air no dia 6 de agosto de 2011 e as músicas escolhidas a dedo das apresentações do Sonisphere Festival no dia 10 de julho de 2011 na Inglaterra e do show matador que fizeram no Rock In Rio no dia 25 de setembro de 2011, na qual estive presente ( confira matéria ).

    Outro ponto forte deste material lançado aqui pela EMI é o encarte cheio de fotos das apresentações com os crachás de "All Access" e as pulseiras de vários festivais, sem contar fotos do palco tiradas nos três festivais, que este formidável DVD nos mostra: o Wacken, o Sonisphere e o Rock in Rio, com muito destaque para a apresentação no Rio de Janeiro/RJ, já que a arte do festival foi realizada nas areias de Copacabana e está presente no encarte do DVD, além de fotos aéreas do Wacken e do Sonisphere em um trabalho espetacular do diretor de fotografia Martin Hawkes.

    O que dizer da banda, afinal, Lemmy Kilmister no baixo, Philip Campbell na guitarra e Mikkey Dee na bateria mostram porque o Motörhead é uma unanimidade, não importa o estilo de Heavy Metal que você ouça - do Glam ou mais podre Grindcore - todos admiram e seguem o trabalho deste trio, que há décadas tem influenciando dezenas de grandes bandas, que já regravaram algo deles. Dois exemplos fáceis: as meninas do Crucified Barbara, que fizeram uma homenagem para eles durante seu show de São Paulo ( confira aqui ) ou ainda, o grande Sepultura que vez uma versão animalesca para Orgasmatron, música que infelizmente está fora do set list tanto do Motörhead quanto do Sepultura.

Wacken Open Air Festival

    A apresentação do Motörhead  no ano de 2011 foi transmitida apenas 15 minutos em broadcast e agora entendemos o motivo, pois, uma gravação perfeita de uma apresentação ímpar do Motörhead exibindo no meio de todos seus clássicos as músicas do seu cd de divulgação The Wörld Is Yöurs. Destaques para a Intro poderosa de Iron Fist, seguida pela indefectível Stay Clean, como também para as mais novas - que já se tornaram clássicos - Get Back In Line e isso sem contar com I Know How To Die. Um ponto muito interessante e que me chamou a atenção foi quando ouvi a versão que a banda homenageou os políticos e já imaginem a reação de 70.000 fãs, que só tinham ouvido essa versão da música Just 'Cos You Got The Power na transmissão da extinta Rede Manchete para a primeira apresentação da banda no Brasil há muito tempo atrás.

    Alguns detalhes deste belíssimo show deixarei para discutirmos após a compra, porém, um deles que vale ser ressaltado foi quando no Wacken, ao anunciarem Going To Brazil, eles homenageiam seu Stage Manager e Guitar Tech Roger de Souza, a banda Sepultura, em especial o guitarrista Andreas Kisser e a todos brasileiros que estão na plateia, se é arrepiante de ver, fique pensando caro leitor(a) e imagine para os brasileiros que estavam naquele show. Fantástico.

WACKEN OPEN AIR: GERMANY, AUGUST 6th, 2011
1 - Iron Fist
2 - Stay Clean
3 - Get Back In Line
4 - Metropolis
5 - Over The Top
6 - One Night Stand
7 - Rock Out
8 - The Thousand Names of God
9 - I Know How To Die
10 - The Chase Is Better Than the Catch
11 - In the Name of Tragedy
12 - Just 'Cos You Got the Power
13 - Going To Brazil
14 - Killed By Death
15 - Bomber
16 - Ace Of Spades
17 - Overkill

Sonisphere Festival

    O segundo show presente neste DVD não está inteiro e o interessante desta apresentação foi que o Motörhead toca durante a parte do dia e foram escolhidas seis das treze músicas que compuserem o set list no festival inglês, que tinha também nomes como Mastodon, Arch Enemy e tendo como headliner o Slipknot.

    Vale destacar que neste Sonisphere Festival de 2011 - mais precisamente dois dias antes -  teve o primeiro show do Big Four ( evento que reúne os quatro peso-pesados do Thrash Metal juntos, Anthrax, Megadeth, Slayer e Metallica ) juntos na Inglaterra, além do Cavalera Conspiracy, que tocou no sábado. A apresentação foi tão coesa quanto a do Wacken, até repetindo as músicas, entretanto, nota-se claramente uma outra energia diferente e tão fantástica quanto a vista no Wacken.

SONISPHERE FESTIVAL: UK, JULY 10th, 2011
01 Iron Fist
02 I Know How To Die
03 In The Name Of Tragedy
04 Killed By Death
05 Ace Of Spades
06 Overkill

 

Rock In Rio

    Vendo esta apresentação no DVD, tive uma visão de vários ângulos distintos, que são diferentes dos vídeos existentes no You Tube. E além de ver de outro modo, pois, conforme mencionei no começo desta resenha, eu estava presente naquele inesquecível show do Motörhead no Rock In Rio.

    O destaque desta apresentação, claro que fica para Going To Brazil cantada em nosso país e Over The Top com uma versão destruidora e superior a do Wacken. Foi sem dúvida um espetáculo avassalador em um dia especial para o Heavy Metal no festival, afinal, as nossas bandas brasileiras foram espetaculares no Palco Sunset ( incluo aqui o Angra sim, pois curti muito o show deles, apesar dos problemas técnicos, além é claro, do Sepultura e Korzus, que detonaram no festival ).

ROCK IN RIO: BRAZIL, SEPTEMBER 25th, 2011
01 Stay Clean
02 Over The Top
03 The Chase Is Better Than The Catch
04 Going To Brazil
05 Killed By Death

    A parte de extras fica para entrevistas sobre o Wacken, que são sempre muito interessantes para que nós possamos ver como funciona o festival que desejamos muito que tivesse uma perna aqui no Brasil.

    The Wörld Is Ours Vol.2 -  Anyplace Crazy As Anywhere Else é um DVD fenomenal,  que vale a pena pelos registros em três momentos diferentes com plateias diversificadas, já que abrange a Alemanha, Inglaterra e Brasil, onde o trio coloca o poder de fogo desta locomotiva à motor que conhecemos, chamamos de Motörhead e a consideramos como uma das mais importantes da história do Heavy Metal.
Nota: 10.

Site: www.imotorhead.com.

Por Marcos César de Almeida
Janeiro/2013

Voltar para Resenhas