Sepultura - Kairos Tour
Sábado, dia 06 de outubro de 2012
no SESC em Campinas/SP

    Após o lançamento do Kit de Natal do Sepultura em parceria da banda com a micro Cervejaria Bamberg em Votorantim/SP ( confira matéria ) chegava a vez de Campinas/SP receber a banda após oito anos sem tocar pela cidade e o lugar escolhido para a apresentação seria o SESC Campinas para a continuação da divulgação do maravilhoso cd Kairos, e este particularmente era o terceiro show da turnê que eu ia conferir, sendo o primeiro na Exposição Let's Rock  ( confira cobertura ) e o segundo na cidade de Suzano/SP ( veja mais aqui ).

    Com público sold out, um mar de camisas pretas e várias do São Paulo em homenagem ao guitarrista, cujo clube havia vencido o "Choque Rei" horas antes do espetáculo ( N.E.: para os leigos em futebol, jogo entre São Paulo e Palmeiras ). Como é sempre padrão nos shows que ocorrem no SESC, som e iluminação perfeitos e pontualmente no horário previsto um a um dos músicos da banda foram tomando suas posições no palco aos gritos de "..SE..PUL..TU..RA....SE..PUL..TU..RA.." e após a intro lá estavam no palco, Eloy Casagrande, Paulo Jr., Andreas Kisser e Derrick Green para começarem o show com a trinca explosiva de "Beneath The Remains", "Refuse/Resist" e "Kairos", que já mostraram que a devastação que tomaria conta do Sesc.

    Sem cumprimentar o público, Derrick Green olha a todos e anuncia a próxima música em apenas uma palavra: Rentless, que é  também do Kairos e presença constante nesta tour, depois tocam "Dead Embrionic Cells", "Convicted In Life" e "Dialog" mostrando o quanto a banda esta coesa, focada e fazendo um show melhor que o outro, provando sempre que é uma das melhores bandas do mundo.

    Finalmente Derrick Green chama pela plateia com um "E aí... Campinaaaaaas" que levou o público ao êxtase, sendo que desde a intro a galera participava com muito barulho e continuou nos primeiros acordes de Atitude. O primeiro álbum que Derrick Green gravou no Sepultura foi o Against, que  marcou presenca com Choke, uma das minhas preferidas da banda, e ao anunciar a seguinte, a Mask, Andreas Kisser, chama Derrick Green e a anuncia Mascara, que seria o nome da música em português.

    Derrick Green avisa então que tocará a próxima do álbum Schizophrenia e após os acorde iniciais, Andreas Kisser assume os vocais, já que, além de ter gravado ela nos anos 80, ele é também um dos compositores de Scape To The Void e Derrick Green cantou  apenas o refrão, sendo esta música um hino da época em que gravavam ainda pela Cogumelo Records. Na hora do solo, Andreas deixa o publico quase que "dedilhar" a sua guitarra levando seu instrumento bem perto aos que estavam na fila do gargarejo.

    A surpresa da noite no set list seria a próxima, Sepulnation, do álbum Nation, que fazia Campinas cantar bem alto e ao final, o público volta a chamar pela banda com o tradicional "..SE..PUL..TU..RA....SE..PUL..TU..RA.." e após a Substraction Andreas Kisser apresenta a Campinas como ele disse: "O novo monstro na bateria do Sepultura Eloy Casagrande", para então agradecer a todos pelas camisas do São Paulo e enaltecendo também a energia do público, que era sensacional e diz ainda como é bom voltar para Campinas após oito anos. Posteriormente a um curto solo de bateria,  lá estavam de volta para a intro matadora de Territory fazendo a roda - que se formou nos primeiros segundos do show -  ganhar velocidade ao som deste hino do Thrash Metal Mundial. O detalhe curioso foi que ao apresentar eu me encontrava do lado de um segurança, que assustou com o começo da batida fazendo todos que estivessem por perto entrasse na gargalhada...

    Derrick Green então brinca com o público chamando "Inner" e o público completava dizendo "Self", e repetindo umas três vezes era iniciado esse clássico do disco Beneath The Remains, que foi cantado claro que em uníssono por todos e depois aos incessantes gritos de "Arise, Arise, Arise...", a banda não pensa duas vezes em qual seria a música que seria na sequencia e o clássico vai dando ar de um show perfeito.

    Derrick Green então pede a todos que não parem de pular, pois a próxima seria a última música da noite e Roots, Bloody Roots - que em dia de clássico - podemos sim finalizar a descrição desta, põe números finais ao show, se alguém reclamou que não teve bis, vale lembrar que foram tocados dezoito clássicos sem dó, nem piedade e praticamente de todos álbuns da carreira da banda sendo quase um show 'best live' digamos assim..



    Uma tour primorosa de um excelente álbum como o Kairos, com a banda voando baixo e uma presença de palco como poucas no mundo possuem, agitam todo o tempo mostrando o quanto que o Heavy Metal pode ser bem feito e o principal, coisas que poucos na cena valorizam... já que muitas viúvas ainda insistem na maldita reunião, e Derrick, Andreas, Paulo e agora Eloy provam que eles continuam sendo o Sepultura do Brasil...  uma das maiores bandas do mundo. Só isso.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costabile Salzano Júnior
pela atenção e credenciamento
Outubro/2012

Setlist
Intro
Beneath The Remains
Refuse / Resist
Kairos
Relentless
Dead Embrionic Cells
Convicted In Life
Dialog
Attitude
Choke
Mask
Escape To The Void
Sepulnation
Subtraction
Territory
Innerself
Arise
Roots

Galeria de Fotos do Sepultura no Sesc Campinas/SP 

Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP Sepultura no SESC em Campinas/SP

Voltar para Shows