Heaven & Hell - The Devil You Know Tour
Sexta, dia 15 de maio de 2009
no Credicard Hall em São Paulo/SP
 

    Neste ano de 2009, felizmente tivemos momentos fantásticos de shows de rock pesado, grandes titãs vieram aqui no Brasil. O Deep Purple  ( leia resenha ) pisou na bola por causa da gripe do Ian Gillan ( mas depois eles consertam, espero que seja no ano que vem ), depois o Iron Maiden fez um show histórico em Interlagos ( confira aqui ), em seguida o KISS ( veja cobertura ) apesar de menos efeitos que em 1999 e a ausência de Ace Frehley o Ace Space inigualável ), também nos deu a benção do alto comando do Heavy Rock e o Motörhead ( leia aqui ) simplesmente detonou com o clima motocicleta Metal Easy Rider. E o Heaven & Hell, talvez pela maioria dos fãs de rock pesado foi o show mais esperado deste primeiro semestre de 2009; por que? 

    Porque eles vieram primeiro, ou melhor, inventaram o estilo Heavy Metal, isso mesmo pessoal, quem esteve no Credicard Hall nos dias 15 e 16 de maio, viram e ouviram a magnitude dos criadores de tudo o que nós somos; Metalheads. E o show do Heaven & Hell ( Black Sabbath fase Dio ), foi uma dádiva divina para nós e eles não decepcionaram no brilhantismo do poder que só eles tem. Vieram para divulgar o primeiro álbum de estúdio da banda, o excelente, The Devil You Know.  

    Esses deuses da música pesada, mostraram também que devemos nunca se render, olha...sem essa de idade, eles mostraram os jovens que são, todos com mais de 60 anos com exceção de Vinnie Appice com 49 aninhos, fizeram um show de segurar lágrimas ( apesar de ter Hell, eles são Heaven ). O show teve um formato parecido com o magnífico cd/dvd Live From Radio City Musical Hall, e eles tiveram o galantrismo e habilidade heroica única de nos mostrar o maior e total puro Heavy Metal.

    O show começou com a E5150 com a sonoridade característica desta música em seu tema mórbido e foi muito mórbido mesmo, o palco parecia um cemitério, o Black Sabbath tem algumas músicas como essa e a Stonehenge do álbum Born Again, quando Dio saiu, e essas músicas em que são usados teclados ( nas duas oportunidades com o excelente tecladista Geoff Nichols ) com temas sombrios, nos faz viajar para um mundo de ocultismo. Depois da E5150 eles emendaram com a Mob Rules, que fez um agito total no Credicard Hall e foi um momento único quando ouvimos Tony Iommy com sua Gibson SG, com o timbre que ele tira desta guitarra, que influenciou varias bandas não somente novas como velhas do Heavy Metal. 

       Em seguida eles mandaram a Children Of The Sea e ela saiu simplesmente linda, Dio cantou fazendo uma variação do início em comparação com a do álbum original ( mas a de 2006 foi melhor, leia mais aqui ), e mais uma vez Tony Iommy apareceu fazendo um solo virtuose com o seu timbre único. Em seguida tocaram a I do álbum Dehumaziner e ela foi sem dúvidas uma das melhores do show, nos mandou para o céu, Dio cantava I com um feeling astronômico de dom artístico, foi magnífica, estupenda, cantada por todo o Credicard Hall.  

    O Heaven & Hell para divulgar o novo álbum, mandou três músicas do álbum The Devil You Know, começando pela Bible Black, excelente música, depois mandaram a Time Machine do álbum Dehumanizer e nesta quem sobressai é Vinnie Apice, no fim dela Vinnie intervém fazendo o seu solo individual e faz um solo incrível, sobrenatural, com dom de artilharia divino, faz uma seqüência cirúrgica de percussão em sua bateria, com uma potência "a la" Simon Wright que tocava com o Dio e para a surpresa de todos, ele toca a Bonzo Montreux, música do John Bonham do Led Zeppelin do álbum CODA sendo uma das melhores partes do show, nos fazendo sentir a falta da banda que junto com o Black Sabbath, inventaram esse estilo que tanto nos abençoa e uma característica impressionante de Vinnie é a sua intensidade nas batidas, única, como o timbre de guitarra de Tony Iommy, quando ataca na percussão grave ao invés da caixa, mostra o seu grande estilo mais uma vez digo, único, depois do solo, veio o Dio e gritou: "Vinnie Apiceeee!!!".  

       Ainda falando de Led Zeppelin, não me recordo qual música, Tony Iommy fez o riff da Whole Lotta Love, nos deixando surpresos, neste ano, o Steve Morse do Purple sempre toca trechos do Led Zeppelin, o KISS atacou de Stairway to Heaven e agora Tony Iommy tocou Led, o que será isso? Bem, os que citei acima são também criadores deste nosso estilo de música e acho que eles querem ( nós também ) o retorno do Led Zeppelin, “Oh Alison Krauss, deixa o Robert um pouco em paz e deixa ele voltar para o Led Zeppelin.” 

    Depois da Time Machine, eles voltaram no novo álbum com Fear, numa execução primorosa, musica que tem a sonoridade que é marca registrada do Black Sabbath e que pode ser considerada um clássico. Em seguida eles mandaram a Falling Of the Edge Of The World e mais uma vez, o agito da galera foi total, ela é uma das melhores músicas do ao vivo Live From Radio City Musical Hall, tem um andamento rápido, empolgante, brilham tanto Tony Iommy no solo, como Geezer Butler que faz uma linha de baixo acompanhando o solo de Tony com muita técnica e habilidade nas notas.

    No momento em que nessa música o Tony atacou com o seu solo voador eu estava do lado direito da pista ( de frente para o palco ) e sai correndo para a esquerda para onde estava o Geezer para ver o acompanhamento virtuose que ele faz. A pista estava lotada, e tive de sair quase que correndo para não perder aquele instante e sai falando para o pessoal: “licença, licença, licença por favor!!, licença!!!!!” e eles compreenderam que eu queria ver mesmo e cheguei e vi. Mas infelizmente, o Geezer não teve a mesma habilidade com as quatro cordas como no álbum citado acima, mas tudo bem, acontece. 

     Tocaram Folow The Tears do novo álbum, saiu legal, mas senti falta de uma música mais agitada do novo álbum como a Eating The Cannibals, depois desta eles tocaram a clássica Die Young, numa execução primorosa, na Intro o Tony Iommy faz um solo muito marcante, faz ligados ( técnica tocando as notas apenas no braço da guitarra com uma mão, batendo o dedo na nota e puxando ela ) numa seqüência perfeita, sendo ele ovacionado pelo público. 

    E logo após, veio o maior clássico do Black Sabbath da fase Dio, a Heaven and Hell e a galera tocou o refrão desta música a plena força, eles foram perfeitos, e ainda nesta música Tony Iommi fez o seu solo individual e mostrou que pode ser intitulado como um Guitar Hero, na guitarra dele não tem ponte Floyd Rose, ou alavanca convencional, ele não faz digitações, mas o timbre que ele tira de sua SG é realmente incrível, e o solo dele foi virtuose e rápido, com uma técnica de deus do metal.

    Depois para encerrar o show veio o bis, e eles fizeram uma emenda muito bem feita, começando com a Country Girl e a Neon Knights foi a que apavorou, a última vez que Dio cantou ela aqui foi em 2001, e a forma do Dio foi incrível, ele cantou com uma técnica de Deus, essa música foi um agito total, nos mandou para um clima muito excitante, e nos rendemos ao Heaven & Hell com muita facilidade, pessoalmente dentre todas as gloriosas do set, essa e a Falling Of The Edge Of The World foram as campeãs. 

    O show foi incrível, teve muita gente da imprensa que malhou esse show, por causa de alguns problemas de som, mas na verdade foram desleais em sustentar essa idéia ( frívola ) de bater na tecla de que o som estava muito ruim. Os milhares de fãs que estiveram nos dois dias de show que o digam. Houve algumas oscilações de som, mas de forma nenhuma prejudicaram o brilho da banda, de jeito nenhum, sou meticuloso e fiscalizei vários pontos da casa no decorrer do show, e fora esses mínimos impasses o som estava perfeito. 

       E esse show com certeza vai marcar os fãs que foram, para o resto da vida, ver eles cada um em seu posto, andando no palco com a imponência de chefões do metal, inventores foi demais. Sem palavras para falar mais desse show, puxa mas foi legal demais, uma coisa indescritível, foi f.... demais, eles tem de voltar, voltem Heaven & Hell, pelo amor de Deus... ou do Diabo.

Por André Torres
Fotos: Marcelo Rossi
Agradecimentos especiais a Denise Catto
Media Mania www.mediamania.com.br  
Maio/2009

Set List:
E5150 (intro)
Mob Rules
Children Of The Sea
I
Bible Black
Time Machine
Fear
Falling Of The Edge Of The World
Follow The Tears
Die Young
Heaven And Hell
Bis
Country Girl/Neon Knights (bis)

 Galeria de Fotos do Heaven & Hell

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows