Um Tributo ao Verdadeiro deus do Heavy Metal

    Quando no início da noite do domingo dia 16 de maio de 2010 eu entrei na Internet para verificar meus e-mails, como nós que somos da geração da Internet costumeiramente fazemos, me deparei com uma notícia estarrecedora: o nosso amado cantor e compositor Ronnie James Dio havia falecido em virtude do câncer no estômago que ele estava sofrendo. Confesso que desde quando ele foi diagnosticado com tal doença, pensei com o meu coração de fã que sou, somado aos os avanços da medicina, sempre acreditei que ele sairia vitorioso desta batalha, ou como ele mesmo disse meses atrás, e eu adorei a frase: "Câncer, eu vou te cobrir de porrada!". Infelizmente isso não aconteceu, e todos agora desejamos que Dio descanse em paz e aproveito também para prestar minhas condolências à família de Ronnie e à todos os headbangers do mundo.

    Além de curtir muito todas as bandas nas quais Dio foi vocalista, uma coisa que sempre me enche de orgulho é saber que ambos fazemos aniversário no mesmo dia, que quando eu estou comemorando meu aniversário, Dio também estava comemorando o dele. E agora junto-me aos milhões de fãs no mundo que lamentam e muito sua partida, creio que este é um dos momentos mais tristes de nossas vidas, pois perdemos um dos maiores líderes do nosso movimento heavy metal. Neste especial, procurei realizar uma singela homenagem ao Dio - o verdadeiro deus do Heavy Metal

O Nascimento de Dio

    Quando Ronald James Padavona nasceu em 10 de julho de 1942 em New Hampshire/EUA, o mundo estava sendo varrido pela Alemanha Nazista e os Estados Unidos da América haviam entrado na guerra, o que mudou o rumo da batalha em favor dos aliados e da liberdade. Logo na adolescência em 1957, Ronnie já começou a cantar no Vegas Kings, que mudou várias vezes de nome, passando por Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets,The Eletric Elves e The Elves até que finalmente tornou-se o ELF. Aliás, foi neste início de carreira que Ronnie adotou o nome "Dio" que foi uma homenagem à um mafioso italiano Johnny Dio.

    No Elf, além de cantar Dio era o baixista ao lado de Nick Pantas e David Feinstein nas guitarras, Doug Thaler nos teclados, Gary Driscoll na bateria. A banda teve seu primeiro álbum autointitulado de 1972 , produzido pela dupla do Deep Purple: Ian Paice e Roger Glover, e o Elf teve a honra de ser convidado para abrir alguns shows do Purple. Foi nesta época que o "chefão" Ritchie Blackmore reparou nos vocais e performance de Ronnie. Inclusive, procure os álbuns do Elf, pois é muito interessante ouvir como era a poderosa voz de Dio nesta época.

No Rainbow de Ritchie Blackmore

    Anos mais tarde em 1975, quando o ego de Ritchie Blackmore se inflou demais e ele se desligou do Deep Purple, o guitarrista começou a pensar em uma nova banda e convida Dio para assumir os vocais. Essa parceira dos dois renderam clássicos inigualáveis do rock e metal até hoje como são os casos dos álbuns Rising ( 1976 ), On Stage ( 1977 ), Live In Munich 1977 ( leia resenha ) e Long Live Rock´n´Roll ( 1978 ). Dessa parceira, fomos brindados com músicas inesquecíveis como "Man On The Silver Mountain", "Stargazer", "Long Live Rock´n´Roll", "Gates Of Babylon", "Kill The King", entre tantas outras que fizeram gerações que estavam nascendo para o heavy metal de extrema qualidade atentarem-se ao som que o Rainbow praticava.



 

Chamado para substituir Ozzy no Black Sabbath

    Enquanto o Rainbow estava lançando álbuns cada vez melhores, no Black Sabbath - um dos inventores do heavy metal - a coisa não andava muito boa, em 1978 as conhecidas diferenças musicais somados aos problemas com relacionamento e drogas fizeram com que Ozzy Osbourne - vocalista original do Black Sabbath - deixasse da banda, e paralelamente à isso, Ronnie James Dio resolve sair também do Rainbow por conta do caminho mais pop que Blackmore queria impor a banda. O desejo de nosso herói era que a banda continuasse a caminhar pelo heavy metal e assim ele saiu do Rainbow. Tony Iommi do Black Sabbath não queria parar e convidou Dio para assumir o posto de Ozzy, coisa que o madman, com certeza, sente-se ressentido até hoje.

 

 

     Mas a verdade é que o Dio casou-se perfeitamente com a proposta pesada do Sabbath e já logo no primeiro trabalho eles trouxeram um marco do heavy metal: o álbum Heaven And Hell, um clássico que completou 30 anos recentemente, e nos trouxe músicas do porte de "Neon Knigths", "Children Of The Sea", "Lady Evil", a título "Heaven And Hell", "Die Yound" e "Wishing Well" ( faltaram duas, e são também maravilhosas ). Este álbum foi um dos melhores do Black Sabbath desde o Sabotage e um dos melhores de todos os tempos.

 

O Sinal do Heavy Metal

    Dio não mudou o Sabbath só na sonoridade mais pesada quando emprestou suas poderosas cordas vocais, mas também nas composições, pois tornou-se o principal letrista da banda e seus temas eram mais centrados em dragões e castelos, magia e misticismo, bem diferentes dos temas obscuros que Geezer Bulter gostava. Durante a tour de divulgação do álbum, Bill Ward - baterista do Black Sabbath - saiu da banda por conta de seu envolvimento com álcool e também por conta da morte de seus pais. Foi também nesta tour que Dio fez os sinais dos chifres com os dedos, e hoje todo headbanger que se preze, seja em show ou em qualquer lugar, usa este sinal para mostrar que curte heavy metal, enfim, é um símbolo da nossa cultura.

    Embora haja controvérsias sobre quem utilizou o sinal dos chifres primeiro, a verdade é que é praticamente impossível não associar ao Dio quando vemos ou fazemos o gesto, inclusive ele disse que aprendeu o sinal com sua avó e que o gesto servia para evitar o mal olhado. Eu sempre considerei uma saudação entre os amigos headbangers, mas se serve para afastar os mal-intencionados com mal olhados. Ótimo, agora que vou usá-lo ainda mais no dia-a-dia para essa gente que despreza nós headbangers - os valorosos guerreiros do heavy metal.

    Sem Bill Ward na banda, Vinnie Appice foi convidado para assumir as baquetas, e assim, com Dio, Iommi, Geezer e Appice eles trouxeram à tona outro clássico: Mob Rules ( de 1981 ) que nos trouxe mais clássicos indiscutíveis como "The Mob Rules", "The Sign of the Southern Cross", "Falling Of the Edge of the World" e "Slipping Away", além da sinistra instrumental "E5150".

    E com álbum novo na praça, eles saem novamente em turnê que resultou no duplo Live Evil lançado em 1983, cuja produção e mixagem, além dos problemas com os egos dos músicos, culminaram nas saídas de Dio e Appice do Black Sabbath. Para o arquivo: Dio detestou que seu nome nos créditos do disco estivesse apenas como Ronnie Dio sem o "James" e Tony Iommi por sua vez, não gostou da mixagem onde os vocais apareciam mais que a guitarra dele.

 

A carreira solo e mais clássicos

    Logo que saiu do Black Sabbath, levando consigo Vinnie Appice, Ronnie deu início à uma frutífera carreira solo que logo no primeiro álbum,  lançado em 1983, rendeu mais outro grande clássico para o heavy metal: Holy Diver que além da música título contava com a balada heavy Don´t Talk To Strangers, a excelente Rainbow In The Dark, além de "Gypsy", "Stand Up And Shout", "Shame On The Night", e desde que apreciei este álbum entre 1985 até hoje, sempre o considerei um disco que todo headbanger precisa ouvir muitas vezes no decorrer de sua vida e sentir o potencial do então ex-Black Sabbath.

    Sem dar tréguas para os fãs, Dio lança no ano seguinte, 1984, The Last In Line, que nos brindou com mais celebres canções como: a título The Last In Line, a rápida We Rock e presença certa em quase todos os seus shows solo, além de "Egypt  ( The Chains Are On )", "Mystery" e "Evil Eyes" que se tornaram clássicos absolutos da carreira do mestre. Estes dois álbuns são discoteca básica para todos que curtem o metal, e quem não tem deve providenciar o quanto antes.

 

O Hear´N´Aid

    Nos dias 20 e 21 de maio de 1985, muitos músicos do heavy metal se reuniram no A&M Estúdio em Hollywood na Califórnia para gravarem Stars, uma canção escrita por Ronnie James Dio, cuja ideia era arrecadar dinheiro para as crianças famintas da África e seus respectivos cachês foram doados para a campanha.

    A lista de grandes nomes capitaneados por Ronnie foi a seguinte: Tommy Aldridge, David Alford, Carmine Appice, Vinnie Appice, Jimmy Bain, Frankie Banali, Eric Bloom, Mick Brown, Vivian Campbell, Carlos Cavazo, Amir Derakh, Don Dokken, Kevin Dubrow, Brad Gillis, Craig Goldie, Chris Hager, Rob Halford, Chris Holmes, Blackie Lawless, George Lynch, Yngwie Malmsteen, Mick Mars, Dave Meniketti, Dave Murray, Vince Neil, Ted Nugent, Eddie Ojeda, Jeff Pilson, Donald "Buck Dharma" Roeser, David St. Hubbins, Rudy Sarzo, Claude Schnell, Neal Schon, Paul Shortino, Derek Smalls, Adrian Smith, Mark Stein, Geoff Tate, e Matt Thorr. E só o Dio poderia ter o carisma gravar uma música com tanta gente deste naipe.

    Da reunião, além da música, foi lançado também um vídeo com o clipe, um making off e um documentário sobre o disco Heart´N´Aid, que arrecadou cerca de 1 milhão de dólares em 1987 e teve também músicas de bandas como Rush, Accept, Motörhead, KISS, Scorpions entre outros.

   Daí para diante Dio sempre se manteve lançando excelentes álbuns que foram mantendo seu nome com força no heavy metal, mas embora todos eles sejam de grande qualidade e tenham músicas igualmente boas, não repetiram o grande estrondo que foram esses dois primeiros álbuns. E assim vieram Sacred Heart de 1985, o EP ao vivo Intermission de 1986, Dream Evil de 1987 e Lock Up The Wolves de 1990.

O Retorno Ao Black Sabbath

    Embora os álbuns com Headless Cross e Tyr com Tony Martin ( chamado pelas más línguas de Tony " Dio Cover" Martin ) nos vocais do Black Sabbath tivessem sua qualidade e tenham rendido ótimas músicas, os resultados em vendas não foram os esperados por Tony Iommi e descontente, ele trouxe de volta o mesmo line up responsável pelo álbum Mob Rules com Dio, Geezer Butler, Vinnie Appie. Assim, eles entram em estúdio e voltam de lá com um dos mais pesados e melhores álbuns de heavy metal lançados naquele ano de 1992.

    Na época quando Dehumanizer foi lançado eu trabalhava em uma loja de discos ( discos mesmo, era tempo do vinil ) e mesmo em uma cidade do interior, sem tanta tradição no heavy metal, ainda mais nos anos 90, essa 'bolachona' obteve vendas significativas, mas também com músicas como "Computer God", "/", "TV Crimes", "Too Late", "After All", enfim, o disco é inteiro muito bom. Vale lembrar que e a guitarra e a voz estavam tão pesadas que chegavam próximos a thrash metal.

   Foi nessa época o Black Sabbath pisou pela primeira vez em solo brasileiro, e segundo o relato de um amigo, o Marcelo, que esteve presente no show Pista de Atletismo do Ibirapuera, em São Paulo/SP em maio de 1992, o show foi tudo aquilo que ele esperava e mais um pouco, também confira o set list apresentado: "Mob Rules", "Computer God","Children Of The Sea", "Time Machine", "War Pigs", "Black Sabbath", "Master Of Insanity", "After All (The Dead)", "Iron Man", "Heaven And Hell", "I", "Die Young","Guitar Solo", "Orchid ", "TV Crimes", "Drum Solo", "Sabbath Bloody Sabbath (Instrumental)" e "Neon Knights".

     Paralelamente a isso, Ozzy Osbourne anuncia que a tour do ótimo No More Tears seria a última de sua carreira ( que coisa não? ) e convida os ex-membros do Black Sabbath para duas datas em Costa Mesa na California nos dias 14 e 15 de novembro de 1992. Dio não gostou nem um pouco e alegou divergências com Tony Iommi e saiu novamente da banda. Vale a curiosidade, para completar os últimos shows da turnê Rob Halford do Judas Priest assumiu os vocais.

Strange Highways: Dio volta a carreira solo

     Bem, fora do Sabbath nada melhor que colocar a banda Dio na estrada outra vez e saciar a saudade dos fãs e então Ronnie e Vinnie Appice ( que assim como no passado acompanhou o vocalista novamente ), Tracy G ( guitarra ) e Jeff Pilson ( baixo e teclados ) gravam os álbuns Strange Highways ( 1994 ), Angry Machines ( 1996 ) e Inferno: Last In Live ( 1998 ). Vale lembrar que em 1997 Dio passou pelo Brasil novamente junto com Bruce Dickinson, Jason Bonham Band e o Scorpions, época que o meu amigo André Torres conferiu pela primeira vez o 'baixinho' no Brasil.

Magica: a história que não acabou

    Em 2000 Ronnie lançou o álbum conceitual Magica e sua história de magia, dragões, e bruxas não acabou, pois ele pretendia terminá-la em mais dois outros álbuns, assim que tivesse um tempo no Heaven & Hell, tempo esse que não teremos mais com a partida do mestre, e é uma pena a história não ter terminado, pois este disco é muito bom. No ano de 2002 saiu o álbum Killing The Dragon seguido no ano seguinte pelo primeiro DVD oficial: Evil Or Divine - Live In New York City, e antes desse show, o deus do Metal passou no Brasil novamente em shows que agora, mais do que nunca, estarão na memória de quem esteve presente.

    Infelizmente, o excelente álbum Master Of The Moon de 2004 foi o último estúdio gravado sob o nome Dio, e mais uma vez o Brasil pode rever o ídolo na turnê desde disco ( confira aqui a resenha de Leandro Sartori que esteve em São Paulo/SP nesta data ). E quase fui neste show, tanto que assim que ele voltasse no Brasil eu prometi para mim mesmo que de estaria lá para assistí-lo.


Dio no Brasil no show de 15 de julho de 2006 no Credicard Hall/SP
 

    Já era praticamente uma constante as idas e vindas do Dio no Brasil, o carinho e o carisma do vocalista com o país aumentavam mais e mais, tanto que em 2006 ele retorna na tour Holy Diver Live ( de 2005 ), comemorando os 23 anos do primeiro e clássico álbum. E finalmente tive a oportunidade de assistir pela primeira vez o show de Ronnie ( mais detalhes veja a matéria do André que novamente esteve lá ), e desde então, eu  sempre considerei esta apresentação como uma das melhores que já assisti em toda a minha vida.

    Dio no palco é fenomenal: a interação com o povo, o poderio da voz, os gestos que ele fazia com as mãos, as caras e bocas, e mais que tudo isso, a simpatia e felicidade que ele exalava ao cantar, enfim, esse 'baixinho' sabia como comandar com facilidade uma platéia e como deixar todos felizes com um set list passando por todas as fases de sua brilhante carreira, sem literalmente deixar a peteca cair por um instante que seja.

   Aliás, a data de São Paulo era apenas cinco dias após o aniversário do nosso garoto. Se me restava alguma dúvida quanto ao porque Dio foi e sempre será o deus do Metal,  ela acabou neste dia. Confira o set list do dia 15 de julho de 2006:  "Children Of The Sea", "I Speed At Night", "One Night In The City", "Stand Up And Shout - Holy Diver - Gypsy", "Simon Wright Solo", "Sunset Superman", "Don’t Talk To Strangers", "Rainbow In The Dark", "Craig Goldy Solo", "I", "All The Folls Sailed Away", "Scott Warren Solo", "Man On The Silver Mountain", "Long Live Rock’n’Roll" , "Heaven And Hell" e "We Rock". No Bis: "The Last In Line" e " The Mob Rules" ( essa última com o brazuca Andreas Kisser ). Te pergunto caro(a) leitor: tinha como ficar parado num show desses e não ir embora feliz da vida?


Acima e abaixo: Dio no Brasil no show
de 15 de julho de 2006 no Credicard Hall/SP

Nasce o Heaven & Hell

    Em 2007 Dio foi convidado pela gravadora Rhino Records para compor três músicas inéditas para a coletânea Black Sabbath - The Dio Years um álbum que passaria pelas duas fases do vocalista no Sabbath. Durante as composições das músicas com Tony Iommi e Geezer Butler, a química entre eles aconteceu novamente, e então começam a excursionar mais uma vez tocando as três novas somadas as antigas da 'era Dio' no Black Sabbath.

    A turnê que se restringiria em apenas alguns shows comemorativos tornou-se uma turnê inteira, começando a rodar o mundo, e já sob o nome de Heaven & Hell, o resultado não poderia ser outro, não ser o lançamento de um dos melhores álbuns ao vivo de todos os tempos: Live From Radio City Music Hall de 2007, que se tornou obviamente um DVD. E já aviso, é impossível ouvir apenas uma vez este cd, quando você tem ele nas mãos, tenha certeza que irá escutá-lo por muitas e muitas semanas. Nesta época houveram rumores de uma apresentação da nova banda no Brasil, rumores esses que não se confirmaram.

 

    Quem poderia afirmar que uma banda praticamente nova com integrantes que já tocaram juntos antes, começariam praticamente do zero, com um novo nome e teriam a empolgação de meninos? Pois foi justamente isso que aconteceu, o Heaven & Hell entrou no estúdio e quando saiu de lá trouxe o álbum The Devil You Know ( 2009 ), que certamente será usado no futuro como um referencial do heavy metal deste início de século 21.

    Falando-se deste disco, a primeira coisa que vem à cabeça é a macabra capa e a estupenda música Bible Black, mas "Atom & Evil", "Fear", "Eating The Cannibals" - só para ficar em algumas - serão futuros clássicos também. Apesar da sinistra capa ( que diga-se de passagem ficou assustadora demais ), eles explicam em entrevistas que o título quer dizer: "aqueles que você já conhece". E com disco novo, o que uma banda faz? Sai em turnê pelo mundo. E logo surgiram novos rumores de que eles viriam no Brasil. Logo que fiquei sabendo da confirmação disse à mim mesmo: "não perderei o Heaven & Hell no Brasil por nada, tenho que rever o meu ídolo Dio e ainda tocando músicas de uma época maravilhosa com os mestres Tony Iommi, Geezer Butler e Vinnie Appice... !!!"

 

Heaven & Hell no Brasil

    Em um inicio de ano que bandas do porte do Deep Purple, Iron Maiden, KISS e Motörhead estiveram no Brasil, a presença do Heaven & Hell em 2009 foi a coroação ( até aqui, porque tivemos mais ) de um ano perfeito, pois muitos consideram como o melhor show de suas vidas, eu mais uma vez considero a apresentação do dia 15 de maio, como outro da minha lista de melhores shows que já presenciei em todos os tempos ( veja matéria ).

 


Foto: Marcelo Rossi/ T4F


    Mais uma vez rever o deus do Metal aqui na terra brasilis seria um sonho que tinha que se tornado realidade, e estava eu lá para assistir um espetáculo que ficou cravado na minha memória, e desta vez não seria apenas o inigualável Ronnie James Dio, desta vez, tínhamos o exímio Tony Iommi na guitarra ao lado do incrível Geezer Butler no baixo e Vinnie Appice na sua enorme bateria. Confira o set list: "
E5150 (intro)", "Mob Rules", "Children Of The Sea", "I", "Bible Black", "Time Machine", "Fear", "Falling Of The Edge Of The World", "Follow The Tears", "Die Young" ,"Heaven And Hell" ( em versão espetacular ) e no bis: "Country Girl/Neon Knights". Este foi o primeiro show em São Paulo do Heaven And Hell, eles tocariam novamente no dia seguinte, mas infelizmente, não tinha condições financeiras de assistir o espetáculo novamente, afinal morar no interior tem lá seus problemas.

A descoberta da doença

    No dia 25 de novembro de 1999 foi noticiado pela esposa e empresária de Dio, que ele havia sido diagnosticado com câncer de estômago, confesso que fiquei muito preocupado, afinal, câncer é ainda um dos mais temidos males que existem, mas como ele seria tratado nos Estados Unidos, com os melhores médicos, nas melhores clínicas, enfim, eu e a imensa legião de fãs no mundo sabíamos que ele venceria esta batalha.

    Leia o comunicado de Wendy Dio: " Ronnie foi diagnosticado num estágio inicial de câncer de estômago. Estamos iniciando o tratamento imediatamente na Mayo Clinic. Após Ronnie matar este dragão, ele estará de volta aos palcos, aos quais ele pertence, fazendo o que ele mais ama, cantando para os seus fãs. Vida longa ao rock and roll, vida longa a Ronnie James Dio. Obrigada a todos os amigos e fãs de todas as partes do mundo que enviaram mensagens de boas melhoras. Isto realmente tem nos ajudado a manter nosso espírito forte."

    O ano de 2009 acabou, e por alguns meses ficamos sem novas notícias do nosso querido Dio, eis que em março de 2010 tivemos uma novidade: "Ronnie fez sua sétima sessão de quimioterapia, outra tomografia computadorizada e outra endoscopia, e os resultados são bons - o tumor principal tem encolhido consideravelmente, e nossas visitas à clínica em Houston são agora a cada 3 semanas, e não mais a cada 2 semanas". Bem com uma informação dessas nas mãos, os fãs de todo o mundo alegraram-se, pois nosso ídolo estava reagindo e poderia dentro em breve retornar aos palcos. Mas, quando no dia 4 de maio de 2010, a banda Heaven & Hell anunciou que estava cancelando todas as apresentações de verão por conta da saúde de Dio, a luz de alerta ascendeu-se em meu peito, eu dizia para mim mesmo: "huummmm aí tem coisa!! isso não é bom sinal!!!".  Mas, imaginava-se que Dio necessitaria de um período de recuperação mais longo e não a infeliz notícia que ficamos todos sabendo.

Morte

   E exatamente no final de semana que completou um ano da passagem do Heaven & Hell por São Paulo, o mundo do heavy metal foi surpreendido no domingo dia 16 de maio de 2010 com a declaração de Wendy comunicando o falecimento do musico: "Hoje meu coração está partido, Ronnie morreu às 7:45 da manhã de 16 de maio. Muitos, muitos amigos e familiares puderam se despedir privativamente antes que ele fosse embora pacificamente. Ronnie sabia o quanto ele era amado por todos. Nós agradecemos o amor e o apoio que vocês têm nos dado. Por favor, nos deem alguns dias de privacidade para lidar com esta terrível perda. Por favor, tenham certeza que ele amava vocês todos e sua música viverá para sempre."

    Com a notícia, todos os fãs, empresários, amigos, muitos jornalistas e músicos  sejam do Heaven & Hell ou de outras bandas de todos os estilos de metal, enfim, todos ficamos e estamos ainda profundamente consternados e talvez jamais chegaremos a superar esta perda que para mim é irreparável.

    E embora todos nós sejamos mortais e saibamos que não seremos eternos, nenhum de nós não queria que Ronnie James Dio partisse agora, pois sabemos que ele poderia nos brindar ainda com muitas excelentes músicas, com muitos shows memoráveis como os que ele já realizou em todo o mundo com suas bandas, mas uma coisa são os nossos planos e outra as limitações de um ser humano, mesmo um ser humano que mudou o heavy metal e cravou seu nome não só na história do metal, mas também no coração de milhões de headbangers pelo planeta.

Geezer Buttler relata seus últimos momentos de Dio

Foto: Marcelo Rossi T4F

    Geezer Buttler era muito mais do que amigo de Dio e sua família, eles eram como irmãos, tiveram uma história maravilhosa juntos ao longo de tantos anos, o eterno baixista do Black Sabbath acompanhou de perto toda luta e sofrimento que Dio e sua esposa Wendy enfrentaram na esperança de vencerem o avanço da doença que acabou vitimando o cantor, e ele desabafou ao mundo como foram os últimos dias de seu grande amigo até a despedida final.

Quarta-feira, 12 de maio de 2010
"Eu e minha esposa Glória fomos convidados por Wendy para um almoço em Santa Barbara junto a alguns amigos mais próximos, Ronnie não tinha nenhum apetite, a doença e a quimioterapia estavam tendo um impacto imenso. Como de costume falamos de esportes e demos algumas risadas juntos, no que seria a última vez. Naquela noite recebi um e-mail lindo dele, um tesouro que guardarei para sempre".

Sexta-feira, 14 de maio de 2010
"Wendy nos ligou para dizer que Dio estava a caminho do hospital, a dor havia se tornado insuportável, chegamos ao local duas horas depois e os médicos já o haviam sedado. Nesse momento mais e mais amigos chegavam e nos dividíamos em turnos para segurar a mão de Ronnie e sussurrar nossos pensamentos. Wendy não o largou um segundo sequer, abraçada a ele em seu leito durante toda noite. Decidi enviar um mail para Tony e prepará-lo para uma péssima notícia."


Sábado, 15 de maio de 2010
"O quarto de Ronnie estava tranquilo, fora dele haviam entre 25 e 30 amigos, sabíamos que o fim era iminente e queríamos todos nos despedir, foi um dia cheio de lágrimas e reflexões. À noite o capelão foi chamado e todos nos reunimos em torno da cama de Ronnie e oramos, Ronnie não partiria facilmente. Pouco antes da meia noite a maioria de nós saiu decidindo deixar Wendy em privacidade para dar seu ultimo adeus, a devastação era visível".

Domingo, 16 de maio de 2010
"07:46, nos preparávamos para sair do hospital e fazer um lanche quando chamamos Wendy para ver se ela aceitaria um café e nesse momento recebemos a triste notícia, Ronnie tinha acabado de falecer. Wendy foi uma santa, esteve com Ronnie em cada passo do caminho, sua coragem espantou a todos nós, cuidou para que Ronnie tivesse a melhor despedida possível, Deus te abençoe Wendy. É claro que a sua música viverá para sempre, assim como a sua influência. Eu nunca vi algo parecido com isso, muitas homenagens de tantos músicos e fãs, tantos bons desejos, sem cinismo, o amor puro, simplesmente a apreciação de um grande homem.

É impossível expressar em simples palavras a relação que Ronnie, eu, Wendy e minha esposa Gloria tínhamos. Ele era muito mais que um amigo, um colega músico e companheiro de banda. Se eu tenho uma alma, então ele é parte dela. Eu realmente acredito que Deus, a fé e o destino nos uniu novamente em 2006, depois de 14 anos sem nos vermos, para fazermos uma última turnê, que resultou em um álbum. Estávamos nos divertindo juntos, curtindo a companhia um do outro mais do que nunca tínhamos feito antes, falando sobre fazer mais um álbum, quando o destino interveio novamente. Deus te abençoe, Ronald - muito obrigado pelas lembranças maravilhosas".

Para sempre

    É muito provável que jamais tenhamos um vocalista no heavy metal que seja tão querido e seja dono uma voz tão potente quanto foi Ronnie James Dio, mas sempre quando sentirmos saudades do vocalista, devemos pegar algum trabalho de sua extensa obra e celebrarmos a memória do deus do Metal para sempre. Sei que quando eu ouvir um trovão novamente, será Dio lá nos céus emprestando um pouco do poderio de sua voz à São Pedro para derramar águas na Terra. Sei que lá do alto Dio estará nos abençoando e nos guiando quando estivermos cultuando ainda mais o heavy metal. Com isso, estaremos contribuindo para aumentar ainda mais as legiões de headbangers que glorificarão Dio por toda a eternidade.

    Dio sempre foi uma lenda viva, e agora para sempre será imortalizado como o nosso "deus do Heavy Metal" zelando por nós aqui na Terra. Então caros leitores(as) saibam que enquanto um álbum com a voz de Dio puder ser ouvido por um headbanger sua memória viverá. Para sempre Long Live Rock´N´Roll mestre Ronnie James Dio.

Site: www.ronniejamesDio.com

Por Fernando R. R. Júnior
Fontes que ajudaram no Especial: Whiplash - www.whiplash.net e www.wikipedia.org
Maio/2010

 
Heaven & Hell em Atlantic City, Nova Jersey em 29 de agosto de 2009
o último show da turnê 'The Devil You Know'.

 

Repercussão da partida de Dio
no Mundo do Heavy Metal

Simplesmente não posso acreditar que ele se foi

Ontem 16 de Maio meu querido amigo Ronnie James Dio morreu às 7h45 da manhã, horário de L.A. Estou em choque total; Eu simplesmente não posso acreditar que ele se foi. Ronnie era uma das pessoas mais legais que eu já conheci. Tivemos alguns momentos fantásticos juntos. Ronnie amava o que fazia, compor músicas e cantar no palco. Ele amava tanto seus fãs. Ele era um homem amável e podia colocar-se em segundo plano para ajudar aos outros.
Eu posso honestamente dizer que verdadeiramente foi uma honra tocar ao seu lado todos estes anos. Sua música viverá para sempre.

Temos muita consideração pela Wendy Dio [esposa e administradora de Ronnie] que esteve com Ronnie até o final. Ele a amava muito.
O homem com a voz mágica é uma estrela entre as estrelas, um profissional verdadeiro.
Vou sentir muito a sua falta, meu querido amigo.
Tony Iommi (Black Sabbah, Heaven And Hell)

"O mundo perdeu o maior vocalista do Rock 'n' Roll!"

Ronnie James Dio - Descanse em paz. Ontem o mundo perdeu o maior vocalista do Rock 'n' Roll: Ronnie James Dio!
Nossos sentimentos estão com a sua família e amigos.
Descanse em paz Ronnie!!!!
O Rei está morto, vida longa ao Rei!
O Rock 'n' Roll nunca morrerá! 
Udo Dirkschneider

"Sem dúvida um dos maiores artistas do metal!"

Ronnie James Dio foi sem dúvida um dos maiores artistas do heavy metal e continuará a influenciar o mundo do heavy metal para sempre. Ele foi certamente uma grande influência para o Queensryche e durante o nosso caminho se tornou também um amigo querido. Nós sentiremos muito a sua falta, mas Ronnie viverá sempre que fizermos o sinal dos chifres (N.T.: Marca registrada do cantor)! O homem da montanha prateada será sempre nosso arco-íris na escuridão (N.T.: Fazendo um trocadilho com títulos de músicas de Dio na sua ex- banda Rainbow e também de sua carreira solo).
Queensryche

Um grande ser humano e o melhor cantor de rock!"

Um dia triste, um dia muito triste!
Perdemos um grande ser humano e o melhor cantor de rock do mundo.
Ronnie foi o meu herói e meu amigo, vou sentir falta dele e de suas amáveis palavras. Ele me ensinou muito no palco e fora dele.
Eu também gostaria de dizer que meu coração está pesado por Wendy Dio (esposa e manager de Dio), e todos nós devemos mantê-la em nossos pensamentos e orações.

Eu não consigo pensar em Wendy sem Ronnie como em Ronnie sem Wendy.
Nós todos amamos você, Wendy... e todos nós vamos sentir sua falta, Ronnie, e nós te amamos por tudo que você nos deu!
Tim "Ripper" Owens

 "Descanse em paz, Ronnie!"

"Descanse em paz, Ronnie" ( Em 1980, após a saída de Ozzy do Black Sabbath, a banda resgatou Dio (ex-ELF e Rainbow) para assumir os vocais, fato que gerou durante anos uma certo desconforto entre os dois. )

 "enviei mensagem de encorajamento a Dio"

 "Assim que eu ouvi que ele foi diagnosticado com câncer, eu o encorajei. Passei por esta situação com Sharon (esposa) enquanto fazíamos 'The Osbournes', sempre tinha alguém conosco. Quando isso chega até você, você pensa 'O que fazer? Como passar por isso?' Até que Sharon teve câncer, eu nunca soube de ninguém que tinha sobrevivido a isso. Eu achava que era besteira quando diziam 'Ela pode sobreviver'. Eu simplesmente achava que eles estavam tentando me acalmar. E ela conseguiu superar." Osbourne ainda disse que encontrou o baterista Vinny Appice (Black Sabbath / Heaven & Hell) em abril e perguntou sobre o estado de saúde de Dio. "Eu não tive a chance de visitá-lo mas eu encontrei o baterista Vinny e perguntei 'Ele recebeu minha mensagem?' ele respondeu 'Eu não sei'. Então eu disse 'Bom, diga a ele que continue lutando'. E então no final de semana nós soubemos que ele nos deixou, o que é muito triste. Ele tinha uma grande voz. As pessoas pensavam que eu e ele estávamos em guerra. A princípio sim, acho que poderia ser até algo um pouco teatral, mas isso foi há mais de 30 anos".
Ozzy Osbourne

Carta aberta de Lars Ulrich, baterista do Metallica

Caro Ronnie,
Acabei de sair do palco em Zagreb. Acabei de saber da notícia que você faleceu. Eu estou em estado de choque, mas eu queria que você soubesse que você foi uma das principais razões de eu estar nesse negócio, para começar.


Quando eu o vi pela primeira vez com o Elf, abrindo para o Deep Purple em 1975, eu estava completamente encantado pelo poder de sua voz, sua presença no palco, sua confiança, e a facilidade com que você parecia se conectar com 6.000 pessoas dinamarquesas e um sonhador de 11 anos de idade, a maioria dos quais não estavam familiarizados com a música do Elf. No ano seguinte eu fiquei tão empolgado quando ouvi as notícias de que uniria forças com o meu guitarrista favorito. Vocês soaram tão bem juntos e eu instantaneamente me tornei o fã nº 1 do Rainbow na Dinamarca.

No outono de 1976, quando você fez seu primeiro show em Copenhagen, eu estava literalmente na fila da frente e as duas vezes que fizemos contato com os olhos você me fez sentir como a pessoa mais importante do mundo. A notícia de que vocês ficariam hospedados na cidade no seu dia de folga embutiu em mim de alguma forma, no meu cérebro, e eu fiz a peregrinação ao Hotel Plaza para ver se eu poderia de algum modo pegar uma foto, um autógrafo, um momento, qualquer coisa. Poucas horas depois você saiu e foi muito gentil e atencioso... fotos, autógrafos e alguns minutos de brincadeira casual. Eu estava no topo do mundo, inspirado e pronto para qualquer coisa. O Rainbow veio a Copenhagen mais algumas vezes ao longo dos próximos anos e cada vez que vocês estiveram aqui, a banda fundiu minha mente, e por uns bons três anos, foram a minha banda favorita absoluta no planeta.

Ao longo dos anos tive a sorte suficiente de me encontrar com você uma meia dúzia de vezes ou menos e cada vez você estava tão amável, atencioso e gentil como você estava em 1976, fora do hotel.

Quando finalmente tivemos a chance de tocar juntos na Áustria em 2007, eu estava literalmente voltando a ser aquele moleque seboso que você conheceu e inspirou 31 anos atrás e foi uma baita honra e um sonho partilhar um palco com você e com o resto das lendas do Heaven And Hell.

Um par de semanas atrás, quando eu soube que você não ia ser capaz de se apresentar conosco no Sonisphere, em junho deste ano, eu quis te ligar e deixá-lo saber que eu estava pensando em você e desejando-lhe o bem, mas eu meio que me acovardei, pensando que a última coisa que você precisava em sua recuperação era se sentir obrigado a atender um telefonema de um baterista dinamarquês/fanboy. Eu hoje gostaria de ter feito essa ligação.

Vamos sentir sua falta imensamente nestas datas, e estaremos pensando em você com grande admiração e carinho durante esse prazo. Parece-me bom tê-lo em turnê com o chamado 'Big Four' pois, obviamente, você foi uma das principais razões de as quatro bandas terem existido.

Suas orelhas se queimarão durante essas duas semanas, porque todos nós vamos estar falando, relembrando e contando histórias sobre como ter te conhecido fez a nossa vida muito melhor.

Ronnie, sua voz me impactou e deu poderes, a sua música inspirou e influenciou-me, e sua bondade me tocou e me comoveu. Obrigado.
Muito amor.

Lars Ulrich - Metallica

Iron Maiden sobre Dio: "perdemos um talento insubstituível"

"É com grande tristeza que ficamos sabendo que Ronnie perdeu sua batalha contra o câncer de estômago, e as nossas sinceras condolências vão para sua esposa Wendy e sua família neste momento terrível.

Desde o começo no ELF, Black Sabbath e Dio, até seus dias mais recentes à frente do Heaven And Hell, Ronnie, desde sempre provou seu talento como vocalista, sempre dando tudo de si para seus fãs e sua música.


Ronnie não foi apenas um vocalista incrivelmente talentoso, mas também uma pessoa maravilhosamente afável, inteligente e generosa e essa pessoa brilhou tanto em cima quanto fora do palco, deixando uma marca positiva em todos que entraram em contato com ele. Um amigo de longa data do Maiden, que tocou vários shows juntos ao longo dos anos e vamos todos sentir muito sua falta.

O mundo perdeu um talento insubstituível e, em primeiro lugar, um dos melhores seres humanos que você poderia sempre querer conhecer.
Steve, Bruce, Adrian, Dave, Janick, Nicko e Rod

"Ronnie tinha uma voz única e incrível. Sentiremos muito sua falta no mundo do rock n´ roll."
Ritchie Blackmore

"o mundo perdeu um grande homem"

"Com o triste falecimento do meu amigo e colega, o mundo perdeu um grande homem. Ele não era apenas um cantor, músico e compositor único. Era, acima de tudo, um ser humano muito especial. Vida longa ao rock n' roll e vida longa à memória do grande Ronnie James Dio".
Bob Daisley (Rainbow)

“Lamentamos a trágica passagem do grande Ronnie James Dio. Além de sua poderosa habilidade vocal, Ronnie era um verdadeiro cavalheiro, que sempre mostrou muito carinho e amizade para conosco e todos ao seu redor. Sentiremos sua falta”.
KISS

"Chorando agora mesmo em memória do meu herói e amigo Ronnie James Dio. Eu fiz shows e trabalhei com ele, e o amei minha vida inteira. Muito obrigado. O mundo perdeu um dos melhores."
Sebastian Bach

"Ronnie Morreu às 7:45 na manhã de hoje, mas sua música viverá para a eternidade."
Slash

 "Estou muito triste em ouvir que Ronnie se foi... Meus pensamentos, preces e condolências à sua família e amigos."
David Coverdale (Whitesnake)

 "A voz de Dio viverá para sempre"

 "A voz de Ronnie James Dio vai viver para sempre, e continuará a emocionar e inspirar os cantores de todo o mundo. Ele era um querido amigo, e assim como milhares de headbangers, vou sentir falta dele profundamente".
Rob Halford (Judas Priest)

 

 "Dio era o homem mais gentil que já conhecemos"

 "Meu querido amigo Ronnie, Partiu, mas não se foi. Descansando em paz (por um tempo) mas nunca esquecido. Recebi uma sobrecarga de recados dede sua ida; uma partilha de dor e pesar. Todos nós lembramos de sua grande voz, é claro - meus ouvidos continuam soando; Seu humor sujo e seu senso de decência; O profissionalismo e personalidade que inspirou tanto respeito de seus amigos na música. A lista continua, mas a qualidade que se mantêm acima das outras é sua duradoura generosidade. O grande presente que todos apreciávamos, o presente que nos dava era sua gentileza. Todos nós concordamos que você era o homem mais gentil que já conhecemos. Nos veremos mais tarde, companheiro".
Ian Gillan (Deep Purple)

 

"Minha esposa e eu enviamos nossas condolências e nos sentimos muito tristes com a notícia do falecimento de Ronnie. Gostaríamos de estender nossos pensamentos positivos e nosso amor a todos aqueles que amaram Ronnie. Nós o saudamos como cantor, performer, compositor e arranjador. Não planejamos fazer novas declarações e preferimos manter nossa privacidade nesta hora."

Bill Ward (Black Sabbath)

 

"Dio sempre viverá em meu coração e minha música!"

"Prezados, Ronnie James Dio se foi e minha dor é mais profunda do que palavras podem descrever. Quando o mundo tornou-se um lugar mais frio, Ronnie era o símbolo do fogo e da honestidade. Sua mágica vai estar sempre comigo e vai me inspirar a seguir em frente. Minhas condolências para sua esposa Wendy, sua família e amigos, em sua perda devastadora. Honrarei a memória de Ronnie e ele sempre viverá em meu coração e em minha música. Com amor, Jorn."

Jorn Lande (Masterplan)
Nota de Edição: Jorn gravou um álbum em homenagem ao nosso Ronnie com uma música maravilhosa intitulada Song For Ronnie James, clique aqui para assistir.

"obrigado, Ronnie, por seu maravilhoso trabalho"

 "Muito triste pela notícia do falecimento de Ronnie James Dio. Ele foi a inspiração para que eu começasse a cantar e reunir uma banda de metal após vê-lo no Birmingham Odeon há muitos anos atrás, na turnê do 'Holy Diver'. Meus sentimentos a Wendy e família. Em algumas poucas ocasiões, me encontrei com Ronnie. Ele era um gentleman, um herói e um exemplo para todos nós.Muito obrigado, Ronnie, por seu maravilhoso trabalho. Descanse em paz.
Blaze Bayley".
Blaze Bayley
(Blaze Bayley)

"Descanse em paz, Ronnie James Dio... um dos melhores de todos os tempos. Parece que Dime (Dimebag, PANTERA), Rhandy (Rhoads, Ozzy Osbourne ), Cliff (Burton, Metallica) e Bonzo (John Bonham, Led Zeppelin ), acabaram de achar um vocalista. Este é um dos dias mais tristes que o metal já teve."
Mike Portnoy (Dream Theater)

"Conheci rapidamente Ronnie durante uma passagem de som em Milão, na Itália, e ele foi muito gentil. Sem mencionar como a voz dele era incrível e mágica. Descanse em paz!"
Andrea Ferro (Lacuna Coil)

"Nós estamos preenchidos com uma grande tristeza com a terrível notícia sobre nosso amigo Ronnie James Dio. Nossas condolências e amor vão para Wendy e família. Ronnie foi um homem maravilhoso e sua perda é lamentável."
Judas Priest

"Os membros do Twisted Sister, junto com milhões de fãs ao redor do mundo lamentamos a morte de nosso amigo Ronnie James Dio. Ronnie não era somente um gigante na cena metálica mundial, mas também uma das pessoas mais legais que você poderia conhecer. Começando em 1983 quando fizemos nossa primeira turnê juntos no Canadá, e continuando durante os últimos sete anos que tocamos em vários festivais ao redor do mundo, Ronnie era um dos mais apoiadores e graciosos membros da música. Nossos pensamentos e preces estão com Wendy (esposa) e família de Ronnie."
Twisted Sister

"Hoje é um dia muito triste... Eu perdi um amigo muito querido. Ronnie era um verdadeiro líder do heavy metal... um ícone e um visionário... Nunca haverá outro como ele. Ronnie me deu sabedoria, e mostrou grande compaixão desde quando estava no ELF, todos estes anos, quando estávamos em turnê juntos no meu tempo com o Deep Purple. Ele foi um maravilhoso e gentil professor. Eu sentirei sua falta, companheiro."
Glen Hughes (Deep Purple, Black Sabbath)

"Dio representava a espada da bondade!"

"É um choque saber que Ronnie se foi. Mesmo sabendo de sua luta contra o câncer há algum tempo, ele o combateu, e por sua personalidade incrivelmente otimista, pensei que fosse viver para sempre. Bem, ele lutou até o fim, estava se preparando para voltar em turnê. Eu sei que isso será um golpe muito duro para o meu amigo Tony Iommi.

Quando encontrei Ronnie pela última vez, em Los Angeles, ele continuava cheio de vida e positividade, como sempre o conheci, e cantou como uma tempestade à frente do Heaven And Hell no Anfiteatro Universal. Na minha opinião, Ronnie foi um dos criadores do gênero Heavy Metal. Eu não sou um especialista em sua obra - há muita gente que conhece mais do que eu - mas nossos caminhos se cruzaram várias vezes ao longo dos anos, e eu vislumbrava claramente o seu espírito original e sua personalidade.

Ele não tinha nenhum desejo pela fama. Não se portava como uma celebridade. Ele adorava o que fazia (cantar). Assim, para seus milhões de fãs, havia um sentimento inquestionável de honestidade em sua personalidade, suas canções, e suas performances. Suas letras eram bem particulares, ao melhor estilo Heavy Metal, e influenciaram muitas bandas ao longo dos anos. Para mim, era como se sua mente operasse em camadas - na superfície, um cantor que trabalhava pesado e honestamente, com grande humildade e forte senso de humor - e, embaixo, no mundo de suas canções, seu subconsciente parecia ser preenchido por duendes de todos os tipos. Suas letras, escuras e misteriosas, sempre representaram a espada da bondade no triunfo sobre o mal. Eu não sei se ele inventou a saudação 'Devil-Horn' (gesto usando os dedos indicador e mindinho), mas ele foi certamente o homem que, mais do que nunca, fez dele um símbolo universal, uma saudação mundial ao Metal. Ele era muito querido na comunidade de Rock, e fará muita falta.
RIP Ronnie, Bri
Brian May (Queen)

"Dio, Deus em italiano. Palavras não farão justiça, então nem tentaremos."
Anthrax

"Tivemos o privilégio de tocar com Ronnie em vários festivais ao redor do mundo. Ele era uma ótima pessoa e um dos melhores cantores da história do Rock. Sentiremos sua falta, mas a voz viverá. Long Live Rock and Roll!."
The Quireboys

O Deus Humano, por Andre Matos

Neste momento em que todos estamos sentindo a falta de Dio e vários músicos vêm prestando suas homenagens e tributos, gostaria de falar sobre o lado humano de Ronnie.

Conheci Dio no México, na cidade de Monterrey. Na ocasião éramos uma das atrações de um festival que reunia, entre outros, Twisted Sister, Quiet Riot, Dokken e Dio. Na chegada ao aeroporto, ao aguardar as bagagens junto à esteira, eis que se aproxima um ser de porte mínimo - porém de carisma inconfundível. Dio me estende a mão como se fôssemos velhos amigos: "How are you?"... Confesso que fiquei um pouco paralisado, sem saber o que responder naquele instante. "Fine, and you?" - devo ter dito. Realmente não lembro quase nada desse diálogo. Ao mesmo tempo em que me encontrava cara a cara com uma das poucas lendas vivas do rock, podia perceber a naturalidade e a gentileza com que Dio se dirigia às pessoas. O que, de certa forma, me tranquilizou: passamos então, bons 20 minutos conversando sobre vários assuntos antes de partir para o hotel.


Mas a maior surpresa estava reservada para o dia seguinte: por um capricho do acaso - ou da assessoria de imprensa do festival - fui escalado para, juntamente com Dio, percorrer os principais canais de televisão e rádio, para juntos fazermos a divulgação do evento. Foi aí que conheci a pessoa por trás do mito.

Passamos o dia inteiro indo de um lugar a outro, almoçamos e jantamos juntos, e tempo não faltou para que Ronnie me contasse várias das incríveis passagens de sua vida. Me surpreendeu por diversas vezes ao insistir para que eu respondesse a várias das perguntas que eram dirigidas a ele nas entrevistas. Surpreendeu ainda por seus atos de gentileza, tais como puxar a cadeira para alguém sentar ou ajudar alguém a vestir a jaqueta. Ronnie não precisava fazer isso. Mas fazia questão. Aquele pequeno homem impressionava pela vitalidade.
No dia do show, desnecessário dizer que a sua apresentação foi, de longe, a melhor da noite. Assisti da primeira fila e me emocionei ao lembrar meus primeiros anos no metal. Nunca cantamos juntos no mesmo palco - mas naquele momento, cantei junto todos os seus hinos, da platéia. Foi um dos melhores shows que já assisti.

A notícia do câncer de Dio foi ao mesmo tempo triste e enfática. Todos nos orgulhávamos de que o metal parecesse imortalizado na figura de Ronnie. Sempre foi um alento para qualquer vocalista saber que poderíamos envelhecer como Dio - e com a voz intocada!
Mas nesse caso, nem mesmo Deus (Dio, em italiano) é imortal. A hora chegou para o nosso ancião.

Dio morreu aos 68 anos: foi e será um dos maiores exemplos de integridade neste meio musical, um cara simples e humano, um monstro sagrado.
E, se fosse possível falar com os mortos, como nos sonhos, certamente estenderia a mão para ele como um velho conhecido e perguntaria: "How are you?"... "Fine, very fine", ele responderia!
Andre Matos (Andre Matos)

"Era humilde e a pessoa mais doce do mundo!"

"Recebi a notícia saindo do palco (na Holanda) que Ronnie Dio tinha falecido e isso foi uma perda gigante para o mundo. Eu amo Ronnie, muito.Desde o dia em o conheci, ele sempre foi tão genuíno, humilde e a pessoa mais doce do mundo. Desde o primeiro dia até duas semanas atrás, quando o vi pela última vez. Ronnie foi genuíno desde o início até agora: 'Como estão as crianças? Como está a família? Como está a saúde?'. Isso era algo típico de Ronnie - Não tinha nada a ver com música, nem sobre os negócios, apenas com ser uma pessoa, um ser humano. Ele era verdadeiramente concentrado em como estava a família e a nossa saúde. Eu vou realmente sentir sua falta, Ronnie. Eu te amo. Descanse em paz".
Chuck Billy ( Testament )

Ronnie era um gentleman do Rock'

"Isto é uma tragédia. Ronnie era um verdadeiro 'gentleman' do Rock. Perdemos muito mais que uma lenda, mas seu legado viverá para sempre."
Joe Lynn Turner (Rainbow, Sunstorm, Deep Purple, Yngwie Malmsteen e Hughes/Turner Project).

"A Top Link Music gostaria de desejar os sinceros pêsames para a família de Ronnie James Dio e para todos os fãs de Heavy Metal. Tive a honra de trabalhar com Dio em sua turnê solo pelo Brasil e América Latina, em 2006 de 10 a 29 de julho, que passou por mais de 14 cidades diferentes, assim como com Heaven And Hell no México, no dia 30 de agosto á 1 de setembro de 2007. Assim, pude constatar que Ronnie, além de ser o melhor vocalista com qual já trabalhei nesses 21 anos de show business. Era um homem extremamente educado, preocupado com os seres humanos e com os animais, além de um grande profissional. Lembro de várias vezes que chegamos aos aeroportos e mesmo tendo providenciado seguranças, ele os dispensava e atendia cada fã que o esperava no local.


Especialmente lembro de um fato ocorrido na cidade de Santa Cruz, na Bolívia, onde no aeroporto nos esperavam mais de mil pessoas. Ronnie pediu que todos fizessem uma fila, se apoiou na van que o estava esperando e atendeu fã por fã, tirando fotos e cumprimentado todos. Coisas como essa nos fazem sentir tão pequenos perto dos grandes.
Descanse em paz, Ronnie James Dio".
Paulo Baron - Top Link Music - www.toplinkmusic.com.

"Ninguém entendeu melhor o que é interpretar este estilo do que ele. Dio certamente serviu de exemplo para todos, mostrou que podemos ir longe por muitos anos aos palcos com energia e atitude.

Me lembro claramente da camiseta que mais gostava de usar aos meus treze anos. Era a do 'The Last In Line', um dos seus trabalhos em carreira solo mais marcantes. O mais inspirador disso tudo é que a vi pela primeira vez quando meu professor, na minha primeira aula de guitarra, me mostrou como se adivinhasse que aquela demonstração era em cheio o que eu queria fazer da vida.


Baixinho de voz gigante, que sempre disse que banda de Metal não deveria compor baladas e, ao mesmo tempo, as introduções lentas de suas músicas acabariam por se tornar hinos imortais pro estilo. Dos discos que mais escutei na vida, com certeza está o 'Live Evil' do Black Sabbath. Nessa obra em específico, todas as músicas da banda estão como devem ser cantadas!

Sempre preferi o 'Look out' ao 'We love you all'. A melhor voz do Heavy Metal estará para sempre conosco.
Deixo aqui meus pensamentos fragmentados e vou tocar o “Don't Talk To Strangers” para me consolar...”
Kiko Loureiro (Angra, Neural Code)

"Perdemos Ronnie James Dio! Um exemplo raro de ética e amor à profissão. Ele realmente se doava completamente aos fãs numa entrega que fascinava. A sua espada e a sua força eram, na verdade, a representação de um coração bom e nobre que ele não temia em mostrar quando cantava. Era um pequeno gigante nos palcos quando soltava sua voz. Uma figura singular e inspiradora. Descanse em paz mestre!"
Rafael Bittencourt (Angra, Bittencourt Project)

"Ontem a noite, 16 de maio (domingo), eu estava voltando de Manaus após um fim de semana inesquecível com o Angra, e tive umas das notícias mais tristes da minha vida: Ronnie James Dio nos deixou!

O mundo perde o melhor cantor de Metal da história, mas acima de tudo, perdemos uma das almas mais brilhantes que já existiu na terra! Um artista que idolatrava seus fãs incondicionalmente e que fazia aquilo que realmente amava: cantar Heavy Metal!

Dio foi meu grande mestre, a pessoa que me inspirou como artista e ser humano!
Meu grande e ÚNICO ídolo se foi! Dificilmente um dia preencherei esse vazio que hoje reside em meu peito!

Gostaria de deixar aqui meus sinceros pêsames a toda família Dio. Que Deus ilumine seus caminhos!
Enfim, ficará eternizada em nossos corações sua arte, sua música, sua lição de vida e, principalmente, sua inigualável voz!

Dio, nós te amaremos pra sempre! Obrigado por sua existência! 16 de Maio, o dia mais triste da história do Rock e do Heavy Metal!".
Edu Falaschi (Angra, Almah)

"Ronnie James Dio é imortal!!!"

"Ronnie James Dio é imortal! Não há morte física que seja capaz de levar deste nosso mundo - em que tudo é passageiro - tudo aquilo que ele representou e ainda representa. Para nós músicos, que tínhamos Ronnie James Dio apenas como artista, ele sempre será um fonte de inspiração. Não apenas por seu talento único, mas também pode ter sido insuperável independente do período de sua vida. Tive a oportunidade de vê-lo ao vivo na Suécia, em 2009, durante a promotour do álbum Dare to Dream pela Escandinávia.


O que vi no palco foi um homem pequeno e franzino, com idade para ser meu avô - e avô de muita gente ali - produzindo uma das vozes mais poderosas já ouvidas. Única, inconfundível e incansável. Ronnie James Dio, a sua música será para sempre admirada e você eternamente respeitado. Você é um mestre! Obrigada por todos esses anos de arte que você nos deu... você nunca morrerá em nossos corações".

Vale a pena lembrar que, a banda lançou na versão norte-americana do debut álbum Theatre of Shadows a cover da música Rainbow in the Dark. Quando a Shadowside estava dando os primeiros passos na carreira, esta famosa composição fez parte do repertório do grupo.
Dani Nolden vocalista da Shadowside


"Ontem, 16 de maio, quando estávamos a caminho do Marrocos para fazer o nosso primeiro show no norte da África, ouvimos as notícias sobre Ronnie Dio. Foi muito triste, toda a banda o conhecia, encontrando-o no backstage em muitas ocasiões, inclusive alguns membros da nossa equipe trabalharam com ele em seus shows solo e com H&H, ou para sair aqui no Brasil, país que ele visitou várias vezes e onde ele é amado, não só por causa de sua música mágica, mas também porque ele era uma das pessoas mais queridas no mundo, qualquer pessoa que o conheceu pode dizer isso.

Eu tive o privilégio de tocar com ele em um show em São Paulo, em 2006 ele me convidou para tocar Mob Rules, a última canção do show e com direito a um espaço para um solo!!! Eu nunca vou esquecer, foi um dos dias mais felizes da minha vida, apenas um mestre real pode ser tão amável. Minhas condolências para Wendy Dio, família, amigos e fãs em todo o mundo. Ele fará falta, a voz do metal, único".
Andreas Kisser (Sepultura)

“Nunca haverá outro como ele”

"Sinto muito em ouvir sobre o Ronnie James Dio ...
Durante os anos tocamos em alguns festivais com o Dio e eu e todos da minha banda estávamos sempre na platéia após o show para assistir o mestre trabalhando, e ele sempre foi perfeito...

Uma das minhas melhores lembranças do Ronnie foi a primeira noite em que tocamos no rádio, foi em um show do Dio. Ele tocou em dois shows em uma mesma noite e estávamos no estacionamento a espera do segundo show se iniciar assim como milhares de outros, e então bam! Nossa canção explodiu no rádio de cada carro do estacionamento.Foi uma noite que eu nunca vou esquecer e o show do Dio foi mágico!!!

Eu vi o Ronnie tocar muitas vezes e sou grato por ter tido a oportunidade de estar ao lado do palco no último show do Heaven And Hell na Califórnia. A voz do Ronnie era tão alta, tão poderosa e perfeita, foi realmente uma coisa incrível de testemunhar.
Nós gravamos a nossa versão de ‘Long Live Rock And Roll’ do Rainbow no nosso primeiro EP e ainda fechamos o show com ela quase todas as noites ...

Nunca haverá outro como ele; Ronnie era um mestre, verdadeiro, original e toda vez que eu vejo aqueles chifres (que são muitos) estarei pensando no homem da montanha prateada, Ronnie James Dio."
Lizzy Borden

“Realmente vou sentir falta dele"

"Ronnie foi uma grande inspiração, influência e era meu amigo querido. Ele era um verdadeiro cavalheiro e um indivíduo bondoso de coração. Ele sempre fazia com que você se sentisse bem-vinda e importante. Sem dúvida ele foi um dos melhores e um excelente profissional. Realmente vou sentir falta dele."
Joey Belladonna (Anthrax)

“O mundo do metal está chocado”

"Ronnie James Dio, o incrível vocalista do ELF, Rainbow, Black Sabbath, Dio e Heaven And Hell faleceu esta manhã [Domingo].
"Que perda.
Tenho recebido e-mails a tarde toda sobre ele.

[Sábado à noite], houve um rumor na internet de que ele havia morrido e foi ótimo saber que não era verdade. Voltei da academia pouca horas depois e Angel, nosso assessor, disse-me que era realmente verdade.
Que voz, que perda.
O falecimento do Dio me fez pensar nos meus antigos colegas do Black Flag e em como costumávamos ouvir muito esses álbuns.
"Porra, pelo menos, ele deixou álbuns surpreendentes.
O mundo do metal está chocado, estou certo disso.
Ronnie James Dio, um dos maiores vocalistas de todos os tempos."
Henry Rolling (ex-Black Flag)

“Seu nome e seu trabalho incrível viverão para sempre”

"A notícia sobre a morte de Ronnie é tão triste, uma grande perda para o mundo do metal ...

Você não pode entender completamente a influência enorme que o homem teve sobre o Onslaugth, por sermos uma banda de thrash metal, mas acreditem, ele teve.
Todos nós fomos grandes, grandes faz até onde me lembro.
Sua voz causava calafrios na espinha, bonita e tão imensamente poderosa ...

Uma das minhas canções favoritas de todos os tempos é ‘The Sign Of The Southern Cross', o vocal é tão impressionante e tão perfeito.
Estávamos todos ansiosos para ver Heaven And Hell e nos encontrarmos com o Ronnie em agosto, quando estávamos por compartilhar o Bloodstock Festival. Infelizmente isto não ocorrerá.

Nossos mais sinceros pêsames para a família do Ronnie e para os membros do Heaven And Hell.
Ele nunca será esquecido, o seu nome e seu trabalho incrível viverão para sempre.
Descanse em Paz, uma lenda."
Nige Rockett (Onslaugth)

"Com pesar no coração"

"É com pesar no coração que eu expresso os meus respeitos ao Ronnie James Dio.
Que cantor e frontman surpreendente.

Ao longo da minha carreira, ele sempre esteve na minha lista top 10 de vocalistas. O mistério e a emoção em seu estilo vocal sempre me atraíram.
Infelizmente, nunca tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas, felizmente, tive o imenso prazer de ver a sua graciosa performance ao vivo tantas vezes que não consigo nem contar.

Eu o vi com ELF, Rainbow, Black Sabbath, e quase tive um dos meus desejos atendidos quando o Heaven And Hell pediu ao King Diamond para sair em turnê com eles no EUA ano passado. Infelizmente, meus problemas nas costas impediram que o sonho se tornar-se realidade.
Eu sempre tive o maior respeito por ele, e sua música estará sempre tocando na minha casa.

Minhas mais profundas condolências para a família do Ronnie.
Desejo-lhe uma viagem segura para o outro lado."
King Diamond (King Diamond, Mercyfyl Fate)

"O coração está de luto! Decretar luto oficial em Brasília não posso por questões legais! Bem que eu queria!". Rosso, que entrou no lugar de José Roberto Arruda, destituído do cargo após o mensalão do DEM, disse também que o Metal aproxima as pessoas. "Quem não se conhece, vira amigo! Principalmente quando um ídolo do rock como o Dio nos deixa!". O político, além de ser fã do gênero, ainda toca guitarra, baixo e teclado, inclusive no próprio twitter há diversos textos sobre o assunto, incluindo links para músicas.
Rogério Rosso, governador do Distrito Federal  2010

Discografia

Com o Elf

* Elf (1972)
* Carolina County Ball (1974)
* Trying to Burn the Sun (1975)
* The Gargantuan (1978) (Coletânea)
* The Elf Albums (1991) (Coletânea)

Com o Rainbow

* Ritchie Blackmore's Rainbow (1975)
* Rising (1976)
* On Stage (1977)
* Long Live Rock 'n' Roll (1978)
* Live In Germany '76 (1990)
Com o Black Sabbath

* Heaven And Hell (1980)
* Mob Rules (1981)
* Live Evil (1982)
* Dehumanizer (1992)
* Black Sabbath: The Dio Years (2007)

Com o Dio

* Holy Diver (1983)
* Live in Concert (VHS) (1984)
* Special From The Spectrum (VHS) (1984)
* The Last in Line (1984)
* Sacred Heart (1985)
* Super Rock '85 In Japan (VHS) (1985)
* Intermission (1986)
* Sacred Heart "The Video" (1986)/(2004)
* Dream Evil (1987)
* Lock Up the Wolves (1990)
* Diamonds: Best of Dio (1992) (Coletânea)
* Strange Highways (1994)
* Angry Machines (1996)
* Anthology (1997) (Coletânea)
* Master Series (1998) (Coletânea)
* Inferno: Last in Live (1998)
* Magica (2000)
* The Very Beast of Dio (2000) (Coletânea)
* Anthology, Vol. 2 (2001) (Coletânea)
* Killing the Dragon (2002)
* Evil or Divine: Live in New York City (DVD) (2003)
* Stand Up and Shout: The Dio Anthology (2003)
* The Collection (2003) (Coletânea)
* Master of the Moon (2004)
* Evil Or Divine: Live in New York City (2005)
* We Rock (DVD) (2005)
* Holy Diver Live (2006)
* Holy Diver Live (DVD) (2006)

Com o Heaven And Hell

* Heaven And Hell: Live From Radio City Music Hall ( 2007 )
* The Devil you Know (2009)

Participações

* Roger Glover and Guests - Butterfly Ball (1974) (Dio participa das faixas:"Sitting In A Dream", "Love Is All" e "Homeward")
* Kerry Livgren - Seeds of Change (1980) (Dio participa das faixas "Mask Of The Great Deceiver" e "To Live For The King")
* Hear'n Aid (1986) (Dio participa da faixa "Stars")
* Tribute to Alice Cooper (1999) (Dio participa da faixa "Welcome To My Nightmare")
* Tribute to Aerosmith (1999) (Dio participa da faixa "Dream On", juntamente com Yngwie Malmsteen"
* Deep Purple - In Concert with the London Symphony Orchestra (2000) (Dio participa das faixas "Love Is All", "Smoke on the Water" e "Sitting in a Dream")
* Iron Eagle Soundtrack (1986) (Dio participa da faixa "Hide in the Rainbow")
* The Pick of Destiny (2006) (Dio participa da faixa "Kickapoo")

Tributos

* Awaken the Demon: Tribute to Dio (1999)
* Hell Rules Vol. 1 (1999)
* Hell Rules Vol. 2 (2000)
* Holy Dio (Nacional) (2000) *CD Simples
* Holy Dio (Japonês) (2000) *CD Duplo
* Catch The Rainbow - Atribute to Rainbow (2000)
* Evil Lives (2004)

Voltar para Especiais