Engenheiros do Hawaii no Mix TV Álbuns Clássicos
A Revolta dos Dândis
Terça-feira, dia 22 de outubro de 2013
no Teatro da Mix em São Paulo/SP

    Um programa que dispensa apresentações e que o Rock On Stage sente-se muito honrado em cobrir, pois, qualquer amante de música que cresceu comprando LP's e hoje décadas depois tem a oportunidade de ver as mesmas obras sendo tocadas na íntegra, e com histórias que fazem lembrar de grandes histórias do seu próprio passado em shows minuciosamente bem cuidado e detalhados como os que assistimos ( e cobrimos ) neste ano como o Jota Quest ( confira resenha ), o Planet Hemp ( saiba como foi ) e o Capital Inicial ( leia matéria ) entre outros. O programa apresenta discos de sucesso de crítica e vendas que são tocados na ordem em que o público escutava os mesmos, o que faz dele ser extremamente especial. 

    O álbum A Revolta dos Dândis lançado em 1987 é o segundo álbum dos Engenheiros do Hawaii e sucessor do antológico Longe Demais das Capitais. Esse LP contém os hits "Terra De Gigantes", "Infinita Highway" e "Refrão de Bolero"; e como os Engenheiros do Hawaii estão em hiato de alguns anos, a Mix TV chamou Humberto Gessinger para executá-lo no Teatro da Mix em São Paulo/SP.

 

    A apresentadora Rafa Brites aparece no palco e como que tradicionalmente explica ao público como funcionam as gravações, as regras o que é possível fazer e o que não é, e então era anunciado Humberto Gessinger tocando na íntegra e na ordem A Revolta dos Dândis.

     O show começou com A Revolta Dos Dândis I, seguida pela bela Terra De Gigantes e o que fica mais interessante neste projeto é que a plateia sempre é fã da banda, já que os ingressos são sorteados e claramente poucas pessoas desconhecem o que será exibido no palco, que sempre trás um retorno ou um coro muito bom numa relação banda-público bem agradável.

    Após as duas primeiras músicas, como sempre é feita uma pequena entrevista, onde a banda explica cada música, processo de gravação e fatos inusitados da época. E Humberto Gessinger se mostrou um verdadeiro comediante, digno de stand up comedy, pois sempre com piadas perfeitas ele explicava cada fato como o nome da escolha da canção do nome deste disco, que decidiu ir de madrugada na casa de outro músico para conversar e ele comentava que a esposa era bravíssima. Bem, ele batia na janela bem devagar para não acordá-la fazendo a diversão de toda a plateia.

    O clássico máximo que define a história dos Engenheiros do Hawaii Infinita Highway presente neste disco A Revolta dos Dândis foi extremamente bem aplaudida por mais uma emocionante versão ao vivo e depois foi a vez da balada Refrão de Bolero, que obteve êxito nacional penso que apenas porque eles tocaram no Rock in Rio II, já que a banda foi uma das atrações e essa realmente mereceu destaque naquele festival.

    Outra pausa onde Humberto Gessinger contou da importância e influência do Rock Progressivo no som dos Engenheiros do Hawaii e que imaginava que bandas como KISS ou Black Sabbath seriam bandas passageiras e não foi o que aconteceu ( ainda bem né, já imaginou ficar sem ouvir um álbum como o 13 ou um Monster? só para citar os últimos destas duas bandas ). E com muito humor ele contava as passagens de cada faixa e sempre lembrando dos músicos que passaram pela banda e gravaram o disco como foram os casos do guitarrista Augusto Licks e o baterista Carlos Maltz.

    Essa veia progressiva dos Engenheiros do Hawaii pode ser notada especialmente a partir deste álbum clássico, pois, eles tinham músicas longas, divididas em partes e algumas como a próxima da noite ( Filmes De Guerra, Canções De Amor ) que não tinham refrão. Prosseguindo como o planejado, ou seja, na sequencia do álbum Filmes de Guerra, Canções de Amor e A Revolta Dos Dândis II, além de causarem a vibração que sempre causam, deram ênfase aos dois músicos que acompanham Humberto Gessinger atualmente: Rodrigo Tavares na guitarra e Rafael Bisogno na bateria e ambos tocaram com primor deixando as canções muito parecidas com as versões originais. O baterista Rafael Bisogno brincou que gosta muito pouco do álbum, já que tem a capa da A Revolta dos Dândis tatuada na mão, fato que então acabou até facilitando um pouco no como tocar e colocando sua personalidade nas músicas.

     Mais duas na sequencia com Além dos Outdoors que também estourou e fez um certo sucesso e a menos conhecida ( atenção fanáticos nós sabemos que vocês conhecem e bem ) Vozes.  Na parte da entrevista Humberto Gessinger lembrou que confiava cegamente que Vozes seria um grande dos Engenheiros do Hawaii, porém, essa foi a pior aposta dele, já que nunca a mesma estourou e lembrou também de mais influências do Rock Progressivo, onde o interessante na época dos anos 80 era conseguir álbuns de bandas desconhecidas do grande público e citou algumas.

    A parte final do álbum A Revolta dos Dândis foi com as canções "Quem Tem Pressa Não Se Interessa", "Desde Aquele Dia" e "Guardas da Fronteira". A beldade Rafa Brites voltou ao palco, encerrou o programa da rádio e anuncia que os presentes continuariam com Engenheiros do Hawaii para alegria geral de todos. E ela também perguntou se eles gostariam de refazer alguma música, o que é até comum em programas assim, pois sempre o músico acaba pensando que essa ou aquela não ficou tão no ponto que ele gostaria, mas Humberto Gessinger disse que não, pois aquilo foi honesto real e é o resultado que deveria ser tocado.

     O bis do projeto álbuns clássicos, que usualmente a banda apresenta algum hit ou nova música de trabalho, dessa vez ficou bem diferente, pois enquanto imaginava que seriam tocadas O Papa É Pop ou Era Um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones ou ainda Segurança, ele genialmente tocou duas que eu não conhecia e necessitei da cola de um amigo jornalista. As canções em questão foram Dom Quixote e Bora, que terminou uma grande apresentação de mais um Mix TV Álbuns Clássicos, disparado o melhor programa de televisão que considero atualmente.

    Humberto Gessinger pode não ter trazido ao programa o Engenheiros do Hawaii com seus membros originais responsáveis pelas gravações dos melhores álbuns da carreira, inclusive o homenageado nesta noite, mas de fato a alma da banda estava presente e o que ele representava estava lá, pois tivemos uma grande performance de palco, e um Humberto Gessinger inspiradíssimo em contar piadas da época que, se dizendo tímido durante toda a apresentação, fez um show memorável.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Patrícia Dornellas - Batucada Comunicação
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2013

Set-List:

1 - A Revolta dos Dândis I
2 - Terra de Gigantes
3 - Infinita Highway
4 - Refrão de Bolero
5 - Filmes de Guerra, Canções de Amor
6 - A Revolta dos Dândis II
7 - Além dos Outdoors
8 - Vozes
9 - Quem Tem Pressa Não Se Interessa
10 - Desde Aquele Dia
11 - Guardas da Fronteira 

Bis:

12 - Dom Quixote
13 - Bora

Clique aqui e confira uma galeria de 82 fotos do Engenheiros do Hawaii no Mix Tv Álbuns Clássicos no Teatro da Mix em São Paulo/SP

Voltar para Shows