Turisas - Guards Of Glory Latin American Tour 2013
Abertura: Sigfadhir
Sábado, dia 16 de março de 2013
no Carioca Club em São Paulo/SP

    O Brasil esta se tornando ponto de encontro de bandas Vikings e folclóricas da Escandinávia, pois, vários nomes como Eluveitie ( confira matéria da passagem deste ano ), Amon Amarth, TÝR ( veja como foi ) , Korpiklaani ( relembre aqui ) e agora o Turisas marcam presença neste sábado de 16 de março no Carioca Club, em São Paulo.

    Produzido pela 8X8 e Rock Brigade Concerts, o show foi pontual na entrada e na saída, qualidade sonora semelhante a um DVD, músicos ligado no 220w, instrumentos afinadíssimos, público maquiado, enfim, foi assim desta maneira a noite deste sábado.

Sigfadhir

    Infelizmente quando cheguei ao local, a primeira banda de abertura já estava no fim, Sigfadhir é de São Paulo e vem conquistando o território nacional com sua sonoridade inovadora, o nome da banda significa 'Pai da Vitória' em homenagem a Odin, o deus da sabedoria. Formada em 2008, por André Frekihugr e Felipe Malavazzi, eles misturam guitarras, bateria e gaita de fole, harpa de boca e flauta.

    A banda passou por diversas mudanças e atualmente, André Frekihugr no vocal, guitarra e gaita de fole, tambor, flauta e harpa de boca, que é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo e que no português brasileiro, é conhecido como berimbau de índio ou berimbau de boca, consiste de uma língua flexível de metal ou bambu, esta língua é colocada na boca do músico e dedilhada com os dedos para produzir uma nota - Felipe Mavalazzi no baixo, Dubh na bateria, Fenris Fenrir e Victor Maldonado nas guitarras.

    Abriram a noite apresentando canções próprias, mandaram um cover de Roman Land, do Falkenbach e promoveram sua demo Galdra Smidr, lançada em 2011. O show teve uma duração de 30 minutos e o Sigfadhir deu um show de sonoridade e agitou quem estava presente, uma boa apresentação de uma banda que está em franco crescimento.

Turisas

    Pontualmente as 19h finalmente os finlandeses do Turisas desembarcam em terras tupiniquins pela primeira vez. A banda foi formada em 1997, pelo fundador e atual vocalista Mathias "Warlord" Nygård e o guitarrista Jussi Wickström. O nome Turisas é uma das runas do alfabeto rúnico e possui o significado de “deus da guerra”, fato que nota-se pela caracterização dos músicos, vestidos com peles, couro e bastante vermelho e preto no rosto como se estivessem indo para uma batalha, a sonoridade melódica semelhante a um filme de ação e durante o show, Mathias "Warlord" Nygård agradecia em algumas palavras em português. Completam a banda os músicos Jesper Anastasiadis ( baixo ), Jaakko Jakku ( bateria ), Olli Vänskä ( violino ) e Robert Engstrand ( teclados ).

    A noite estava começando, e neste inicio executam a The March Of The Varangian Guard e Stand Up And Fight do último trabalho lançado em 2011, a música é composta por uma orquestra, um coro e muito Rock'n'Roll. O Carioca Club estava lotado de fãs com machados de espuma, caras pintadas e cantarolando as músicas, seguida por Take The Day, também do mesmo álbum mencionado acima, esta inclusive é uma mistura de peso com música clássica. Mathias "Warlord" Nygård se mostrava muito comunicativo e simpático, estava feliz em tocar pela primeira vez no país anunciando uma nova aventura que nunca tinha visto antes.

    Logo depois, ele fez uma pausa para mencionar sobre a turnê e dizer que aprecia novas culturas, comidas diferentes e as garotas do país. Nesta hora, Mathias "Warlord" Nygård ficou cerca de cinco minutos fazendo comparações de cervejas, entre elas Skol e a Brahma, pedia a opinião da plateia a cada gole, para que votassem na melhor. Foi um momento bem descontraído e engraçado, o que segundos depois executa a To Holmgard And Beyond ( The Varangian Way de 2007 ), The Great Escape ( Stand Up And Fight de 2011 ) e One More, do álbum Battle Metal de 2004, que juntas causaram muita empolgação nos guerreiros presentes.

    Os finlandeses seguem com um set curto, mas que não deixa ninguém decepcionado, pois eles possuem uma presença de palco sensacional, In The Court Of Jarisleif do álbum The Varangian Way, de 2007, nesta canção havia agito com muita animação enquanto Mathias "Warlord" Nygård e o guitarrista Jussi Wickström dançavam no palco e a violinista Olli Vänskä solava, deixando o show bem descontraído e a vontade que prosseguiu com Five Hundred And One ( The Varangian Way ) e Hunting Pirates ( Stand Up And Fight ).

    Antes de iniciar a Miklagard Overture também do mesmo álbum de 2007, Mathias "Warlord" Nygård explica que costuma tocá-la em grandes festivais por ser uma música longa, que torna o tempo do show limitado a 45 minutos mas, naquela noite seria especial, pois o concerto era deles e eles poderiam tocar o que quisessem, finalizando e se despedindo do público.

    As luzes completamente apagadas por alguns minutos e os músicos voltam ligados completamente no 220w mandando o bis, Stand Up and Fight título do álbum de 2011 , seguida pela mais animada, Santhi-Waari do álbum Battle Metal, sem descanso o público pede Battle Metal, que assim que foi tocada, era acompanhada com um coro e os 'guerreiros' presentes gritavam logo em seguida pedindo Rasputin, Mathias "Warlord" Nygård brincava com o público, encerrando a noite com a canção que foi gravada pelo grupo alemão Boney M. E assim, foi o show do Turisas em terras tupiniquins, encerrando a noite com aplausos e satisfação nos deixando prontos para a batalha do dia-a-dia. Um show excelente.

Texto e Fotos: Erika Beganskas
Agradecimentos à Heloisa Vidal e a 8X8 Live
 pela atenção e credenciamento
Abril/2013

Set List:
1 - The March Of The Varangian Guard
2 - Take The Day!
3 - To Holmgard And Beyond
4 - The Great Escape
5 - One More
6 - In The Court Of Jarisleif
7 - Five Hundred And One
8 - Hunting Pirates
9 - Miklagard Overture
Bis
10 - Stand Up And Fight
11 - Sahti-Waari
13 - Battle Metal
14 - Rasputin

Galeria de Fotos dos shows do Turisas e Sigfadhir no Carioca Club em São Paulo/SP

Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Turisas no Carioca Club em São Paulo/SP Sigfadhir no Carioca Club em São Paulo/SP Sigfadhir no Carioca Club em São Paulo/SP Sigfadhir no Carioca Club em São Paulo/SP Sigfadhir no Carioca Club em São Paulo/SP Sigfadhir no Carioca Club em São Paulo/SP Sigfadhir no Carioca Club em São Paulo/SP Sigfadhir no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows