Korpiklaani
Abertura: Enthring
Sábado, dia 09 de junho de 2012 no Clash Club em São Paulo/SP

    Folk Metal, o que para muitos seria anos atrás,  um Bob Dylan com sua Folk Music e um pedal destorcido, ganhou uma gigantesca legião de fãs ardorosos, que com elementos da cultura celta, Viking fazem um Metal vigoroso com elementos diferenciais ao estilo, como violino, flauta entre outros fazendo parte da construção dos riffs de cada música ou história que é cantada em cada letra. No Brasil temos um grande representante do mesmo, o Tuatha de Danann, já tendo representado inclusive o Brasil na Alemanha no Festival Wacken Open Air , e temos as bandas estrangeiras, como os excelentes bandas Mago de Oz e In Extremo, além das grandes bandas, que nos deram a honra de vermos shows no Brasil, nomes como o Cruachan ( veja matéria ), Týr ( confira como foi ), Eluveitie ( veja aqui ) e Arkona, além do maravilhoso Korpiklaani estão desembarcando com uma frequência para sucessivas turnês. Folk Metal em alta como nunca vimos por aqui.

    Sempre presente no estilo, já virando quase que uma tradição nos shows de estilo Folk/Viking em São Paulo, o grupo de combates Ordo Draconis Belli novamente fez a primeira parte de suas encenações bem no meio da plateia onde o pessoal da luz, preocupada também com a apresentação dos mesmos iluminou o meio da pista para que eles tivessem, além do talento que possuem, um jogo de luz para abrilhantar mais a apresentação. Vale destacar a educação e respeito de todos do público, que educadamente liberaram o espaço e se reorganizaram para assistir da melhor maneira possível.

 Enthring

    A banda de abertura foi a finlandesa Enthring, que acabaram de lançar o seu álbum The Grim Tales Of The Elder. Tommi Suutarinen ( vocais e guitarra ), Petteri Eväsoja ( guitarra e vocais ), Toni Paananen ( bateria que substituiu o baterista original da banda, Mika Lumijärvi ) e Henri Kotipelto ( baixo ) mostram um som que não possui nada de Folk, e  sim um Melodic Death Metal , como se descrevem, e mostraram um show extremamente coeso. Alguns probleminhas técnicos no começo da apresentação não ofuscaram a mesma, muito pelo contrário, exibiram uma banda nova com "sangue no zoio" querendo mostrar ao mundo seu trabalho e se postar perante aos grandes do estilo no mundo.

    Embora não tenha uma grande presença de palco, são mais focados em executarem uma bom instrumental, e tiveram boa comunicação com o público embora seu Death Metal se diferencie um pouco do estilo Folk da grande atração da noite. O show foi muito bom e descobrimos mais uma grande revelação do Metal Mundial, assim como descobrimos o The Agonist ano passado ( confira resenha do show em Curitiba/PR aqui feita por este que voz escreve ) e que voltarão em julho no Brasil. Set list curto, porém, perfeito e posso dizer que o Enthring deixou muito bem claro o seu talento. 

Set List Enthring
1. The Grim Tales Of The Elder
2. I, The Exiled
3. Rend Me Asunder
4. Maelstrom
5. The Vengeance Orchestra
6. Realm Of The Forsaken
7. The Last Heartbeat Of An Era

8. Silent Chanter
9. Citadel

Korpiklaani  

    Com mais uma exibição perfeita da Ordo Draconis Belli, que saiu ovacionado pelo público e mostraram seu belíssimo trabalho em mais um número, e então já chegava a hora do Korpiklaani e estes finlandeses iniciam seu show com "Hunting Song", "Journey Man" e "Cottages And Saunas", uma trinca sensacional cantada por todos da plateia e seguiram logo com uma das minhas preferidas da banda Juodann Viina que encerrou esta primeira sequencia inicial, que empolgou  a todos os presentes no Clash Club.

    Lonkkaluut  do álbum de 2011, Ukon Wacka, e a inédita Metsälle provaram que o novo trabalho continuará no mesmo caminho maravilhoso das composições da banda formada por Jonne ( vocal/guitarra ), Cane ( guitarra ), Jarkko ( baixo ), Matson ( bateria ), Juho ( acordeom ) e Hittavainen ( violino ). Nessa hora era possível perceber o grau de maturidade que a banda alcançou, não perdendo nada aos grandes nomes do gênero comp o Mago de OZ e o In Extremo, pois, o carisma e presença de palco de todos deixam muita bandas de primeiro escalão no chinelo.

 

 

    Tuomas Rounakari mostrou seu talento fazendo um solo de violino interessantíssimo e agitou durante todo o show, se encaixando perfeitamente a banda. O guitarrista Jonne pega uma garrafa e serve do palco aos fãs mais apaixonados e próximas servindo a bebida ao público, mas, essa ação seria apenas a intro para um dos melhores momentos de todo o show e a música predileta por muitos, Vodka foi exibida em uma versão fantástica. Iron Fist, gravada originalmente pelo Motörhead, que veio na sequência numa impressionante intro do baixista Jarkko Aaltonen foi uma grata, diferente e muito bem feita surpresa após a própria Wooden Pints. Como não sabia que a banda tinha gravado essa faixa, achei perfeita, e a galera caçoou perfeitamente um dos temas compostos por nosso grande 'Godfather' Lemmy Killmster, mostrando assim que o pessoal tem sido bem mais cabeça aberta, sem radicalismo ouvindo todos estilos dentro do Heavy Metal.

   Happy Little Boozer foi executada perfeitamente e ao sair do palco o vocalista Joonne deixa a introdução da música seguinte ser feita pelo baterista Matson, que conduz o público ao delírio, pois todos conheciam e já esperavam qual seria a próxima, e assim, o Korpiklaani estende a intro um pouco, pois demorou alguns minutos até que o clássico Tequila chacoalhar até o Terminal Rodoviário que fica próximo ao Clash Club.  Encerrando essa primeira parte do show antes do bis tivemos Beer Beer, que fez todos cantarem com a banda e tendo direito ainda ao vocal descer e cantar boa parte da música nos braços da galera. Muito bacana.

    O bis veio com três ótimas músicas, sendo elas: "Pellonpekko", "Tuoppi Oltta" e "Il Lea Voibmi", que encerraram definitivamente o set do show deixando uma impressão muito positiva, já que lá fora muitos comentavam que o show tinha sido melhor que o anterior e talvez o melhor show Folk do ano dividindo com o Elluveitie. O Korpiklaani me deu razão de sobra para mostrar como estão crescendo e participando cada vez mais de festivais importantes na Europa.

Folk Metal Still Kicking Ass "Cabrones"...

 

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costabile Salzano Jr. - The Ultimate Press
e a produtora Dark Dimensions
Junho/2012

 

Setlist - Korpiklaani

1. Hunting Song
2. Journey Man
3. Cottages & Saunas
4. Juodaan Viinaa
5. Lonkkaluut
6. Kipumylly
7. Metsälle
8. Vaarinpolkka
9. Vodka
10. Wooden Pints
11. Iron Fist ( Motörhead )
12. Happy Little Boozer
13. Tequila
14. Beer Beer 

Bis:
15. Pellonpekko
16. Tuoppi Oltta
17. Il Lea Voibmi

Galeria de 50 fotos dos shows do Korpiklaani e do Enthring no Clash Club em São Paulo/SP

Clique aqui ou na foto ao lado para conferir uma galeria de 50 fotos dos shows do Korpiklaani e do Enthring no Clash Club em São Paulo/SP

 Voltar para Shows