365
 
 Domingo, 23 de novembro de 2014
no Espaço FunArte em São Paulo/SP

    365, a banda que canta o hino informal mais oficial de São Paulo, afinal quem dos paulistanos não conhece a letra e já não cantou: "Frio e garoa na escuridão... Sem São Paulo..." e depois de alguns anos com outra formação, a banda se reencontra com os membros originais, que são Ari Baltazar na guitarra, Miro de Melo na bateria, Finho nos vocais e Luis Cecilio no baixo. E eles estão de volta com a mesma fúria que o 365 conquistou o sucesso nos final dos anos 80/90.

    Vale lembrar que uma das grandes coberturas do nosso Rock On Stage foi a passagem deles pelo SESC Belenzinho em São Paulo/SP em fevereiro de 2012 ( saiba como foi ), onde tocaram os dois primeiros álbuns na íntegra, e desde então, temos estado bem de perto desta importante banda nacional, que nunca se vendeu as gravadores e sempre se mantendo fiel ao Rock'n'Roll com músicas diretas e com letras bem superiores comparadas com as que o mercado tem jogado ultimamente.

    Convidado pelo próprio 365 para cobrir um de seus shows, que marcam a volta da formação clássica no Espaço FunArte, próximo ao metrô Marechal Deodoro, e com boa estrutura que possui, esse espaço pode ser perfeitamente um novo 'Teatro Mambembe' na cidade, já que o local do show, com luzes perfeitas, som e um ambiente que lembram um circo, poderá receber grandes bandas, que estarão no país em 2015, mas, quanto a isso vamos torcer. 

    Com todos os músicos no palco fomos brindados logo de cara com dois sucessos do 365 e sempre bem executados, primeiro com a Nunca Mais Seremos Os Mesmos, do disco de estreia de 1987 e depois a Só As Armas Não Fazem A Revolução, essa do segundo LP, o Cenas De Um Novo País de 1990.

     "Vida Longa ao Rock'n'Roll..." bradou Finho como uma das frases marcantes da banda e anunciou a música seguinte que foi a Crianças, que eu  conheci na coletânea da banda de 365 - 1987/1997 ( lançado em 1988 ). Energizando os presentes tivemos o hit da banda Cristo Anistiado e também Tietê, e aí cabe um destaque para as letras da banda, que exaltam a cultura paulista.

    A origem da banda vindo do movimento Punk torna o show extremamente agitado, além da presença de palco dos integrantes do 365 como um todo e é muito boa, já que os mesmos não ficam parados simplesmente, e sempre se movimentando muito, o que é natural do meio, basta relembrarmos a cobertura que fiz do Bad Religion em Santos/SP ( confira aqui ) e São Paulo/SP ( veja aqui ) no começo de 2014.

    Do álbum Do Outro Lado Do Rio de 2005 veio a Manhã de Domingo, música em homenagem a banda Mamonas Assassinas e um fato que era muito bom de se ressaltar é que tínhamos um bom público, com todos se divertindo e curtindo o show, enfim, realmente representava o poder do 365 ao vivo. Para complementar a alegria desses fãs, o quarteto enviou a Berço Esplêndido do segundo LP.

    Finho fala que irá relembrar dos anos 70, e com a dica dada eles tocaram a música Anos 70, mais uma que também está presente também no segundo LP. E prosseguindo o show sem pausas, hora do hino do estado, a música mais tocada quando temos o aniversário de São Paulo, o hit single, São Paulo, que já foi regravado por várias bandas, fez o delírio de todos presentes.

   A grande surpresa do show foi um cover do True Sounds Of Liberty, conhecido como TSOL com Flowers By The Door e realmente não esperava um cover no show do 365 ainda mais essa. Sua execução foi perfeita tanto que faço um registro: esta música não deveria sair do set e até ser gravada no próximo álbum da banda.

    O vocalista Finho avisa que tocariam duas novas músicas e a primeira se chama Juventude, que achei que possui a sonoridade bem característica da banda, aquelas que escuta e sabe que ali é o Rock puro do 365. A segunda - e  inédita - tem a letra do baterista Miro de Melo e música do guitarrista Ari Baltazar, ainda não tinha o nome, mas deverá se chamar provavelmente, Você Terá.

   Então, Finho já com a flauta em mãos dava a dica que a música África seria tocada, e realmente o foi, uma canção diferente do usual do 365, porém, mesmo assim com grandiosa maestria, seguida por Mais Uma Luz.

      Infelizmente, o tempo passa rápido e estávamos chegando ao final do show, mas o 365 sacou dois hits, que ao vivo ganham um "punch" incrível, assim, Canções para Marchar e Grandola Vila Morena foram tocadas com toda energia de seu Punk Rock. E a última tem uma curiosidade: poucas pessoas sabem, mas esta é uma música do cantor e compositor português Zeca Afonso. E desta maneira, o Espaço FunArte viu o encerramento de um show espetacular.

    Grandes bandas sempre fazem shows espetaculares, e estar presente em um show do 365 é garantia de assistir bons espetáculos. Agora, ver a banda com sua formação mais conhecida, perceber que ainda continuam com o mesmo punch Punk Rock de quando começaram, certamente faz torcermos cada vez mais com a frase dita por Finho, que em todo show ele enfatiza "Vida Longa ao Rock'n'Roll" e que o 365 sempre faça parte da nossa história.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos ao Espaço Funarte e ao 365
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2014

Set List do 365

1 - Nunca Mais Seremos Os Mesmos
2 - Só As Armas Não Fazem A Revolução
3 - Crianças
4 - Cristo Anistiado
5 - Tietê
6 - Manhã de domingo
7 - Berço Esplêndido
8 - Anos 70
9 - São Paulo
10 - Flowers By The Door
11 - Juventude
12 - Você Terá
13 - África
14 - Mais Uma Luz
15 - Canção Para Marchar
16 - Grandola Vila Morena

Clique aqui e confira uma galeria com 22 fotos do show do 365 no Espaço FunArte em São Paulo/SP

Voltar para Shows