CJ Ramone - Brazil Tour 2014
Abertura: Garotos Podres e Corazones Muertos
Terça Feira, 26 de agosto de 2014 
no Hangar 110 em São Paulo/SP

    Ramones, uma banda histórica e sem dúvida uma das mais importantes do Rock’n’Roll no mundo, responsável pela consolidação do movimento Punk por todo o mundo e com milhões de fãs, que atualmente está virando ultimamente até “moda de roupa”. Enfim, por toda sua importância sempre conta com toda a atenção dos fãs, tanto que por aqui no Rock On Stage, realizamos uma segunda entrevista com um dos membros vivos da banda pouco antes de ele embarcar para o Brasil ( leia aqui ).

    E quando um ex-integrante da banda, e talvez o ex-membro mais ativo, que está compondo novos trabalhos e mantendo vivo o legado da banda, é quase uma obrigação estar presente no show e realizar a cobertura. Pois bem, o músico CJ Ramone volta ao Brasil para sua terceira turnê consecutiva, aliás convido você para conferir como foram as passagens de 2012 ( clique aqui )  e 2013 ( leia os detalhes aqui ) e ele está prestes a lançar o seu novo álbum, cujo título é Last Chance To Dance, que será o sucessor do excelente álbum Reconquista.

    E ainda neste início de resenha, quero me antecipar e dizer que o músico fez um show surpreendente em São Paulo, com seu maior público em um show solo, que teve dois convidados que abrilhantaram ainda mais a festa, as bandas Corazones Muertos e Garotos Podres. Infelizmente, por um problema chamado 'trânsito em São Paulo', acabei chegando praticamente quando a banda Corazones Muertos terminou seu set, e portanto vamos deixar os comentários para a banda que vem crescendo muito no Underground brasileiro para uma próxima oportunidade.

 

Garotos Podres

    Chegava a vez dos Garotos Podres, que depois de intensa troca de farpas entre os ex-integrantes, a banda voltou a usar o nome que consagrou e assim os remanescentes Sukata no baixo, Caverna na bateria, além é claro de St. Denis na guitarra e Gildo Granada nos vocais subiram no palco do Hangar 110 para que começassem o show rapidamente a todo vapor com a pedrada Punk Impropriedades, música nova, que estará no futuro álbum que vem sendo gravado nestes últimos meses.

     O clássico Johnny, do álbum Mais Podre do que Nunca de 1985 veio logo em seguida, e depois, claro que todo o Hangar 110 cantou junto com a banda este verdadeiro hino do Rock Brasileiro. O vocalista Gildo Granada agradece a todos pela presença e apresenta a primeira música que seria vindouro disco novo do Garotos Podres.

    Nesta hora ele também aproveita a oportunidade para  comentar sobre a futura turnê europeia da banda. E então Peso Nos Culhões, que integrará o próximo álbum da banda foi tocada. E mesclando novas composições com antigos sucessos tivemos o clássico Anarkia Oi, composta no primeiro disco do Garotos Podres, o Mais Podres do que Nunca.

    Uma forte introdução no baixo de Sukata e na bateria de Caverna trouxeram a música Saúde e Trabalho, que mostrou todo o peso e a a cólera das letras, provando que a proposta do grupo não será alterada em relação a troca de integrantes, já que quem entrou mantém a mesma postura. Aliás, destaco o vocalista Gildo Granada, que é um grande frontman e possui uma  uma grande presença de palco.

     E a galera pedia várias músicas, entre elas a Rock de Subúrbio e Verme, mas foi quando alguém berrou Papai Noel Velho Batuta, que  Gildo Granada apontou a galera mostrando que acertaram e seria a hora desta canção no set ( que também foi gravada no primeiro cd da banda ). Então, a forte crítica ao capitalismo na data mais importantes do Cristianismo foi tocada com muito ímpeto pela banda e denotou a forte presença que sempre traz quando executada.

    Na sequencia emendaram outra vindouro álbum, e desta vez nos mostraram uma música que tece uma forte critica aos tempos de ditadura, cujo título é Desaparecidos. A parte fina do show do Garotos Podres teve o hino Rock de Subúrbio do álbum Canções de Ninar de 1993.

    A primeira grande surpresa da noite veio depois, já que teoricamente ali se encerraria a apresentação do Garotos Podres,  mas quando foram avisados que poderiam tocar mais algumas músicas, a banda então resolve atender alguns pedidos dos fãs e executaram Vomitaram No Trem gravada no Garotozil de Podrezepam ( de 2003 ) para encerraram o set com a bordoada  Verme do Canções de Ninar, que foi muito pedida pelos presentes no Hangar 110.

    O entrosamento visto ano passado em comparação ao show deste ano mostra a evolução da banda. Entretanto, o show do ano passado tenha sido excelente, pois o Garotos Podres nos mostraram apenas clássicos e neste eles conseguiram nos mostrar a nova fase. Bem, e o mais bacana é que atualmente eles deixaram bem claro que continuam tão podres como antes, sem querer plagiar o título do célebre disco Mais Podres do que Nunca.

Set List do Garotos Podres

1 - Impropriedades
2 - Johnny
3 - Peso Nos Culhões
4 - Anarquia Oi
5 - Saúde e Trabalho
6 - Papai Noel Velho Batuta
7 - Desaparecidos
8 - Rock de Suburbio
9 - Vomitaram No Trem
10 - Verme

CJ Ramone

    De volta ao mesmo Hangar 110, onde tocou em 2011 e 2013, CJ Ramone com sua banda, que é composta pelos guitarristas Dan Root e Steve Soto, além do baterista da turnê Michael Wildwood ( ex-D-Generation ) subiram no palco pouco depois das 22hs e a percepção era que a plateia queria uma enxurrada de músicas do Ramones e não muitas da carreira solo do músico.

     A primeira música veio com Understand Me, o primeiro single do futuro álbum Last Chance To Dance e foi seguida por duas do cd Reconquista, que o músico veio trabalhando esse ano com a What We Gonna Do Now? e a King Cobra, sendo que nesta hora eu percebi que o set desta noite seria diferenciado e sem tantos sucessos do Ramones.

    Seguidamente, sem muita intervenção entre as músicas, como é característico de qualquer show Punk Rock, tivemos a primeira dos Ramones com Judy Is A Punk, que fez realmente a galera se animar mais, mas CJ lembra do seu último álbum de estúdio, o Reconquista e então apresenta dele a canção Ghost Ring e que foi seguida por mais uma nova, a Low On Ammo.

    CJ Ramone continua o mesmo ao vivo, mandando muito bem no seu baixo e visivelmente bem mais magro que no ano anterior. Ele lembrou que novo álbum já estava em pronto e tocou então duas deste lançamento, com Carry Me Away e a título Last Chance To Dance. Essas duas músicas deixaram bem claro para nós que poderiam muito bem estarem presentes em qualquer álbum do Ramones se a banda ainda estivesse na ativa, o que ouvia era como se as composições fossem feitas para os Ramones.

    Em seguida, mais uma do Reconquista sendo a You're He Olny One seguida por uma dos Ramones gravada no cd Mondo Bizzaro de 1992 com a Strengh To Endure, que é vocalizada pelo baixista Christopher Joseph Ward ( ou CJ Ramone ), conforme ele explicou os detalhes na nossa entrevista como foi a decisão de ficar com a voz dele e naturalmente, com um clássico dos Ramones sendo exibido, a galera agitou freneticamente.

    Outra do Reconquista foi a seguinte a Three Angels, e nesta CJ Ramone presta uma homenagem ao três anjos ( Joey, Johnny e Dee Dee ), que fizeram parte dos Ramones e infelizmente já não estão mais entre nós. Ele lembrou também do amigo Tommy Ramone, que nos deixou em julho último.

    Won’t Stop Swinging foi a seguinte, e inédita até então, portanto, mais uma do futuro álbum, e finalmente teríamos outra do Ramones para a plateia ensandecer, com o clássico I Wanna Be Your Boyfriend. E CJ estava enfatizando neste show sua carreira solo, e então tocou a Glad To See You Go, que foi escrita para o Dee Dee Ramone e suas variações de humor e a nova Clusterfuck.

    Mais uma nova com a One More Chance, que foi muito bem mesclada com a balada Now I Know do Reconquista, seguida por mais uma deste grande álbum solo de CJ Ramone com a Aloha Oe. No final chegou a hora que todos queriam com uma sequencia impressionante de clássicos da banda Ramones. A primeira foi simplesmente a estrondosa Blitzkrieg Bop, seguida por outra eletrizante, a Do You Wanna Dance? e também a California Sun. Ele finalizou a vibrante primeira parte do show com a animalesca R.A.M.O.N.E.S. e um infeliz incidente aconteceu.... um verdadeiro bandido roubou o boné do CJ Ramone.

    No começo do bis, CJ Ramone pede que devolvam seu boné e que ele poderia ser trocado por uma foto, mas, isso não incomodou o larápio, que é facilmente reconhecido em diversos vídeos que estão pela Internet. Bem, o bis veio com mais clássicos do Ramones, a primeira com 53rd & 3rd, a segunda Commando e para encerrar o show de pouco mais de uma hora e meia com a Psycho Therapy, mas a empolgação do músico estava bem menor, pois ele estava claramente entristecido pela história do boné.

     Sobre o show, realmente o melhor que vi de CJ Ramone e fato ainda que ele centralizou em suas canções, mantendo clássicos do Ramones sim, mas mostrando que ainda tem muita lenha para queimar com seu Punk Rock, e que não vive só de seu passado com o Ramones.

 

    As notas tristes do show vão claro para o episódio do boné, que foi roubado e uma cena que flagramos quase na mesmo hora em que o boné foi roubado: estava um casal dançando perto de um grupo de mulheres e o rapaz acabou se chocando com a menina enquanto dançavam 'pogo', e com a desculpa do rapaz a moça aparentemente não aceitou e na saída entre o bis, eles voltaram a discutir agora um pouco mais calorosamente e vi ele reclamando como se a mulher só usasse camisa do Ramones por ser moda ( e que imbecilidade comentar isso? ).

    Pois bem, ele quase a agrediu sendo seguro por sua namorada, muita gente assim como eu já estava pronto para interferir caso ele agredisse a mulher, que soou muito desnecessário aquele bate boca, mas um homem pensar em agredir uma mulher, realmente, aquilo não é Punk... nem nada... é ser incoerente com qualquer filosofia de vida. Triste pensei pela namorada do rapaz, que conteve ele e escolheu "isso" para ser o namorado, e por sorte pouca gente viu que claro uma cena dessa estraga o role de qualquer um.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr. e a 
CP Management pela atenção e credenciamento
Outubro/2014

Set List CJ Ramone

1 - Understand Me
2 - What We Gonna Do Now?
3 - King Cobra
4 - Judy Is A Punk
5 - Ghost Ring
6 - Low On Ammo
7 - Carry Me Away
8 - Last Chance To Dance
9 - You’re The Only One
10 - Strengh To Endure
11 - Three Angels
12 - Won’t Stop Swinging
13 - I Wanna Be Your Boyfriend
14 - Glad To See You Go
15 - Clusterfuck
16 - One More Chance
17 - Now I Know
18 - Aloha Oe
19 - Blitzkrieg Bop
20 - Do You Wanna Dance?
21 - California Sun
22 - R.A.M.O.N.E.S.
23 - 53rd & 3rd
24 - Commando
25 - Psycho Therapy

Clique aqui e confira uma galeria de 60 dos shows de CJ Ramone e do Garotos Podres no Hangar 110 em São Paulo/SP

Voltar para Shows