Angra - Cycles Of Pain Tour
Abertura: Jeff Scott Soto
Estúdio Mirage Eventos em Limeira/SP
Domingo, 21 de abril de 2024

    Há pouco menos de um ano, o Angra havia passado em Limeira/SP para a celebração dos seus 30 anos de atividades ( relembre como foi aqui ) e agora neste domingo, dia de Tiradentes, eles retornaram novamente à cidade em mais um show de divulgação de seu último álbum de estúdio, o Cycles Of Pain, que teve seu lançamento no dia 03 novembro de 2023.

    Só este fato já era um motivo para assistir outra vez a mais famosa banda de Power Metal Brasileira, mas, desta vez tínhamos uma aditivo extra, o porto-riquenho Jeff Scott Soto ficou responsável pelo show de abertura e algumas outras surpresas que serão detalhadas ao longo desta matéria.

    E desta maneira, para conferir a força das músicas do álbum Cicles Of Pain ao vivo e o show de Jeff Scott Soto muitos fãs foram ao Estúdio Mirage Eventos em mais um show realizado com a produção de muita categoria da equipe Circle Of Infinity Produções, com luzes, holofotes densos, enfim, uma sistema de iluminação excelente e além isso, apenas para salientar aqui... o sempre muito bem regulado sistema de som.

    Comparando com o show do Death To All em março ( veja matéria ), a casa não chegou a lotar, mas há menos de uma semana de um festival do porte do SummerBreeze Brasil, grande parte dos espaços foram ocupados por um público sedento de Heavy Metal.

Jeff Scott Soto

Caipiroskas e Rock'n'Roll

    Lembro-me de quando vi pela primeira vez Jeff Scott Soto como atração de abertura do show de gravação do DVD Live Execution do Tribuzy no então Credicard Hall em São Paulo/SP no dia 12 de novembro de 2005 ( relembre como foi ), onde ele entre outras músicas tivemos a magnífica I'll See The Light Tonight, gravada por ele na  banda de Yngwie Malmsteen para o clássico álbum Marching Out do Yngwie Malmsteen's Rising Force. De lá para cá... foram praticamente 20 anos que somados aos outros 20 que Jeff Scott Soto já possuía chegamos aos seus 40 anos de carreira. É o tempo passa...

    Nesta turnê que Jeff Scott Soto fez pelo Brasil, ele relembrou de músicas de todos esses anos de estrada e mesmo em um show curto de abertura para o Angra tivemos uma ótima mescla de sua trajetória musical. Todavia, o show foi acústico, com banquinhos e violões, sendo que Jeff Scott Soto estava acompanhado de Leo Mancinni no violão e BJ no baixolão e como é o padrão dos shows da Circle Of Infinity Produções às 18hs em ponto, o trio estava no palco para dar início à celebração de seus 40 anos de estrada.

   Com Jeff Scott Soto no centro do palco, BJ à sua direita e Leo Mancini à sua esquerda, antes de iniciar o set, o vocalista comentou rapidamente que gosta das nossas coxinhas, das caipiroskas, apresentou seus dois companheiros de banda e complementou dizendo 'vocês são foda'. Assim, tivemos a versão intimista de Livin' The Life do Steel Dragon ( que saiu em 2001 na trilha do filme Rockstar ), que ficou muito bacana no violão e enfatizou os toques de Leo Mancini em seu violão. Carismático como sempre, Jeff Scott Soto fez alguns prolongamentos com a voz para assim conquistar a plateia.

    Comunicativo, ele conversou conosco e com Leo Mancini arriscando um 'tudo certo' resultando em sorrisos dos presentes e enviou a animada Mysterious (This Time It's Serious ), que saiu no disco solo Genesis de 1993, onde mais uma vez Leo Mancini despejou toda sua técnica.

    Antes de tocar a terceira, Jeff Scott Soto solicitou para Nando Fernandes três caipiroskas, mas, modifica seu pedido para cinco, e então informou que exibiria uma de suas canções favoritas com a Alive, que gravou há sete anos com o supergrupo Sons Of Apolo no álbum de estreia da banda, o Psychotic Symphony, sendo que esta linhagem desplugada trouxe muita beleza à composição e agradou bastante cada um dos presentes.

    Se divertindo tanto quanto nós, ele agradeceu Nando Fernandes por trazer suas caipiroskas, e após o primeiro gole Jeff Scott Soto sentindo o prazer da bebida bradou "I'm Love Brazil", aliás, ele é mesmo apaixonado por este drinque brasileiro desde que o conheceu na sua primeira visita no país.

    A galera, inflamada por Leo Mancini entoou um "vira... vira...vira... virou..." para que Jeff Scott Soto virasse em um golada só toda a caipiroska, e ele o fez, entretanto, assinalo aqui... isso sobe que é uma beleza. Do primeiro álbum do W.E.T. de 2009 executaram a formosa Comes Down Like Rain, que teve uma interpretação com muito feeling por parte de Jeff Scott Soto.

    Ao trazer mais caipiroskas, Jeff Scott Soto também fez Nando Fernandes entrar no "vira... vira... vira... virou..." e todos fizeram... e posteriormente, à isso, o vocalista nos perguntou se estávamos prontos e então tirou um clássico do Rock com a Carry On Wayward Son do Kansas, que gravou no Inspiration com Yngwie Malmsteen, e esta lindíssima música contou com muitos cantando seus versos com o trio.

    Com apenas um grito "caipiroska", ele exibiu a emocionante Soul Divine, que ele gravou no álbum solo Lost In Translation em 2004 e que neste início de noite em Limeira contou com excelentes dedilhados de Leo Mancini no violão e backing vocals de BJ.

    Como a galera não perdoa... e puxados pelo Leo Mancini... fizemos Jeff Scott Soto virar mais uma caipiroska com os gritos de "vira... vira... vira... virou..." e ele disse que adora o Brasil, que após tantas vezes aqui aprendeu a falar "São Paulo" do jeito correto e então, Nando Fernandes trouxe uma coxinha para ele, que após morder um bom pedaço, todo contente falou "I'm Love Brazil". E aqui cabe um parênteses... a nossa coxinha... do jeito que é feita... que só tem aqui.. bem...quando os gringos vem ao país e experimentam... literalmente viram o zoio...

    Sucesso do Seal e com versão feita pelo Talisman no álbum Life de 1995, Crazy produziu um clima gostoso no ar do Estúdio Mirage Eventos, até por conta de ser muito conhecida por todos, que ficamos olhando atentamente a forma que Jeff Scott Soto cantou seus versos mostrando a potência de sua voz de forma muito competente.

    A última do show de Jeff Scott Soto não foi exibida sem antes ele brincar com os fãs solicitando os "oooooooow" de nossa parte, que prontamente atendemos e enquanto que I'll Be Waiting do primeiro álbum do Talisman de 1990 foi tocada fizemos questão de soltar vários "ooooooow" com o vocalista realizando uma verdadeira sinergia com ele, inclusive, cantando o seu refrão. 

    Muito contente Jeff Scott Soto teve seu nome gritado pelo público e se despediu dos presentes sabendo que mesmo com pouco mais de quarenta minutos de show ele cumpriu a missão de nos mostrar parte de seus quarenta anos de atividades dedicadas ao Rock em um ótimo aquecimento para o Angra.

 

Set List do Jeff Scott Soto

1 - Livin' The Life
2 - Mysterious
3 - Alive
4 - Comes Down Like Rain
5 - Carry On Wayward Son
6 - Soul Divine
7 - Crazy
8 - I'll Be Waiting

Angra

Primeiro o passado

   Enquanto os ajustes para a apresentação do Angra aconteceram... tínhamos justamente o tempo para tomar uma cerveja, comer alguma coisa, conversar com os amigos, visitar a loja de merchandise e ver os resultados do Brasileirão, enfim, relaxar um pouco antes de grande atração da noite.

    Ao término de Turn It On Again do Genesis, que foi tocada nos alto-falantes do Estúdio Mirage Eventos, às 19:10, eis que ouvimos Crossing, música de abertura do álbum Holy Land do Angra - que traz todo aquele clima das grandes navegações portuguesas no ar - sabíamos que o show ia começar.

    O baterista Bruno Valverde foi o primeiro a ocupar seu posto e foi seguido pelo guitarrista Marcelo Barbosa, depois pelo baixista Felipe Andreoli, pelo guitarrista Rafael Bittencourt e após os riffs iniciais, o vocalista Fabio Lione adentrou e cantou Nothing To Say também do Holy Land de 1996 para conquistar com facilidade os fãs no Estúdio Mirage Eventos, sendo que  canção foi recepcionada nas palmas e nos "hey... hey... hey..." da empolgada plateia, que também cantou o coro com o vocalista.

    Sem dar tempo para pensar já interligaram Nothing To Say ao hit Angels Cry, música que intitula o primeiro álbum do Angra de 1993 e provoca uma saborosa energia em todos, que foi explícita através de muitos "hey... hey... hey..." e Fabio Lione regeu cada um de nós durante os solos de Marcelo Barbosa e Rafael Bittencourt neste clássico do Power Metal Nacional.

    Interessante que neste início de show, o Angra seguiu com três músicas sem falar nada com o público, só saudações com as mãos, olhares e sorrisos e assim partiram para a quarta da noite em um tom mais Prog Metal com a Newborn Me do Secret Garden de 2014, que foi o primeiro disco com Fabio Lione nos vocais. E qual foi a reação dos presentes? Pular, cantar e interagir a cada instante com a banda. Além disso, durante o solo de baixo, Felipe Andreoli demonstrou como está demasiadamente apurada a sua técnica no instrumento.

    Após Newborn Me, finalmente Fabio Lione bradou em ótimo português - que ele está dominando cada vez  melhor... - "Muito obrigado Limeira... tudo bom? nós vamos tocar muitos clássicos e músicas novas, e agora na verdade, esta música é antiga... Lisbon".

    Desta maneira, Lisbon, a única no set do Fireworks ( o terceiro disco de 1998 ), emocionou a todos e obviamente trouxe à memória o seu lendário criador Andre Matos, tanto que participamos intensamente com Fabio Lione e ele comandou os "yeaaaaah" nos solos executados por Rafael Bittencourt, que não importam quantas vezes você já viu o Angra ao vivo ou ouviu esta música... eles sempre te atingem em cheio.

   O falante Fabio Lione disse: "Gostaria então de mostrar para vocês uma música muito bela com o título em português, vamos lá... vamos cantar...." e com toda a brasileiridade que possui... Vida Seca, a primeira do Cycles Of Pain apresentada nesta noite deixou sua mensagem em todos nós, primeiro com suas linhas com dedilhados, depois com seus riffs de guitarras e toda a interpretação do vocalista. Ainda no novo trabalho dispararam em seguida a encorpada e melódica Dead Man On Display, que recebeu também a devida atenção dos presentes em outra ótima atuação da banda.

    Antes de prosseguir, Fabio Lione brincou com sua voz e nos incitou a acompanhá-lo nas suas variações que fez, tudo isso, para que depois anunciasse uma das mais belas canções do Angra com a Rebirth, que intitula o quarto álbum de 2001 e foi responsável por uma grande participação do público cantando bastante felizes os seus versos com eles.

    Depois deste momento mais suave, hora de uma das excelentes canções registradas no Temple Of Shadows de 2004 com a Morning Star e todo o seu aroma Progressivo exalado no Estúdio Mirage Eventos com direito a Felipe Andreoli utilizar um baixo de dois braços, outra interpretação de gala de Fabio Lione e aos exuberantes solos de guitarras capitaneados por Marcelo Barbosa e Rafael Bittencourt harmonizados com as fortificadas e certeiras pancadas de Bruno Valverde em sua bateria.

    Para balada Time, que também é pertencente do Angels Cry e contou com muitas palmas dos fãs, a banda preparou um relativo relaxamento para nós antes de iniciar um breve set acústico, porém, não antes do frontman Fabio Lione novamente nos testar e entreter com sua poderosa voz e dizer que gosta muito de cada um de nós.

Acústico

    Já com o banco e o violão acertados, Rafael Bittencourt falou que é muito bom estar novamente em Limeira e então sozinho tocou a formosa Silent Call, que saiu no Secret Garden e é uma das mais belas composições do oitavo álbum do Angra, que também cantamos e seguimos o seu ritmo nas palmas e na sua melodia. Ainda nesta linhagem simplista, porém, agora com a volta de Fabio Lione tivemos a Make Believe do Holy Land em outra amostra deveras esbelta, que teve muitas e muitas palmas dos contentes fãs.

Cycles Of Pain

    Na volta de todos os integrantes em suas posições, o Angra praticamente dedicou a segunda parte do set desta noite ao álbum Cycles Of Pain, pois, foram cinco músicas do novo álbum com duas surpresas e a primeira foi a título do novo cd com a impactante Cycles Of Pain, que evidenciou bastante o seu DNA Progressivo em que o destaque foi Felipe Andreoli e seu solo altamente técnico no seu baixo de dois braços, além é claro de toda a dramaticidade imposta nos vocais de Fabio Lione.

    A dupla que abre o álbum, a instrumental Cyclus Doloris e a eletrizante Ride Into The Storm deram continuidade ao espetáculo, sendo que após a breve música de introdução o Power Metal reinou com a robusta Ride Into The Storm, que também agradou bastante aos fãs, especialmente, no seu trecho final aos dedilhados feitos por Rafael Bittencourt.

    Fabio Lione pediu para que as luzes da casa fossem ligadas para olhar para o público e solicitou para que todos ligassem também as lanternas de seus celulares para acontecesse uma alquimia com a banda durante a execução da balada Bleeding Heart do EP Hunters And Prey de 2002 ( uma grata surpresa no set list do Angra nesta noite em Limeira ) e claro que atendemos e transformamos este momento em um daqueles que certamente nem eles quanto menos nós esqueceremos.

    Fabio Lione nos informou que terá um convidado para a última música da noite, o que gerou gritos de "nãooooo..."  e "queremos mais..." por parte de muitos e assim, ele chamou Jeff Scott Soto para cantar com ele Tide Of Changes - Part I e Tide Of Changes - Part II com toda sua harmonia serena e progressiva.

    Jeff Scott Soto demonstrou que estava muito bem ensaiado com a banda e com Fabio Lione, pois, cantou suas partes com habilidade e entregou uma atuação caprichada com a banda. Vale dizer que os dois abriram espaço no centro do palco para que Felipe Andreoli brilhasse novamente com os seus precisos toques em seu baixo que foram seguidos pelos solos de guitarras, antes de finalizarem a música.

Final épico

    E para encerrar esta segunda parte do show, Rafael Bittencourt convidou para o palco BJ no baixo, Leo Mancini na guitarra e Nando Fernandes nos vocais para exibirem juntos com os membros do Angra e de Jeff Scott Soto a versão de The Show Must Go On do Queen, que ao ter todas estas estrelas do Heavy Metal Brasileiro deixou o palco até pequeno e foi disparado o momento mais emblemático do show. Vale lembrar que Jeff Scott Soto já realizou um tributo ao Queen em uma de suas vindas no Brasil ( confira como foi em 2014 em Vinhedo/SP ), então, para nos conceder uma performance magnífica como esta ao lado de tantas feras não foi difícil, pelo contrário, foi marcante.

    Enquanto eles tocaram a música e nós... ou filmamos ou olhamos atentamente para o palco relembramos imediatamente de Freddie Mercury e de seu importantíssimo legado. E confesso para vocês caros leitores(as) do Rock On Stage... ver tantos músicos excelentes no palco prestando esta homenagem ao Queen e a Freddie Mercury é algo que realmente ficará cravado em nossas mentes.

Ato final

    Assim acabou a participação de Jeff Scott Soto, de BJ, de Leo Mancini, de Nando Fernandes com o Angra, mas não o show, pois, todos foram para o backstage e nós, após aplaudi-los muito... gritamos quase que sem parar  "olê... olê... olê... Angra... Angra..."  para trazer o bis desta passagem do Angra por Limeira, pois, o quinteto retornou logo depois de Unfinished Allegro ecoar pelas caixas de som do Estúdio Mirage Eventos com a dupla Carry On do Angels Cry umbilicalmente ligada a Nova Era do Rebirth, e aí.. posso dizer que a casa praticamente veio abaixo com estes dois clássicos tanto do Angra quanto do Power Metal nacional, que naturalmente pulamos, agitamos e procuramos cantar cada um de seus versos com eles.

    Somente conferir o show do Angra já seria motivo de muito contentamento para todos, contudo, a adição de Jeff Scott Soto na abertura e nas participações especiais, uma versão de uma das grandes composições do Queen com todos juntos, só posso dizer que foi um domingo de Heavy Metal em Limeira em outra experiência absolutamente radiante.

Texto e fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à equipe da Circle Of Infinity Produções
pela oportunidade, atenção e credenciamento
Maio/2024

Setlist do Angra

Set 1:
1 - Crossing
2 - Nothing To Say
3 - Angels Cry
4 - Newborn Me
5 - Lisbon
6 - Vida Seca
7 - Dead Man On Display
8 - Rebirth
9 - Morning Star
10 - Time

Acoustic:
11 - Silent Call
12 - Make Believe

Set 2:
13 - Cycles Of Pain
14 - Cyclus Doloris
15 - Ride Into The Storm
16 - Bleeding Heart
17 - Tide of Changes - Part I
18 - Tide of Changes - Part II
19 - The Show Must Go On

Encore:
20 - Unfinished Allegro
21 - Carry On
22 - Nova Era

Galeria de 90 fotos dos shows do Angra
e de Jeff Scott Soto no Estúdio Mirage Eventos em Limeira/SP

Voltar para Shows