Parte 1: As Origens

    Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bommi Bulsara, nasceu numa quinta feira na ilha de Zanzibar, junto à Costa da Tanzânia em 05/09/1946. O pai trabalha no tribunal supremo para o governo britânico. Muitos dizem que Freddie não nasceu, estreou.. Pois no primeiro ano de vida, já desfrutava da fama, ao ganhar o primeiro lugar num concurso de bebês.

      Por causa do trabalho do pai, mudava constantemente de cidade e até de país e  no colégio se destacava nos esportes: hockey, boxe e tênis de mesa, onde foi campeão aos 10 anos. Mas não era somente nos esportes que ele se destacava. Em toda atividade artística também. Foi a tia Sheroo que o incentivou a pintar, mas a cada dia, ele se rendia á música, mesmo a Indiana ( a qual ele tinha mais acesso ). Colocava o som no toca-disco e assim, representava números criados por ele para os amigos e parentes.

     O diretor do colégio, vendo o talento do jovem, chamou os PIS e os convidou a pagar um extra para que ele tivesse aulas de músicas. Assim, começou a estudar piano. Além disso, entrou no coro do colégio e vez ou outra, participava de apresentações teatrais. Aficionado, dedicava-se com empenho e destaque às elas. Foi no colégio que formou sua primeira banda, The Hectics, banda que tocava nas festas e bailes do próprio colégio. Mas a vida para ele era monótona... era da escola ( internato ) e casa... repleta de criados. Isso, não o preparou para a vida, pois Freddie achava que todos tinham criados.    

  Em 62, com 17 anos, graduou-se no colégio com notas máximas em arte, história e inglês. Ao final de 64, devido as eleições do país, a família se mudou rumo á Inglaterra. Lá, sua vida de luxo mudou, mas Freddie já tinha decidido que faria Arte na faculdade. Durante as férias, trabalhou em empregos vários, entre eles como catering no aeroporto de Heathrow. Com estes trabalhos conseguiu juntar cerca de 70 libras, quantia que a mãe Jer colocou numa poupança. Certa vez, pediu a mãe o dinheiro para ajudar um amigo, que mesmo dizendo que não saberia se poderia pagar, Freddie lhe deu o dinheiro, dizendo um sonoro: "Não importa". Era assim sempre generoso com os amigos.

      Em setembro de 66, foi admitido no Ealing College of Art e começou a estudar desenho gráfico. Converteu-se a um grande fã de Jimi Hendrix e se portava como tal: seu quarto tinha pôsteres por todo lado!!!. No colégio andava sempre em companhia de dois amigos: Tim Stafell e Nigel Foster. Nesta época, Tim, o convidou para ver um ensaio e sua banda Smile. Foi aí que Freddie conheceu Roger e Brian e se tornaram grandes amigos.

    Em 69, formou-se, comprou uma guitarra e aprendeu a tocar sozinho, o suficiente para compor músicas. Suas letras eram sempre baseadas em seus sentimentos, histórias vividas por ele, amigos e no cotidiano. No mesmo verão, entrou para a banda Ibex, que procurava um vocalista após a saída de Mike Bersin. Para se manter, convidou Roger a trabalhar consigo, num ponto no Kensington Market. Assim, vendiam quadros, artesanato e depois roupa. Daí, surgiu a famosa venda da jaqueta, a qual foi Roger quem vendeu uma jaqueta do Freddie, por 20 libras. Freddie, na época, saí correndo atrás do comprador e compra de volta a jaqueta. Depois, sai correndo atrás de Roger, em plena rua... aos berros..

    Era uma época de grande amizade e de dinheiro curto, Helen, Pat, Roger, Freddie e Brian, acabam dividindo um apartamento em Earls Court e isso era em meados de 69. Foi nesta época que Freddie seguia o famoso ritual do Tommy ( obra prima do The Who ), que era: acordar todos cantando o musical, fazendo todas as vozes. Freddie relatou certa vez, que foi nesta apartamento que muitas músicas foram compostas e de maneira muito espontânea, mas com enorme sentido. Além de muitas canções, festas, histórias e tudo mais vividos neste apartamento. Era o local que unia sonhos, ideais e luta para se conseguir realizá-los.

    A banda Ibex acabou e Freddie tentou tocar pela noite. Para acompanhá-lo, ele convida um roadie do Smile: John Haris e o amigo Roger Dean para uma nova empreitada. O que se sabe.. é que a entrada de Freddie foi tão triunfante, que ele nem chegou a cantar, mas acabou sendo convidado para ser o vocalista da uma nova banda o Soul Milk Tea. A banda durou pouco e Freddie foi procurar emprego de ilustrador. Chegou a ilustrar algumas revistas e um livro para crianças que nunca foi editado. Em contrapartida, já se apresentava aficionado pela banda Smile, e acaba co-dirigindo a mesma.

       Tinha deixado bem claro que seria um intérprete famoso, e formou então outra banda, a Wreckage, que também teve vida curta. Já estamos em 1970, quando em março do mesmo ano, inicia o nascimento da história do fenômeno que resultou o Queen. Mais que um visionário, um talento ímpar, extravagante, passional, Freddie Mercury foi alguém que sonhou, acreditou em seu sonho. E e lutou por ele, venceu obstáculos, venceu críticas nem sempre boas, superou á tudo e á todos.. e a si mesmo, muitas vezes!!!

   Que este seja o maior legado deste ícone que veio ao mundo para deixar-nos lindas e sábias canções, para nos ensinar sobre sonhos e paixões, para nos fazer lembrar que vale a pena corrermos atrás de nossos sonhos, e acima de tudo, para iluminar os caminhos por onde passou. As pessoas não são imortais, mas certamente, o brilho de suas almas são!!! Que Deus salve esta rainha sempre... E nós, aqui, estaremos homenageando sua vida, sua obra, sempre!!!

Por Alba Cassia - Lady Taylor - www.queenbrazil.com

Ler a Parte 2

Parte 1: As Origens

Parte 2: Quem era Freddie Mercury?
Parte 3: O pensamento de Freddie Mercury Parte 4: O relato de Lady Taylor

Voltar para Especiais