Parte 3: O pensamento de Freddie Mercury

    Apesar de Freddie não conceder entrevistas com freqüência, seu caráter simples serve para que suas declarações se convertam em pequenas revelações. As frases seguintes, ajudam-nos a descobrir um ser extravagante, ativo... E acreditem.. Inseguro. São 36 frases ditas por ele no decorrer de sua carreira.

A) Sobre o seu caráter:

- Sou uma pessoa de extremos. Tenho uma parte débil e outra forte, sem muito meio-termo. Se estou com a pessoa adequada me mostro volúvel, como um bebê, podendo até ser pisoteado. Porém, há vezes que sou muito duro e nada ou ninguém pode comigo.

- As pessoas se inquietam quando me conhecem. Pensam que vou comê-las, devorá-las. Porém no fundo, sou alguém muito tímido.

- Parece que devoro as pessoas, que as destruo. Deve haver algum elemento destrutivo em mim, porque realmente me esforço para relacionar-me com os outros; mas, de algum modo afugento-os.

- O excesso faz parte de minha forma de ser. A inatividade é uma doença. Necessito do perigo e da emoção. Há muito me aconselharam evitar certos clubes, porque são demasiados perigosos, porém, me rebelo contra isso. Nunca me assustei em meter-me em situações perigosas.

- Muitos dizem que são meus amigos, porém eu não creio nisso.

- Quando se é uma celebridade, é difícil cercasse de alguém e lhe dizer: Veja, no fundo eu sou normal. Logo o que se passa é que me pisoteiam, porque ao tentar ser normal com alguém. Saio da minha couraça e me envolvo muito, ficando mais vulnerável que a maioria das pessoas. Como tenho êxito e dinheiro, tem muita gente que tenta viver às minhas custas, às minhas costas. Mas aprendi e estou cheio de cicatrizes e não quero ninguém mais.

- Me agrada colocar-me em evidência. Não me levo muito á sério. Não usaria esta roupa se fosse sério. A única coisa que me faz com que eu siga.. é.... Que eu ria de mim mesmo.

- Não gosto da forma que sobressaem meus dentes, Vou ver se os arrumo..mas o resto..sou perfeito!!!!

- Não creio que chegue a ser velho e não me importo. Tenho vivido uma vida intensa. Eu fiz de tudo e não me importaria se morresse amanhã.

- Gostaria de ser enterrado com todos os meus tesouros, como os faraós. Se pudesse, faria com que construíssem uma pirâmide em Kensigton.

- Sou um ser adorável!!!

B) Sobre sexo e amor:

- Sou um grande macho, um objeto sexual e sou muito arrogante. Assim, a maioria das pessoas me resachem pó isso. Não conhecem realmente como eu sou.

- Antes vivia para o sexo. Agora, surpreendentemente, passei para o outro extremo. A AIDS mudou minha vida. Tenho deixado de sair e quase me converti num monge. Era extremamente promíscuo, mas coloquei um fim em tudo isso. Não tenho feito nada daquele tipo de vida.

- Me encanta o couro. Me vejo um pouco como uma pantera negra.

- Não sei cozinhar, não sei amar, não sei falar. Bom...tem uma coisa que eu sei fazer muito bem.... Mas não posso dizer pela televisão.

- O êxito me levou a adoração do mundo e a ter milhões, porém, me tem negado algo que todos necessitamos: uma relação amorosa. O amor é como uma “roleta russa” pra mim.. Trato de contentar-me quando me sinto por alguém, mas não posso controlar o amor.

- Me agrada as pessoas. Creio que sou uma “mãe” para muitos. Gosto de compartilhar os problemas das pessoas.

C) Dinheiro:

- Pode ser que o dinheiro não compre a felicidade...porém...maldito seja!!! Bem que ele pode dá-la!

- Se todo meu dinheiro acabasse amanhã, andaria como se o tivesse aos montes, porque é assim que estou acostumado. Sempre me passarei como um milionário e nada me pode parar. Me agrada viver a vida ao extremo, essa é minha natureza. E que ninguém me diga o que tenho que fazer.

- Como a “rainha da Inglaterra”, nunca levo dinheiro quando eu saio. Se algo me apetece de alguma loja, peço que alguém de nossa equipe que compre para mim.

- Darling.. O dinheiro simplesmente me caiu aos jatos ( montes )... Pode ser que soe como algo vulgar, mas é maravilhoso. Tudo o que eu peço a vida, é fazer um montão de dinheiro para gastá-lo.

- Tenho alguns amigos, uma casa grande e posso ir onde quiser sempre que quiser. Porém, quanto mais dinheiro se tem, mais desgraçado se sente. E acontece.. Que tenho muitíssimo dinheiro!

D) Música e Show Business:

- Quando comecei com isto, todas as bandas usavam trajes de rock, daí surge Freddie Mercury, vestindo Zandra Rhodes, maquiado e com as unhas pintadas de negro. Era sem dúvida, algo fora do normal.

- Escrevo minhas canções de forma psicológica. Porém a maioria são baladas de amor e tristeza. Falam das dores e dos desgostos. É basicamente minha própria natureza, pelo menos eu acho.

-  Quando estou no palco, a adrenalina dispara em imediato.

- Me sinto incrivelmente forte e submergi por completo na música, porém, nunca me ocorreu que num momento fazer declarações políticas. Tudo o que eu quero, é oferecer ao público um bom concerto.

- Não pretendo mudar o mundo com nossa música.

- Me agrada escrever canções por diversão, para o consumo moderno.
 

- As pessoas podem desprezar, como um lenço usado. Se ouve e gosta, senão, coloca na seguinte. Sim, pop descartável!!!

- Rod Stewart, Elton John e eu íamos formar uma banda chamada Hair, Nose & Teeth  ( Cabelo Nariz e Dentes ), porém, não foi feito porque não concordamos com a ordem das palavras.

- A indústria da música se transformou em algo monstruoso e tende a parecer um circo Holllywoodiano.

- O apoio da imprensa é importante somente no início da carreira de um músico. Quando o êxito chega, são os fãs quem decidem o ser ou não ser.

- Odeio a imprensa, porém, aprendi a ser liberal. Não me preocupa a crítica, durmo tranqüilo.

- Prefiro fazer isto a ter que ficar em casa fazendo o que todo mundo faz. Isso sim,é aborrecido.

- A fórmula ideal pra escrever ..é ficar nu em uma praia.. AH!!! Sai tudo!!!

- Quando recordo os esmaltes negros, a seda e todo o resto penso: Meu Deus, o que estava fazendo?

- Sou tão poderoso em cena que pareço ter criado um monstro. Quando atuo sou extrovertido, porém, dentro de mim, sou completamente diferente.

- Lancei um vaso em alguém outro dia. Creio que dentro de alguns anos me verei louco. Vou ser um desses músicos dementes.

- Adoraria bailar no inferno com Carmem Miranda. Me encanta os ritmos hipnóticos, brasileiros e sul-americanos, são parte de mim.

    Freddie, segundo o autor era alguém que vivia de forma intensa, sem se preocupar muito com o amanhã. Parece que ele não tinha muito claro a dimensão de seu talento, nem da força da palavra de suas músicas, é claro que ele nunca fez nada “descartável”, nem passageiro. Porém, tinha bem claro sua força no palco, sua presença única e marcante, privilégio de quem pode vê-lo pessoalmente, algo que nenhum equipamento de vídeo e luz pode registrar.

   Se Freddie foi isso ou aquilo, fica a critério de pesquisadores e estudiosos. A nós cabe o registro, mais uma vez, de um ser sem comparações, que apesar de saber que viveria pouco, viveu intensamente da melhor maneira possível, procurando fazer o melhor, fazendo história e, sem dúvida marcando a vida de tantas outras pessoas eternamente!!!.

Fonte: Freddie Rock Mercury – Autor Andrés Lopez,  Ed.La Máscara, páginas 155 a 160. Escrita originalmente em espanhol, com livre tradução,
porém, respeitando a essência das mesmas.

Por Alba Cassia - Lady Taylor - www.queenbrazil.com

Voltar a Parte 2

Ler a Parte 4

 

Parte 1: As Origens

Parte 2: Quem era Freddie Mercury?
Parte 3: O pensamento de Freddie Mercury Parte 4: O relato de Lady Taylor

Voltar para Especiais