Especial: Iron Maiden trazendo a Legacy Of The Beast Tour ao Brasil
e garantindo o longo relacionamento de seu Heavy Metal com o povo brasileiro!!!

    A maior banda de Heavy Metal de todos os tempos, o Iron Maiden está de volta ao Brasil para mais uma curta sequencia de três shows que finalizam a Legacy Of The Beast Tour'19, sendo um no Rock In Rio no dia do Metal, na sexta dia 04 de outubro, outro em São Paulo/SP no Estádio do Morumbi no domingo dia 06 e outro em Porto Alegre/RS na Arena do Grêmio na quarta dia 09.

    Desta vez a lenda inglesa, que é a banda mais famosa da New Wave Of British Heavy Metal não está divulgando um novo álbum como foi o caso da turnê The Book Of Souls em 2016 ( relembre como foi ) e sim o jogo de celular em que o monstro e mascote Eddie caminha por vários mundos ( devidamente relacionados com as capas dos discos ), conforme a definição do vocalista Bruce Dickinson: "Estamos imensamente orgulhosos desse show, e tivemos ótimas reações dos muitos fãs que vieram nos ver na Europa no início deste ano. A produção é baseada em nosso jogo para celular, o Legacy Of The Beast, que basicamente leva várias encarnações de Eddie em muitos 'Maiden Worlds' diferentes. Isso nos inspirou a montar um show que levasse nossos fãs através de diferentes mundos e experiências que se encaixam com as músicas apropriadas".

    E quando se fala de Iron Maiden no Brasil, uma verdadeira febre contagia headbangers de todas as idades, pois, todos querem conferir a banda mais uma vez ou em muitos casos, pela primeira vez, e aí a garantia de se esgotarem rapidamente os ingressos é enorme. Isso aconteceu no Rock In Rio, na primeira data da Legacy Of The Beast no Brasil logo nas duas primeiras horas após o anúncio da passagem da banda junto a Scorpions, Sepultura, Helloween ( em substituição ao Megadeth ), Anthrax, Slayer, Torture Squad e Claustrofobia com Chuck Billy e as meninas do Nervosa.

    Para São Paulo teremos 'somente' o Iron Maiden e como atração de abertura o The Raven Age, banda de George Harris ( o filho do mentor do Iron Maiden, o baixista Steve Harris ), que está divulgando o ótimo e recente álbum Conspiracy e para Porto Alegre/RS, as duas atrações mais a banda gaúcha Rage In My Eyes. Mas porque esta febre acontece?

  

Iron Maiden e o seu relacionamento antigo com o Brasil

    O Iron Maiden é uma banda muito querida dos headbangers brasileiros desde sua primeira visita no país no primeiro Rock In Rio durante a World Slavery Tour quando eles estavam divulgando o fabuloso álbum Powerslave ( 1984 ), cujo lançamento completou 35 anos, idade maior que muitos dos fãs que estarão presentes nos shows deste ano. Naquela época no Rock In Rio, o Iron Maiden não foi a atração principal da noite, posto ocupado pelo Queen e se apresentou após o Whitesnake em uma sexta feira, 11 de setembro de 1985 na abertura do evento com público estimado em 200.000 pessoas.

    Eles retornaram em 1992 na turnê do Fear Of The Dark, que foi então o último álbum de estúdio do Bruce Dickinson e, consequentemente, a última turnê com ele nos vocais ( um fato que apenas anos mais tarde foi modificado ) com datas em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS. Depois, mais Iron Maiden no Brasil só em 1996 na divulgação do The X Factor já contando com Blaze Bayley nos vocais no Monsters Of Rock em São Paulo/SP em um sábado dia 24 de agosto com shows de nomes como Skid Row, Motörhead, Biohazard, Raimundos, Helloween, King Diamond, Mercyful Fate e Héroes del Silencio. Vale de curiosidade citar que o show do Iron Maiden começou precisamente às 23:58 com a emblemática canção Two Minutes To Midnight com um Pacaembu lotado.

    Na tour de divulgação do Virtual XI em 1998 tivemos uma nova passagem do Iron Maiden no Brasil com o Helloween como banda de abertura, mas os fãs, assim como em vários países do mundo não estavam gostando dos shows com o Blaze Bayley, que mesmo cantando muito bem as músicas que registrou com a banda, não alcançava as notas que o 'Air Raider Siren' possui ao cantar as mais antigas. Isso gerou inclusive no Brasil um encerramento prematuro no Rio de Janeiro/RJ sem o bis e o show na Argentina acabou sendo o último da breve passagem de Blaze Bayley ao comando dos vocais da Donzela de Ferro.

    Desta forma, Steve Harris resolveu reconvocar Bruce Dickinson ao posto de vocalista e este topou com uma condição: a inclusão de Adrian Smith nas guitarras e como eles não demitiriam Janick Gers ( decisão deveras acertada, pois, o guitarrista  substituiu muito bem o primeiro a partir do No Prayer For The Dying em 1990 ), o Iron Maiden se tornaria um sexteto com três guitarristas.

    A expectativa gerada nos fãs do mundo todo foi tamanha que após a The Ed Hunter Tour ( que não passou pelo Brasil ) e com o anúncio de um novo álbum de estúdio ( o excelente Brave New World de 2000 ), os fãs brasileiros já se entusiasmaram todos, pois, era sabido que uma visita no país aconteceria e eles foram escalados como a atração principal da Noite do Metal no Rock In Rio em uma sexta feira 19 de janeiro de 2001, que resultou em um cd/DVD ao vivo no Brasil, o Rock In Rio em sua única data no país. Aliás, também estive presente neste show e precisarei relembrar aqui futuramente como foi a epopeia que fiz naquele dia para assistir ao show.

 

    Nesta primeira década deste novo milênio, o Iron Maiden alternou uma turnê com um disco novo de estúdio e uma turnê relembrando de seus grandes clássicos imortalizados na história do Heavy Metal. Desta maneira, em 2004 em um sábado 17 de janeiro, Iron Maiden fez uma apresentação de gala para um Estádio do Pacaembu em São Paulo/SP lotado com 30.000 fanáticos seguidores da banda, que puderam conferir também uma apresentação gabaritada do Shaman do nosso - infelizmente - saudoso André Matos ( relembre como foi ). Entretanto, apesar desta alternação, durante os anos de 2005 a 2007 nada de Iron Maiden por aqui, o que nos privou de conferir a Eddie Rips Up The World Tour e a A Matter Of Life and Death Tour, ou seja, uma novamente relembrando de sucessos de outrora e uma relacionada ao seu disco de estúdio, o  bom A Matter Of Life And Death de 2006, em que apresentaram todas as músicas do álbum na integra. Será que os fãs queriam apenas as músicas mais conhecidas?

    Talvez sim creio que seja a resposta correta, porque no ano seguinte em 2008, precisamente no dia 02 de março de 2008 um domingo ( confira como foi ), o sexteto tocou para um Parque Antarctica repleto com 40.000 fãs que assistiram aos clássicos da Somewhere Back In Time World Tour em outra apresentação marcante da banda aqui e essa tour nos deu o direito a um bis... eles fizeram uma segunda perna no ano seguinte no dia 15 de março de 2009 no Autódromo de Interlagos em São Paulo/SP para uma legião de fãs estimada em mais de 100.000 pessoas, que acabou sendo o maior público do Iron Maiden como atração única ( confira matéria ). Vale lembrar que em ambas ocasiões a cantora Lauren Harris ( filha de Steve Harris ) fez a abertura do shows e foi muito bem até. Essa tour marcou também a primeira vez que um Ed Force One foi usado, um avião Boeing 757 e dela saiu o documentário Flight 666, um making of dos shows.

 

    Praticamente dois anos depois, o Iron Maiden já estava de volta ao Brasil com a The Final Frontier World Tour em um sábado 26 de março de 2011 com abertura do Cavalera Conspiracy ( reveja a matéria ) no Estádio do Morumbi, que será palco desta nova data em São Paulo. Na segunda década deste terceiro milênio, o Iron Maiden não deixou o Brasil de lado em nenhuma de suas turnês, tanto que em 2013 eles voltaram ao país com a Maiden England Tour, com datas no Rio de Janeiro/RJ ( no Rock In Rio ), em São Paulo/SP na Arena Anhembi com o Slayer e o Ghost e Curitiba/PR, todas no mês de setembro, nos dias 20, 22 e 24, respectivamente.

    A última vez de Bruce Dickinson, Steve Harris, Adrian Smith, Dave Murray, Janick Gers e Nicko McBrain no Brasil... e claro... Eddie foi com um dos melhores shows e para mim uma das melhores apresentações que presenciei ( ao lado dos shows de 2001 no Rock In Rio e de 2004 na Dance Of Death Tour em São Paulo/SP ) com a The Book Of Souls Tour, onde além das músicas que adoramos tivemos as que fazem parte do álbum The Book Of Souls de 2015 e nesta tour o Iron Maiden contou com uma excelente e maior produção que a vista anteriormente, relembre como foi aquele fantástico sábado dia 26 de março em que as ruas do Allianz Parque foram tomadas pela multidão de fãs com suas camisas pretas neste link.

 

Mas o que esperar da passagem da Legacy Of The Beast no Brasil?

    Em uma resposta direta... sem dúvidas que shows memoráveis e que ficarão marcados entre os melhores que já assistimos em nossas vidas. Mas vamos detalhar em partes.

Repertório

    O repertório foi escolhido entre dez dos dezesseis álbuns de estúdio do Iron Maiden, sendo que somente discos como Killers ( 1981 ), Somewhere In Time ( 1986 ), No Prayer For The Dying ( 1990 ), Dance Of Death ( 2003 ), The Final Frontier ( 2010 ), The Book Of Souls ( 2015 ); não mandaram suas 'representantes' para o set list, que naturalmente caberiam muitas músicas deles como você já deve estar imaginando.

    E mesmo dos outros álbuns que foram representados no set - casos de Iron Maiden ( 1980 ), The Number Of The Beast ( 1982 ), Piece Of Mind ( 1983 ), Powerslave ( 1984 ), Seventh Son Of A Seventh Son ( 1988 ), Fear Of The Dark ( 1992 ), The X Factor ( 1995 ), Virtual XI ( 1998 ), Brave New World ( 2001 ) e A Matter Life And Death ( 2006 ) - contam com surpresas e resgates de alguns anos atrás, além das músicas que dificilmente sairão do set list do Iron Maiden, e as escolhas desta vez foram realizadas pelo empresário Rod Smallwood e ficaram da seguinte forma:

Setlist da Legacy Of The Beast Tour

1 - Aces High ( anteriormente tocada em 5 de julho de 2014 )
2 - Where Eagles Dare ( desde setembro de 2005 não era tocada )
3 - Two Minutes To Midnight
4 - The Clansman ( não frequentava o set desde agosto de 2003 )
5 - The Trooper
6 - Revelations
7 - For The Greater Good Of God ( não aparecia desde junho de 2007 )
8 - The Wicker Man ( desde agosto de 2011 não era lembrada pela banda )
9 - Sign Of The Cross ( longe desde janeiro de 2001 na tour do Brave New World )
10 - Flight Of Icarus ( ausente desde setembro de 1986 e o maior resgate feito pela banda )
11 - Fear Of The Dark
12 - Iron Maiden
13 - The Number Of The Beast

Encore:
14 - The Evil That Men Do ( não exibida desde julho de 2014 )
15 - Hallowed Be Thy Name
16 - Run To The Hills ( não constava nos sets desde julho de 2014 )

Palavras do 'poderoso chefão'

    Inclusive sobre a escolha de músicas mais antigas e que não foram das mais conhecidas por muitos, Steve Harris esclarece: "Eu comentei na época [em que as músicas foram lançadas] que achava que as pessoas, no futuro, iam curtir mais esses álbuns e talvez até entende-los um pouco mais e dar-lhes um pouco mais de chance. E é o que está acontecendo agora. Eu acho que há ótimas músicas nesses discos e acredito que eles passaram no teste do tempo como a maioria de nossos álbuns.

    Mas como tudo na vida, eu acredito que você precisa escutá-los algumas vezes, e acho também que as pessoas não entenderam que nós tínhamos um vocalista diferente. No entanto, foram bem recebidos no em grande parte do mundo. Só nos Estados Unidos que as coisas foram meio estranhas, mas as pessoas estão dando uma segunda chance e acabam curtindo de verdade".

Palco e adereços

    Desde quando surgiu e mais precisamente nos anos 80, que as apresentações do Iron Maiden não eram simplesmente apenas um show de Heavy Metal, sempre era incluso um algo mais e sempre aguardamos a aparição do Eddie no palco seja andando ou atrás da bateria de Nicko McBrain, porém, nesta Legacy Of The Beast Tour, além do palco como de costume... belamente ornamentado, cuja inspiração foi nos cenários do jogo.

    Desta vez temos novidades que farão deste show único na carreira da banda, com itens como:

- a inclusão de um avião Supermarine Spitfire da II Segunda Guerra Mundial voando acima da banda na Aces High, aliás, este caça da Real Força Área Britânica foi responsável por vencer a Batalha da Inglaterra.

- Bruce Dickinson portando lança chamas e disparando fogo em Flight Of The Icarus.

- Eddie vestido como um soldado da Brigada Ligeira na Batalha de Balaclava da Guerra da Crimeia ( normalmente era o vocalista que aparecia vestido assim ) em The Trooper.

- um anjo inflável acima da banda em Flight Of The Icarus.

- o estranho e singular traje utilizado por Bruce Dickinson em Revelations.

    Entretanto, estes detalhes são apenas alguns dos que mais foram comentados sobre esta turnê, pois, óbvio que teremos o Eddie em mais aparições, o telão sempre com imagens adequando nossa emoção à cada música, os 'capetinhas' utilizados em outras apresentações, além da sempre iluminação 'Classe A', fogos, enfim, um espetáculo de primeiro mundo.

    Somado a tudo isso, temos a performance brilhante da banda, que mesmo já possuindo mais de quarenta anos de carreira e com cada um dos seus músicos com mais de sessenta anos de idade... sempre é algo magnífico de se ver, sentir e ouvir de perto cada um de seus solos de guitarras, seus toques no baixo, seus toques precisos de bateria e seus vocais empolgantes. Enfim, eles parecem que são garotos que acabaram de lançar o seu primeiro disco e estão com 'sangue nos olhos' querendo mais e mais... além de cativarem cada plateia  por onde passam como se fosse a sua primeira tour mundial.

 

Imperdível

    Então, terminando este especial que celebra a vindoura décima segunda passagem do Iron Maiden no Brasil só posso dizer que teremos três célebres apresentações da maior banda de Heavy Metal do mundo e que contaremos que estivemos presentes no mais extraordinário show dos ingleses realizado aqui. Porém, isso, até então, porque não dá para imaginar o que Steve Harris, Bruce Dickinson, Adrian Smith, Dave Murray, Janick Gers e Nicko McBrain já estão planejando para o futuro.

   E em tempo... esta celebração contida na Legacy Of The Beast não é apenas sobre sua história dentro do Heavy Metal, mas, também sua história com o povo brasileiro, pois, pense aí caro leitor(a) do Rock On Stage, quantos e quantas pessoas já assistiram seus shows ao longo dos anos? Quantos e quantas compraram seus discos, pôsteres e camisetas? Quantos e quantas cresceram ouvindo seus discos, altamente empolgados em procurar desenhos e curiosidades em suas capas? Quantos tomaram suas 'Trooper Beers'? E por tudo isso, que sempre que se fala em Iron Maiden no Brasil, a febre mencionada anteriormente acontece... é uma paixão nacional mesmo, ou seja, o Iron Maiden já faz parte da história do Heavy Metal no Brasil também... 

    Agora é só esperar a música Doctor... Doctor do U.F.O. ser tocada... porque depois... Iron Maiden!!! Yeahhh!!!

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: John McMurtrie, Fernando R. R. Júnior,
Marcos Hermes e Sergio Klass
Setembro/2019

 

Informações e Links:

Iron Maiden - www.ironmaiden.com
The Raven Age - www.theravenage.com
Jogo Legacy Of The Beast para as plataformas iOS e Android, disponível em www.ironmaiden.com/play
Ingressos - www.livepass.com.br
Turnê Legacy of the Beast em https://ironmaiden.com/tours/legacy-of-the-beast-tour-2019-2019
Rock In Rio - http://rockinrio.com
Rage In My Eyes - https://rageinmyeyes.com/

 

Voltar para Especiais