Sagitta - Demo CD
Demo - 6 Faixas - 2013

    É bacana dizer que existem várias bandas que ouço seus cd´s hoje que foram resenhadas no Rock On Stage ou começaram a aparecer na mídia na mesma época que criei este projeto. E o Sagitta é uma delas, pois em 2003 eles surgiram e se apresentaram em Santo Antônio do Jardim/SP no II Absolute Metal Festival ( confira resenha ) lançando o EP Bad Signs ( saiba mais ). Com o passar dos anos, a banda já se apresentou com nomes como Primal Fear, Grave Digger, Shaman, Mago de Oz e mais recentemente com o Dio Disciples ( confira matéria ), o Mad Old Lady e o Alcatrazz ( saiba como foi o show ). A banda era muito promissora, mas infelizmente parou suas atividades por um tempo e as retomou há coisa de um ano ou dois em decorrência do vocalista ( e único remanescente da formação original ) estar sob cuidados médicos.

    Com fôlego renovado e um novo line up Ricky Wychovaniec ( vocais ), Sandra Kison ( teclados ) Pedro Crispi ( baixo ), André Alves ( bateria ) e Sílvio Vasconcelos ( guitarra ) disponibilizaram em 2013 este Demo CD, que antecederá o tão sonhado debut com o título provisório de The Sound Of The Universe, mas, o assunto aqui são as seis músicas presentes no demo e vamos à elas.

    Com o importante título de Fight For Your Dreams recebemos o Power Metal Melódico do quinteto aos bons solos de guitarra de Sílvio Vasconcelos, que se aceleram junto com os toques do baterista André Alves seguindo o 'evangelho' feito por nomes como o Stratovarius e o Gamma Ray em boas vocalizações. Depois é hora de Ohm e esta começa com um bom solo de guitarra, que segue para um andamento cadenciado em outra atuação de muita entrega do vocalista.

    Com sons de pássaros cantando, efeitos de um motor em funcionamento e alguns diálogos, que trazem uma aura mais sombria ouvimos Ricky Wychovaniec cantar com muito feeling Temple Of Lies, que inicia mais lenta e recebe sua dosagem de peso de uma forma comum das bandas de Power Metal, mas que sempre agradam quando é bem feito, ainda mais pelo seu ritmo mais épico em alguns trechos e rápido em outros. 

    Em Holy Child percebemos durante a aceleração dos solos de guitarra algumas distorções que estão muito bem amparadas pelos teclados de Sandra Kison e este ambiente deixa Ricky Wychovaniec tranquilo para vocalizar com muita garra e energia seus versos.

        Dotada de uma linha mais leve e com uso de violões, além de vocais mais introspectivos, a acústica Sunset passa uma melodia gostosa de se ouvir e que difere dos tradicionais Power Metal que conhecemos cravando dessa forma um ponto extra para o Sagitta. Cantada em japonês e com efeitos que lembram a cultura nipônica, a seguinte Satori ganha um andamento mais rápido que em alguns instantes exibem influências de Dream Theater. Detalhe: é bastante curioso e ao mesmo tempo interessante ouvir uma banda cantando no idioma do país do sol nascente e soma-se a este fato os bons solos de guitarra, teclados e bateria devidamente combinados.

    Todo mundo que acompanha o meio do Heavy Metal está cansado de saber das dificuldades que as bandas possuem para crescerem no Brasil, mas o Sagitta provou que está no caminho certo, tem em mãos um bom projeto e está produzindo um videoclipe, ou seja, retornaram com força e com a firmeza necessária. Que a constelação em forma de flecha brilhe novamente e mais que antigamente.
Nota: 8,5.

Site: http://www.metalsagitta.com

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2013

Voltar para Resenhas