Korzus
Abertura: Test
Sexta, dia 13 de julho de 2012
no Sesc Pompéia em São Paulo/SP

    13 de julho, que devido ao evento Live Aid em 1985, passou a ser comemorado o Dia do Rock, e neste ano em uma sexta-feira 13, podemos assistir no Sesc Pompéia uma verdadeira epopeia ao Heavy Metal, que foi a apresentação do Korzus celebrando esse dia.

    A abertura do evento foi feita pela banda Test, representando seu Death Metal/Grindcore quase sem respiro algum foi 'pacotada' em cima de 'pacotada'. Para quem não conhece a banda, o Test é formado por João Kombi nos vocais e guitarras e Thiago Barata na bateria, sendo que os eles são conhecidos por uma ação inovadora, por tocarem um Metal extremo quase nunca tem espaço para divulgar o som, então decidiram divulgá-lo colocando seu equipamento numa perua, vão até onde terá show, param na frente das casas, montam seu equipamento por ali e realizam seu set, como fizeram fora do Via Funchal no show do Slayer.

    Após apagarem as luzes a banda se postou do lado esquerdo do palco, sendo até difícil vê-los, na entrada do palco, e sem nenhuma comunicação com o público mandou seu som no último volume por cerca de trinta minutos, uma após uma numa sequencia matadora, ora parecia ser cantado em português ora em inglês, com uma luz fraquíssima, eles mandaram seu recado mostrando seu Death Metal para a maioria dos presentes e saíram do palco aplaudidos pela plateia completamente que lotava as dependências do Sesc Pompéia.

    Pouco tempo após o Test já recebíamos a intro avisando que Korzus se dirigia ao palco, a banda como de costume vai entrando um a um, se posicionando e assim víamos Rodrigo Oliveira na bateria, Heros Trench e Antonio Araújo nas guitarras, Dick Siebert no baixo, e antes que o vocalista Marcelo Pompeu estivesse no palco, os músicos já entoavam o já clássico Disciple Of Hate, do álbum homônimo, já abrindo as primeiras rodas da noite que prosseguiram durante a Respect.

   Show do Korzus, sempre é uma unanimidade, show matador sempre, esse é o quinto show desta tour do ótimo Disciple Of Hate ( leia resenha ) que assisto, pois tive a oportunidade de acompanhar e cobrir suas apresentações para o Rock On Stage nos seguintes lugares: Sesc Ipiranga, dia do Metal no Rock in Rio, Metal Punk All Stars no Blackmore Rock Bar , abertura para o Soufly, e finalmente neste dia. E sinceramente, todos foram tão bons que sempre não vejo a hora de ver outro, pois hoje sem dúvida alguma, posso dizer que são a maior banda do Brasil na atualidade, com o melhor show, o Heavy Metal levado a sério, com talento e profissionalismo ao invés de choramingos que ninguém apoia ou acredita ditos por alguns que vocês sabem muito bem quem são.

    Após a Never Die, a quase intro do apocalipse característica de Marcelo Pompeu fala: “Boa noite São Paulo! Vocês estão felizes em assistir o Korzus no Dia do Rock? Nós estamos muito felizes também em ter o apoio de vocês e temos certeza que por todos os lugares por onde as bandas brasileiras estão tocando também estão cheios. Isso derruba a lenda que show de banda brasileira não enche!!!. E para comemorar essa revolução que está acontecendo no Metal nacional de dar o valor merecido para as bandas brasileiras, nós vamos tocar uma música que anuncia essa revolução: Revolution”. Aí caro leitora(a) a destruição foi total e posso complementar dizendo que era lindo de ver a banda na melhor forma possível com um público sedento por mais e eles anunciam um dos novos clássicos e já na intro de Raise Your Soul, quase que aconteceu uma implosão da chopperia do Sesc Pompéia. Enfim, Raise Your Soul foi incrivelmente matadora, assim como 2012, que foi a próxima.

    Antes de I'm Your God Marcelo Pompeu brinca ao dizer que "Quem houve Heavy Metal já é graduado e sabe o que é bom e nós jamais agrediríamos uma mulher". E esse é o tema da próxima música e também o motivo do clip gravado pela banda. Em seguida, Pompeu pede a galera para dar um grito maior do que ouviu no Rio de Janeiro e ao lembrar da rivalidades com os cariocas, faz várias tentativas e então finalmente ele aprova o grito dado a plenos pulmões pelos headbangers.

    Ainda tivemos Punisher, que foi seguida pela explosiva trinca de "Agony","Internally" e "Guilty Silence" juntas com a pedrada Correria com a levada de "mainstream" vem a tona e nesta hora não havia como ficar parado, a apresentação continuava no sensacional clima de festa, diversão pura, sem contar que iluminação, som da casa, como sempre impressionam e só agregam a qualidade do Korzus.

    Voltaram com um bis arrasador composto de Truth e a Guerreiros do Metal, para finalizarem a apresentação com o cover de Raining Blood do Slayer, que me lembraram de um detalhe: moshs constantes durante todo o show. Antonio e Pompeu dividiram o palco nessa hora e Heros literalmente vai para a galera tocar por lá mesmo e terminam mais uma de suas magistrais e exemplares apresentações de seu vigoroso Heavy Metal. Korzus meu amigo é Heavy Metal de primeira...

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos ao SESC Pompeia
e a Aline Novaes pelo credenciamento.
Julho/2012

Clique aqui ou na foto ao lado e confira mais
34 fotos do show do Korzus
no Sesc Pompéia em São Paulo/SP

Clique aqui e confira mais 34 fotos do show do Korzus no Sesc Pompéia em São Paulo/SP

Setlist Korzus

01. Discipline Of Hate
02. Respect
03. Never Die
04. Revolution
05. Raise Your Soul
06. 2012
07. I’m Your God
08. Punisher
09. Agony
10. Internally
11. Guilty Silence
12. Correria
13. Truth
14. Guerreiros do Metal
15. Raining Blood

Voltar para Shows